Boletim Informativo Novembro 22

Page 1

O Dia Mundial da Bondade comemorou se no passado dia 13 de Novembro e, para quem não souber, é assinalado para reavivar no Mundo sentido de bondade das pessoas. Confesso que a data me chama à atenção porque depois do que passámos e das incertezas que vivemos diariamente devido a pandemias e conflitos que emergiram e emergem de vários pontos do Planeta, tenho por vezes a percepção que estas situações nem sempre tornam as pessoas mais bondosas.

Sinceramente e no que me toca, sinto me confortável em ambientes mais solidários e de respeito para com o próximo. Depois de tantos momentos menos bons que temos vindo a viver e reconhecendo até que os portuguesas são um povo pacífico, de grande bondade e solidariedade, estou convicta de que devemos encontrar forças para continuar, mesmo perante os cenários desfavoráveis que nos rodeiam, esforçando nos por promover os nossos mais genuínos sentimentos e fazendo chegar ao outro energia positiva e tudo o que engloba o significado de um sorriso, de um abraço ou de um gesto de carinho.

Isto porque, por vezes, uma simples atitude deste género pode fazer toda a diferença na vida de cada um de nós.

Neste mês da Bondade aqui deixo a todos o desafio de sorrirmos mais, de estimularmos mais os sentidos e de usarmos de maior proximidade e empatia para com o nosso semelhante.

MOTIVOS DE NATUREZA TÉCNICA O NOSSO BOLETIM É DISTRIBUÍDO ESTE MÊS COM ALGUM ATRASO. EMBORA ALHEIOS À ANOMALIA, APRESENTAMOS DESCULPAS AOS NOSSOS LEITORES.

POR

Maria Manuela da Silva Filipe foi reeleita, em 29 de Novembro passado, com maioria absoluta, como Presidente da Assembleia Geral da Cruz Vermelha Portuguesa. Compete a este órgão social aprovar as linhas gerais da política da Instituição, bem como os relatórios de contas anuais, orientar para estratégicas internas, alterar os estatutos da CVP ou, entre muitas outras competências, eleger os vogais para o conselho fiscal. Nos próximos dias, serão designados, pela Presidente eleita, o Primeiro e Segundo Secretários.

INVERNO SERÁ “DECISIVO”

PARA PERCEBER O COMPORTAMENTO DA COVID

(ver pág. 7)

CRUZ VERMELHA PORTUGUESA VAI FICAR TUDO BEM Publicação mensal Nº 91, Novembro de 2022
-19
EDITORIAL Por: Manuela Filipe SETE ANOS DE ESPAÇO GERAÇÃO+ (pág. 10) VISITA A "MITOS E LENDAS DE SINTRA", PALÁCIO E PARQUE BIESTER (pág. 12) MANUELA FILIPE REELEITA COMO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL DA CVP

Até dia 8

Pagamento da mensalidade da Residência, na Tesouraria da CVP das 9,00 ás 13,00 e das 14,00 às 16,00 horas. Se preferir pode sempre fazer o pagamento por transferência bancária para o IBAN PT50 001000002768006000310 (indique por favor o nome)

Notas: a) No mês da matrícula. Caso termine em fim de semana passa para o dia útil seguinte, exceto no mês de agosto que se prolonga até dia 31. b) Prazo determinado no Despacho nº 351/2021 XXII de 10 de novembro do Sr. Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais. As siglas CD NG OE, correspondem, respetivamente, às seguintes opções do Portal das Finanças: CD CIDADÃOS / NG NEGÓCIOS (empresas e operadores económicos) / OE ENTIDADES PÚBLICAS CONTABILISTAS CERTIFICADOS / OUTROS PROFISSIONAIS.

Departamento de Psicologia

O envelhecimento é um processo biológico pré determinado, que comporta alterações físicas e cognitivas, decorrentes de alterações estruturais e funcionais do cérebro. Em Portugal existem cerca de 2 213 274 adultos idosos (correspondendo a 21.5% da população), o que se reflete num Índice de Envelhecimento de 153.4 pessoas idosas por cada 100 jovens. Sendo o envelhecimento um quadro emergente no nosso país, como podemos prevenir o declínio cognitivo?

Atividades Mentais

Ler, escrever, aprender novas línguas, frequentar aulas, jogar

Interação Social

Ir a eventos culturais, socializar com amigos e familiares, passear

Exercício Físico Diminuição do stress, aumento do humor positivo, melhor funcionamento cerebral

Vitaminas e Antioxidantes
Dieta Saudável
Pág. 2

VAI NASCER UM MENINO

O caminho é longo, é terrível: Uma senda pedregosa, Tortuosa e inconcebível!

Com os pés feridos, Perseguido pela aragem fria, Caminha resignado e devagar, Um simpático casal: Ele, José; ela, Maria.

Vem andando Desde o amanhecer; E assim terá de continuar, Dorido e cansado, Até anoitecer.

Já noite fechada, Depois de bater a muitas portas Da cidade de Belém, Por causa do recenseamento, Ninguém lhe dará pousada, Nem no mais humilde, Pequeno e desolado aposento!

Por não encontrar quem lhe dê guarida, Deixará a cidade enegrecida Para procurar nos arredores Um abrigo urgente, Porque Maria começara a sentir As dores de parto iminente.

Nesse abrigo, Por um subtil raio de luz Iluminado, Um burro e uma vaca, Sob o olhar atento de José, Varão, como David, Descendente de Jessé, Aquecerão, naquela noite fria, O Menino que vai nascer: Jesus chamado o filho de Maria.

NOTÍCIAS DO PÓLO DE CASCAIS

Durante o corrente mês de Novembro realizaram se no, Pólo de Cascais da Academia Sénior, em quatro dias diferentes, duas palestras que foram seguidas com muito interesse por um número considerável dos nossos alunos. Apresentamos em seguida dois momentos de tais iniciativas.

O VINHO NA NOSSA CULTURA

Nos dias 2,9 e 16 de Novembro decorreu, no Pólo de Cascais da Academia Sénior e no âmbito da disciplina “À Conversa com…” a palestra sobre em que foi orador Vasco Avillez.

E pouco depois de nascer, Ao som de cânticos celestes, Pobrezinho, nu sem vestes Na sua imensa candura Que o róseo rosto traduz, Vai sorrir nos com ternura, De braços abertos, assim, A prever trágico fim, Em forma de excelsa cruz!

Manuel António Gouveia (Aluno da Academia Sénior)

CAMPEONATO DE BRIDGE INTERTURMAS

Campeonato de Bridge entre as duas turmas do Pólo de Cascais da Academis Sénior, lideradas pelos Professores Tina Freund e Costa Domingues, realizado no dia 3 deNovembro.

CASCAIS E A ARQUITECTURA DE VERANEIO

Momento da Palestra do Professor Jaime Ramires, abordando o tema “Cascais e a Arquitectura de Veraneio”, realizada no dia 18 de Novembro.

Pág. 3

Perante as muitas vozes que, dentro da Igreja, clamam por mudanças, o Papa “não não” decide passar ao ataque. Em 7 de Dezembro de 1869 inaugura solenemente o Concílio Vaticano I. Neste Concílio só poderiam ser debatidos os temas propostos pelo Papa, ou aqueles que este viesse a autorizar. Mas o tema central do Concílio, e a verdadeira razão da sua convocação, é o da aprovação do Dogma da infalibilidade do Papa. Quando a este propósito o Cardeal Filippo Guidi, Arcebispo de Bolonha, propõe uma reformulação do texto apresentado pelo Papa por forma a torná lo “mais consentâneo com a tradição da Igreja” o Papa terá exclamado : «a tradição sou eu, a Igreja sou eu». Nada mau para um franciscano que não queria qualquer cargo na Igreja.

Os bispos liberais consideram o Concílio como uma farsa histórica, destinada a sacrificar a Igreja, a justiça, a verdade e a razão, em holocausto a Pio IX. O, então, arcebispo Newman chama aos Bispos que aprovam as propostas do Papa “uma facção insolente e agressiva”. Mas o Papa, nesta altura, já leva mais de vinte e três anos de pontificado. Conhece todos os truques da sua profissão. Os bispos discordantes são mandados para casa, sob pena de excomunhão, e só ficam os apoiantes do Papa, pelo que, a partir daí todas as propostas serão aprovadas por unanimidade.

Quem não fica satisfeita, é a Divina Providência. Quando em 18 de Julho de 1870 o Papa lê aos Bispos o dogma da sua infalibilidade, um enorme temporal abate se sobre Roma (algo raro a meio do Verão romano), inunda a Basílica, e ilumina a com raios de inusitada violência. Os bispos estão assustados. No dia seguinte começa a guerra franco prussiana e os bispos apressam se a regressar às suas dioceses. Quem também parte, são as tropas francesas que guardavam a cidade e que são chamadas para a guerra. Roma fica desprotegida. Vittorio Emanuelle II depois da batalha de Sedan onde os franceses tinham sido derrotados, envia em 7 de Setembro uma carta a todas as potências europeias expondo os motivos da futura tomada de Roma, e garantindo que nada de mal aconteceria ao Papa.

Ninguém se opõe. Quando em 20 de Setembro de 1870, as tropas italianas entram em Roma, encontram pouca resistência, morrem menos de setenta soldados, de ambos os lados em todo o processo de tomada da cidade. Findas as escaramuças o rei entra na cidade aclamado pela multidão. Roma é então declarada capital da Itália unida. O Papa é confinado ao Vaticano de onde será impedido de sair até à sua morte, o que o terá levado a declarar se “prisioneiro político do Estado italiano no Vaticano”. Em 1874, emite um comunicado no qual exorta todos os católicos a não participarem, seja de que modo for, na vida pública do novo Estado italiano “nascido de um acto violento contra o Estado e a Igreja”. A sua pretensão é não legitimar, sobretudo através do voto popular, o novo Governo. Pouco, ou nada, consegue.

Até final da sua vida Pio IX torna se num verdadeiro símbolo de resistência para todos os católicos conservadores e saudosistas, recebendo inúmeras visitas. Morre em 7 de Fevereiro de 1878. Esteve sentado na cátedra de Pedro durante trinta e um anos sete meses e vinte e três dias no pontificado que, até hoje, se mantém como o mais longo de toda a História da Igreja Católica Romana.

A IGREJA E O PODER — “A IGREJA SOU EU”
Pág. 4
Por: Helder de Castro Valente (Professor da Academia Sénior A Bíblia na vida de todos os dias”) Concílio Vaticano Batalha de Sedan Leito de morte do Papa Pio IX

EFEMÉRIDES DE DEZEMBRO

Em dezembro, começa o inverno que este ano parece vir com má cara. É bom não nos descuidarmos de agasalhos, resguardos e guarda chuvas.

Mas dezembro também é Natal, é consoada, com a família reunida à volta da mesa, é a Missa do Galo e a enorme fogueira, é dizer adeus ao ano que acaba e dar as boas vindas ao ano que, em breve, vai começar! São dias de alegria!

DESTE MÊS, ENTENDEMOS EVIDENCIAR:

01 Restauração da Independência perdida para a Espanha em 1580. Depois de sessenta anos de domínio espanhol, em 1640, numa revolta bem sucedida, o povo português restaurou a independência. 02 Dia Internacional para a Abolição da Escravatura. Nunca é demais lembrarmos este abominável crime, assim como muitos milhares de desgraçados que o suportaram; 03 Dia Internacional das pessoas com deficiência; Em 1552, morre São Francisco Xavier, o apóstolo das Índias;

04 Dia de Santa Bárbara; 05 - Dia Mundial do Solo Com este Planeta a suportar, nesta altura, oito mil milhões de pessoas, deverá ter se em atenção a melhoria do solo para maior produção de alimentos, pois que milhões de pessoas vão morrendo à fome ; 07 Nasce, em Lisboa, Mário soares, lembrado como Primeiro Ministro e Presidente da República Portuguesa; Dia de Timor-Leste; 08 - Dia da Imaculada Conceição, Padroeira e Rainha de Portugal; Em 1894, nasce, em Vila Viçosa, Florbela Espanca, reconhecida poetisa portuguesa; 09 Dia Internacional Contra a Corrupção; Dia Internacional das Vítimas do Crime de Genocídio, cuja finalidade consiste em lembrar as vítimas a que foram sujeitas e reforçar meios para evitar este crime contra a Humanidade; Dia Nacional da Pessoa com Deficiência; 10 Dia Internacional dos Direitos Humanos; 11 Dia Internacional da UNICEF órgão da ONU cuja finalidade é a proteção e o desenvolvimento das crianças;17 1936 Nasce, em Buenos Aires, Jorge Mário Bergolio, jesuíta, eleito Papa em 13 de março de 2013 – espírito aberto e defensor da Igreja voltada para os crentes;18 Final do Mundial 2022; Dia Internacional das Migrações, como consequência dos grandes conflitos, das fomes e das doenças; 20 - Dia Internacional da Solidariedade Humana; 21Início do Inverno; 25 Natal Celebração do nascimento de Cristo; 28 Dia dos Santos Inocentes; 30 Dia da Sagrada Família. 31 Fim de 2022 e véspera de 2023.

Pág. 5
Por: Manuel António Gouveia S. Francisco Xavier

Solo: Meia noite dada Coro: Meia noite a pino Lo galo cantando Chorou lo menino

Solo: E a mãe lhe disse Coro: Com mui muita dor Calai vos meu filho Jesus meu amor

Solo: Dormide no feno Coro: Nesta lapa fria Que não tenho berço Nem no furtaria

Solo: Ai Senhor do mundo Coro: Tão pobre que estais Deitado no feno E entre animais! Ai Senhor do mundo Cantes ao Menino Alentejo (Internet)

O PAPA FRANCISCO

Aqueles cuja vida é santidade E nunca subtraíram o amor, Aqueles que irradiam a bondade E espalham a esperança em seu redor, Aqueles que enaltecem a amizade E falam da miséria sem pudor, Aqueles que persistem na verdade E sofrem, no silêncio, a sua dor,

Aqueles que contêm as marés Que o ímpeto das ondas traz aos pés Dos homens sofredores e feridos,

Poderão ser a imagem de Francisco, O Papa que assumiu o grande risco De relembrar caminhos esquecidos.

In: Gouveia, M., Espiritualidade e Fé (Policopiado)

TRATAMENTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Continuandoaapostarnasnovas tecnologias para área da Saúde, a Delegação da Costa do Estoril da CVP tem disponível ao público, um equipamento inovadorenãoinvasivo,quevem contribuir para uma redução significativa da incontinência urinária, melhorando a qualidade de vida da pessoa no seu dia a dia. Para aderir a estes tratamentos, informese e inscreva-senanossarecepçãodo Centro Especialidades Médicas214572797

Pág. 6 À
MEIA NOITE
Barrancos

PARA PERCEBER COMPORTAMENTO DA COVID-19

A Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP) afirmou que o próximo inverno será “decisivo” para perceber o comportamento da covid 19, mas considerou que nova norma da Direção Geral da Saúde “está no caminho certo”.

“Eu diria que a norma, na generalidade, está no caminho certo” ao transformar a covid 19 numa doença sazonal habitual, adiantou à agência Lusa o presidente da ANMSP.

Segundo Gustavo Tato Borges, a norma da Direção Geral da Saúde (DGS) sobre a abordagem das pessoas com suspeita ou confirmação de covid 19, publicada na segunda feira e que revogou 11 normas anteriores, “transfere para o papel as decisões tomadas pelo Governo”, no âmbito do fim da situação de alerta em 01 de outubro.

O médico salientou que a norma assenta, porém, “num pressuposto que não é muito prudente”, alegando que este será o primeiro inverno de transição para se perceber como a “covid 19 se comporta”, numa altura mais propícia “Teria sido um pouco mais prudente termos tido a manutenção de algumas medidas, caso do isolamento das pessoas positivas durante cinco dias com a baixa correspondente e os testes gratuitos”, defendeu o presidente da ANMSP.

“Nesta fase ainda de alguma incerteza”, o Governo assumiu o risco de levantar estas medidas, disse Tato Borges, reconhecendo que, até ao momento, não se verificaram consequências negativas, porque os internamentos e os óbitos estão dentro do esperado para esta altura do ano.

O médico salientou que a norma assenta, porém, “num pressuposto que não é muito prudente”, alegando que este será o primeiro inverno de transição para se perceber como a “covid 19 se comporta”, numa altura mais propícia à propagação de vírus respiratórios.

“Teria sido um pouco mais prudente termos tido a manutenção de algumas medidas, caso do isolamento das pessoas positivas durante cinco dias com a baixa correspondente e os testes gratuitos”, defendeu o presidente da ANMSP.

“Nesta fase ainda de alguma incerteza”, o Governo assumiu o risco de levantar estas medidas, disse Tato Borges, reconhecendo que, até ao momento, não se verificaram consequências negativas, porque os internamentos e os óbitos estão dentro do esperado para esta altura do ano.

O médico salientou ainda que uma “falha” da norma da DGS é "não haver uma recomendação sobre a ventilação dos espaços interiores” para a população em geral, alegando a necessidade de “cada vez mais batalhar por uma linha de referência da qualidade do ar interior”.

Gustavo Tato Borges defendeu também a possibilidade de os cidadãos terem acesso aos certificados de incapacidade temporária de “forma mais fácil e mais automatizada para minimizar a exigência de consultas apenas para terem uma baixa para justificar as suas faltas”. Segundo disse, este assunto terá de ser repensado a nível central, não apenas para a covid 19, mas também para outras doenças infecciosas, no sentido de “facilitar às pessoas documentos para regularizarem o seu absentismo por motivos de doença”.

A nova norma da DGS indica, entre outros pontos, que os testes ao coronavírus SARS CoV 2 deixam de ser recomendados a pessoas sem sintomas de infeção e os doentes internados com covid 19 passam a poder receber visitas.

A autoridade de saúde justificou a norma com a elevada cobertura vacinal da população e a evolução epidemiológica favorável, que permitem “progredir para um modelo de resposta focado na prevenção e no tratamento da doença grave, atento ao padrão de circulação e ao aparecimento de novas variantes de SARS CoV 2”.

Quanto aos lares de idosos e estruturas similares, durante o período da infeção, as visitas aos doentes com covid 19 devem ser asseguradas, desde que garantido o cumprimento do plano de contingência, incluindo utilização adequada de equipamento de proteção individual.

A autoridade de saúde adiantou ainda que, perante as altas taxas de vacinação em Portugal, a maioria dos casos de covid 19 apresenta uma gravidade ligeira, uma duração autolimitada e requer apenas tratamento sintomático.

(Fonte: https://www.sapo.pt/)

INVERNO SERÁ “
DECISIVO”
Pág. 7
Dr. Gustavo Telo Borges

Noticias da Residência Sénior

REVIVER MEMÓRIAS

As memórias da nossa vida fornecem nos um sentido de identidade e presença. Sem elas, não saberíamos que somos e de onde viemos. Relembrar quem somos e o que fizemos alegra a nossa alma, e reforça a nossa identidade. Este foi o brilho que pudemos observar quando a nossa residente Carmen Lemos foi surpreendida pela apresentação da campanha de Teleassistência da Cruz Vermelha Portuguesa, que fez em tempos. Voluntária e colaboradora da Instituição ao longo da sua vida, a nossa agora residente sentiu uma felicidade imensa ao recordar este acontecimento da sua vida.

ATUAÇÃO DA TUNA

Contamos, este mês, com a atuação da tuna da Academia Sénior da nossa Delegação, que veio alegrar a tarde dos nossos residentes. A tuna, dedicada nos seus cantares e coreografias, estimulou um turbilhão de emoções, recordações, e boa disposição nos residentes. A tuna volta a atuar todos os meses na nossa Residência, para esta troca tão positiva. Muito agradecemos a vossa presença e diponibilidade!

VISITA AO MUSEU DO AZULEJO

A nossa residente Madalena Garcia deu, uma vez mais, o seu exemplo de perseveração e paixão pela vida, sendo a residente representante da Cruz Vermelha no passeio da Junta de Freguesia de Carcavelos e Parede. No dia 29 do mês corrente, lá foi a nossa Madalena visitar o Museu do Azulejo, trazendo de volta gratidão e entusiasmo por toda a beleza e história de todos os Azulejos. De facto, a alegria dos nossos residentes é contagiosa e é o combustível que nos faz dedicar, todos os dias, à promoção da sua qualidade de vida.

FORMAÇÃO “LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE EQUIPAS”

Decorreu, este mês, a formação de Liderança e Motivação de equipas na Delegação, incluindo elementos da Residência, no sentido de promover a aprendizagem e reciclagem de competências que permitam uma atuação melhorada. A formação foi dinamizada pelo Psicólogo Vitor Sebastião, da Servilusa, e envolveu dinâmicas de grupo e partilhas muito interessantes e enriquecedoras. Acreditamos que a formação contínua equivale a maior desenvolvimento e qualidade dos serviços prestados, pilares fundamentais da atuação da CVP.

Pág. 8

Noticias da Residência Sénior

CAMPEONATO DO MUNDO

Inicou se este mês o Campeonato do Mundo, e com ele, as nossas adeptas mais dedicadas revelaram se. Efetivamente, nos jogos que têm decorrido, existe um grupo de residentes que faz uma pausa na vida para se dedicar à análise e discussão de cada jogo. Sobretudo nos jogos de Portugal, residentes e equipa juntam se, criando uma harmonia inspiradora de união e motivação. Todos somos UM. Força Portugal!

NOVA DISPOSIÇÃO DO SALÃO ESTORIL

Na nossa Residência, priveligiamos e trabalhamos no sentido de promover a maior qualidade de vida para os nossos residentes. Inevitavelmente, alguns quadros neurodegenerativos se vão desenvolvendo, e outros residentes preferem o seu sossego e privacidade. Desta forma, pretendendo criar um ambiente mais confortável, que dê uma resposta mais ajustada a todos os quadros e personalidades existentes, separámos o Salão Estoril em dois espaços, que embora continuem a comunicar entre si, têm ambientes diferentes: um mais relaxante e tranquilo, e outro mais ativo e próximo da dinâmica diária. Cada residente é livre de escolher em que ambiente prefere estar, ajustando os seus interesses e necessidades. Procuramos, todos os dias, dar uma resposta adequada e satisfatória aos residentes, que se traduza em maior bem estar e qualidade de vida.

DECORAÇÕES DE NATAL

Ao longo deste mês, alguns dos residentes foram desenvolvendo atividades e artigos decorativos no âmbito da atividade de Manualidades, com o nosso Animador, Carlos Costa. Entre pinturas, missangas, purporinas e dedicação, as residentes elaboraram enfeites para os espaços e para a árvore de natal da Residência. Estas atividades culminaram na montagem da nossa árvore, que contou com o contributo do trabalho em equipa. A residência é de todos, feita por todos, todos os dias. Feliz Natal!

POSTAIS DE NATAL

No dia último deste mês recebemos um grupo de alunos da Escola de Santo António, da Parede, no âmbito da disciplina de Educação Visual, para elaborarem postais de Natal com os nossos residentes. De um ambiente de criatividade e entreajuda, não só resultaram postais originais, como momentos de partilha entre séniores e jovens, sobre a sua vida, interesses, hábitos e histórias. Foi uma tarde deveras entusiasmante e enriquecedora. Um grande obrigada às professoras e alunos. Voltem sempre! Feliz Natal!

Pág. 9
Drª Inês Ferreira, Psicóloga Diretora Técnica da Residência

GERAÇÃO+ NA MADORNA

SETE ANOS DE ESPAÇO GERAÇÃO+

O Espaço Geração+ da Madorna celebra 7 anos de existência. Aproveitámos o dia 4 de novembro para nos reunirmos naquele espaço e celebrarmos este percurso. Entre brindes e aplausos e na companhia dos utentes de ambos os centros de dia festejámos este dia. Não obstante os desafios dos últimos meses , continuamos juntos na construção deste projeto. Aos voluntários que nos ajudam nas atividades que dinamizamos, aos colaboradores desta delegação, aos utentes e familiares que em nós confiam para continuarmos esta caminhada o nosso reconhecido Obrigada!

AS NOSSAS ÁRVORES DE NATAL

Nas aulas de Manualidades dinamizam se variadas técnicas sendo que a reciclagem está sempre presente. O monitor Carlos Costa desenvolve em conjunto com os utentes do centro de dia e residentes, trabalhos relacionados com as épocas festivas sendo que, acabámos de fazer as decorações alusivas ao Natal.

As duas árvores são as do centro de dia da Madorna e centro de dia na Parede e o presépio está exposto neste último espaço. Ficam os desejos de Boas Festas para este mês de Dezembro que inicia.

Pág. 10
Por: Dra. Aida Marques (Responsável pelo Dep. Acção Social da Del. Costa Estoril CVP)

Em arrumações e festejos

O Centro de Recursos da Adroana aproveitou o mês de Novembro para “arrumar a casa” e para festejar o dia 11 de novembro. Tal como diz o ditado “se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo São Martinho”.

Foi isso que fizemos! Entre pequenas equipas de trabalho, metemos mãos à obra e organizamos espaços da casa que precisavam de se tornar convidativos e uteis no dia-a-dia. E depois da casa arrumada… Vieram as febras e entremeadas e as castanhas assadas!

NOTICIAS DO CENTRO DE RECURSOS DA ADROANA
Pág. 11
Por: Drª. Maria Gomes (Animadora Sociocultural do Centro de Recursos d Adroana)

VISITAA "MITOS E LENDAS DE SINTRA", PALÁCIO E PARQUE BIESTER

Dia 3 de Novembro, um grupo de alunos da nossa Academia foi passear a Sintra entre neblinas que tornam a Serra mágica. Convidados a entrar num espaço criado para encantar, em penumbra, ouvindo pássaros e vozes que nos contam Mitos e Lendas. Grandes blocos de pedras e floresta. Ramos de árvores que nos rossam o rosto, 180º de paisagem interactiva, assinalando locais das histórias que nos vão contando. São suaves!!! as pedras onde nos sentamos e até nos fazem deitar para ouvir e ver no tecto uma das animadas narrativas, sempre interpretadas com ambiente da época misturado de fantasia!!! No Parque Biester, parece impossível mas, a Natureza no seu melhor, leva nos a pensar que temos de voltar. Um espaço enorme, raro, com a riqueza de gigantescas árvores oriundas dos quatro cantos do mundo. Cenários sóbrios ou com cores exuberantes que vão mudando todo o ano. Declives labirinticos e cursos de água. Grutas e bosques. Patamares com diferentes vistas com uma escolha invulgar do paisagista François Nogré.

No Palácio, das últimas décadas do séc. XIX, revela se o bom gosto da época romântica. Magníficos frescos dos melhores artistas da época decoram todas as paredes. A capela Templária, a Biblioteca, a Sala da Música deixam adivinhar as grandes recepções e os saraus da época. Os terraços e as grandes janelas que nos permitem alcançar os longos caminhos até ao mar, entre claridades que deviam manter se, até nos dias mais chuvosos.

REFEIÇÕES AO DOMICÍLIO

Mensalmente, são confeccionadas pelo nosso refeitório e distribuídas pelos serviços da Delegação centenas de refeições, na sua maioria a residentes do concelho de Cascais. Caso necessite e deseje receber refeição completa em sua casa, temos um menu diário e variado ao seu dispor. Contacte nos através do telefone 214570924 para obter mais informações sobre este serviço.

FUNCIONAMENTO DO REFEITÓRIO DA DELEGAÇÃO

Encontrase em funcionamento o refeitório da Delegação, cumprindo os requisitos fixados pela DGS, com serviço apenas na esplanada. É aconselhável a marcação prévia de almoços através do número de telemóvel 914 039 097. A entrada é feita pela Praceta Barbosa de Magalhães.

INFORMAÇÕES E CONTACTOS

Qualquer informação sobre refeições ao domicílio/ takeaway, apoio psicológico, deverá ser solicitada através do telefone 214570924, nos dias úteis, das 9,00 às 17,00 horas. Fisioterapia Foi alargada a nossa resposta de atendimento presencial, respeitando as normas impostas pela DGS. Mais informações através do telefone PARFISI 214 572 797, nos dias úteis, das 9,00 às 18,00 horas.

Pág. 12

DAS CAFETARIAS

As cafetarias da Delegação funcionam cumprindo as normas definidas pela DirecçãoGeral da Saúde, com os horáriosabaixoindicados..

Para além dos produtos habituais, como bolos, sandes e bebidas, estes nossos espaços servem refeições ligeiraserápidas.

PAREDE:

Abertura às 09,00 horas e encerramento às 17,00 horas (às sextas feiras, encerramento às 16,30 horas)

CASCAIS:

Abertura às 09,00 horas e encerramentoàs17,00horas

PAZ É VIVER EM

HARMONIA

Um apelo à paz neste tempo de partilha. Se ele se perpetuasse, transformar-se-ia em Natal todos os dias.

Paz não é apenas a doce brisa Que nos toca e nos soa a melodia. A paz apazigua, tranquiliza…

Ela é uma força! É uma luz que nos guia, Que nos revigora com mansidão. A paz é um horizonte d’ harmonia. Livre de guerras, livre da inquietação… É a nossa grande fonte de magia Capaz de atenuar a desunião, A hostilidade cega, o desamor. Ah! Como é bom viver em comunhão!

Quando a paz habita o nosso interior, O seu fulgor dilui a consternação Com aquele sussurrar pacificador. É como uma varinha de condão, Que, ao invadir, domina qualquer dor. Chama que acalenta. Oh, conciliação! És união, serenidade, amor… A paz adoça a alma e o coração.

Paz é o serenar do coração, sempre que a harmonia nele se instala.

MUNDO (S) LIVRO 6 Edições Colibri 2019 Coordenação Literária Ângelo Rodrigues

DE PSICOLOGIA

Alguns preconceitos ainda subsistem face à ideia de procurar uma ajuda psicológica, pelo que é fundamental reforçar que ir ao psicólogo não é sinal de doençamental.

Na nossa delegação, encontra no departamento de psicologia, uma equipa de psicólogos experientes e qualificados, inscritos na Ordem dos Psicólogos Portugueses, que procuram acolher as suas necessidades e promover o seu bem estar através de um conjunto de ferramentas científicas, éticas e humanas.

As nossas especialidades de diagnóstico e intervenção estendem-se a todas as idades e incluem:

• Psicologia Clínica e Psicoterapia: Perturbações do Espectro do Autismo | Perturbação do Desenvolvimento Intelectual | Perturbações da Linguagem | Perturbação do Défice de Atenção/

Hiperatividade | Perturbações de Ansiedade | Depressão | Luto | Perturbações Alimentares | Perturbações daPersonalidade

• Psicoterapia Infantojuvenil e Ludoterapia: Tristeza e Isolamento | Autoestima | Problemas de Comportamento | Ansiedade e Medo | Luto e Perda | Bullying | Separação Parental | Regulação Emocional

• Psicologia do Tráfego: Avaliação de Condutores

• Avaliação Psicológica e Neuropsicológica: Perturbações do Neurodesenvolvimento | Demências | AVCs | Traumatismos Crânio encefálicos |Avaliação de Capacidades para Juntas Médicas e Processos deReforma

• Estimulação Cognitiva: Prevenção e intervenção na atenção e concentração, memória, linguagem e pensamento, cálculo,funções executivas).

Marcação de consultas: 214572797

HORÁRIOS
ACOMPANHAMENTO PELO DEPARTAMENTO
Pág. 13
nossos serviços funcionam de Segunda a Sexta, entre as 09,00 e as 19,00 horas, cumprindo
CABELEIREIRO Estes
as normas definidas pela DGS. O atendimento é feito por marcação, que pode ser efectuada pelo número de telemóvel 926947690.

O PROFESSOR DÁ LICENÇA?

Por: Luís Pereira de Sousa

Na anterior edição retratei a minha experiência desde a Escola, Liceu eInstituto. Curiosamente fez este ano 7décadas que as portas do Liceu Nacional de Oeiras se abriram pela primeira vez, para mim e para outros jovens de então e que curiosamente, há uma semana voltamos a encontrar - nos na qualidade dos primeiros alunos do LNO (70anos).

Hoje regressoàsaulas.

Os anos e as décadas passaram com um peso visível, mas na alma o desafio mantém se. Vejam só:

Nos dias de hoje uma necessidade voluntária de evoluir no conhecimento da IA, sim essa inteligência artificial que saltou da matemática e dos computadores até à alma humana, sacode me.

Senti a urgente necessidade de tocar na matéria que nos acompanha hámaisde 2 décadas, mas quese nãoacordamos, nos adormeceemdefinitivo e esconde a realidade surpreendente da evolução humana emtodosossentidos. Assim carente de uma nova escola bati á porta da

Academia Sénior da Cruz Vermelha de Cascais, porque é aque mais próxima se encontra de minha casa.

Fiquei surpreendido pelo local lindo e instalações funcionais e acessíveis.

Depois de autorizado pela Assistente Geral, Suzete Amorim, perguntei pelo Prof. Jaime Ramires e bati a umadas portasquemefora indicada.

O professordá licença?

Nãomechameprofessor. Um senhor da minha idade, sorridente e acolhedor. Uns 10 alunos, pessoas dos sessenta para diante, com um pc aberto à sua frente, ouviam no atentamente. Umas 4 brasileiras, portuguesas e três portugueses que, claro, pretendem ansiosamentenãose considerarem infoexcluídos. Depois ouvi uma lição esclarecedora, estimulante e inteligente.

Hora e meia passada e conhecientãoo prof. Mais um, talvezo último daminha vida. Havia, nos anos 60, sido programador da IBM em Lisboa. Toda a sua vida profissional foi ligada a computadores e evoluiu paralelamente com conhecimentos práticos, técnicos e claro, históricos. E foi assim o meu regresso à escola. Voltarei esta semana e nas próximas também até porque, como ele, o prof , disse recordandoo seuPai,quando ainda eracriança;

O corpo envelhece sem a gente querer, mas a cabeça, só se deixarmos.” Prof. Jaime Ramires

FICHA TÉCNICA

Cruz Vermelha Portuguesa Delegação da Costa do Estoril Rua Vasco da Gama, nº. 243 2775 297 Parede dcostaestoril@cruzvermelha.org.pt / 214570924

Pág. 14
Diretora: Manuela Filipe Editor: Armando Ferrão CP 9813 Colaboradores: Aida Marques, Ana Silva, Carlos Costa, Daniela Ferreira, Hélder de Castro Valente, Inês Ferreira, Luís Pereira de Sousa, Manuel António Gouveia, Margarida M. Fernandes, Maria Gomes, Maria da Piedade Amado, Mónica Barreto, Laura Rodrigues, Luísa Ferreira Redondo, Paula Amor, Rita Carvalho, Salete Tomás, Suzete Amorim. Grafismo e paginação: Pedro Varela Fotografia: Paulo dos Santos António

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.