Boletim Informativo Fevereiro 2023

Page 1

Publicação mensal Nº 94, Fevereiro de 2023

EDITORIAL

Por: Manuela Filipe

No próximo dia 20 de Março comemoram-se os vinte anos de criação da Academia Sénior da CruzVermelhadaCostadoEstoril. Como é do vosso conhecimento, esta magnífica resposta tem permitido, durante duas décadas, retirar inúmeras pessoas de uma vida solitária, proporcionando-lhes tantonaParedecomoem Cascais, o estabelecimento de novos contactos, o desenvolvimento de sólidas amizades e a participação em diversas actividades que em muito beneficiam o corpo e a mente.

Pela Academia têm passado dezenasedezenasdeprofessores, tal como milhares de alunos, que usufruem da frequência de várias disciplinas assentes na partilha de saberes.

De 20 a 24 de Março iremos, pois, comemorar esta marcante efeméride, cujo programa se encontrajádelineadoeécomposto por múltiplas iniciativas a decorrer portodooconcelhodeCascais. Mesmo sem querer alongar-me em referências a essa época da pandemia, devo lembrar ter sido esse período negro que nos obrigou a fechar portas, deixandonosmarcasnegativaseprofundas. Afinalizarqueroassegurar-vosque a direcção a que presido, eu própria e –estou certa de poder dizê-lo- os nossos funcionários, voluntários e entidades parceiras, deentreas quais nãopossodeixar dedestacaraCâmaraMunicipalde Cascais,faremostudooqueestiver ao nosso alcance para inovar e dinamizar a Academia Sénior, de modo a que se mantenha como umaresposta de grandesucessoe uma referência no concelho de Cascais.

A todos os que têm colaborado connosco durante este longo percurso, agradecemos sensibilizados.

Parabéns, Academia! Mais 20 anos!

Mensagem da Presidente Nacional

“A história da humanidade está diretamente relacionada com os últimos 158 anos de Cruz Vermelha em Portugal. Continuamos investidos na promoção de respostas aos mais vulneráveis e na incansável luta por um mundo mais justo. Estamos a viver tempos difíceis e somos expostos, cada vez com mais frequência, ao sofrimento humano que entra pelos ecrãs e se instala nas nossas rotinas. Não podemos ficar indiferentes face a tudo o que está a acontecer à nossa volta. Vamos continuar o nosso percurso, porque juntos, trilharemos mais caminho e mobilizaremos o Poder da Humanidade.“

CARNAVAL NA RESIDÊNCIA E NO CLUBE SÉNIOR

CRUZ VERMELHA PORTUGUESA OS 158 ANOS DA CVP
(ver
pág. 5)
Pág. 2

CALENDÁRIO FISCAL 2023

Até dia 8

- Pagamento da mensalidade da Residência, na Tesouraria da CVP das 9,00 ás 13,00 e das 14,00 às 16,00 horas.

Impostos Obrigações Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez IRS / IRC / Selo Pagamento do IRC e IRS retidos e do Imposto do Selo do mês anterior 20 20 20 20 20 20 20 31 20 20 20 20 IVA Pagamento do IVA (regime mensal) 25 25 25 25 25 25 25 - 25 25 25 25 IVA Pagamento do IVA (regime trimestral) - 25 - - 25 - - - - 25IRC Pagamento adicional por conta - - - - - - 31 - 30 - - 15 IRC Pagamento por conta - - - - - - 31 - 30 - - 15 IMI Pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis - - - - 31 - - 31 - - 30IUC Pagamento do Imposto Único de Circulação Até ao último dia do mês da matrícula

Notas:

a) No mês da matrícula. Caso termine em fim de semana passa para o dia útil seguinte, exceto no mês de agosto que se prolonga até dia 31.

b) Prazo determinado no Despacho nº 351/2021-XXII de 10 de novembro do Sr. Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais.

As siglas CD – NG – OE, correspondem, respetivamente, às seguintes opções do Portal das Finanças: CD – CIDADÃOS / NG – NEGÓCIOS (empresas e operadores económicos) / OE – ENTIDADES PÚBLICAS - CONTABILISTAS CERTIFICADOS / OUTROS PROFISSIONAIS.

Departamento de Psicologia

O envelhecimento é um processo biológico pré-determinado, que comporta alterações físicas e cognitivas, decorrentes de alterações estruturais e funcionais do cérebro. Em Portugal existem cerca de 2 213 274 adultos idosos (correspondendo a 21.5% da população), o que se reflete num Índice de Envelhecimento de 153.4 pessoas idosas por cada 100 jovens. Sendo o envelhecimento um quadro emergente no nosso país, como podemos prevenir o declínio cognitivo?

Atividades Mentais

Ler, escrever, aprender novas línguas, frequentar aulas, jogar

Interação Social

Exercício Físico

Diminuição do stress, aumento do humor positivo, melhor funcionamento cerebral

Dieta Saudável

Vitaminas e Antioxidantes

Ir a eventos culturais, socializar com amigos e familiares, passear Pág. 3
Se preferir pode sempre fazer o pagamento por transferência bancária para o IBAN PT50 001000002768006000310 (indique por favor o nome)

CARNAVAL NA RESIDÊNCIA E NO CLUBE SÉNIOR

No passado dia 17 de fevereiro de 2023 deu-se, na nossa Delegação, a festa de Carnaval do ano, juntando residentes e membros do clube sénior, esta festa foi um momento de convívio e diversão. Para além de vários momentos de dança, tivemos também um desfile de mascaras. É também importante deixar um agradecimento ao Franky, que nos animou toda a tarde e a todos os envolvidos na concretização deste evento. Ficam para recordar os risos de uma tarde bem passada junto dos nossos e a vontade de um próximo Carnaval.

Pág. 4

CARNAVAL NO POLO DE CASCAIS DAACADEMIA SENIOR

A Professora Elaine Salomão fez uma aula alusiva ao carnaval com a sua turma de ginástica. Envio as fotos dessa aula. A foto do grupo todo está em anexo. Votos de um bom fim-de-semana.

A CAMPANHA “SEGURANÇA EM CASA" ESTEVE NA MADORNA

No âmbito do Ciclo da Proteção Civil 2023 constituído por várias campanhas de sensibilização à comunidade, recebemos na sexta-feira, dia 10 de fevereiro a Divisão de Prevenção e Sensibilização do Serviço Municipal de Proteção Civil, no espaço sénior Geração+ na Madorna.

Pág. 5
Por: Suzete Amorim (responsável pelo Pólo de Cascais Academia Sénior) Por: Dra. Aida Marques (Responsável pelo Dep. Acção Social da Del. Costa Estoril CVP)

No dia 10 de Fevereiro foi lançado em Cascais,pelaVereadora CarlaSemedoea sua equipa, o “Cascais Mentalmente”, do qual a Cruz Vermelha, Delegação da Costa do Estoril será parceira. Cascais Mentalmente pretende ser um programa que vem dar resposta a um dos grandes desafios com que nos deparamos na actualidade:aSaúdeMental.

Esta nova resposta pretende alargar o acesso a cuidados de saúde mental, de forma a garantir a implementação eficaz e sustentável de políticas, programas e iniciativas estratégicas, que promovam a saúde mental e previnam a doença mental, através da diversificação e da descentralização de serviços para atender tanto crianças, como jovens, adultos e idosos que residam, estudemoutrabalhemnoconcelho.

Entre as respostas integradas no Cascais Mentalmente estarão as Unidades de Saúde + (US+). Estas unidades são compostas por equipas multidisciplinares que estarão localizadas pelas quatro freguesias do município de cascais. Parede e Carcavelos irá contar com a nossa Delegação da CVP para dar resposta nesteprojecto.

Para poder usufruir do “Cascais Mentalmente” basta preencher o formulário disponível no site da CMC ou agendar atendimento nos Centros Vida Cascais, através do 800203186 (Linha Cascais,diasúteisdas9h00às17h00).

A equipa da US+ da CVP, Parede e Carcavelos conta com as seguintes especialidades:

- Psiquiatria

- PsicologiaClínica

- PsicologiaEducacional

- TerapiadaFala

- TerapiaOcupacional

Drª. Mónica Bissaya Barreto – Psicóloga (Coordenadora do Departamento de Psicologia)

CASCAIS MENTALMENTE
Pág. 6

O SOFRIMENTO DA GENTE

Quem consegue imaginar

O sofrimento da gente

Que definha a trabalhar

Sob um jugo prepotente?

Quem é que obriga a calar

O que se ouve e o que se sente

Em vez de desmascarar

Tanta maldade presente?

Cobardia é não dizer

Do sangue que está a correr

Para o copo do carrasco.

E quem se assume culpado

Por não ter desmascarado

Quem já encheu tanto frasco?

Tires, 31 de maio de 2019

BOM DIA DA MULHER

Parabéns, à mais bela criatura

Divina criatura, tão, tão bela Imaculada mãe, nobre ternura Verdadeira heroína, Cinderela.

No universo do amor, gentil e pura Ternos olhos, olhar de sentinela Atraente sorriso, alva candura Ternurenta mulher, jovem donzela.

Parabéns mãe, mulher deusa do amor!

Sublime condição, intemporal Além do tempo, eterna luz do alvor.

Afável mãe, carinho maternal, Sentimento que dói, mas não é dor, Fogo ardente, calor sentimental.

Quarta-feira, 08 de março, 2023

António Baião

TRATAMENTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Continuando a apostar nas novas tecnologias para área da Saúde, a Delegação da Costa do Estoril da CVP tem disponível ao público, um equipamento inovador e não invasivo, que vem contribuir para uma redução significativa da incontinência urinária, melhorando a qualidade de vida da pessoa no seu dia a dia. Para aderir a estes tratamentos, informe-se e inscreva-se na nossa recepção do Centro Especialidades Médicas -

214572797

Pág. 7
Manuel António Gouveia (Aluno da Academia Sénior)

Comecemos do início. Vincenzo Gioachinno Raffaelle Luigi Pecci, nasceu na freguesia do Carpineto Romano (concelho de Roma) a 2 de Março de 1810. Era o sexto dos sete filhos de um casal da pequena nobreza rural de Roma.

Viria a doutorar-se em direito civil e canónico na Academia dos Nobres em Roma, aos vinte e sete anos, em 1837, ano em que foi ordenado sacerdote, no dia 31 de Dezembro, pelo próprio Papa Gregório XVI.

Em 1838 é enviado, por Gregório XVI como delegado papal a Benevento, curiosamente a cidade onde tinha estado preso Leão IX, o que, provavelmente, também contribuiria para a escolha do nome papal.

Em reconhecimento dos serviços aí prestados, Gregório XVI nomeia-o administrador e delegado papal de Perugia, capital de uma província pontifícia com mais de duzentos mil habitantes. Esta cidade viria a ser de grande importância na vida do futuro Leão XIII.. Em 1843, aos trinta e três anos de idade, Pecci é nomeado, pelo Papa, como Arcebispo de Damiata, e enviado como Núncio Apostólico para a Bélgica.

De volta a Roma em 1846 é nomeado Arcebispo de Perugia, onde irá permanecer por trinta e um anos, até Agosto de 1877 tendo testemunhado os acontecimentos marcantes daquele período, que influenciaram, de forma decisiva, a sua forma de estar e pensar.

Quando chega, estamos no ano da eleição de Pio IX, ou seja, e como já vimos quando falámos deste Papa, no início de uma autêntica “lua de mel” entre a Igreja e a sociedade civil e política. No consistório de 1853 o Papa Pio IX eleva-o à dignidade de Cardeal. Mas, em1859 a esmagadora maioria dos habitantes de Perugia é favorável à independência de Itália, e contrária ao domínio temporal da Igreja.

Aparece um comité insurreccional, que, em 14 de Junho de 1859 reúne com o delegado papal Monsenhor Luigi Giordani exigindo que a Igreja abandone a sua posição de neutralidade assumida na guerra pela independência de Itália. Perante a recusa do prelado, o comité expulsa-o da cidade e declara um governo provisório que coloca a cidade sob a jurisdição de Vittorio Emanuele II.

Convirá, a este ponto, esclarecer que nas províncias pontifícias todo o poder temporal estava colocado nas mãos do administrador, o delegado papal (funções que Pecci já havia exercido como atrás referi), enquanto que ao bispo estava reservado o poder espiritual. Por isso, Pecci nada pode fazer quando acontece o massacre de Perugia que já foi objecto de um anterior artigo.

Após a independência de Itália, quando as autoridades italianas expropriam os conventos e mosteiros das Ordens Religiosas, o Cardeal protesta mas age com moderação, privilegiando sempre o acordo possível à confrontação. Quando o Estado pretende tomar conta dos colégios católicos, Pecci, temendo pelos seminários, junta ao «currículo» destes, disciplinas não teológicas, abrindo a frequência dos mesmos a alunos que não se destinavam a ser padres. É durante este período que Pecci compreende que a Igreja, muito mais através dos crentes do que da hierarquia, tem que vir a desempenhar um papel activo na sociedade. Estão plantadas no seu coração as sementes da futura Doutrina Social da Igreja.

A sua habilidade diplomática e o seu relativo sucesso à frente de uma diocese “rebelde”, (quando Pecci parte, Perugia tem mais cinquenta igrejas do que quando tinha chegado), levam à sua nomeação como Camerlengo em Agosto de 1877, sendo, então chamado ao Vaticano, onde em 20 de Fevereiro de 1878 se sentará na Cátedra de Pedro como o papa Leão XIII. Do outro lado do Atlântico Thomas Alva Edison acaba de inventar o fonógrafo que, no futuro irá permitir a este Papa ser o primeiro a ser ouvido, directamente, pelos fiéis. Também em 1896, quase no final do seu pontificado, irá ser filmado em película Lumière, num pequeno documentário que será mantido pela Cineteca Italiana, e que ainda hoje pode ser visto.

A IGREJA E O PODER — “DAS COISAS NOVAS—2”
Pág. 8
Por: Helder de Castro Valente (Professor da Academia Sénior –“A Bíblia na vida de todos os dias”) Padre Vincenzo Luigi Pecci (1837) Monsenhor Luigi Giordani Papa Leão XIII

EFEMÉRIDES DE FEVEREIRO

Assembleia Geral da ONU, de 21 de dezembro de 2020, sob proposta do Egito e dos Emiratos Árabes Unidos.

AFRATERNIDADEHUMANA

A guerra prossegue, com ferocidade, na Ucrânia – tudo quanto de contrário pode acontecer em relação à fraternidade humana. No entanto, na terra mártir, não deixa de existir alguém que olha pelo seu semelhante, providenciando para que não lhe falte o essencialparasobreviveraohorrordaguerra.

Tanto neste caso comono terramoto naTurquia e na Síria, onde morreram milhares de pessoas, foi evidente a atuação de inúmeros voluntários que assistiram os sobreviventes nas suas necessidades básicas, enquanto muitos dos que ficaram soterrados nos escombros foram procurados, encontrados e objeto de cuidados, com especial atuação da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, além de outras equipas de salvamento.

Igualmente nas cheias em S. Paulo, no Brasil, a fraternidade humana se tem manifestado ativa, proporcionando o conforto aos que foram atingidos por tal calamidade, como tem acontecido noutros pontos da Terra em que têm ocorridocalamidadessemelhantes. É, pois, a fraternidade humana aquele que, de entre os demais valores, se torna imprescindível pela sua presençaeassistência.

Também na guerra e em muitos países do mundo se tem verificado a falta de alimentos, que em muitos casos, leva à subnutrição e à morte. Embora haja quem supra alguma dessa necessidade, bem melhor seria se não houvesse tanto desperdício de alimentos os quais, devidamente encaminhados, iriam acabar com a fomedemilharesdessescasos.

Iva Pires, no seu livro Desperdício Alimentar (Ensaios da Fundação Francisco Manuel dos Santos), depois de nos falar sobre o enorme desperdício de alimentos que vai “desde a produção agrícola («do campo»), ao processamento, à distribuição e ao consumo final («ao garfo»), apontando várias Também a Fraternidade Humana encontra muito campo de ação entre aqueles que nãotêmteto.

Tantoscasospormencionar!

O Dia Internacional da Fraternidade Humana que se celebra todos os anos em 04 de fevereiro, foi proclamado através da Resolução n.º 75/200 da

Esta proposta surgiu no prosseguimento do encontro entre o Papa Francisco e o Xeque Ahmad Al-Tayyeb, do Abu Dabi que gerou o Documento da Fraternidade Humana para a Paz e Coexistência Mundial que,porsuavez,inspiroua Carta Encíclica do Papa Francisco Fratelli Tutti.

A palavra “fraternidade” tem origem no latim “fraternitas-fraternitatis”, a qual, como parte da expressão “fraternidade humana”, nos remete para tudoquantosignificaogestodealguémqueolhapelo seu irmão, pelo seu semelhante, em tudo quanto esse irmão ou esse semelhante necessita durante a sua vivência. Esta ajuda tanto pode verificar-se no campo material como no espiritual: olhar pelo seu irmão ou pelo seu semelhante quer significar que, em qualquer circunstância, sobretudo de carência e de desânimo, alguém pode ou deve ajudar o outro. Veja-se a expressão: “Ter uma mão amiga”.

A celebração da fraternidade humana tem, neste mês de fevereiro, um campo abundante onde pode exercer a sua influência, como a seguir pode ver-se:

Na saúde/socorro – Aniversário da Cruz Vermelha Portuguesa (11); Dia Europeu da Vítima do Crime (22); Dia Europeu do 112 (11); Dia Internacional da Criança com Cancro (15); Dia InternacionaldaEpilepsia (13);Dia Internacional das Doenças Raras (28); Dia Internacional do Doente Coronário (14); Dia Mundial da Luta Contra o Cancro (04); Dia MundialdaJustiçaSocial(20). Na religião – Quarta-feira de Cinzas (22); Quaresma (22); Dia deS.Valentim(14).

Na cultura – Dia do Pensamento (22); Dia Internacional da Doação de Livros (14); Dia Mundial da Rádio (13); Dia Internacional da Língua Materna(21).

Na Natureza – Dia de Darwin (12); Dia Internacional doUrsoPolar(27);DiaMundialdaBaleia(19). NoEntretenimento–DiadeCarnaval(21). No Amor – Dia Mundial do Casamento (12); Dia dos Namorados(14), tal como lembra a cultura que emerge de escritores nascidos neste mês, relacionados ora com a pobreza VictorHugo(n.em26.02.1802)– Os Miseráveis, ora com a Natureza - Charles Darwin (n. em 12.02.1809) – A Origem das Espécies e Cesário Verde (n. 25.02.1855) – O Livro de Cesário Verde, oracoma sociedade - António Aleixo (n. 18.02.1899) Este Livro que vos deixo

Pág. 9
Por: Manuel António Gouveia

ASNOSSASCAFETARIAS

As cafetarias da Delegação funcionam cumprindo as normas definidas pela Direcção-Geral da Saúde, com os horáriosabaixoindicados..

Para além dos produtos habituais, como bolos, sandes e bebidas, estes nossos espaços servem refeições ligeiraserápidas.

CAFETARIA DA PAREDE:

Abertura âs 09,00 horas e encerramento às 17,00 horas (às sextas-feiras, encerramento às 16,30 horas)

NOVO HORÁRIO DA CAFETARIA DE CASCAIS:

Abertura âs 09,00 horas e encerramento às 17,00 horas (às sextas-feiras, encerramento às 15,30 horas)

CABELEIREIRO

Estes nossos serviços funcionam de Segunda a Sexta, entre as 09,00 e as 19,00 horas, cumprindo as normas definidas pela DGS. O atendimento é feito por marcação, que pode ser efectuada pelo número de telemóvel 926947690.

MUITAS VOZES CANTARÃO

Mergulha homem audaz, homem sem medo! Imerge e desenterra do mar fundo… Vai! Livra d’ agonia o moribundo, Não vá o sol adormecer mais cedo.

Se o salvares antes que venha o torpedo E o trouxeres pra criar um novo mundo, Pois, decerto, ainda estará fecundo, Findo o tormento, sentir-se-á ledo.

Ah, se o libertares dos grilhões poder! Ele poderá sair da escuridão Frágil e de pernas entorpecidas,

Mas erguer-se-á quando amanhecer Ao som de vozes que lhe cantarão, Bem alto, o fim das vitórias perdidas.

Não caleis a vozenquanto o pensamento lhe der vida.

Luísa Ferreira Redondo Mundo (S) Livro 4 – Edições Colibri

Coordenação LiteráriaÂngelo Rodrigues Luísa

ACOMPANHAMENTO PELO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

Alguns preconceitos ainda subsistem face à ideia de procurar uma ajuda psicológica, pelo que é fundamental reforçar que ir ao psicólogo não é sinal dedoençamental.

Na nossa delegação, encontra no departamento de psicologia, uma equipa de psicólogos experientes e qualificados, inscritos na Ordem dos Psicólogos Portugueses, que procuram acolher as suas necessidades e promover o seu bem-estar através de um conjunto de ferramentas científicas, éticas e humanas.

As nossas especialidades de diagnóstico e intervenção estendem-se a todas as idades e incluem:

• Psicologia Clínica e Psicoterapia: Perturbações do Espectro do Autismo | Perturbação do Desenvolvimento Intelectual | Perturbações da Linguagem | Perturbação do Défice de Atenção/

Hiperatividade | Perturbações de Ansiedade | Depressão | Luto | Perturbações Alimentares | PerturbaçõesdaPersonalidade

• Psicoterapia Infantojuvenil e Ludoterapia: Tristeza e Isolamento | Autoestima | Problemas de Comportamento | Ansiedade e Medo | Luto e Perda | Bullying | Separação Parental | Regulação Emocional

• Psicologia do Tráfego: AvaliaçãodeCondutores

• Avaliação Psicológica e Neuropsicológica: Perturbações do Neurodesenvolvimento | Demências | AVCs | Traumatismos Crânioencefálicos|AvaliaçãodeCapacidadesparaJuntas MédicaseProcessosdeReforma

• Estimulação Cognitiva:

Prevenção e intervenção na atenção e concentração, memória, linguagem e pensamento, cálculo,funçõesexecutivas).

Marcação de consultas: 214572797

Pág. 10
Ferreira Redondo

SEM OU CEM MÁSCARAS?!

O Centro de Recursos decidiu, este ano, não usar máscaras no Carnaval.

Juntámo-nos, e falámos das cem máscaras que todos já usamos ao longo da vida e, sem máscaras, refletimos sobre o papel de cada uma delas.

Porque às vezes, a máscara de louco nos serve na perfeição, outras há em que o papel de sábio, de aprendiz, de detetive ou de charlatão nos assenta que nem uma luva! Mais do que experimentarmos todos esses papéis, ocupámo-nos, num serão depois de jantar, em partilhar as vantagens de vivermos em “família alargada” e as dificuldades que, por vezes, nos levam a mascarar no dia-adia…mesmo que não seja Carvanal!

REFEIÇÕES AO DOMICÍLIO

Mensalmente,sãoconfeccionadaspelo nosso refeitório e distribuídas pelos serviços da Delegação centenas de refeições, na sua maioria a residentes do concelho de Cascais. Caso necessite e deseje receber refeição completa em sua casa, temos um menu diário e variado ao seu dispor. Contacte-nos através do telefone 214570924 para obter mais informaçõessobreesteserviço.

FUNCIONAMENTO DO REFEITÓRIO DA DELEGAÇÃO

Encontra-se em funcionamento o refeitóriodaDelegação,cumprindoos requisitos fixados pela DGS, com serviço apenas na esplanada. É aconselhável a marcação prévia de almoços através do número de telemóvel 914 039 097. A entrada é feita pela Praceta Barbosa de Magalhães.

INFORMAÇÕES E CONTACTOS

Qualquer informação sobre refeições ao domicílio/takeaway, apoio psicológico, deverá ser solicitada através do telefone 214570924,nosdiasúteis,das9,00 às 17,00 horas. Fisioterapia - Foi alargada a nossa resposta de atendimento presencial, respeitando as normas impostas pela DGS. Mais informações através do telefone PARFISI 214 572797,nosdiasúteis,das9,00às 18,00horas.

Pág. 11
Por: Drª. Maria Gomes (Animadora Sociocultural do Centro de Recursos da Adroana)

VAMOS PENSAR NISTO?

Por: Luís Pereira de Sousa

Há guerras e mais guerras no horizonte. Sempre houve, mas hoje vemos -las em grande plano comoespetáculosdefolclore.

Seja qual for a nossa idade, chegamos a um momento que exige refletirmos mais profunda e conscientemente sobre a nossa vida e o nosso futuro. Refiro –me ao desempenho como humanos e seres sociáveis, responsáveis pessoal e coletivamente peloqueconstruímosparahojeeparaamanhã.

Pergunto-me como foi possível chegar ao ponto onde a agressividade e a instabilidade coletivas desenham intranquilidades resultantes do incumprimento indesculpável de obrigações e reflexões.

A espetacularidade da evolução a um ritmo jamais visto, permite uma comunicação rápida e funcional e um aperfeiçoamento tecnológico interminável em

todas as funções e aspirações humanas. Contudo, não deixa de ser desanimador ver o que se passa a nosso lado e pelo resto do mundo, onde os mais jovens sem se conhecerem, lutam entre si até à morte e osmais idosos, conhecidos uns dos outros dialogam, apertam as mãos, mas não param de se invejareodiar.

As ameaças de guerra entre nações em todos os continentes são constantes enquanto o futuro de ameaças, agressividade e ódio entre seres que amam da mesma forma e intensidade persiste em adiar soluções que afinal estão ao alcance de todos.

Os instrumentos para a paz estão ao alcance de todos,massóalgunséquedecidem.

Alguma coisa está mal. Será culpa da matemática, dafilosofia,oudaeducaçãoindividualecoletiva?

Vamospensarnisto?

FICHA TÉCNICA

Diretora: Manuela Filipe Editor: Armando Ferrão - CP 9813

Colaboradores: Aida Marques, Ana Silva, Carlos Costa, Daniela Ferreira, Hélder de Castro Valente, Inês Ferreira, Luís Pereira de Sousa, Manuel António Gouveia, Margarida M. Fernandes, Maria Gomes, Maria da Piedade Amado, Mónica Barreto, Laura Rodrigues, Luísa Ferreira Redondo, Rita Carvalho, Salete Tomás, Suzete Amorim.

Grafismo e paginação: Pedro Varela Fotografia:CVPDCE

Cruz Vermelha Portuguesa Delegação da Costa do Estoril Rua Vasco da Gama, nº. 243 2775-297 Parede dcostaestoril@cruzvermelha.org.pt / 214570924

Pág. 12

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.