Xx_

Page 1

www.arquisp.org.br | 25 a 31 de maio de 2016

11 mil calorias e 60 toneladas por dia

Em agosto, quando competir no Pavilhão 2 do Riocentro, nos Jogos Rio 2016, Fernando Saraiva Reis, 26, buscará um desfecho melhor que o de sua primeira participação olímpica em Londres 2012. Com uma contusão no joelho que se agravou ao longo da olimpíada, o esportista não conseguiu chegar às finais e terminou em 12º lugar na classificação geral. “Em 2012, eu tinha a consciência que não havia chance de medalha. Foi uma experiência. Psicologicamente eu não estava bem, fisicamente também não, mas eu fiz o meu melhor. Estou sempre tentando me superar. Foi um momento de aprendizado e de amadurecimento. Superei aquele resultando dando continuação aos meus treinos, e focando no meu objetivo que são os Jogos Rio 2016”, contou Fernando ao O SÃO PAULO.

De pai pra filho

Principal nome do levantamento de peso no Brasil, Fernando Reis, atual bicampeão dos Jogos Pan-americanos na modalidade (ouro em Guadalaraja 2011 e Toronto 2015) pratica a modalidade desde os 10 anos de idade. “Fui apresentado ao esporte pelo meu pai, Horácio Soares Reis, que praticava levantamento de peso básico, conhecido como Powerlifting. O meu irmão também treinava, e eu fazia judô e futebol. Até que um dia, eu passei pela sala de levantamento de peso do Esporte Clube Pinheiros. Comecei por brincadeira e engrenei no esporte”, recordou. E como engrenou! Além das duas medalhas de ouro em Pans, Fenando já foi 3º colocado no Mundial Junior de 2009; 1º no Arnold Classic, nos Estados Unidos, em 2013; 9º no Mundial 2014 e 11º no Mundial de 2015, além de tricampeão no

Muita comida e intensos treinamentos

Pode parecer contrassenso para um esportista, mas trata-se de uma necessidade: Fernando Reis faz um total de sete refeições por dia para manter-se na média de seus principais adversários da categoria acima de 105 quilos. “Tenho que comer várias vezes ao dia para manter meu peso. Na minha categoria super pesado, não existe limite máximo de peso. Eu tenho que ter acima de 105 kg, mas os meus adversários pesam 150kg a 160kg, então, tenho que estar próximo deles”, explicou. “A minha alimentação é como um remédio. Não tenho prazer em comer, mas é um combustível para eu conseguir exercer o treinamento e chegar ao meu nível atlético esportivo”, complementou. A rotina de alimentação também é acompanhada de um intenso ritmo de treinos [veja detalhes acima]. “Por semana, são 16 sessões de treino. Pelo menos uma vez por ano, tenho uma temporada de treino fora do País, como um camping de treinamento com meu treinador e outros atletas da seleção. No momento, estou treinando três vezes ao dia”, relatou.

Fernando conta ainda que diariamente consome em torno de 11 mil calorias e levanta aproximadamente 60 toneladas. Para se ter ideia do que isso representa, basta um simples cálculo. Segundo o site Portal Natural, a combinação de uma fatia de mortadela de 15g, de uma fatia de mussarela de 15g, e de um pão francês de 50g, resulta na ingestão de 223 calorias. Assim, a quantidade de calorias ingeridas por Fernando em um dia equivale a quase 50 pães franceses com mortadela e mussarela. Em contrapartida, as 60 toneladas levantadas pelo atleta diariamente correspondem a 1.200 sacos de cimento, com peso de 50kg cada.

7h: Fernando ingere um shake (bebida com nutrientes de uma refeição) e faz a 1ª sequência de treinos. 8h: Toma café da manhã e descansa. 10h30: Faz outro lanche e toma um shake de proteína. 11h30: Realiza a 2ª sessão de treinos, com movimentos auxiliares do levantamento de peso olímpico, como puxada, arranco do caixote e agachamento. 13h: Terminado o treino, faz relaxamento em piscina e almoça, geralmente com arroz, feijão, carne e suco. 14h30: dorme por duas horas. 16h30: Faz mais uma refeição e ingere um shake. 17h: Realiza a 3ª sessão de treinos. 19h: Tem outra refeição. 22h30: Faz a última refeição do dia.

Um homem de negócios, de fé e de família

Quando não está envolto à rotina de treinamentos, Fernando gosta de estar com os familiares e amigos. “A família é a minha força. Quando estou em casa, sempre estamos juntos. Os amigos são alegria. Como a minha rotina é muito pesada, não sou muito de sair à noite. Mas sempre que posso, encontro os amigos para jantar ou jogar videogame”, revelou. Formado em administração na Lindenwood University, nos Estados Unidos, onde também treinou levantamento de peso, Fernando percorre o Brasil realizando seminários sobre a modalidade e, desde 2015, administra a academia CT F.Reis, na zona Sul de São Paulo. Católico, o homem robusto também afirma ser forte na fé e conta com a intercessão de Santo Expedito e Santa Teresinha. “Tenho fé e peço a Deus proteção para que eu não me lesione”.

Rio 2016: ‘Estou tranquilo’

Fernando Reis garantiu que não se sente pressionado por resultados nos Jogos Rio 2016. “Es-

www.toronto2015.org

Daniel Gomes

danielgomes.jornalista@gmail.com

Pan-americano de levantamento de peso. “Muito treino, muita dor, muito foco e determinação”, são, segundo Fernando, as razões para o sucesso de sua carreira. “Sem o apoio da minha família, do Esporte Clube Pinheiros, do meu técnico, Luis Lopez, e meus outros patrocinadores, como a Petrobras, o Ministério do Esporte [ele recebe a Bolsa Pódio, destinada a atletas com chances de medalhas e de disputar finais na olimpíada], a MP [MusclePharm], eu não teria alcançado esses resultados”, avaliou, destacando que hoje a modalidade tem mais reconhecimento do que quando ele ingressou no esporte”.

3 treinos e 7 refeições diariamente

tou tranquilo. A torcida vai ser mais uma motivação na hora da prova”, afirmou. De acordo com o Bicampeão panamericano, seus principais adversários serão os atletas da Geórgia, Estônia e Rússia, em especial o russo Ruslan Albegov, medalhista de bronze em Londres 2012 e campeão mundial em 2013 e 2014. O atual campeão da categoria acima de 105kg é o russo Aleksey Lovchev, que no Mundial de 2015, nos Estados Unidos, ergueu 475kg, sendo 211kg no arranco (quando o atleta ergue até acima da cabeça a barra com os pesos em um único movimento) e 264kg no arremesso (quando o esportista primeiro leva a barra com os pesos do solo até a altura dos ombros e depois a impulsiona acima da cabeça, mantendo pernas e braços estendidos). Na mesma disputa, Fernando foi o 11º, com um total de 425kg, sendo 195kg no arranco e 230kg no arremesso. Ele tinha a meta de erguer 440kg. No Pan de Toronto 2015, ao conquistar a medalha de ouro, o brasileiro conseguiu levantar 427kg. E agora no Rio de Janeiro, ele só pensa em uma coisa. “Meu objetivo é pegar uma medalha”.

www.olympic.org/london-2012-Summer-olympics

Esta é a rotina de Fernando Saraiva Reis, principal nome do Brasil no levantamento de peso nos Jogos Rio 2016

| Esporte | 11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.