11 minute read

Editorial (continuação)

A propósito, não posso deixar de enaltecer a grande honra de ter convivido profissionalmente com a Dra. Ana Jorge, em quem pude observar sempre uma conduta de sinceridade, dedicação, atitude serena e interesse pela Cruz Vermelha Portuguesa, bem como a postura gentil e cordata como sempre a vi tratar aqueles com quemcontactava.

Tenho a certeza de que a Dra. Ana Jorge irá desempenhar com o seu habitual profissionalismo, competência e dedicação as funções de Provedora da Santa Cada da MisericórdiadeLisboa.

Advertisement

Por outro lado, e pelo que me foi dado observar, tenho a certeza de que tudo fará para não esquecer a CVP que, como desejamos, continuará a acompanhar e a acarinhar mesmo à distância, ajudando-nos, assim, a fazer mais e melhor.

À Dra Ana Jorge desejo as maiores felicidades e agradeço tudo o que fezemproldanossainstituição.

Até dia 8

- Pagamento da mensalidade da Residência, na Tesouraria da CVP das 9,00 ás 13,00 e das 14,00 às 16,00 horas.

Se preferir pode sempre fazer o pagamento por transferência bancária para o IBAN PT50 001000002768006000310 (indique por favor o nome)

Notas: a) No mês da matrícula. Caso termine em fim de semana passa para o dia útil seguinte, exceto no mês de agosto que se prolonga até dia 31. b) Prazo determinado no Despacho nº 351/2021-XXII de 10 de novembro do Sr. Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais.

As siglas CD – NG – OE, correspondem, respetivamente, às seguintes opções do Portal das Finanças: CD – CIDADÃOS / NG – NEGÓCIOS (empresas e operadores económicos) / OE – ENTIDADES PÚBLICAS - CONTABILISTAS CERTIFICADOS / OUTROS PROFISSIONAIS

Departamento de Psicologia

O envelhecimento é um processo biológico pré-determinado, que comporta alterações físicas e cognitivas, decorrentes de alterações estruturais e funcionais do cérebro. Em Portugal existem cerca de 2 213 274 adultos idosos (correspondendo a 21.5% da população), o que se reflete num Índice de Envelhecimento de 153.4 pessoas idosas por cada 100 jovens. Sendo o envelhecimento um quadro emergente no nosso país, como podemos prevenir o declínio cognitivo?

Atividades Mentais

Ler, escrever, aprender novas línguas, frequentar aulas, jogar

Ir a eventos culturais, socializar com amigos e familiares, passear

Exercício Físico

Diminuição do stress, aumento do humor positivo, melhor funcionamento cerebral

Dieta Saudável

Vitaminas e Antioxidantes

As Nossas Cafetarias

As cafetarias da Delegação funcionam cumprindo as normas definidas pela Direcção-GeraldaSaúde,comoshorários abaixoindicados..

Para além dos produtos habituais, como bolos, sandes e bebidas, estes nossos espaços servem refeições ligeiras e rápidas.

CAFETARIA DA PAREDE:

Aberturaâs09,00horaseencerramentoàs 17,00 horas (às sextas-feiras, encerramentoàs16,30horas)

CAFETARIA DE CASCAIS:

Aberturaâs09,00horaseencerramentoàs 17,00 horas (às sextas-feiras, encerramentoàs15,30horas)

Cabeleireiro

Estes nossos serviços funcionam de Segunda a Sexta, entre as 09,00 e as 19,00 horas, cumprindo as normas definidas pela DGS. O atendimento é feito por marcação, que pode ser efectuada pelo número de telemóvel 926947690.

ACADEMIA SÉNIOR – PAREDE

NOVA AULA

- ALEMÃO INICIAÇÃO –

3ª Feira – Das 11,10 ÀS 12,30 horas

Professor Humberto Afonso

Inscrições presenciais e obrigatórias na Secretaria.

Informa Es E Contactos

Qualquer informação sobre refeições ao domicílio/takeaway, apoio psicológico, deverá ser solicitada através do telefone 214570924, nos dias úteis, das 9,00 às 17,00 horas. Fisioterapia - Foi alargada a nossa resposta de atendimento presencial, respeitando as normas impostas pela DGS. Mais informações através do telefone PARFISI 214 572 797, nos dias úteis,das9,00às18,00horas.

Caras/os alunas/os, voluntárias/os e amigas/os, À semelhança de acções realizadas, desejamos estra presentes na sua rede de lojas

CONTINENTE para efetuar ACÇÃO LOCAL DE RECOLHA DE ALIMENTOS.

A participação desta Delegação terá lugar na(s) seguinte(s) loja(s):

Continente PAREDE

Continente (novo) Carcavelos

Dias acordados com o CONTINENTE para a acção:

3 E 4 JUNHO (recolha nas Lojas) Horário: todo o dia, conforme horário da loja

5 E 6 JUNHO (organização de géneros alimentares no Ginásio da Delegação entre as 09h e as 17h)

Solicitamos a vossa resposta até ao dia 26 DE MAIO.

Esta acção apenas poderá concretizar-se com a vossa participação pelo que apelamos ao vosso espírito voluntário agradecendo que por esta via nos indiquem em que dias e horários estarão disponíveis para participar nesta acção e em qual das lojas indicadas para que possamos organizar a nossa escala de voluntariado.

Solicitamos ainda que a vossa resposta mencione o nome completo, nº BI ou CC, NIF e data de nascimento.

Fica desde já agendada reunião de planeamento para o dia 31.05, quarta-feira, 15,30h, na Sala 2, Rua Vasco da Gama nº 243, Parede.

Qualquer dúvida que possa surgir, deverá ser colocada através do telefone 214570924 ou através do seguinte email: dcostaestoril.asocial@cruzvermelha.org.pt Gratos pela vossa colaboração solidária.

Maio 03

Junho 07

Julho 05

Das 11:30 às 13:00 horas - Sala a divulgar

Professora Francisca face à ideia de procurar uma ajuda psicológica, pelo que é fundamental reforçar que ir ao psicólogo não é sinal de doençamental.

Na nossa delegação, encontra no departamento de psicologia, uma equipa de psicólogos experientes e qualificados, inscritos na Ordem dos Psicólogos Portugueses, que procuram acolher as suas necessidades e promover o seu bem-estar através de um conjunto de ferramentascientíficas,éticasehumanas.

As nossas especialidades de diagnóstico e intervenção estendem-se a todas as idades e incluem:

• PsicologiaClínicaePsicoterapia: Perturbações do Espectro do Autismo | Perturbação do Desenvolvimento Intelectual | Perturbações da Linguagem | Perturbação do Défice de Atenção/Hiperatividade | Perturbações de Ansiedade | Depressão | Luto | Perturbações

Alimentares|PerturbaçõesdaPersonalidade Psicoterapia Infantojuvenil e : Tristeza e Isolamento | Autoestima | Problemas de Comportamento | Ansiedade e Medo | Luto e Perda | Bullying | SeparaçãoParental|RegulaçãoEmocional

• PsicologiadoTráfego: AvaliaçãodeCondutores

• Avaliação Psicológica e Neuropsicológica: Perturbações do Neurodesenvolvimento | Demências | AVCs | Traumatismos Crânio-encefálicos | Avaliação de Capacidades para Juntas Médicas e ProcessosdeReforma

• EstimulaçãoCognitiva: Prevenção e intervenção na atenção e concentração, memória, linguagem e pensamento,cálculo,funçõesexecutivas).

Marcaçãodeconsultas:214572797

AMO O SORRISO TERNO...

Amo o sorriso terno da criança

A desprender suave ingenuidade;

Amo o fulgor aberto, a confiança Nos seus olhitos cheios de verdade.

Ao admirá-la, quedo na esperança De reviver a paz da sua idade. Porém, a dor não pára, não descansa, Faz-me voltar depressa à realidade.

Subitamente, fere-me no peito

Cego punhal, atroz, insatisfeito, A encorajar, contínuo, o sofrimento.

E fico-me num canto a contemplar Dessa criança a luz do meigo olhar, Tentando aliviar o meu tormento.

Manuel António Gouveia (Aluno da Academia Sénior)

Tratamento Da Incontin Ncia Urin Ria

Continuando a apostar nas novas tecnologias para área da Saúde, a Delegação da CostadoEstorildaCVPtem disponível ao público, um equipamento inovador e não invasivo, que vem contribuir para uma redução significativa da incontinência urinária, melhorando a qualidadedevidadapessoa no seu dia a dia. Para aderir a estes tratamentos, informe-se e inscreva-se na nossa recepção do Centro Especialidades Médicas214572797

O Outono Tem Magia

Enquanto o sol não se erguia, Pois viu partir o verão, Ela baloiçava os braços, Suas folhas sussurravam Ao sabor da ventania.

Perante a grande emoção

Do esfuziar do vento, Nesse louco frenesim Todo o seu corpo bulia, Afagando o coração. Sempre hirta, mas quase nua, As poucas vestes d’outono Pelo chão ela estendia.

Tempo de renovação, De deixar que o vento leve O que já não faz sentido E ir em busca d´harmonia.

Tempo de meditação, De aplacar o pensamento E entregar-se ao sentimento, Pra sentir a melodia.

Tempo de transformação, D’ evolução, de mudança… É o renascer da ponte!

Outono… Oh, doce magia!

És tempo d’introspeção.

Se te despires do que está puído, desgastado, verás o espírito renascer, pois de sorrisos cobrir-se-á o céu.

Mundo (s) Livro 16 –

Edições Colibri –

Fevereiro 2022

Coordenação

Literária – Ângelo

Rodrigues

Em 1891, Leão XIII, publica a “Rerum Novarum”, (das coisas novas), encíclica que marca o início oficial da Doutrina Social da Igreja. Lida à luz da época, esta Encíclica é uma verdadeira mudança revolucionária acerca do novo papel da Igreja no mundo do trabalho.

O primeiro rascunho desta encíclica foi elaborado pelo Professor Tommaso Zigliara, amigo pessoal do Papa e que esteve na origem da criação da Universidade Pontifícia de S. Tomás de Aquino. O Papa procura ainda outros escritos, nomeadamente os do teólogo e político Bispo de Mainz Wilhelm von Ketteler, e os do Cardeal Henry Manning anglicano e Arcepispo de Westminster que se converteu ao catolicismo em 1851. Segundo o actual Arcebispo de Èvora D.Francisco Senra Coelho na sua tese de doutoramento acerca de D. Augusto Eduardo Nunes, também ele Arcebispo de Évora entre 1890 e 1920, igualmente os escritos deste prelado português teriam sido suporte para algumas das ideias defendidas na encíclica. Diz D. Senra Coelho que «há cartas escritas, pela Santa Sé à Nunciatura de Lisboa solicitando o envio da tese elaborada por D. Augusto quando do seu doutoramento».

Leão XIII começa por defender a propriedade privada “sancionada pelas leis humanas e divinas”, para concluir que o comunismo é um princípio de empobrecimento. Termina esta parte no número sete da encíclica afirmando: «Fique pois bem assente que o fundamento a estabelecer por todos aqueles que querem o bem do povo é a inviolabilidade da propriedade individual».

Mas o Papa reconhece que a ambição desmedida de alguns, leva a uma luta de classes, designadamente entre o capital e o trabalho. O grande objectivo deverá ser o de acabar com as tensões de forma organizada, e promover não a luta mas a concórdia de classes. É aqui que entra a Igreja.

O primeiro princípio que o Papa põe em evidência é o “elogio da diferença”. Lê-se no número nove: «O primeiro princípio a pôr em evidência é que o homem deve aceitar com paciência a sua condição: é impossível que na sociedade civil todos sejam elevados ao mesmo nível. É sem dúvida, isto o que desejam os socialistas; mas contra a natureza todos os esforços são vãos. Foi ela, realmente, que estabeleceu entre os homens diferenças tão multíplices quanto profundas; diferenças de inteligência, de talento, de habilidade, de saúde, de força; diferenças necessárias de onde nasce espontaneamente a desigualdade das condições. Esta desigualdade, por outro lado, reverte em proveito de todos, tanto da sociedade como dos indivíduos; porque a vida social requer um organismo muito variado e funções muito diversas, e o que leva precisamente os homens a partilharem estas funções é, principalmente, a diferença das suas respectivas condições».

O Papa não escamoteia a verdade. Aliás mais adiante neste número dirá: «o melhor partido consiste em ver as coisas tais quais são, e, como dissemos em procurar um remédio que possa aliviar os nossos males». E a primeira indicação desse remédio vem quase logo a seguir: «Elas (as classes) têm imperiosa necessidade uma da outra, NÃO PODE HAVER CAPITAL SEM TRABALHO, NEM TRABALHO SEM CAPITAL».

Assim, nos números seguintes o Papa enuncia as obrigações dos operários e dos patrões, à luz dos deveres civis e religiosos, sublinhando que compete à Igreja lembrar, estes últimos a uns e a outros, de uma forma activa e pelo próprio exemplo. Entra depois no papel do Estado, e, falando do bem comum, começa por lembrar aos governantes, no número dezoito que: «A fonte fecunda e necessária de todos os bens é principalmente o trabalho do operário, o trabalho dos campos ou da oficina. Mais ainda: nesta ordem de coisas, o trabalho tem uma tal fecundidade e tal eficácia, que se pode afirmar, sem receio de engano, que ele é a fonte única de onde procede a riqueza das nações». Como era importante que alguns governos actuais se lembrassem disto.

Por: Manuel António Gouveia

Não se compreende falar do mês de abril sem referir o “25 de Abril”, dia da Revolução de 1974, em Portugal, que nos permitiu transitar duma situação de ditadura para uma dedemocracia.

Muitos de nós vivemos a ditadura, na qual a censura nos eragrandemente imposta, assim como escamoteada muita informação, enquanto, no dia a dia, ambicionávamos a liberdade de expor as nossas ideias; e, baseados nelas, a concretização dessa liberdade.

É por isso que, desde então, vivendo em democracia, fomos livres de utilizar os meios que nos levaram a grandes e boas decisões, utilizando, em contrapartida, outros meios que nos colocaram em situações ingratas, dificilmente resolúveis com as quais convivemos.

Associado a este mês está o compositor e cantor de intervenção popularmente conhecido por Zeca Afonso, cuja canção Grândola, Vila Morena, “símbolo da luta popular”, com letra e música dele próprio, foi “o segundo sinal para colocar os militares revoltososemmarcha”.

Tradicionalmente, o 1 de abril é o dia das mentiras. Em abril celebra-se a festa da Páscoa (festa móvel, o dia mais importante da cristandade); o Dia Mundial da Saúde(7), o Dia Mundial da Voz (16), o Dia Nacional da Prevenção e da Segurança no Trabalho (28), o Dia Mundial da Propriedade Intelectual (26), o Dia Internacional da Lembrança do Desastre de Chernobyl, (em 26 de abril de 1986), o Dia da Batalha de La Lys, na Flandres (9 de abril de 1918), na qual se distinguiu, pela sua coragem, o soldado Milhões, tendo o Corpo Expedicionário Português sofrido grandes perdas, o Dia Mundial da Terra (22) e o Dia da Descoberta do Brasil, em 22 de abril de 1500 por Pedro ÁlvaresCabral.

Também neste mês se comemora o Dia

InternacionaldoLivroInfantil(2)comoobjetivo de chamar a atenção para a importância da literatura infantil, tanto em prosa como em verso, cuja temática abrange vários aspetos que acompanham e complementam a formaçãodascrianças.

Não podemos deixar de falar de literatura infantil sem mencionarmos o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen que nasceu no dia 2 de abril de 1805, e que, entre outros contos, escreveu A Pequena Sereia, O Soldadinho de Chumbo, Os Sapatos Vermelhos, O Patinho Feio e A Polegarzinha. Igualmente Maria Alberta Meneres, falecida em 15 de abril de 2019, foi autora de vários livros infantis, entre os quais podemos citar: Ulisses; Camões, o Super Herói da Língua Portuguesa; Dez Dedos, Dez Segredos; e À Beira do Lago dos Encantos.

É de tal importância esta literatura que, nas escolas, a Hora do Conto, é sempre um momento aguardado com ansiedade pelos alunos que, embevecidos no seu enredo, não só os leva a consolidar a atenção, como dele colhem motivação para a escrita, desenvolvem aptidões intelectuais, como o imaginário e também colhem exemplos de bom comportamento.

No mês de abril, vamos ter de referir o exímio ator do cinema mudo Charles Chaplin – O Vagabundo e muitos outros, sendo O Grande Ditador oseuprimeirofilmesonoro. São igualmente dignos de referência Antero de Quental grande pensador e sonetista do séc. XIX, nascido a 18 de abril de 1842, que se distinguiunachamadaGeraçãode70;e Mário de Sá- Carneiro, poeta modernista, falecidoa 26deabrilde1916.

Por último, dois dos maiores entre os grandes: Miguel de Cervantes, romancista castelhano, falecido a 22 de abril de 1616, autor do romance D. Quixote de La Mancha; e William Shakespeare, poeta e dramaturgo inglês, nascido em abril de 1564 e falecido a 23 de abril de 1616, “tido como o maior escritor do idioma inglês”, autor, entre outras de renome, das peças Romeu e Julieta, Hamlet e Sonho deUmaNoitedeVerão

Visitas Ao N Cleo Arqueol Gico

Da Rua Dos Correeiros E Exposi O Frida Kahlo A Vida De Um Cone

Programa

08h45 Saída Cascais CVP - ponto de encontro junto ao portão da Escola

Secundária de Cascais

09h00 Saída Parede CVP - ponto de encontro Rua Vasco da Gama 243 –Parede

11h00 Visita orientada NARC – Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros

13h00 Almoço livre

16h30 Visita Frida Kahlo – a vida de um ícone

19h00 Regresso CVP Delegação Costa do Estoril Parede/Cascais

Inscrições , Informações e Preço

Máximo de 24 pessoas | data limite de inscrição 12 Maio 2023

Secretaria da Academia Sénior CVP – Parede Tel. 214.570.924 / Cascais Tel. 211.975.999

Nota: A inscrição será considerada válida apenas com o respectivo pagamento. Este passeio só se efetua com lotação esgotada. Em caso de desistência até 72h antes do passeio, só será efectuado o reembolso de 50% do valor total da inscrição.

Visita acompanhada por Margarida Fernandes e Maria da Piedade Henriques

Refei Es Ao Domic Lio

Mensalmente, são confeccionadas pelo nosso refeitório e distribuídas pelos serviços da Delegação centenasderefeições,nasuamaioria a residentes do concelho de Cascais. Caso necessite e deseje receber refeição completa em sua casa, temos um menu diário e variado ao seu dispor. Contacte-nos através do telefone 214570924 para obter mais informaçõessobreesteserviço.

FUNCIONAMENTO DO REFEITÓRIO DA DELEGAÇÃO

Encontra-se em funcionamento o refeitóriodaDelegação,cumprindoos requisitos fixados pela DGS, com serviço apenas na esplanada. É aconselhável a marcação prévia de almoços através do número de telemóvel 914 039 097. A entrada é feita pela Praceta Barbosa de Magalhães.

Capit O De Abril Na Resid Ncia

No dia 18, por ser Abril, convidei o Coronel Duran Clemente, que amavelmente aceitou estar presente no nosso Ateliê de Poesia semanal com os residentes. Falou na primeira pessoa sobre a sua experiênciaenquanto Capitão – de fazer uma revolução que mudou a nossa vida e a vida do nosso país. Houve muita participação e lemos alguns poemas que fizeram parte das senhas usadas parao arranquedosmilitares. Bem-haja a todos os presentes. Obrigada famíliaCruzVermelha! LuísaNápoles

This article is from: