Josp 3020 pag 17

Page 1

www.arquidiocesedesaopaulo.org.br | 24 a 30 de setembro de 2014

| Esporte | 17

Uma virada esportiva com múltiplas atividades Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Oitava edição do evento teve a presença de atletas profissionais e de ‘amadores’ transformados em esportistas por um dia Daniel Gomes

danielgomes.jornalista@gmail.com

O último fim de semana, dias 20 e 21, foi marcado pelas mais de 2 mil atividades da 8ª Virada Esportiva, evento organizado pela prefeitura de São Paulo, ao longo de 34 horas, em diferentes pontos da cidade, como praças, parques, centros esportivos e centros educacionais unificados (CEU). A reportagem do O SÃO PAULO acompanhou as ações realizadas nas proximidades do Vale do Anhangabaú, no centro da cidade, que misturaram adrenalina, cultura esportiva e dicas de saúde.

LUTA

De longe era possível ouvir e empolgação da torcida na Arena Temática de Artes Marciais, montada nas proximidades do Viaduto Santa Ifigênia. Nela, era possível praticar e conhecer detalhes sobre Kung Fu, Tai Chi Chuan, Capoeira, Judô, Taekwondo, Jiu-Jitsu, Kickboxing e Boxe. Nas apresentações de Kung Fu, – uma arte marcial milenar que surgiu em templos, quarteis militares e vilas camponesas da China, a partir da observação da postura dos animais, – chamou a atenção a grande quantidade de jovens. Estariam eles atraídos por uma atividade violenta? Não! É o que garantiu Fábio José de Melo, 37, preparador da Liga Garra Águia de Kung Fu. “Quem pratica não é treinado para brigar, para a violência, mas para desfrutar da arte marcial como um esporte ou para poder se defender. O principal motivo do treino do Kung Fu é para se ter uma filosofia de vida, é algo para fortalecer o corpo e a mente”.

DESCE

Quem aguardava na fila em cima do Viaduto do Chá talvez tenha se assustado um pouco com o barulho do atrito das roldanas com o cabo aéreo, mas não se intimidou a praticar a Tirolesa, atividade de aventura originária da região de Tirol, na Áustria, e que tem sido intensificada no Brasil desde a década de 1990. O percurso entre o alto do Viaduto e o Vale do Anhangabaú levava cerca de um minuto e atraiu a atenção de Carlos Cesar Caitano, 50. “É emocionante, não senti medo, apesar de ser a primeira vez. O bom de ter a ‘Virada’ é que incentiva as pessoas a praticar esportes”. Segundo Marcos Bernardes, 38, montanhista há 20 anos e que foi um dos orientadores da Tirolesa, a prática pode ser feita por qualquer pessoa e é segura. “No final do percurso, existem dois guias para receber a pessoa, freando a corda, se chegar muito rápido, ou puxando até o fim, se parar pelo caminho. A pessoa usa um cinto, que a gente chama de cadeirinha, uma fita tubular, mosquetão de alumínio, mosquetão de aço, tudo superdimensionado para que aguente, ao menos, 1,5 toneladas”.

SOBE

Um grande “paredão azul” no Vale do Anhangabaú chamava a atenção de quem circulava pelo local. O desafio era praticar a Escalada. Algo diferente, que Helena Souza, 34, aceitou fazer pela pri-

esportista Maurren Maggi, 38, medalhista de ouro na Olimpíada de Pequim 2008, nas disputas do salto em distância. “Ninguém melhor do que eu que sou atleta, que sei a importância da respiração, para falar para as pessoas sobre isso. Fui convidada e aceitei na hora, porque acho muito importante passar para todos que a gente respirando melhor e tendo uma vida mais ativa com a respiração, pode melhorar nosso dia a dia”, afirmou Maurren à reportagem.

AGENDA ESPORTIVA Quarta-feira (24) 22h – Brasileirão de Futebol São Paulo x Flamengo (Morumbi) Quinta-feira (25) 19h30 – Brasileirão de Futebol Palmeiras x Vitória (Pacaembu)

meira vez. “Não sou esportista. O máximo que eu faço é abdominal em casa, sempre tive vontade escalar. Adorei, é delicioso. Vou fazer a escalada de novo e me informar sobre o esporte”, disse, sorridente, mesmo sem ter conseguido chegar ao topo da Escalada. Na avenida Paulista, dez escaladores profissionais aceitaram escalar parte da fachada Edifício Gazeta, mesmo sob a garoa da

tarde do sábado, 20. Quatro deles chegaram à etapa final e quem cumpriu o percurso mais rápido foi o gaúcho Dione Capelani, em um minuto e nove segundos.

RESPIRA

“Respire pelo nariz e viva melhor” foi o lema de uma campanha divulgada no Vale do Anhangabaú por meio de um grande nariz inflável, dentro do qual as pessoas

aprendiam sobre as funções das narinas e dos benefícios da respiração nasal na prática esportiva e no dia a dia, como a melhora no olfato, no sono e no desenvolvimento dos ossos da face, da fala e da linguagem. Promovida pela Academia Brasileira de Rinologia e pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, a iniciativa teve como madrinha a

Sábado (27) 21h - Brasileirão de Futebol São Paulo x Fluminense (Morumbi) Domingo (28) 18h30 – Brasileirão de Futebol Santos x Goiás (Pacaembu) Terça-feira (30) 20h – Paulista de Basquete Masculino Paulistano x Limeira (Ginásio do Paulistano – rua Colômbia, 77, Jardim América)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.