Pagina 17

Page 1

www.arquidiocesedesaopaulo.org.br | 14 a 20 de janeiro de 2015

| Esporte | 17

Igualdade em campo? Somente na idade Ale Vianna/Juventus

um campo que é só da categoria de base. Essa é a grande diferença hoje do futebol brasileiro: há quem tenha centro de treinamento, uma base supervalorizada, um planejamento melhor”, avaliou.

Confrontos da Copa São Paulo de Futebol Júnior mostram as diferenças de investimentos no futebol de base no Brasil

De volta à realidade

Daniel Gomes

danielgomes.jornalista@gmail.com

A primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior terminou no último fim de semana. Para a maioria dos 104 times inscritos, a participação se resumiu a três partidas, já que somente 32 equipes se classificaram para a fase de jogos eliminatórios, iniciados na terça-feira, 13. Para alguns clubes, disputar a “Copinha” já foi uma vitória, dadas as dificuldades que encontram para manter suas categorias de base. Esse é o caso do Esporte Clube Tarumã, de Manaus (AM), que assegurou o direito de estar na competição após vencer o Campeonato Amazonense de Juniores, mas quase não viajou a São Paulo por falta de recursos. “O regulamento dizia que o campeão estadual tinha direito à vaga na Copa São Paulo e a 25 passagens, mas no último dia antes de embarcar, a Prefeitura de Manaus disse que só ia dar 12 passagens. Viríamos em 26 pessoas, só viemos em 21. A Prefeitura só deu 12 passagens, o presidente da federação amazonense deu cinco e o clube conseguiu outras quatro”, recordou, ao O SÃO

Escassez de recursos quase inviabiliza vinda do Tarumã (uniforme listrado), de Manaus (AM), para ‘Copinha 2015’

PAULO, Darlan Barroso, técnico do Tarumã. A equipe amazonense perdeu as três partidas que disputou pelo grupo Z da Copinha, no estádio da Rua Javari, na capital paulista, contra Juventus-SP, Santo AndréSP e o líder Figueirense-SC, único da chave a avançar para a segunda fase. “O nível técnico foi igual. O que prevaleceu foi a maturidade dos jogadores na hora de definir as jogadas”, disse Darlan, sobre o desempenho do time, que em 2014 foi vice-campeão juvenil da Copa Norte e que representou o Tarumã na Série B do Campeonato Amazonense profissional.

Treinar é preciso

As equipes participantes da Copa São Paulo de Futebol Júnior

puderam inscrever atletas nascidos entre 1995 e 1999, jovens que em seus clubes encontram diferentes realidades de infraestrutura para treinamentos. No Figueirense, que já venceu a Copinha em 2008, os atletas contam com centro de treinamento, rotinas de trabalho diferenciadas conforme a idade, e campos de dimensões oficiais para treinar, uma realidade bem diferente da vivenciada pelos jogadores do Tarumã. “No Amazonas, a gente não tem nem campo para treinar. Em dezembro, a Vila Olímpica do Amazonas, que toma conta dos estádios em Manaus, liberou somente dois treinos no estádio Colina e quatro no Zamith [utilizados como centros de treinamentos na Copa do Mundo de

2014]. O resto foi tudo com a gente pagando aluguel de campo”, lamentou Darlan. Adversário do Tarumã na estreia da Copinha, o Juventus oferece melhores condições a seus jogadores da base, no que se refere a alimentação, academia e alojamentos. Porém, segundo Celso Spadoti, o Celinho, treinador da base da tradicional equipe da Mooca, Santo André e Figueirense têm estruturas melhores e isso foi determinante para o desempenho final. “O Juventus não tem um centro de treinamento. Tem uma quadra sintética que é dividida com os sócios, com o dente de leite, com o sub 11, sub 12, sub 13, sub 15, sub 17. O período de treinos é só de duas horas por dia, enquanto Figueirense e Santo André têm

Fifa/Divulgação

De novo, CR7 O português Cristiano Ronaldo, 29, conquistou na segundafeira, 12, a Bola de Ouro da Fifa, prêmio dado ao melhor jogador do mundo no ano de 2014. Ele já havia vencido em 2008 e em 2013. CR7, como também é conhecido, superou na disputa o argentino Lionel Messi e o goleiro alemão Manuel Neuer. Entre as mulheres, a vencedora foi a alemã Nadine Kessler. Também são do país germânico os melhores técnicos no feminino e no masculino: Ralf Kellermann e Joachim Löw, este último campeão do mundo com a Alemanha em 2014.

Encerrada a participação das equipes na Copinha, qual o destino dos jovens jogadores? No Juventus, que em 2015 vai disputar a terceira divisão do futebol paulista, a prioridade é negociá-los com outros clubes. “Somos um clube formador. Se houver propostas pelos jogadores, nós negociamos. É o nosso primeiro passo, mesmo que o jogador interesse para o nosso plantel, porque é muito melhor vê-los disputando a Série A1, A2, pois é uma vitrine. Não havendo propostas, aqueles jogadores que interessarem já vão para o profissional do Juventus e os demais vão compor a nossa equipe sub 20”, explicou Francisco Mandarano Junior, o Tito, diretor das categorias de base do Juventus. Segundo Tito, o clube paulistano também busca contratar jovens atletas de equipes de divisões inferiores. “Por exemplo, já conversei com o pessoal do Tarumã e abri a possibilidade: se a gente gostar de algum jogador deles, pretendemos trazê-lo para o Juventus”, detalhou. Darlan Barroso tem outros planos para seus comandados. “Após a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a intenção é permanecer com o mesmo grupo, disputar o Campeonato Amazonense sub 20 e conquistar a vaga na Copa Norte e na Copa São Paulo de 2016, porque no grupo há nove jogadores com idade para a Copa São Paulo do ano que vem”, explicou. Porém, a projeção esbarra na realidade. “A dificuldade para manter o time é muito grande. A gente não tem patrocínio, não tem apoio de nada”, desabafou.

AGENDA ESPORTIVA Quarta-feira (14) Copa São Paulo de Futebol Júnior 17h30 – Corinthians x Grêmio Prudente (Arena Barueri, em Barueri). 21h – Flamengo x Taboão da Serra (Estádio Prefeito José Liberati, em Osasco). Quinta-feira (15) Copa São Paulo de Futebol Júnior 16h – Goiás x Guarani (Estádio Nicolau Alayon, Água Branca). 16h – Figueirense x Mirassol (Estádio da Rua Javari, Mooca).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.