Pág 17

Page 1

www.arquidiocesedesaopaulo.org.br | 7 a 13 de janeiro de 2015

| Esporte | 17

Quando ‘estarna corda bamba’faz bem à saúde Nestas férias, crianças e adolescentes podem praticar Slackline em 30 centros esportivos de São Paulo

Dois pontos, uma corda e coragem

Não são necessárias muitas estruturas para o Slackline: basicamente, uma fita de nylon e dois pontos para prendê-la (como duas árvores, pedras ou pilastras). No Programa Slackline SP, os organizadores tomam algumas precauções, tais como a montagem da fita com proteção, evitam apoiála em árvores finas e novas; conferem sempre o travamento das catracas das

fitas a cada subida; e promovem gradativamente as manobras sempre em solo apropriado. Há ainda um “ingrediente” básico nesse esporte: o praticante não deve desanimar caso se desequilibre nas primeiras tentativas. “Não se preocupe se não passar a fita inteira das primeiras vezes. Algumas pessoas têm mais facilidade que outras, mas todo mundo uma hora consegue passar a fita inteirinha, e esse é o grande desafio da modalidade”, explica Rogério Tozzi, um dos pioneiros do Slackline no Brasil.

Corpo e mente em equilíbrio

Segundo Priscila Lestra, integrante da ABRAPEFE e coordenadora do Programa Slackline SP, a prática regular da modalidade traz benefícios ao corpo e à mente, e previne lesões, pois com o fortalecimento da musculatura profunda, as articulações, tendões e ligamentos ficam mais protegidos. Além disso, com o equilíbrio mais apurado, diminuem as chances de quedas e torções. “Os músculos responsáveis pela estabilização são fortalecidos, ocorrendo a melhora do equilíbrio. Consequentemente, a propriocepção aumenta, que é a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo. Uma consequência do ganho de equilíbrio é a conquista da postura certa. A fita obriga o praticante a manter uma postu-

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Nos anos 80, no tempo vago entre uma escalada e outra, escaladores do Vale de Yosemite, nos Estados Unidos, começaram a esticar suas fitas tubulares entre dois pontos para equilibrar-se sobre elas, e perceberam que isso lhes dava melhor condicionamento físico. Surgia, assim, o Slackline, que em tradução livre para o português significa “andar na corda bamba”. Nas férias deste ano, até 13 de fevereiro, crianças e jovens, entre 9 e 18 anos, podem praticar esse esporte com a devida orientação no Programa Slackline SP, promovido pela Prefeitura de São Paulo, em 30 centros esportivos da cidade, por meio de um

convênio com a Associação Brasileira dos Profissionais de Educação Física e Esporte (ABRAPEFE). A previsão é que mais de 2,2 mil pessoas pratiquem Slackline pela manhã, das 9h às 12h, ou à tarde, das 14h às 17h, nos centros esportivos. A relação completa dos locais e horários pode ser encontrada em http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/esportes.

ra correta para que consiga ficar sobre ela o maior tempo possível”, detalha Priscila ao O SÃO PAULO. Ainda de acordo com coordenadora do Projeto Slackline SP, no esforço para manter-se equilibrado, o praticante da modalidade trabalha a musculatura profunda, que é responsável pela estabilidade. “O corpo precisa conseguir ficar na posição ideal para alcançar a força máxima. Quando se conquista maior equilíbrio, ocorre o aumento da precisão do movimento. Com a musculatura profunda mais desenvolvida, torna-se possível realizar movimentos mais amplos e com grande intensidade”. Há ainda o fortalecimento do abdômen e das pernas. “Como a pessoa está em movimento de desequilíbrio, o abdômen é trabalhado o tempo todo. Também os membros inferiores são fortalecidos, começando pelos músculos dos pés, que são de extrema importância, panturrilha, tibial, posterior, anterior e lateral. Todos os músculos são solicitados e ainda há os estímulos de força, resistência e vibração decorrente da oscilação da fita”, esclarece Priscila. Melhor concentração e autoconfiança também são outros benefícios. “É preciso estar 100% concentrado durante a prática. A dinâmica deste esporte está desequilibrando a pessoa a todo o momento, se ela não focar em um ponto fixo e se concentrar completamente no que está fazendo, irá cair. A autoconfiança também melhora com a prática, já que este pode ter novos desafios”, comenta Priscila, lembrando, ainda, que pode haver diminuição de estresse se a pessoa mantiver o foco na execução dos movimentos e esquecer-se dos demais problemas. “O fato de o esporte ser realizado ao ar livre contribui para a sensação de bem-estar”.

AGENDA ESPORTIVA Quarta-feira (7) Copa São Paulo de Futebol Júnior 14h – Juventus-SP x Santo André-SP (Estádio da Rua Javari, Mooca). 14h – Nacional-SP x Rio Claro-SP (Estádio Nicolau Alayon, Água Branca). 16h – Tarumã-AM x Figueirense-SC (Estádio da Rua Javari, Mooca). 16h – Botafogo-PB x Goiás (Estádio Nicolau Alayon, Água Branca).

MUNDO DOS ESPORTES

Slackline • Esse esporte surgiu na década de 1980, no Vale do Yosemite, nos Estados Unidos, como entretenimento de escaladores nos intervalos entre as escaladas. • O desafio principal é que o praticante mantenha-se equilibrado sobre o uma fita de nylon, apoiada sobre dois pontos, e fixada a alguns metros de altura.

• A fita de nylon utilizada geralmente tem 15 metros de comprimento e 50 milímetros de largura. • Quando a fita é apoiada em árvores, estas devem ter mais de 30 centímetros de diâmetro e precisam ser protegidas com produtos especializados, tapetes, carpetes, caixas de papelão ou isolante térmico para camping.

• O Slackline tem algumas variações: o Trickline é aquele praticado com a fita a partir de 60 centímetros de altura; o Longline é feito com fitas acima de 20 metros de comprimento; o Highline é executado em alturas superiores a cinco metros (há quem o pratique entre prédios e montanhas); e o Waterline é quando a fita é montada passando sobre as águas.

Quinta-feira (8) Liga Nacional de Basquete 20h – Palmeiras x Uberlândia (Ginásio Palestra Itália – rua Turiassú, 1.840, Perdizes). 20h30 – Pinheiros x Minas (Ginásio do Pinheiros – rua Hans Nobling, s/nº, Jardim Europa). Sábado (10) Copa São Paulo de Futebol Júnior 14h - Rio Claro-SP x Botafogo-PB (Estádio Nicolau Alayon, Água Branca). 14h - Santo André-SP x Tarumã-AM (Estádio da Rua Javari, Mooca). 16h – Nacional-SP x Goiás (Estádio Nicolau Alayon, Água Branca). 16h – Juventus-SP x Figueirense-SC (Estádio da Rua Javari, Mooca).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.