É HOJE!

Botucatu festeja! Com a Praça do Bosque revitalizada, o novo empreendimento comercial promete SUCESSO!
Página 4



EDITORIAL Repetindo: a notícia é boa!!!
Botucatu ganha neste último mês de 2023, o seu presente de Natal!
A Praça do Bosque (Comendador Emílio Peduti) está sendo recuperada com sucesso e profissionalismo. Com calceteiros no trabalho, a empresa que administra o Shopping Amando e que é a responsável pela manutenção e melhorias na praça, recuperou a ROSA DOS VENTOS, com os pontos cardeais no piso central, restaurou o calçamento tradicional com as pedras portuguesas e limpou as pedras das muretas e do muro que leva para a parte de cima da praça.

E tem mais: construiu área de lazer, muito bem localizada, com play-ground para as crianças poderem se divertir com segurança.

DIRETOR: Armando Moraes Delmanto
EDITORAÇÃO
Tels:
Botucatu recupera esse importante logradouro público!
Com o funcionamento do Shopping Amando e a revitalização com melhorias de seu tradicional jardim central, o centro comercial da cidade viverá um período de grande desenvolvimento. A principal via comercial de Botucatu terá, com certeza, as condições para consolidar a sua liderança como polo propulsor de nosso desenvolvimento.
Parabéns!
Avante!
A Direção.
O

EDITORIAL
Espetacular!
As praças públicas pertencem ao povo e a Praça do Bosque (Comendador Emílio Peduti), restaurada, está digna da tradição urbanística de Botucatu
Nossos cumprimentos à Prefeitura Municipal e à empresa administradora do Shopping Amando que está cuidando de toda a praça.
Como destacado na capa é a “...a mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores, o mesmo jardim...”
E, na lembrança, com entusiasmo juvenil, ao lado dos saudosos amigos de sempre, quase atravessei a rua até a Cinderela para pedir “aquela música” para a Dora... Bons tempos!
E estão de volta!


Árvores preservadascentenárias e a “rosa dos ventos” com o “marco zero” de Botucatu


Inauguração do Shopping Amando. Botucatu festeja!
O Shopping Amando, o mais esperado empreendimento do centro-oeste paulista, será inaugurado hoje, para a população de Botucatu e região
A informação foi confirmada esta semana pelo administrador geral do empreendimento, Everton Quirino. As lojas estão em fase final de montagem de estoque e treinamento dos funcionários que foram contratados na cidade.
A lista completa de marcas e lojas do Shopping Amando é a seguinte:
Térreo:
Sport Bar – Alimentação
Torcedores Esporte Clube – Vestuário
LeBriju – Bijuteria e Semijóias
Klin – Calçados Infantis
Prever – Plano de saúde/funerária
Tchê Cell – Celular/Capinhas
Zastras – Brinquedos educativos
Fuel Ótica – Ótica e óculos escuros
Mundo dos Donuts – Alimentação
Kids Closet – Vestuário Infantil
Via Mia – Sapatos e Bolsas Fem
Vino – ALFAMA – Alimentação
Amando Hot Dog – Alimentação
Maquininhas – Diversos
Nutty Bavarian – Alimentação
1º pavimento
Raphaella Booz – Sapatos e Bolsas Fem
Kings Sneakers – Tênis e vestuário Street
Dezenas de lojas e marcas renomadas irão abrilhantar esse novo conceito em Botucatu. As operações estão distribuídas em quatro pavimentos, incluindo completa Praça de Alimentação, Sport Bar, Salão de Beleza e Wine Bar.
O local conta com dois elevadores panorâmicos, escada rolante, quiosques, franquias de moda e acessórios, além de um andar exclusivo com diversas marcas nacionais e internacionais.
Lez a Lez – Vestuário Fem
Duckbill – Alimentação
Via Monte Home – Cama, mesa e banho
Colcci – Vestuário
Mahogani – Beleza/Perfumaria
Salão de Beleza – Serviços
Oakberry – Alimentação
Fibranet Com – Serviços
Wellness Spa – Produtos de beleza
Jokers Meias – vestuário
2º pavimento
Lee Vestuário – Jeans
Dudalina / Individual – Vestuário
Aleatory – Vestuário
Líquido – Vestuário
Calvin Klein – Vestuário
Ferracni – Calçados e Bolsas
Hope / Bonjour – Langerie
Thais Rodrigues – Vestuário
Ave Rara – Vestuário
Cheroy – Vestuário
Vocco Plus – Vestuário
Maria Filó – Vestuário
Lupo / Havaianas – Meias, Chinelos
Sawari – Vestuário – Jeans
Oceane – Maquiagem
Sestini – Malas
Montefina – Bolsas
Cara de Criança – Vestuário
Milon/Vic Vicky/Jhonny Fox/CK Kids
3º pavimento – Praça de Alimentação
Giraffas
Spoleto / Gendai / China in Box
Don Kebab
La Brasa
Sucão
Cia do Churrasco
Tapioteca
Claudinho Churros
(Fonte: Botucatu Online)

LEITURA DINÂMICA

1– Botucatu sempre teve os inimigos do progresso e do desenvolvimento. Sempre! Está registrado que houve muita resistência quando da instalação da LUZ ELÉTRICA em Botucatu: os inimigos do Prefeito Nenê Cardoso (da família Cardoso de Almeida que implantou a Cia de Luz de Botucatu e, depois, a transformou na CPFL, com sede em Campinas), reagiram... Bom, os inimigos do prefeito, alguns comerciantes e várias casas residenciais, ficaram por três/quatro anos usando o antigo lampião a querosene Não é brincadeira! Por fim, aceitaram a nova realidade...
Na Capital, dependendo da localização temos a classificação dos shoppings: Classe A: Shopping Iguatemi, Shopping JK, Shopping Cidade Jardim, Shopping Páteo Higienópolis: Classe B: Shopping Center Norte, Shopping Center Três, Shopping Plaza Paulista, etc.
Quer dizer, a localização sempre leva a uma aceitação mais especial ou menos especial...
O SHOPPING DE BOTUCATU por estar localizado perto dos bairros populares, como o Riviera e o Santa Elisa seria de fácil acesso aos jovens denominados maldosamente de “manos”! Mas o shopping teve uma aceitação muito boa da população botucatuense. O pioneirismo do SHOPPING DE BOTUCATU o qualificou a ser um grande e bem sucedido centro comercial da cidade e de toda a região.
2
– Então, vimos o mesmo quando da instalação da Televisão em Botucatu. Na segunda metade dos anos 90. Ocorreu também esse fenômeno sociológico: a resistência dos contrários! Resistência a fazer publicidade na nova TV, a TV SERRANA! Até que na virada do século, quando Botucatu já contava com a TV ALPHA e, em seguida, a TV CÂMARA, já houve uma aceitação pacífica...É isso

3– E esses Inimigos do Progresso e do Desenvolvimento estiveram presentes na inauguração do Shopping de Botucatu, passando a chamá-lo de “SHOPPING DOS MANOS” ! Errado!

4– Agora, quando se busca a revitalização de nosso mais antigo ponto comercial - a Rua Amando de Barros! -, os inimigos de Botucatu voltam a atacar maldosamente essa corajosa iniciativa empresarial. Ao tentar qualificá-lo como um “CAMELÓDROMO VIP”, querem caracterizá-lo como uma inciativa sem futuro... Errado, de novo!
O SHOPPING AMANDO será um empreendimento positivo e de sucesso!
O Diário da Cuesta destacou o empreendimento quando de sua notícia publicada.
A Praça do Bosque – o Coração de Botucatu ! – pode ser o ponto de partida para a revitalização de nosso mais importante e tradicional ponto comercial.



















Como iniciar uma coleção de moedas
Edil Gomes
Uma das dificuldades para quem inicia uma coleção numismática é saber qual seria a melhor forma de fazê-lo. Como dica, passamos algumas sugestões de materiais numismáticos com os quais se deve contar e de formas de negociação das moedas com erros encontradas:
1) Catálogo Ilustrado – Moedas com Erros: é utilizado para identificar os principais erros catalogados e a precificação de mercado. Deve-se separar as moedas pelos valores monetários e pela data e, em seguida, consultar os preços no Catálogo. Essas moedas agregam um melhor valor e são bem procuradas.
2) Manual de Erros em Moedas: com ele, é possível conhecer todo o processo de produção de uma moeda e como os erros acontecem. Totalmente ilustrado, o Manual traz, de forma detalhada e com vários exemplos, a classificação dos erros de disco, de produção da matriz e de cunhagem.
3) Outro catálogo de moedas: O ideal é possuir catálogos de moedas nacionais que inclua períodos anteriores, para classificação e precificação para compra ou negociação.
4) Lupa: com ela, além de se identificar melhor uma moeda, pode ser verificado seu estado de conservação, se ela possui riscos ou mesmo detalhes da cunhagem.
5) Balança: uma moeda com disco trocado ou mesmo uma falsa só pode ser identificada com a verificação de seu peso preciso. Há balanças com uma ou duas casas decimais, sendo preferíveis estas últimas, de maior precisão.
6) Paquímetro: com ele pode ser aferido o diâmetro e a espessura de uma moeda, sempre que surgir alguma dúvida quanto à sua falsidade ou à eventual ocorrência de algum erro.
7) Coinholder com medidor angular: quando o foco de uma coleção são as moedas rotacionadas, com ele pode ser verificado o grau de inclinação do reverso em relação ao seu anverso.
8) Luvas: saber manusear uma moeda pela serrilha minimiza as chances de ela se oxidar. Além disso, as luvas evitam que a gordura de nossas mãos passe para a moeda, causando-lhe futuros danos.
9) Material de armazenamento: o estado de conservação de uma moeda é fator importante para determinar o seu valor. Por isso, saber armazenar uma moeda se torna imprescindível, devendo-se evitar deixá-las em contato umas com as outras num só recipiente. Disponíveis no mercado há álbuns, pastas, coinholders, envelopes, cápsulas e slabs apropriados.
10) Como negociar moedas erros: caso você queira comprar moedas para completar sua coleção ou vender as que tem repetidas, o ideal é negociá-las com lojas ou comerciantes numismáticos conceituados, ou participar de encontros com colecionadores. Você também pode fazê-lo diretamente pelos canais do Facebook, Instagram ou WhatsApp.
Encontro de colecionadores de Botucatu - Uma ótima oportunidade é participar do 1º Encontro de colecionadores tem a entrada gratuita e ocorrerá em Botucatu nos dias 5 a 7 de abril, de sexta a sábado das 9h às 18h e no domingo das 9h às 16h, no salão do Hotel Excellence, situado à Avenida Dom Lúcio, 1036 (próximo a AAB), com a participação de 17 expositores com diversos itens colecionáveis como cartões telefônicos, selos, postais, cédulas, moedas, figurinhas, tampinhas, miniaturas, medalhas, chaveiros, carrinhos, relógios canetas, acessórios para guardar coleções, catálogos e outros itens relacionados. É organizado pelas empresas MMGG Numismática e JRP Colecionismo de João Ricardo Pupo e Mauro Vasconcellos, que trazem uma estrutura e comerciantes de diversas localidades e segmentos.
