Josp 3031 pag 17

Page 1

www.arquidiocesedesaopaulo.org.br | 11 a 16 de dezembro de 2014

| Esporte | 17

Correr, jogar e ‘dar o sangue’ pelo próximo Sangue Corinthiano

Solidariedade do Natal inspira eventos e mobilizações de torcedores em prol de causas sociais Daniel Gomes danielgomes.jornalista@gmail.com

A chegada do Natal é também momento para que muitas pessoas promovam ou apoiem ações de solidariedade. No esporte não é diferente, e ao menos três iniciativas solidárias estão programadas antes de 25 de dezembro: a Corrida da Cidadania, o jogo beneficente “Fome Só de Bola” e a campanha de doação “Sangue Corinthiano”. Nesta edição, O SÃO PAULO apresenta detalhes dessas ações. tir da ordem de cadastro. Excepcionalmente dessa vez, só poderão participar pessoas com idades entre 18 e 69 anos. No dia da doação, é fundamental que o participante porte documento original com foto e apresente boas condições de saúde - pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas antes da doação); e ter se alimentado (evitando alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação). Além da Arena também haverá postos de doação, independentemente do time do doador, na Fundação Pró-Sangue, Colsan, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Hospital Sírio Libanês (veja os endereços www.saude. sp.gov.br/doesangue).

Bola rolando contra a fome Neymar Jr. estará no Estádio Jayme Cintra, em Jundiaí (SP), no dia 22, às 18h, para fazer o que mais sabe: gols. O camisa 10 do Brasil será um dos protagonistas do jogo beneficente “Fome Só de Bola”, promovido pelo atacante Nenê, jogador do Al-Gharafa, do Catar.

Para prestigiar o jogo, cada torcedor terá que doar dois quilos de alimentos não perecíveis, exceto sal e açúcar. Os mantimentos arrecadados serão divididos, em partes iguais, entre o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí e o Instituto Projeto Neymar Jr., que deve ser inaugurado pelo craque do Barcelona neste mês e iniciará atividades em 2015, atendendo 2, 3 mil crianças carentes, com idades de 7 a 14 anos, e que tenham, no mínimo, 90% de frequência escolar. A proposta, conforme consta no site do Instituto, é fazer com que cada criança aprenda valores como respeito e disciplina, além de ter melhor qualidade de vida. “Aceitei o convite na hora pela amizade que temos e por ser um jogo beneficente. Depois que ele [Nenê] me falou como seria o jogo,

vimos uma oportunidade de ajudar quem precisa e tivemos a ideia de ter essa parceria com o meu Instituto. E, claro, de jogar bola e juntar os amigos que é o que eu mais gosto de fazer”, afirmou Neymar. O “Fome Só de Bola” terá, ainda, a participação dos jogadores Lucas, do Paris Saint Germain, e Luís Fabiano, do São Paulo, além do piloto Felipe Massa, da Fórmula 1, Falcão, do Futsal, e do cantor Gusttavo Lima. A troca antecipada de ingressos foi iniciada no dia 6, em duas redes de supermercados de Jundiaí e na portaria do Estádio Jayme Cintra (mais detalhes em www. institutoneymarjr.org.br). Para quem está na capital paulista, é possível chegar a Jundiaí através dos ônibus que partem do Terminal Tietê ou pela linha 7 da CPTM. Divulgação

AGENDA ESPORTIVA

Rafael Ribeiro/CBF

Melhores do Brasileirão Na noite da segundafeira, 8, a CBF anunciou os melhores do Brasileirão. Marcelo Oliveira, do Cruzeiro, foi escolhido como melhor técnico; Everton Ribeiro (foto), também do clube alviceleste, venceu pelo segundo ano consecutivo o prêmio de craque do campeonato; e Erick, do Goiás, foi o atleta revelação.

Quinta-feira (11) 19h – Liga Nacional de Basquete Pinheiros x Paulistano (Ginásio do Pinheiros – rua Hans Nobling, s/n°, Jardim Europa). 21h – Liga Nacional de Basquete Palmeiras x Liga Sorocabana (Ginásio Palestra Itália - rua Turiassú, 1.840, Perdizes). Sábado (13) 16h10 – Corrida de Rua Corrida da Cidadania (Estádio do Pacaembu) Domingo (14) 7h30 – Corrida de Rua Circuito Popular de Corrida de Rua de São Paulo (Parque Trote – avenida Nadir Dias de Figueiredo, s/nº, na Vila Maria).

Uma corrida que constrói cidadania

Projeto Arrastão

‘Sangue corintiano’ para todas as torcidas Diariamente, o Brasil necessita de 5,5 mil bolsas de sangue. Pensando nisso, Milton Oliveira, doador voluntário desde 2005, idealizou a campanha “Sangue Corinthiano”, realizada pela primeira vez em 2008. Neste mês, a ação acontecerá entre os dias 13 e 20, incluindo, um momento especial de doações, no sábado, 20, das 9h às 16h, na Arena Corinthians, organizado pelo clube e pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com tema “Sangue Tipo C”. “Não importa se você é torcedor de arquibancada, de torcida organizada ou acompanha o Timão só pelo rádio ou TV. O importante é fazermos nossa parte na sociedade, doar um pouco do sangue corinthiano que corre em nossas veias”, afirma Milton, no site da campanha www.sanguecorinthiano.com.br. Na ação na Arena Corinthians, a meta é coletar 600 bolsas de sangue. Os interessados em participar devem fazer um pré-cadastro no site, até o dia 11. O limite de vagas é de 780 pessoas, selecionadas a par-

Na região de Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, 24% da população vive em favelas e 20% dos chefes de família não possuem renda. Em meio a essa realidade de vulnerabilidade social existe, desde 1968, o Projeto Arrastão, que atende, diariamente, 1.200 crianças, jovens e adultos, em ações de promoção social, educacional e cultural. Para garantir a manutenção do Projeto, é realizada anualmente a Corrida da Cidadania, que acontecerá no sábado, 13, no Estádio do Pacaembu, com provas infantis, a partir das 16h10, e corrida de seis quilômetros e caminhada de três quilômetros para adultos, às 18h30. A atividade é feita em parceria com o preparador físico Marcos Paulo Reis. “A Corrida pela Cidadania é o nosso principal evento de captação de recursos e ajuda a manter projetos há muitos anos realizados no Campo Limpo, como o Arrasta-lata, que trabalha a questão ambiental com música com crianças e adolescentes, e o nosso Programa de Educação Infantil, que acolhe crianças pequenas. O evento é essencial para a organização e hoje corresponde a 10% do nosso orçamento anual”, explicou, à reportagem, Selma Ramos Dau Bertagnoli, diretora executiva do Projeto Arrastão. Segundo os organizadores, são esperados 2 mil corredores, entre profissionais e amadores, que ao pagarem pela inscrição da prova ajudam o Projeto. Outras informações podem ser obtidas em http://arrastao.org.br/corrida-pela-cidadania.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.