Josp 3021 pag 17

Page 1

www.arquidiocesedesaopaulo.org.br | 1º a 7 de outubro de 2014

| Esporte | 17

Promessa de um basquete mais dinâmico FIBA

Federação internacional da modalidade altera regras, que valem para torneios iniciados após 1º de outubro Daniel Gomes

danielgomes.jornalista@gmail.com

Entram em vigor na quarta-feira, dia 1º, algumas mudanças nas regras de basquete sancionadas pela federação internacional da modalidade, FIBA. A proposta é que esse esporte se torne ainda mais dinâmico e disciplinado. A alteração que deve causar mais impacto no jogo refere-se ao rebote ofensivo. Antes, quando uma equipe errava um arremesso e recuperava a posse de bola, tinha 24 segundos para realizar um novo ataque. Agora, esse tempo será de 14 segundos. Não houve alterações para o rebote defensivo. “Essa mudança do rebote ofensivo é interessante e vai fazer com que as equipes tenham maior número de ataques, vai proporcionar um basquete ainda mais rápido com os times não querendo segurar tanto o jogo”, opinou, ao O SÃO PAULO, Raul Togni Filho, 49, técnico de basquete. Para o treinador, que já comandou as equipes do Bauru Basquete e do Minas Tênis Clube, a preparação para as partidas deve mudar, pois será preciso fazer com que os jogadores se organizem mais rápido em quadra. Em seu entender, as mudanças exigirão mais atenção de todos e em especial do armador, pois “muitas vezes, a bola tem que passar pelas mãos dele, mas isso depende do sistema de jogo de cada técnico”. Outra alteração refere-se às faltas técnicas (reclamações, gestos e ofensas). Antes, a falta técnica era computada ao atleta e dava o direito de dois lances livres e à posse de bola ao adversário. Agora, quando acontecer, o rival terá direito a um lance livre e à posse bola, e o jogador que acumular duas faltas técnicas será expulso, assim como já acontece para o caso de duas faltas antidesportivas (em que se atinge o adversário sem visar ter a bola). “É preciso disciplinar mesmo o esporte, porque hoje todo mundo reclama

muito. Se souberem utilizar a regra, teremos um basquete melhor jogado, sem muita falação”, comentou Raul. Também pelas novas regras, se um jogador de defesa estiver com o pé na linha do semicírculo do aro e bloquear o adversário, ele cometerá uma falta defensiva. “Essa mudança serve para evitar a discussão: se o defensor está fora ou dentro do semicírculo. Além de proporcionar ao jogador ofensivo maior proteção enquanto estiver no ar em ato de arremesso”, explicou Marcelo Ávilla, coordenador geral de arbitragem da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em entrevista ao site da entidade. A partir de agora, os times também poderão usar numerações de 0 a 00 e de 1 a 99, antes se permitia de 4 a 99. Outra mudança referese ao tempo técnico: foi mantido o direito de cada time pedir dois tempos na primeira etapa, e três no período final, porém, nos dois minutos restantes da partida, nenhuma equipe poderá solicitar mais que dois tempos. “No basquete jogado em alto nível, eu não acredito que essa diminuição dos tempos pedidos vá interferir no cronograma da partida”, avaliou, ao site da CBB, Luiz Zanon, técnico da seleção feminina do Brasil, que disputa, desde o dia 27, a Copa do Mundo de Basquete Feminino, na Turquia, que por ter sido iniciada antes de 1º de outubro, não adota as novas regras.

No domingo, 28, o Flamengo conquistou pela primeira vez o título de campeão do mundo interclubes de basquete, ao vencer, no Rio de Janeiro, o Maccabi Tel Aviv, de Israel por 90 a 77. É o segundo time brasileiro a conseguir esse feito: o primeiro foi o Sírio, de São Paulo, em 1979.

MUNDO DOS ESPORTES

AGENDA ESPORTIVA Quarta-feira (1º) 22h – Copa do Brasil – Quartas de Final - Corinthians x Atlético Mineiro (Arena Corinthians)

Basquete • O basquetebol surgiu em 1891 nos Estados Unidos, criado pelo professor de educação física James Naismith, com a proposta de conciliar um jogo que não fosse violento e que estimulasse os estudantes da Associação Cristã de Moços (ACM) a praticar esportes durante o inverno. • O primeiro jogo oficial aconteceu em 11 de março de 1892, entre professores e alunos da ACM, com a vitória dos estudantes por 5 a 1. Cada equipe atuou com nove jogadores. Apenas em 1897, foram registrados jogos com cinco atletas para cada time. • No jogo, a meta dos times é acumular mais pontos que o adversário, com base em ar-

Gilvan de Souza/Flamengo

remessos certeiros na cesta, que, conforme o ponto da quadra de onde partiram, valem dois ou três pontos. Em lances livres, que resultam de punições ao adversário, os arremessos certos valem um ponto. • As partidas têm duração de 40 minutos. Caso haja empate, é disputada uma prorrogação de cinco minutos. Se persistir a igualdade, outras prorrogações de 5 minutos serão feitas até que se chegue a um vencedor. • Atribui-se a Augusto Shaw, um professor de artes, a montagem da primeira equipe de basquete no Brasil: o time masculino do Mackenzie, em 1896. Em 1912, no Rio de

Janeiro, aconteceram os primeiros torneios oficiais no Brasil; e em 1933 foi fundada a Federação Brasileira de Basketball, que, em 1941, daria lugar à CBB. • Oficialmente, o basquete é uma modalidade olímpica desde os Jogos de Berlim 1936. O país mais vezes campeão é os Estados Unidos: 14 no masculino e sete no feminino. • O Brasil possui cinco medalhas olímpicas: no masculino, bronzes em Londres 1948, Roma 1960 e Tóquio 1964; no feminino, prata em Atlanta 1996 e bronze em Sydney 2000. Foi ainda campeão mundial masculino, em 1959 e 1963, e feminino, em 1994.

Quinta-feira (2) 19h30 - Brasileirão de Futebol Palmeiras x Chapecoense (Pacaembu) 20h – Paulista de Basquete Masculino – Semifinal* Paulistano x Limeira (Ginásio do Paulistano – rua Colômbia, 77, Jardim América) * Não será realizada caso um dos times vença os três primeiros jogos.

Sábado (4) Campeonato Brasileiro de Remo – categoria júnior (Raia Olímpica da USP) 18h30 - Brasileirão de Futebol Corinthians x Sport (Arena Corinthians)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.