Josp 3027 pag 17

Page 1

www.arquidiocesedesaopaulo.org.br | 12 a 18 de novembro de 2014

Como se preparar para a São Silvestre? Inscrições para a 90ª edição da corrida de rua terminam dia 30; Antes de pensar no percurso, é preciso cuidar da própria saúde Daniel Gomes

danielgomes.jornalista@gmail.com

“Na minha primeira São Silvestre, terminei os 15 quilômetros em uma hora e 30 minutos, totalmente destruído. Hoje, com preparação e treino adequados, consigo terminar em uma hora, e bem fisicamente, pronto para outros desafios!”. O relato é de Diego Ribeiro dos Santos, 30, corredor amador desde 2010, e que hoje já possui registro de corredor de rua e integra uma equipe de assessoria esportiva e o Grupo de Corrida de Rua do Palmeiras. A história de Diego com a São Silvestre poderá se repetir com outras pessoas que este ano participarão pela primeira vez da prova que acontece em 31 de dezembro, em São Paulo, e que está com inscrições até 30 de novembro (www.saosilvestre. com.br). Serão 30 mil corredores, que devem desde já pensar não só nos desafios do percurso, mas se estão preparados para a corrida de 15 quilômetros.

Corra... para o consultório médico “Antes de tudo, procure um médico e peça um check-up, ir a um ortopedista também é recomendável”, aconselha Diego. A mesma dica é dada pela médica de saúde da família, Cássia Re-

gina da Silva, 33, articulista do O SÃO PAULO. “Quando uma pessoa vai realizar exercícios de resistência com alta intensidade e em longos trajetos como a Corrida de São Silvestre, deve antes procurar um médico para fazer exames e saber como seu corpo responderá durante a Corrida através do teste ergométrico e também rastrear possíveis problemas cardíacos”, destaca Cássia Regina, alertando, ainda, que quem decide correr sem orientação está mais suscetível a riscos como desidratação, trauma, ensolação e até a um infarto.

Treino, descanso e alimentação na medida certa Na edição deste ano, os organizadores da São Silvestre disponibilizam um aplicativo gratuito (www.saosilvestre.com.br/ app) para auxiliar os corredores nos treinamentos. A solução desenvolvida traz informações sobre a duração, velocidade, distância percorrida e histórico dos treinos realizados. Segundo o corredor Diego, se preparar fisicamente para a prova é fundamental. Ele faz musculação duas vezes por semana, treina corrida semanalmente em ruas e parques, e realiza exercícios educativos para corrigir a passada, a respiração e melhorar postura. Além disso, faz treinos mais intensos nos finais de semana, quando corre de 20 a 30 quilômetros, tudo com o devido acompanhamento. “Apesar de hoje, na internet, haver planilhas prontas de treinamento, o melhor é procurar uma assessoria esportiva e começar os treinos com acompanhamento técnico, pois cada pessoa tem suas

| Esporte | 17

Corrida Internacional de São Silvestre - Funadação Cásper Líbero

singularidades, que somente um profissional devidamente capacitado pode orientar. Em geral, a preparação ocorre de forma crescente. Muita gente começa caminhando, depois alternando com trote até a corrida”, comenta. Diego também detalha os cuidados com a alimentação e hidratação. “Antes dos treinos, me alimento com carboidratos para dar energia e tomo isotônicos para reposição e hidratação. No pós-treino, ingiro proteínas para ajudar na regeneração muscular. Nada de bebidas com álcool e extravagâncias com doces, mas, uma vez por semana, me permito comer guloseimas, no entanto, tento manter uma alimentação bem rica em frutas, verduras e legumes”, explica.

Respeito aos limites do corpo Embora o desejo de todos que se inscrevem na São Silvestre seja o de concluir a prova, o corredor deve saber a hora de parar. “Durante a corrida, se o maratonista começar a sentir dor no peito, fadiga intensa, visão turva e sensação de desmaio, deve interromper a prova e pedir ajuda aos médicos que se encontram de plantão no local. Não insista em completar a prova”, enfatiza a médica Cássia Regina. “Procure focar em chegar bem ao final, mas respeitando seus limites. Monitore-se, se hidrate durante a prova. Existe água e isotônicos a vontade, deu sede, beba. Recomendo um sache de gel enérgico para ingerir entre os quilômetros seis a nove. Use roupas confortáveis e o tênis que você treinou”, recomenda Diego.

World Karate Federation

Participantes da Corrida Internacional de São Silvestre, como Diego dos Santos (abaixo), já podem fazer download gratuito do aplicativo de treinamento para a prova Arquivo pessoal

Bicampeão Mundial

No sábado, 8, o brasileiro Douglas Brose, 28, conquistou pela segunda vez na carreira o Campeonato Mundial de Karate, disputado este ano em Bremen, na Alemanha. Na final da categoria até 60 quilos, ele venceu o holandês Geoffrey Berens. Douglas já havia conquistado o ouro no Mundial de 2010, na Sérvia, além de prata, em 2012, na França, e bronze, em 2008, no Japão. Outro brasileiro medalhista em Bremen foi Vinicius Figueira, bronze na categoria até 67 quilos.

Reprodução

AGENDA ESPORTIVA Quarta-feira (12) 20h – Liga Nacional de Basquete Paulistano x Limeira (Ginásio do Paulistano – rua Colômbia, 77, Jardim América) 22h – Brasileirão de Futebol São Paulo x Internacional (Morumbi) Sexta-feira (14) 20h – Liga Nacional de Basquete Paulistano x Rio Claro (Ginásio do Paulistano) Domingo (16) 16h – Brasileirão de Futebol São Paulo x Palmeiras (Morumbi)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.