Josp 3046 pag 17

Page 1

www.arquidiocesedesaopaulo.org.br | 8 a 14 de abril de 2015

Sete anos depois, Juventus e Nacional fazem o derby dos clubes com menor torcida da capital paulista

‘Orra meu, é clássico!’ Joca Duarte

Reprodução da internet

Daniel Gomes

danielgomes.jornalista@gmail.com

Em uma cidade com clubes de maior projeção como São Paulo, Palmeiras e Corinthians, um clássico paulistano com 79 anos de história volta a ser realizado na quarta-feira, 8, às 15h: Nacional e Juventus, no estádio Nicolau Alayon, na Água Branca, jogam pela antepenúltima rodada da série A3 do Campeonato Paulista. O Juventus, fundado em 1924 pela colônia italiana, lidera o campeonato, seis pontos a frente do segundo colocado, enquanto Nacional, originário de ferroviários ingleses, em 1919, está a três pontos de uma das oito vagas para a fase seguinte. A partida pela terceira divisão paulista é inédita na história do derby, disputado pela primeira vez em 1936, quando os juventinos venceram por 3 a 1. No último jogo, em 2008, o Juventus triunfou por 1 a 0. O Nacional venceu o derby pela última vez em 2005, por 5 a 4.

‘Pequenos em terra de gigantes’

Juventus e Nacional estão entre os clubes fundadores da Federação Paulista de Futebol, em 1941, mas nos últimos anos têm oscilado nas divisões de acesso no campeonato estadual. “Se o Nacional estivesse na série A1 do Paulista seria muito interessante porque teríamos algum tipo de mídia sobre o clube e a possibilidade de trazer patrocínios com essa visibilidade. Estando na A3, a gente fica sem mídia em São Paulo, porque os times grandes tomam todo esse espaço”, avaliou, ao O SÃO PAULO, Pedro

Clássico ‘Juve-Nal’ coloca frente a frente times fundadores da Federação Paulista de Futebol

Pali, o PP, diretor de futebol do Nacional. Segundo PP, a falta de investimento dificulta a manutenção do clube, que assim como o Juventus tem um reconhecido trabalho nas divisões de base no futebol. “A gente tenta suprir dentro de campo a falta de investimento, com jogadores de qualidade e a nossa experiência no futebol, mas não é fácil”. No Juventus, conforme o presidente Rodolfo Certertick, a procura por investimentos também é constante, mas as finanças estão equilibradas. “Praticamente não temos dívidas, estamos relativamente tranquilos, e não fazemos as loucuras cometidas pelos times grandes”, contou. “O nosso sonho, é de pelo menos, voltar para a A1 do Paulista”, garantiu.

Tradição F.C

Hamilton Kuniochi, 29, mantém um

blog sobre todas as camisas do Juventus (http://mantojuventino.blogspot.com.br). Morador da Mooca, ele começou acompanhar os jogos do time, se tornou um “juventino puro”. “Existem muitos juventinos que também torcem para um time grande, e os juventinos ‘puros’, que só torcem para o Juventus. Essa segunda escolha é um caminho de pedras, e é até difícil explicar a alguém o motivo. Certamente não é pela ambição em vitórias e títulos. Mas os outros torcedores, em geral, têm simpatia e até gostam do Juventus, pois, pelas atuais circunstâncias do futebol, não se trata de um rival, propriamente, mas de uma espécie de sobrevivente, que tenta retornar às divisões de elite. Com o Nacional, creio que seja a mesma coisa”. Mais que um duelo, o clássico “JuveNal”, do dia 8, deve ser um jogo de tradi-

| Esporte | 17

ção. “O Juventus já está classificado e nós estamos brigando para ficar entre os oito times, e vamos buscar o resultado positivo. É um jogo tradicional, não tem muita rivalidade”, avaliou Paulo Tognasini, diretor executivo de futebol do Nacional, que já treinou os dois times. “O Juventus está fazendo uma campanha acima das minhas expectativas. Estamos felizes pelo retorno do Nacional e pela possibilidade de fazer de novo o clássico. Mas acho que o Juventus deve vencer mais uma vez, por estar embalado”, projetou Hamilton. “Juventus e Nacional é um jogo maravilhoso, de tradição. Dentro das quatro linhas, com a bola rolando, que vença o melhor, mas nossa amizade com o Nacional é grande”, afirmou o presidente Rodolfo.

AGENDA ESPORTIVA QUARTA-FEIRA (8) Campeonato Paulista de Futebol série A3 15h – Nacional x Juventus (estádio Nicolau Alayon – rua Comendador Souza, 348, Água Branca). Paulistão de Futebol 22h – São Paulo x Portuguesa (Morumbi) SÁBADO E DOMINGO (11 e 12) 20h30 (sábado) – Liga Nacional de Basquete Pinheiros x Brasília (Ginásio do Pinheiros – rua Hans Nobling, s/nº, no Jardim Europa). Paulistão de Futebol A Federação Paulista de Futebol ainda decidirá os locais e os horários dos jogos das quartas de final: São Paulo x Red Bull Brasil; Corinthians x Ponte Preta; Palmeiras x Botafogo de Ribeirão Preto; Santos x (Penapolense ou XV de Piracicaba).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.