1488

Page 1


da Cuesta

CONHEÇA BOTUCATU!

Memórias

Memórias de Botucatu 2 1993

Aprenda a atuar no teatro, cinema, TV, publicidade, plataforma digitais e ações culturais, com técnicas de improvisação, movimentos corporais, vocais e artísticos. PÁGINA 3

Diário da Cuesta 2

Napoleão Bonaparte

Foi um militar, líder político e imperador dos franceses. Instituiu o Império Napoleônico e conquistou um vasto território para a França.

Napoleão Bonaparte retratado como o líder que aponta o melhor caminho para seus súditos

A ascensão de Bonaparte ao poder foi consequência direta da crise ocorrida na França no final do século XVIII. Naquele momento havia a busca por um regime de liberdade política e igualdade de direitos.

Coube a Napoleão a tarefa de consolidar internamente e difundir externamente algumas das principais conquistas da Revolução Francesa (1789-1799).

A expansão territorial da “Era Napoleônica” teve como objetivo principal o fortalecimento do Estado francês. À medida que suas tropas conquistavam novos territórios, difundiam e estabeleciam ideias liberais características da Revolução Francesa. Isso minava o domínio de seus rivais, especialmente monarquias absolutistas e a Inglaterra, e ampliava o mercado para os produtos franceses.

Napoleão Bonaparte nasceu no dia 15 de agosto de 1769, em Ajaccio, capital da Córsega, ilha recém-adquirida pela França à República de Gênova.

Carreira militar e política

Estudou em Autun, na França, e com 10 anos seguiu para o colégio militar de Brienne. Em 1784, ingressou como bolsista na Escola Real Militar, no Campo de Marte, em Paris, onde começou sua carreira. Com 16 anos foi graduado segundo-tenente de artilharia.

Embora fosse um oficial militar, Napoleão mostrou-se simpático às ideias da Revolução Francesa em 1789. Posteriormente, entrou para o Clube Jacobino, grupo político de maior evidência no final de 1791.

Em 1794, os moderados derrubam o governo de Robespierre e assumem o controle da Revolução. Napoleão, apesar da patente de general de brigada, obtida no ano anterior na defesa de Toulon, não escapou da prisão, que durou poucos dias.

Em 1795, é nomeado comandante do Exército francês, quando derrota os revoltosos partidários da monarquia. Nessa época conhece Josefina Beauharnais, viúva de um nobre guilhotinado na Revolução e mãe de dois filhos. Casam-se no dia 9 de março de 1796.

Dois dias depois, parte para campanhas vitoriosas na Itália e Áustria, retornando a Paris aplaudido pela multidão. Em seguida, comanda a invasão francesa no Egito (1798-1799), que é tomado numa rápida campanha.

Volta a Paris em 1799 e encontra a França ameaçada por uma guerra civil.

O Consulado (1799-1802)

Napoleão Bonaparte, aclamado pelo povo como herói nacional, no dia 9 de novembro de 1799, promoveu um golpe de Estado conhecido na história como “Golpe do 18 de Brumário”.

Nesta data, ele derrubou o Diretório, dissolveu a Assembleia e assumiu o governo. Implantou o regime de Consulado e foi nomeado Primeiro Cônsul.

EXPEDIENTE

Em 1800 aprovou, em plebiscito, uma Constituição. Em 1802, assinou a paz de Amiens com a Inglaterra. Neste período, fundou o Banco da França e organizou sua obra mais relevante: O Código Civil. Inspirado no Direito Romano, esse corpo de leis continua, em sua essência, em vigor até hoje. Vitorioso interna e externamente, recebe o título de Cônsul-Vitalício.

Napoleão e o Império

Por referendo, Napoleão Bonaparte se faz Imperador, coroado pelo Papa Pio VII, no dia 2 de dezembro de 1804 Torna-se Napoleão I, Imperador da França. Estabelecido pelo Senado, em nome da República, o Império seria exercido com firmeza. Napoleão instituiu o Código Comercial e o Código Penal. O equilíbrio interno conquistado possibilitou a Napoleão pôr em prática seu plano principal: fazer da França a maior potência do continente. Várias vitórias se seguiram e deram ao Imperador o controle de quase toda e Europa Central.

Para enfraquecer a Inglaterra, Napoleão decretou o Bloqueio Continental, forçando os países europeus a fecharem os portos ao comércio inglês. Essa medida garantia exclusividade da indústria francesa nos mercados da Europa. Em 1807 e 1808, Bonaparte invadiu primeiro a Espanha e depois Portugal.

Com um exército que parecia imbatível, por volta de 1810, quase toda a Europa ocidental estava sob seu domínio. A grande exceção era a Inglaterra.

Nesse ano, já separado de Josefina, casa-se com a arquiduquesa Maria Luísa da Áustria, filha de Francisco II e irmã de D. Leopoldina - esposa de D. Pedro I, e primeira Imperatriz do Brasil.

Com a arquiduquesa Maria Luísa teria um filho, Napoleão II, que faleceu aos 21 anos.

Guerra com o Império Russo

Em 1812, os russos romperam o bloqueio contra a Inglaterra. Em represália, Napoleão invadiu a Rússia, com um exército de 600 mil homens.

Chega a Moscou e encontra a cidade evacuada e incendiada pelos próprios russos. Suas tropas não conseguem resistir ao rigoroso inverno russo. Vencido, ele retira-se.

Apenas 30 mil deles conseguem voltar à França. Nesse mesmo ano a França é invadida e Napoleão acabou renunciando ao poder em 1814, sendo exilado na ilha de Elba, no Mediterrâneo.

Governo dos Cem Dias

Em março de 1815, Napoleão foge do exílio e entra em Paris, aplaudido pelo povo e pelas tropas, indignadas com a restauração da Monarquia dos Bourbons.

Por cem dias reassume o poder, mas é de novo derrotado, desta vez definitivamente, na Batalha de Waterloo, pelos ingleses e seus aliados.

As nações vitoriosas se reúnem no Congresso de Viena para redesenhar o mapa europeu.

Em seguida, Napoleão é levado como prisioneiro para a remota ilha de Santa Helena, situada no Oceano Atlântico, onde morreu no dia 5 de maio de 1821.

Seus restos mortais encontram-se no Panteão dos Inválidos, em Paris.

DIRETOR: Armando Moraes Delmanto

EDITORAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO: Gráfica Diagrama/ Edil Gomes

Contato@diariodacuesta com br Tels: 14.99745.6604 - 14. 991929689

O Diário da Cuesta não se responsabiliza por ideias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.

A Imperatriz Maria Luísa e o Imperador Napoleão apresentam o filho à corte francesa

Em parceria com o Senac, Prefeitura de Botucatu abre inscrições para Curso Técnico em Teatro

Iniciativa busca formar novos profissionais para o mercado cultural, proporcionando oportunidades tanto para quem sonha em atuar nos palcos quanto para quem deseja trabalhar nos bastidores

Na terça-feira, 12 de agosto, a Prefeitura de Botucatu abriu inscrições para 30 vagas no Curso Técnico em Teatro, com bolsas integrais. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, tem parceria com o Senac e cessão do espaço do Teatro Municipal.

A iniciativa busca formar novos profissionais para o mercado cultural, proporcionando oportunidades tanto para quem sonha em atuar nos palcos quanto para quem deseja trabalhar nos bastidores.

As aulas serão realizadas no Teatro Municipal de Botucatu (piso superior) e no Senac Botucatu, entre o

período de 1º de setembro de 2025 a 16 de fevereiro de 2027. O curso é noturno, das 19 horas às 22h30, e acontece de segunda a quinta-feira.

Podem se inscrever pessoas com 16 anos ou mais, estudantes a partir do 2º ano do ensino médio e pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos. Não é necessário ter experiência prévia na área. Acesse o site sp.senac.br/senac-botucatu

Mais informações

Teatro Municipal de Botucatu

Endereço: Praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27 – Centro Telefone: (14) 3811-1489.

Senac Botucatu

Endereço: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85 – Boa Vista. (TRIBUNA DE BOTUCATU)

960 réis uma moeda que surgiu após a vinda da família Real ao Brasil

Alguns fatos históricos, desencadearam mudança do curso natural, obrigando determinadas adaptações, é um fator predominante da raça humana. Com as guerras napoleônicas, que se estenderam de 18 de maio de 1803 a 20 de novembro de 1815, a Europa estava em colapso, em 1806 Portugal se viu envolvida no conflito, quando Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental determinando que se fechasse os portos para os navios da Inglaterra. Portugal não aderiu ao bloqueio, pela aliança que mantinha com os ingleses e por este motivo, Napoleão ordenou a invasão do território português. Já vinha negociando com os espanhóis que facilitariam a passagem do seu exército, atravessarndo a Espanha e chegando assim a Portugal. Em troca, o reino espanhol iria se apoderar de um pedaço desse território conquistado.

Sem saída, em 22 de outubro de 1807, o príncipe regente D. João e o rei da Inglaterra Jorge III, assinaram uma convenção secreta que transferia a sede monárquica de Portugal para a então colônica do Brasil. Neste mesmo documento, ficou estabelecido que as tropas britânicas se instalariam na lha da Madeira temporariamente. O governo português mantinha assim o tratado comercial com a Inglaterra após fixar-se no Brasil.

O príncipe regente, Dom João, determinou que toda a família real fosse transferida para o Brasil, juntamente com os ministros e empregados. Os conflitos se desencadearam em Portugal e apesar da vitória, como já programada, ocorreu a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 29 de novembro de 1807 e a comitiva aportou em Salvador (BA), em 22 de janeiro de 1808.

O refúgio no Brasil foi uma manobra do príncipe regente, D. João, para garantir que Portugal continuasse independente quando foi ameaçado de invasão por Napoleão Bonaparte.

Por outro lado o Brasil não estava preparado para acolher a família Real Portuguesa e teve que se adaptar principalmente para manter o status da nobreza. Dentre as diversas ações, uma se destaca. Corria por aqui as moedas espanholas de 8 reales que era aceita no comércio ao valor de 750 réis, o Dom João então decide criar uma nova moeda no Brasil, usando esses discos para transformar em uma moeda brasileira no valor de 960 réis.

Essas moedas hispânicas, provinham principalmente das minas de prata de Potosí na Bolívia. Iniciante foram carimbados no anverso e reveso passando a valer 960 réis. Esse pequeno carimbo, que não cobria a moeda toda, foi utilizado de forma provisória e autorizada em 1 de setembro de 1809, mas aliada a crescente falsificações foi deixado de ser utilizado para dar lugar aos recunnhos completos (moeda acima).

de 8 reales que eram aceitas por 750

o carimbo passaram a valer

Essa foi uma das ações feitas no Brasil, que de colônia, passou a ser a sede do governo Português. Outras ações foram acontecendo no Brasil e de forma muito rápida, Dom João se manteve no Brasil trazendo melhorias principalmente na educação e no campo artístico, com grande destaque para a criação da Academia de Belas-Artes em 1816, como Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, para o ensino das artes e das ciências naturais, físicas e exatas.

É considerada uma das moedas mais colecionáveis da numismática brasileira, e deixa a dúvida, se não fosse Napoleão, talvéz essa não teria sido criada no Brasil.

Moedas
réis
Após
960 réis
Moedas de 960 réis cunhadas de 1810 a 1834

Viagens # Fé

Na rara igreja de Santa Maria, em Vescovio, no Lácio

Na zona rural entre as pequenas cidades de Stimigliano e Torri, em Sabina, no norte do Lácio, há uma discreta igreja românica que desempenhou um papel crucial na história da região, construída sobre as ruínas de uma antiga cidade romana. Trata-se da igreja de Santa Maria de Vescovio, também conhecida como Santa Maria della Lode

O templo foi considerado como catedral da diocese do Fórum Novo no século IX e estendeu sua jurisdição às dioceses sabinas de Nomentum (Mentana) e Cures (Passo Corese), dando origem ao Episcopium, que mais tarde passou a ser chamada de Vescovio

Fundada nos primeiros séculos do cristianismo e rica em valiosos testemunhos históricos e artísticos, a catedral de Vescovio, também chamada de igreja das Sabinas, foi construída, segundo uma antiga tradição, por volta de 380, por ordem do imperador Teodósio, no local onde o apóstolo São Pedro celebrou a fractio panis, cujas ruínas ainda são visíveis hoje ao redor do edifício sagrado.

semicircular do século XI, localizada sob o altar e dedicada a três mártires locais. Muitos spolia (restos arquitetônicos) são visíveis na torre do sino, em um exemplo comum de reciclagem de materiais, o que é característico de edifícios medievais na Itália.

As escavações, recentemente continuadas pela Escola Britânica em Roma, revelaram os vestígios de uma basílica, um templo, um fórum, um pequeno anfiteatro e um complexo de banhos juntamente com tabernas e um aqueduto.

Ainda bem conservado, o templo remonta ao século VIII, mas devido à devastação dos ataques sarracenos e às reconstruções posteriores, seu estilo atual é claramente românico, como demonstram os impressionantes afrescos que retratam cenas do Antigo e do Novo Testamento, todos restaurados nos últimos anos.

No seu interior também se pode acessar a cripta

Patrimônio histórico da Diocese de Sabina-Porto Mirteto, hoje a rara igreja é sede da Paróquia Santa Maria Assunta. Há um restaurante (onde Regina Célia e eu almoçamos) e um bar no antigo claustro, construções do século XVI.

A propósito, toda a região de Sabina merece uma visita, mesmo que seja apenas para ver belas paisagens e por ser um território renomado onde se vê o cultivo de oliveiras e a produção de saborosos azeites.

Cronista e pesquisador, membro da Academia Botucatuense de Letras, é autor de 55 livros sobre a história regional.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.