Josp 3028 pag 17

Page 1

www.arquidiocesedesaopaulo.org.br | 19 a 25 de novembro de 2014

| Esporte | 17

República Futebol Clube No sábado, 15, ao menos dez times do Brasil festejaram aniversário de fundação Daniel Gomes

danielgomes.jornalista@gmail.com

O que há em comum entre as fundações do Flamengo, o clube de maior torcida do Brasil, do Ibís, “o pior time do mundo”, das equipes do Jabaquara, XV de Piracicaba e XV de Jaú, e a proclamação República Federativa do Brasil? Resposta, o dia 15 de novembro. E, olhando a história dessas e outras equipes fundadas nesta data, parece ser mesmo o feriado da proclamação da República a razão principal para tal coincidência. “O Flamengo foi fundado em 1895, apenas seis anos após a proclamação da República, em 1889. Além disso, nasceu no bairro do Flamengo, vizinho ao bairro do Catete, onde ficava a sede do presidente da República. Além de ser uma homenagem à recém-criada República, o clube faria aniversário sempre em um feriado, favorecendo as festividades”, explicou, ao O SÃO PAULO, Bruno Lucena, coordenador do Departamento de Patrimônio Histórico do Flamengo. Há evidências de que o time carioca, fundado por um grupo de remadores, tenha inspirado a criação de, ao menos, dois rubro-negros que aniversariam na mesma data: o Flamengo de Rondônia, criado em 1955, e Ibís, de Pernambuco, que surgiu em 1938. “A data foi escolhida por coincidência mesmo, conforme a assinatura da ata para oficialização do clube. Sabemos que o Flamengo comemora nesse dia, achamos que existe uma ligação com os dois clubes: primeiro a data de fundação, depois as cores, os mascotes - são ‘pássaros’ - e atualmente o futebol deles caiu tanto de nível, que estamos achando que estão nos homenageando por completo”, recorda, em tom de brincadeira, Nilsinho Filho, publicitário e voluntário do Ibís.

Jabaquara

Flamengo RO 15 de Campo Bom Barra Mansa

DEZ TIMES FUNDADOS EM 15 DE NOVEMBRO Clube de Regatas do Flamengo – Rio de Janeiro – 1895 Barra Mansa Futebol Clube – Rio de Janeiro - 1908 Clube 15 de Novembro (15 de Campo Bom) – Rio Grande do Sul - 1911 Esporte Clube XV de Novembro (XV de Piracicaba) – São Paulo - 1913 Jabaquara Atlético Clube – São Paulo – 1914

A fama do Ibís de “pior time do mundo” foi alcançada nos anos 1980, após uma série de 48 derrotas em 55 jogos. Atualmente, o clube fundado para o entretenimento de trabalhadores de uma tecelagem, disputa a segunda divisão do Campeonato Pernambucano.

Esporte Clube XV de Novembro (XV de Jaú) – São Paulo – 1924 Ibís Sport Club – Pernambuco – 1938 Clube de Regatas Flamengo – Rondônia – 1955 (atualmente licenciado de competições) Fernandópolis Futebol Clube – São Paulo – 1961 Sociedade Esportiva do Gama (Gama) – Distrito Federal – 1975

‘Presidente, eu? Só se o nome do time for XV de Novembro’ O ano era 1913 e os funcionários da Marcenaria Guerrini, em Piracicaba (SP), decidiram fundar um time de futebol, junto a outras pessoas com quem jogavam bola na hora do almoço. Pela proximidade

do feriado de 12 de outubro, o nome faria menção à data, mas um dos boleiros sugeriu que a equipe se associasse com outro time já existente, o Vergueirense F.C. A ideia foi aceita, mas restou um problema, que foi resolvido pelo primeiro presidente, Carlos Wingeter, ao homenagear a proclamação da República. “Com a fusão, o nome não poderia ser nem 12 de Outubro e nem Vergueirense. Sugestão? XV de Novembro, nome proposto pelo dentista e capitão da Guarda Nacional - dai a data escolhida - Carlos Wingeter, que havia sido convidado para ser o presidente da nova agremiação!”, relata Eduardo Castellari, assessor de imprensa do XV de Piracicaba, que atualmente disputa a primeira divisão do futebol paulista.

De Hespanha a Jabaquara, uma história centenária Há cem anos, um grupo de jornaleiros espanhóis uniu-se para articular a formação de um clube de futebol na cidade de Santos (SP). “Houve uma reunião, em 14 de outubro de 1914, para a fundação de um clube de futebol. Já existia um time no bairro, o Afonso XIII, mas eles queriam um clube de verdade. Na hora de denominar o clube, escolheram Hespanha Foot Ball Club, e o dia determinado foi 15 de novembro, por já ser uma data festiva”, explicou, à reportagem, Sérgio dos Santos Silveira, torcedor fanático do time. “Se jogar a seleção brasileira e o Jabaquara, eu sou Jabaquara”. De acordo com Sérgio, o primeiro jogo do Hespanha aconteceu ainda no dia 15 contra o próprio Afonso XIII e terminou empatado em 1 a 1. “Nesse dia, teve banda de música, flores, discursos e foi o hasteado o pavilhão do clube em vermelho e amarelo”. Em 1942, por conta da determinação do Ministério da Justiça de que nenhuma entidade esportiva tivesse o nome de outros países, o Hespanha passou a se chamar Jabaquara Atlético Clube, time que atualmente está no quarto nível do futebol paulista, o Campeonato da Segunda Divisão.

AGENDA ESPORTIVA

de volta pra casa Na quarta-feira, 19, às 22h, acontece a primeira partida oficial na Allianz Arena, o novo estádio do Palmeiras. Cerca de 40mil torcedores devem lotar a Arena para a partida entre Palmeiras x Sport, pela 35ª rodada do Brasileirão. O estádio teve custo total de R$ 630 milhões

Quarta-feira (19) 19h – Liga Nacional de Basquete Palmeiras x Brasília (Ginásio do Palmeiras - rua Turiaçu, 1.840, Perdizes) 19h – Liga Nacional de Basquete Pinheiros x Basquete Cearense (Ginásio do Pinheiros – rua Angelina Maffei Vita, 493, Jardim Europa).

Sexta-feira (21) 19h – Liga Nacional de Basquete Palmeiras x Basquete Cearense (Ginásio do Palmeiras) 19h – Liga Nacional de Basquete Pinheiros x Brasília (Ginásio do Pinheiros)

22h – Brasileirão de Futebol Palmeiras x Sport (Allianz Parque)

Sábado (22) 8h30 – Taça Brasil de Beisebol Adulto (Estádio Mie Nishi – avenida Castelo Branco, 5.446, Bom Retiro)

Quinta-feira (20) 7h30 – Corrida da Consciência Alvinegra (Em torno da Arena Corinthians, em Itaquera)

Domingo (23) 19h30 – Brasileirão de Futebol Corinthians x Grêmio (Arena Corinthians)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.