Boletim Informativo Abril 2023

Page 1

EDITORIAL

Por: Manuela Filipe

Carosleitores, Como será do conhecimento da maioria de vós, a Dra. Ana Jorge cessou, recentemente, funções como Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, cargo que desempenhou durante cerca de um anoemeio.

Até então, eu própria nunca tivera o privilégio de a conhecer pessoalmente, circunstância que se alterou pelo facto de ter sido convidada pela nova Presidente para desempenhar as funções de assessoradaDirecçãoNacional.

Devoreferirqueaolongodestetempo tive oportunidade de acompanhar a Dra. Ana Jorge em inúmeras deslocações de trabalho a diversas estruturas da Cruz Vermelha Portuguesaaolongodopaís,tantono Continente, nas Regiões Autónomas e, igualmente, em Cabo Verde, onde me foi dado observar o carinho e respeito com que foi sempre recebida pelos diferentes responsáveis, por todos os colaboradores da nossa instituição, pelos altos representantes do Poder Local regional, por governantes e ainda por representantes de diferentes entidadespúblicaseprivadas.

(continua...)

CRUZ VERMELHA PORTUGUESA Publicação mensal Nº 96, Abril de 2023
Caras/os alunas/os, voluntárias/os e amigas/os, À semelhança de acções realizadas, desejamos estra presentes na sua rede de lojas CONTINENTE para efetuar ACÇÃO LOCAL DE RECOLHA DE ALIMENTOS.
(ver pág. 4)

Editorial (continuação)

A propósito, não posso deixar de enaltecer a grande honra de ter convivido profissionalmente com a Dra. Ana Jorge, em quem pude observar sempre uma conduta de sinceridade, dedicação, atitude serena e interesse pela Cruz Vermelha Portuguesa, bem como a postura gentil e cordata como sempre a vi tratar aqueles com quemcontactava.

Tenho a certeza de que a Dra. Ana Jorge irá desempenhar com o seu habitual profissionalismo, competência e dedicação as funções de Provedora da Santa Cada da MisericórdiadeLisboa.

Por outro lado, e pelo que me foi dado observar, tenho a certeza de que tudo fará para não esquecer a CVP que, como desejamos, continuará a acompanhar e a acarinhar mesmo à distância, ajudando-nos, assim, a fazer mais e melhor.

À Dra Ana Jorge desejo as maiores felicidades e agradeço tudo o que fezemproldanossainstituição.

Até dia 8

- Pagamento da mensalidade da Residência, na Tesouraria da CVP das 9,00 ás 13,00 e das 14,00 às 16,00 horas.

Se preferir pode sempre fazer o pagamento por transferência bancária para o IBAN PT50 001000002768006000310 (indique por favor o nome)

Notas:

a) No mês da matrícula. Caso termine em fim de semana passa para o dia útil seguinte, exceto no mês de agosto que se prolonga até dia 31.

b) Prazo determinado no Despacho nº 351/2021-XXII de 10 de novembro do Sr. Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais.

As siglas CD – NG – OE, correspondem, respetivamente, às seguintes opções do Portal das Finanças: CD – CIDADÃOS / NG – NEGÓCIOS (empresas e operadores económicos) / OE – ENTIDADES PÚBLICAS - CONTABILISTAS CERTIFICADOS / OUTROS PROFISSIONAIS

Departamento de Psicologia

O envelhecimento é um processo biológico pré-determinado, que comporta alterações físicas e cognitivas, decorrentes de alterações estruturais e funcionais do cérebro. Em Portugal existem cerca de 2 213 274 adultos idosos (correspondendo a 21.5% da população), o que se reflete num Índice de Envelhecimento de 153.4 pessoas idosas por cada 100 jovens. Sendo o envelhecimento um quadro emergente no nosso país, como podemos prevenir o declínio cognitivo?

Atividades Mentais

Ler, escrever, aprender novas línguas, frequentar aulas, jogar

Ir a eventos culturais, socializar com amigos e familiares, passear

Exercício Físico

Diminuição do stress, aumento do humor positivo, melhor funcionamento cerebral

Dieta Saudável

Vitaminas e Antioxidantes

Interação Social Pág. 2
CALENDÁRIO
FISCAL 2023
Imposto s Obrigações Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez IRS / IRC / Selo Pagamento do IRC e IRS retidos e do Imposto do Selo do mês anterior 20 20 20 20 20 20 20 31 20 20 20 20 IVA Pagamento do IVA (regime mensal) 25 25 25 25 25 25 25 - 25 25 25 25 IVA Pagamento do IVA (regime trimestral) - 25 - - 25 - - - - 25IRC Pagamento adicional por conta - - - - - - 31 - 30 - - 15 IRC Pagamento por conta - - - - - - 31 - 30 - - 15 IMI Pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis - - - - 31 - - 31 - - 30IUC Pagamento do Imposto Único de Circulação Até
ao último dia do mês da matrícula

AS NOSSAS CAFETARIAS

As cafetarias da Delegação funcionam cumprindo as normas definidas pela Direcção-GeraldaSaúde,comoshorários abaixoindicados..

Para além dos produtos habituais, como bolos, sandes e bebidas, estes nossos espaços servem refeições ligeiras e rápidas.

CAFETARIA DA PAREDE:

Aberturaâs09,00horaseencerramentoàs 17,00 horas (às sextas-feiras, encerramentoàs16,30horas)

CAFETARIA DE CASCAIS:

Aberturaâs09,00horaseencerramentoàs 17,00 horas (às sextas-feiras, encerramentoàs15,30horas)

CABELEIREIRO

Estes nossos serviços funcionam de Segunda a Sexta, entre as 09,00 e as 19,00 horas, cumprindo as normas definidas pela DGS. O atendimento é feito por marcação, que pode ser efectuada pelo número de telemóvel 926947690.

ACADEMIA SÉNIOR – PAREDE

NOVA AULA

- ALEMÃO INICIAÇÃO –

3ª Feira – Das 11,10 ÀS 12,30 horas

Professor Humberto Afonso

Inscrições presenciais e obrigatórias na Secretaria.

INFORMAÇÕES E CONTACTOS

Qualquer informação sobre refeições ao domicílio/takeaway, apoio psicológico, deverá ser solicitada através do telefone 214570924, nos dias úteis, das 9,00 às 17,00 horas. Fisioterapia - Foi alargada a nossa resposta de atendimento presencial, respeitando as normas impostas pela DGS. Mais informações através do telefone PARFISI 214 572 797, nos dias úteis,das9,00às18,00horas.

Pág. 3

Caras/os alunas/os, voluntárias/os e amigas/os, À semelhança de acções realizadas, desejamos estra presentes na sua rede de lojas

CONTINENTE para efetuar ACÇÃO LOCAL DE RECOLHA DE ALIMENTOS.

A participação desta Delegação terá lugar na(s) seguinte(s) loja(s):

Continente PAREDE

Continente (novo) Carcavelos

Dias acordados com o CONTINENTE para a acção:

3 E 4 JUNHO (recolha nas Lojas) Horário: todo o dia, conforme horário da loja

5 E 6 JUNHO (organização de géneros alimentares no Ginásio da Delegação entre as 09h e as 17h)

Solicitamos a vossa resposta até ao dia 26 DE MAIO.

Esta acção apenas poderá concretizar-se com a vossa participação pelo que apelamos ao vosso espírito voluntário agradecendo que por esta via nos indiquem em que dias e horários estarão disponíveis para participar nesta acção e em qual das lojas indicadas para que possamos organizar a nossa escala de voluntariado.

Solicitamos ainda que a vossa resposta mencione o nome completo, nº BI ou CC, NIF e data de nascimento.

Fica desde já agendada reunião de planeamento para o dia 31.05, quarta-feira, 15,30h, na Sala 2, Rua Vasco da Gama nº 243, Parede.

Qualquer dúvida que possa surgir, deverá ser colocada através do telefone 214570924 ou através do seguinte email: dcostaestoril.asocial@cruzvermelha.org.pt Gratos pela vossa colaboração solidária.

PARA RECOLHA
Pág. 4
Aida Marques Departamento de Acção Social
VOLUNTÁRIOS
DE ALIMENTOS

Maio 03

Junho 07

Julho 05

Das 11:30 às 13:00

horas - Sala a divulgar

Professora Francisca

face à ideia de procurar uma ajuda psicológica, pelo que é fundamental reforçar que ir ao psicólogo não é sinal de doençamental.

Na nossa delegação, encontra no departamento de psicologia, uma equipa de psicólogos experientes e qualificados, inscritos na Ordem dos Psicólogos Portugueses, que procuram acolher as suas necessidades e promover o seu bem-estar através de um conjunto de ferramentascientíficas,éticasehumanas.

As nossas especialidades de diagnóstico e intervenção estendem-se a todas as idades e incluem:

• PsicologiaClínicaePsicoterapia: Perturbações do Espectro do Autismo | Perturbação do Desenvolvimento Intelectual | Perturbações da Linguagem | Perturbação do Défice de Atenção/Hiperatividade | Perturbações de Ansiedade | Depressão | Luto | Perturbações

Alimentares|PerturbaçõesdaPersonalidade Psicoterapia Infantojuvenil e : Tristeza e Isolamento | Autoestima | Problemas de Comportamento | Ansiedade e Medo | Luto e Perda | Bullying | SeparaçãoParental|RegulaçãoEmocional

• PsicologiadoTráfego: AvaliaçãodeCondutores

• Avaliação Psicológica e Neuropsicológica: Perturbações do Neurodesenvolvimento | Demências | AVCs | Traumatismos Crânio-encefálicos | Avaliação de Capacidades para Juntas Médicas e ProcessosdeReforma

• EstimulaçãoCognitiva: Prevenção e intervenção na atenção e concentração, memória, linguagem e pensamento,cálculo,funçõesexecutivas).

Marcaçãodeconsultas:214572797

Pág. 5
PAREDE - TÉCNICA DE SEVILHANAS –Primeiras quartas feiras do mês
AULA ABERTA NA
Garret

AMO O SORRISO TERNO...

Amo o sorriso terno da criança

A desprender suave ingenuidade;

Amo o fulgor aberto, a confiança Nos seus olhitos cheios de verdade.

Ao admirá-la, quedo na esperança De reviver a paz da sua idade. Porém, a dor não pára, não descansa, Faz-me voltar depressa à realidade.

Subitamente, fere-me no peito

Cego punhal, atroz, insatisfeito, A encorajar, contínuo, o sofrimento.

E fico-me num canto a contemplar Dessa criança a luz do meigo olhar, Tentando aliviar o meu tormento.

Manuel António Gouveia (Aluno da Academia Sénior)

TRATAMENTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Continuando a apostar nas novas tecnologias para área da Saúde, a Delegação da CostadoEstorildaCVPtem disponível ao público, um equipamento inovador e não invasivo, que vem contribuir para uma redução significativa da incontinência urinária, melhorando a qualidadedevidadapessoa no seu dia a dia. Para aderir a estes tratamentos, informe-se e inscreva-se na nossa recepção do Centro Especialidades Médicas214572797

O OUTONO TEM MAGIA

Enquanto o sol não se erguia, Pois viu partir o verão, Ela baloiçava os braços, Suas folhas sussurravam Ao sabor da ventania.

Perante a grande emoção

Do esfuziar do vento, Nesse louco frenesim Todo o seu corpo bulia, Afagando o coração. Sempre hirta, mas quase nua, As poucas vestes d’outono Pelo chão ela estendia.

Tempo de renovação, De deixar que o vento leve O que já não faz sentido E ir em busca d´harmonia.

Tempo de meditação, De aplacar o pensamento E entregar-se ao sentimento, Pra sentir a melodia.

Tempo de transformação, D’ evolução, de mudança… É o renascer da ponte!

Outono… Oh, doce magia!

És tempo d’introspeção.

Se te despires do que está puído, desgastado, verás o espírito renascer, pois de sorrisos cobrir-se-á o céu.

Mundo (s) Livro 16 –

Edições Colibri –

Fevereiro 2022

Coordenação

Literária – Ângelo

Rodrigues

Pág. 6
Luísa Ferreira Redondo

Em 1891, Leão XIII, publica a “Rerum Novarum”, (das coisas novas), encíclica que marca o início oficial da Doutrina Social da Igreja. Lida à luz da época, esta Encíclica é uma verdadeira mudança revolucionária acerca do novo papel da Igreja no mundo do trabalho.

O primeiro rascunho desta encíclica foi elaborado pelo Professor Tommaso Zigliara, amigo pessoal do Papa e que esteve na origem da criação da Universidade Pontifícia de S. Tomás de Aquino. O Papa procura ainda outros escritos, nomeadamente os do teólogo e político Bispo de Mainz Wilhelm von Ketteler, e os do Cardeal Henry Manning anglicano e Arcepispo de Westminster que se converteu ao catolicismo em 1851. Segundo o actual Arcebispo de Èvora D.Francisco Senra Coelho na sua tese de doutoramento acerca de D. Augusto Eduardo Nunes, também ele Arcebispo de Évora entre 1890 e 1920, igualmente os escritos deste prelado português teriam sido suporte para algumas das ideias defendidas na encíclica. Diz D. Senra Coelho que «há cartas escritas, pela Santa Sé à Nunciatura de Lisboa solicitando o envio da tese elaborada por D. Augusto quando do seu doutoramento».

Leão XIII começa por defender a propriedade privada “sancionada pelas leis humanas e divinas”, para concluir que o comunismo é um princípio de empobrecimento. Termina esta parte no número sete da encíclica afirmando: «Fique pois bem assente que o fundamento a estabelecer por todos aqueles que querem o bem do povo é a inviolabilidade da propriedade individual».

Mas o Papa reconhece que a ambição desmedida de alguns, leva a uma luta de classes, designadamente entre o capital e o trabalho. O grande objectivo deverá ser o de acabar com as tensões de forma organizada, e promover não a luta mas a concórdia de classes. É aqui que entra a Igreja.

O primeiro princípio que o Papa põe em evidência é o “elogio da diferença”. Lê-se no número nove: «O primeiro princípio a pôr em evidência é que o homem deve aceitar com paciência a sua condição: é impossível que na sociedade civil todos sejam elevados ao mesmo nível. É sem dúvida, isto o que desejam os socialistas; mas contra a natureza todos os esforços são vãos. Foi ela, realmente, que estabeleceu entre os homens diferenças tão multíplices quanto profundas; diferenças de inteligência, de talento, de habilidade, de saúde, de força; diferenças necessárias de onde nasce espontaneamente a desigualdade das condições. Esta desigualdade, por outro lado, reverte em proveito de todos, tanto da sociedade como dos indivíduos; porque a vida social requer um organismo muito variado e funções muito diversas, e o que leva precisamente os homens a partilharem estas funções é, principalmente, a diferença das suas respectivas condições».

O Papa não escamoteia a verdade. Aliás mais adiante neste número dirá: «o melhor partido consiste em ver as coisas tais quais são, e, como dissemos em procurar um remédio que possa aliviar os nossos males». E a primeira indicação desse remédio vem quase logo a seguir: «Elas (as classes) têm imperiosa necessidade uma da outra, NÃO PODE HAVER CAPITAL SEM TRABALHO, NEM TRABALHO SEM CAPITAL».

Assim, nos números seguintes o Papa enuncia as obrigações dos operários e dos patrões, à luz dos deveres civis e religiosos, sublinhando que compete à Igreja lembrar, estes últimos a uns e a outros, de uma forma activa e pelo próprio exemplo. Entra depois no papel do Estado, e, falando do bem comum, começa por lembrar aos governantes, no número dezoito que: «A fonte fecunda e necessária de todos os bens é principalmente o trabalho do operário, o trabalho dos campos ou da oficina. Mais ainda: nesta ordem de coisas, o trabalho tem uma tal fecundidade e tal eficácia, que se pode afirmar, sem receio de engano, que ele é a fonte única de onde procede a riqueza das nações». Como era importante que alguns governos actuais se lembrassem disto.

A IGREJA E O PODER — “DAS COISAS NOVAS—4”
Pág. 7
Por: Helder de Castro Valente (Professor da Academia Sénior –“A Bíblia na vida de todos os dias”) EncíclicaRerum Novarum D. Augusto Eduardo Nunes Papa Leão XIII

Não se compreende falar do mês de abril sem referir o “25 de Abril”, dia da Revolução de 1974, em Portugal, que nos permitiu transitar duma situação de ditadura para uma dedemocracia.

Muitos de nós vivemos a ditadura, na qual a censura nos eragrandemente imposta, assim como escamoteada muita informação, enquanto, no dia a dia, ambicionávamos a liberdade de expor as nossas ideias; e, baseados nelas, a concretização dessa liberdade.

É por isso que, desde então, vivendo em democracia, fomos livres de utilizar os meios que nos levaram a grandes e boas decisões, utilizando, em contrapartida, outros meios que nos colocaram em situações ingratas, dificilmente resolúveis com as quais convivemos.

Associado a este mês está o compositor e cantor de intervenção popularmente conhecido por Zeca Afonso, cuja canção Grândola, Vila Morena, “símbolo da luta popular”, com letra e música dele próprio, foi “o segundo sinal para colocar os militares revoltososemmarcha”.

Tradicionalmente, o 1 de abril é o dia das mentiras. Em abril celebra-se a festa da Páscoa (festa móvel, o dia mais importante da cristandade); o Dia Mundial da Saúde(7), o Dia Mundial da Voz (16), o Dia Nacional da Prevenção e da Segurança no Trabalho (28), o Dia Mundial da Propriedade Intelectual (26), o Dia Internacional da Lembrança do Desastre de Chernobyl, (em 26 de abril de 1986), o Dia da Batalha de La Lys, na Flandres (9 de abril de 1918), na qual se distinguiu, pela sua coragem, o soldado Milhões, tendo o Corpo Expedicionário Português sofrido grandes perdas, o Dia Mundial da Terra (22) e o Dia da Descoberta do Brasil, em 22 de abril de 1500 por Pedro ÁlvaresCabral.

Também neste mês se comemora o Dia

InternacionaldoLivroInfantil(2)comoobjetivo de chamar a atenção para a importância da literatura infantil, tanto em prosa como em verso, cuja temática abrange vários aspetos que acompanham e complementam a formaçãodascrianças.

Não podemos deixar de falar de literatura infantil sem mencionarmos o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen que nasceu no dia 2 de abril de 1805, e que, entre outros contos, escreveu A Pequena Sereia, O Soldadinho de Chumbo, Os Sapatos Vermelhos, O Patinho Feio e A Polegarzinha. Igualmente Maria Alberta Meneres, falecida em 15 de abril de 2019, foi autora de vários livros infantis, entre os quais podemos citar: Ulisses; Camões, o Super Herói da Língua Portuguesa; Dez Dedos, Dez Segredos; e À Beira do Lago dos Encantos.

É de tal importância esta literatura que, nas escolas, a Hora do Conto, é sempre um momento aguardado com ansiedade pelos alunos que, embevecidos no seu enredo, não só os leva a consolidar a atenção, como dele colhem motivação para a escrita, desenvolvem aptidões intelectuais, como o imaginário e também colhem exemplos de bom comportamento.

No mês de abril, vamos ter de referir o exímio ator do cinema mudo Charles Chaplin – O Vagabundo e muitos outros, sendo O Grande Ditador oseuprimeirofilmesonoro. São igualmente dignos de referência Antero de Quental grande pensador e sonetista do séc. XIX, nascido a 18 de abril de 1842, que se distinguiunachamadaGeraçãode70;e Mário de Sá- Carneiro, poeta modernista, falecidoa 26deabrilde1916.

Por último, dois dos maiores entre os grandes: Miguel de Cervantes, romancista castelhano, falecido a 22 de abril de 1616, autor do romance D. Quixote de La Mancha; e William Shakespeare, poeta e dramaturgo inglês, nascido em abril de 1564 e falecido a 23 de abril de 1616, “tido como o maior escritor do idioma inglês”, autor, entre outras de renome, das peças Romeu e Julieta, Hamlet e Sonho deUmaNoitedeVerão

EFEMÉRIDES DE ABRIL
Pág. 8

VISITAS AO NÚCLEO ARQUEOLÓGICO

DA RUA DOS CORREEIROS E EXPOSIÇÃO FRIDA KAHLO A VIDA DE UM ÍCONE

Programa

08h45 Saída Cascais CVP - ponto de encontro junto ao portão da Escola

Secundária de Cascais

09h00 Saída Parede CVP - ponto de encontro Rua Vasco da Gama 243 –Parede

11h00 Visita orientada NARC – Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros

13h00 Almoço livre

16h30 Visita Frida Kahlo – a vida de um ícone

19h00 Regresso CVP Delegação Costa do Estoril Parede/Cascais

Inscrições , Informações e Preço

Máximo de 24 pessoas | data limite de inscrição 12 Maio 2023

Secretaria da Academia Sénior CVP – Parede Tel. 214.570.924 / Cascais Tel. 211.975.999

Nota: A inscrição será considerada válida apenas com o respectivo pagamento. Este passeio só se efetua com lotação esgotada. Em caso de desistência até 72h antes do passeio, só será efectuado o reembolso de 50% do valor total da inscrição.

Visita acompanhada por Margarida Fernandes e Maria da Piedade Henriques

REFEIÇÕES AO DOMICÍLIO

Mensalmente, são confeccionadas pelo nosso refeitório e distribuídas pelos serviços da Delegação centenasderefeições,nasuamaioria a residentes do concelho de Cascais. Caso necessite e deseje receber refeição completa em sua casa, temos um menu diário e variado ao seu dispor. Contacte-nos através do telefone 214570924 para obter mais informaçõessobreesteserviço.

FUNCIONAMENTO DO REFEITÓRIO DA DELEGAÇÃO

Encontra-se em funcionamento o refeitóriodaDelegação,cumprindoos requisitos fixados pela DGS, com serviço apenas na esplanada. É aconselhável a marcação prévia de almoços através do número de telemóvel 914 039 097. A entrada é feita pela Praceta Barbosa de Magalhães.

CAPITÃO DE ABRIL NA RESIDÊNCIA

No dia 18, por ser Abril, convidei o Coronel Duran Clemente, que amavelmente aceitou estar presente no nosso Ateliê de Poesia semanal com os residentes. Falou na primeira pessoa sobre a sua experiênciaenquanto Capitão – de fazer uma revolução que mudou a nossa vida e a vida do nosso país. Houve muita participação e lemos alguns poemas que fizeram parte das senhas usadas parao arranquedosmilitares. Bem-haja a todos os presentes. Obrigada famíliaCruzVermelha! LuísaNápoles

Pág.

VAI TUDO MUDAR. NÓS TAMBÉM

Por: Luís Pereira de Sousa

Seja criança, adolescente, adulto ou da terceira idade, acreditequeestamosnumdos momentos, perdão, períodos ouépocasdosmaiscuriosose interessantes da evolução humana.

Por isso, aqui quero reafirmar que vale a pena aproveitarmos os dias, minuto a minuto e não fazer como muitos a tentar suster nas mãos o caudal do rio das inovações, das técnicas, dos pensamentos, tanto das filosofias como das políticas, das relações humanas agressivas e sinuosas, ou desviarasatençõesparaagritariaquevaipelo mundo, seja ela feita num campo de futebol, manifestações de pró e contra, numa atmosfera de ódio onde misturam direitos e oportunidades.

Alguma vez um jovem, da minha idade, pensouquenavelhiceviveriaassim?Hoje,até

quase se garante que dentro de uma ou duas décadas muitos de nós poderão ir morar na lua. Amanhã ou depois, abrem - se as inscrições. As primeiras vão ser de borla (rendas baratas). Talvez nos encontremos por lá.

E imaginar o futuro é caminhar, é tentar agarrar hoje com as mãos o que as muitas religiõesprometemparaonossoamanhã.

E aqui paramos para refletir como quem apanha uma bofetada de aviso ou para acordar. E então interrogamo-nos se se justifica odiar, invejar ou molestar. Vamos juntandoexperiênciasesoluções.

Os verões e os invernos alternam como nunca enquanto nós ainda indecisos escolhemos os calçõesouoguarda-chuva.

Aproveitemasnãoseconstipe.

FICHATÉCNICA

Diretora:ManuelaFilipe Editor:ArmandoFerrão - CP9813

Colaboradores:AidaMarques,AnaSilva,CarlosCosta,DanielaFerreira,HélderdeCastroValente, InêsFerreira,LuísPereiradeSousa,ManuelAntónioGouveia,MargaridaM.Fernandes, MariaGomes,MariadaPiedadeAmado, MónicaBarreto,LauraRodrigues, LuísaFerreiraRedondo,RitaCarvalho,SaleteTomás,SuzeteAmorim.

Grafismo e paginação: PedroVarela Fotografia:CVPDCE

Cruz Vermelha Portuguesa Delegação da Costa do Estoril Rua Vasco da Gama, nº. 243 2775-297 Parede dcostaestoril@cruzvermelha.org.pt / 214570924
10
Pág.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.