Aproxima-se mais uma quadra natalícia, festividade que, pessoalmente, me toca deumaformamuitoparticular, derestocomoacadaumde nós, mas ao mesmo tempo me provoca uma certa nostalgia, sobretudo quando na noite da Consoada nos sentamosàmesa,emfamília e,olhandoemredor,comoé meu hábito fazer, me consciencializo, de forma mais intensa, já ali não estarem os meus entes queridosquepartiram. Noentanto,etendoemconta o ciclo de renovação das gerações,concentremo-nos e desfrutemos dos familiares que nos rodeiam, aproveitando para tirar também partido desta época de Natal como um tempo de reflexão que venha a contribuirparanos tornarmos maisunidosefomentarmosa Amizade, principalmente nestes tempos difíceis que atravessamos, depois de um ano como aquele que se encaminhaparaoseutermo, em que tivemos de ultrapassar algumas intempéries e outros sobressaltos.
É forçoso que, sem desmorecer, continuemos a acreditar num Mundo melhor e mais justo para cada ser humano, trabalhando para quetalaconteça.
DesejoatodosvósumSanto Natal e que o Novo Ano vos traga o que de melhor desejarem.
CRUZ VERMELHA PORTUGUESA
Publicação mensal Nº 92, DEZEMBRO de 2022
COVID-19: MORTALIDADE ACIMA DO ESPERADO NAS REGIÕES NORTE E LISBOA E VALE DO TEJO (ver pág. 7)
EDITORIAL
INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO VISITA AO MOSTEIRO DE S. DINIS EM ODIVELAS
Por: Manuela Filipe DE NATAL NO CENTRO RECURSOS ADROANA
DIA (ver pág 3) (ver pág 10) (ver pág. 11)
ALMOÇO
Até dia 8
- Pagamento da mensalidade da Residência, na Tesouraria da CVP das 9,00 ás 13,00 e das 14,00 às 16,00 horas. Se preferir pode sempre fazer o pagamento por transferência bancária para o IBAN PT50 001000002768006000310 (indique por favor o nome)
Notas: a) No mês da matrícula. Caso termine em fim de semana passa para o dia útil seguinte,
Departamento de Psicologia
Atividades Mentais
Ler, escrever, aprender novas línguas, frequentar aulas, jogar
Interação Social
Ir a eventos culturais, socializar com amigos e familiares, passear
Exercício Físico
Diminuição do stress, aumento do humor positivo, melhor funcionamento cerebral
Dieta Saudável
O envelhecimento é um processo biológico pré-determinado, que comporta alterações físicas e cognitivas, decorrentes de alterações estruturais e funcionais do cérebro. Em Portugal existem cerca de 2 213 274 adultos idosos (correspondendo a 21.5% da população), o que se reflete num Índice de Envelhecimento de 153.4 pessoas idosas por cada 100 jovens. Sendo o envelhecimento um quadro emergente no nosso país, como podemos prevenir o declínio cognitivo? Vitaminas e Antioxidantes
Pág. 2
exceto no mês de agosto que se prolonga até dia 31. b) Prazo determinado no Despacho nº 351/2021-XXII de 10 de novembro do Sr. Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais. As siglas CD – NG – OE, correspondem, respetivamente, às seguintes opções do Portal das Finanças: CD – CIDADÃOS / NG – NEGÓCIOS (empresas e operadores económicos) / OE – ENTIDADES PÚBLICAS - CONTABILISTAS CERTIFICADOS / OUTROS PROFISSIONAIS.
POESIA DE NATAL
ANUNCIAÇÃO
Serenamente, a Virgem dirigia Terna, profunda, humílima oração, Envolta em divinal sublimação, Ao Deus que, das Alturas, Lhe sorria.
Estava meditando a profecia Que fala da celeste Redenção, Da lúcida e virgínia conceição - O despontar de um novo e claro dia.
Sem saber como, viu à sua frente, Um anjo a saudá-la brandamente:“Ave, Maria, Mãe do Redentor!”
Ao mensageiro etéreo respondeu:“Faça-se em mim, segundo quer o Céu, Pois sou a humilde escrava do Senhor”.
NATAL
Deus olhou por entre as nuvens, Numa noite escura e fria. Àquela hora, em Belém, O seu Menino nascia.
O seu Menino Jesus De José e de Maria, A salvação, a esperança, Promessa que se cumpria.
Houve músicas, descantes, E muita, muita alegria, Naquela noite tão santa, Naquela noite tão fria.
E Jesus no seu bercito, Feito pobre – do que havia –Estava atento, escutava ... De vez em quando, sorria.
POSTAL
Do Céu um raio divino Pela Terra se espalhou. E, docemente velando, O Filho de Deus beijou.
Que o Filho de Deus nascido Nesta luz, neste esplendor, Lhe traga Paz, Alegria, Felicidade e Amor!
RENASCER
Na cruz nua do Calvário, Triste, fria, abandonada, Vejo a paz lida ao contrário Por uma turba esfaimada.
Mas no Presépio perpassa Uma Esperança de Luz: Todos os anos renasce, Nesse Presépio, Jesus!
Por: Manuel António Gouveia (Aluno da Academia Sénior)
DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO
Esta Delegação esteve presente na Comemoração concelhia do Dia Internacional do Voluntariado que ocorreu a 5 de dezembro.
A Casa das Histórias Paula Rego acolheu a atribuição do Troféu Português para o Voluntariado iniciativa da Confederação Portuguesa do Voluntariado.
O Presidente da edilidade Carlos Carreiras, o Secretário de Estado do Trabalho e o Presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, em conjunto com vários testemunhos de voluntários, regozijaram as inúmeras iniciativas que existem neste concelho e que, sem esta mais valia solidária, não teriam a visibilidade atual.
Neste dia e em todos os restantes reconhecemos e enaltecemos o trabalho voluntário desempenhado nesta Delegação, aos mais de 100 voluntários que regularmente nos apoiam nas muitas respostas que dinamizamos.
OBRIGADA!!!
Por: Dra. Aida Marques
Pág. 3
A 8 de Fevereiro de 1878, menos de vinte e quatro horas depois da morte de Pio IX, já a Ordem Terceira Franciscana de Viena manifestava o desejo de que o «Padre de toda a cristandade pudesse ser beatificado sem demora». Mas, só em Fevereiro de 1907 é autorizado o início do processo de beatificação que vai demorar quinze anos a ser elaborado. Uma vez concluído, o processo tem doze volumes grossíssimos, pelo que o seu resumo, a um “summarium” de 1.159 páginas, demora outros trinta anos.
Em 1952, e mediante a apresentação desse documento, reúne a Congregação respectiva que, em 1954, emite o decreto para introdução da causa. Nesta fase irá sofrer vários avanços e recuos, nomeadamente pelas treze objecções apresentadas durante a fase preparatória.
Em 7 de Outubro de 1984, já no pontificado de João Paulo II, um novo patrono, nomeado pela postulação, apresenta uma resposta a cada uma das treze objecções, que, após julgadas pela comissão para a causa de beatificação nomeada pelo Papa, são aceites, permitindo que, em 6 de Julho de 1985, Pio IX seja nomeado venerável.
Faltava um milagre para a beatificação. A irmã Marie-Thérése de St. Paul, de trinta e sete anos aparece curada de uma sintomatologia dolorosa, de que sofria há onze anos, devida a uma fractura numa rótula. Segundo a freira, tal deve-se à intercessão de Pio IX, ao qual rezava pedindo o milagre da cura. Não havendo explicação médica para a cura o milagre é aceite e atribuído a Pio IX.
Em 3 de Setembro de 2000, e não obstante os protestos da família Mortara e de várias organizações judaicas, Pio IX é beatificado.
Na homília de João Paulo II no “Rito de Beatificação de 5 Servos de Deus”,entre os quais Pio IX, pode ler-se no que a este se refere: «O seu longuíssimo pontificado não foi deveras fácil e teve que sofrer muito no cumprimento da sua missão ao serviço do Evangelho. Foi muito amado, mas também muito odiado e caluniado Convocou o Concílio Ecuménico Vaticano I, o qual esclareceu com magistral autoridade algumas questões que naquele tempo eram debatidas, confirmando a harmonia entre fé e razão…». Como diz o publicitário: “Palavras para quê?”
Mas voltemos a Pio IX. Para além de toda a turbulência política já referida, sobretudo a reunificação e independência da Itália que ditou o final do poder temporal para a Igreja, Pio IX é contemporâneo de Marx e Engels que em 1846 (ano da eleição papal) publicam “A ideologia alemã” e em 1848 “O manifesto comunista”, documentos que irão mudar a forma de pensar de parte significativa da sociedade.
Também alguns dos grandes vultos literários como Victor Hugo (1802/70) em França, Fyodor Dostoyevsky (1821/81) na Rússia, ou Charles Dickens (1812/70) em Inglaterra, vão introduzir novas correntes de pensamento que questionam, frontalmente, a tradição da Igreja.
No pensamento filosófico August Comte (1798/1857) e o seu iluminismo, ou Friedrich Nietzsche com o seu “Deus está morto”, agitam a ordem instituída.
A Igreja e os seus Cardeais percebem que não podem continuar contra o mundo. Sem abdicar dos valores principais que devem enformar a Fé Cristã, Amor por Deus e pelo próximo, e esperança na ressurreição dos mortos, a Igreja vai ter de encontrar, de novo, a forma de liderar e influenciar o pensamento das sociedades. Como em tudo na vida, o importante são as pessoas. É preciso encontrar o líder que traga a Igreja de volta ao mundo. Se pedirem com jeito talvez que o Espírito Santo ajude. E ajudou.
A IGREJA E O PODER — “
”
MUDAR PARA SOBREVIVER
Pág. 4
Por: Helder de Castro Valente (Professor da Academia Sénior –“A Bíblia na vida de todos os dias”)
Corpo errante de Pio IX
Concílio Vaticano I
Festa de Natal dos Clubes Sénior
No dia 20 de dezembro realizou-se mais uma festadosClubesSéniordestadelegação.
Este ano celebramos este reencontro presencial,comparticularemoção.
A festa decorreu no Salão Nobre na Parede pelas15h.
A nossa estagiária de apoio psicossocial do espaço da Madorna presenteou os utentes com uma brincadeira em vídeo, onde fica patenteumamensagemfestivaeafetiva. Posteriormente tivemos a ATUAÇÃO “AS PALAVRAS QUE NOS TOCAM”, um ensaio que conjugou o coro da Madorna e frases motivacionais positivas, declamadas por algunsparticipantes.
De seguida apresentámos o projeto SORRISOS DE PAPEL, uma iniciativa da Escola Secundária Fernando Lopes Graça e da Escola de Santo António, que neste Natal, escreveram um postal com uma mensagem de Natal que foi entregue aos utentes destas respostassociais. Esta iniciativa visa promover o contacto intergeracional dos mais idosos com as novas gerações, e redescobrir esta forma tradicional e especial da época natalícia, enviando um postalescritopersonalizado.
Neste momento distribuímos também uma recordaçãodeNatal.
Terminamos com agradecimento a todos os voluntários e colaboradores que trabalham direta e indiretamente com estas respostas, sendo esta homenagem celebrada na forma deumfilmequeresumiuosúltimos12meses.
A todos os nossos utentes e suas famílias desejamos que o próximo ano traga muitas oportunidades de crescimento e muitos sucessos e que tenham um Santo Natal na companhia daqueles a que tanto querem bem.
Por: Dra. Aida Marques
Pág. 5
Boas Festas ao mundo nosso irmão Força espiritual e amor também A verdade entre os povos, paz e pão Unamos nossas mãos sem desdém.
Dizendo não à guerra, aos sem razão, Não sois donos do mundo, porque alguém; Se ajoelha e lhes beija, beija a mão, Servil e humildemente, diz, amém.
Humilde servidão, nunca mais Desejo santo e mui feliz Natal Ao Amor, sem lamentos, nem ais.
Aqui na Terra e além nas Alturas O verdadeiro Amor intemporal. Unidos, somos nobres criaturas!
António Baião.
TRATAMENTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA
Continuandoaapostarnasnovas tecnologias para área da Saúde, a Delegação da Costa do Estoril da CVP tem disponível ao público, um equipamento inovadorenãoinvasivo,quevem contribuir para uma redução significativa da incontinência urinária, melhorando a qualidade de vida da pessoa no seu dia a dia. Para aderir a estes tratamentos, informe-se e inscreva-se na nossa recepção do Centro Especialidades Médicas - 214572797
Pág. 6
MORTALIDADE ACIMA DO ESPERADO NAS REGIÕES NORTE E LISBOA E
VALE DO TEJO
Os dados constam do novo relatório semanal "Resposta Sazonal em Saúde - Vigilância e Monitorização", publicado na passada sexta-feira pela DGS e que incide sobre "a evolução das infeções respiratórias agudas e os potenciais efeitos do frio na saúde da população".
A mortalidade por todas as causas esteve, na semana passada, acima do esperado para a época nas regiões Norte e Lisboa e Vale do Tejo, nos maiores de 85, coincidindo com o aumento da incidência das infeções respiratórias.
Os dados constam do novo relatório semanal "Resposta Sazonal em Saúde - Vigilância e Monitorização", publicado a partir desta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde DGS) e que incide sobre "a evolução das infeções respiratórias agudas e os potenciais efeitos do frio na saúde da população".
Segundo os dados referentes à semana entre 55 e 11 de dezembro, que, ressalva a DGS, tem menos um dia útil, pelo que a informação deve "ser interpretada em conformidade", o grupo etário entre 6 e 18 anos foi o que registou o maior número de episódios de urgência por síndrome gripal. Dos episódios de urgência por síndrome gripal, 48,7% ocorreram abaixo dos 18 anos, refere a DGS, assinalando que os valores apresentados são inferiores aos das épocas anteriores a 2020 em todos os grupos etários.
"Observou-se um aumento da proporção de consultas por infeções respiratórias nos Cuidados de Saúde Primários do Serviço Nacional de Saúde face à semana 48 de 2022 (28 de novembro a 4 de dezembro de 2022)", adianta o relatório, que integra informação de várias fontes e organismos. A procura do SNS24 (atendimentos triados pelo SNS 24) e do INEM (chamadas) apresentou um aumento face à semana anterior, tendo-se verificado "uma ligeira diminuição da proporção de episódios de urgência hospitalar por síndrome gripal".
"Este valor poderá ser revisto face a possíveis constrangimentos no reporte eletrónico, decorrente das intempéries ocorridas esta semana", sublinha a DGS.
A proporção de episódios de urgência por síndrome gripal com destino a internamento apresentou uma tendência crescente.
TAXA ELEVADA DE VACINAÇÃO
Segundo o relatório, a cobertura vacinal contra a Covid-19 e contra a gripe "é elevada e tem conferido uma proteção crescente da população mais vulnerável".
A cobertura vacinal contra a gripe (72%) encontra-se próxima da recomendada pelo ECDC e pela Organização Mundial da Saúde (75%) para os grupos etários com 65 ou mais anos.
O relatório refere que a atividade epidémica da gripe foi de baixa a moderada intensidade, com tendência crescente, com predomínio do subtipo A(H3), associado a maior gravidade nas populações mais vulneráveis.
Analisando a mortalidade específica por Covid-19, a autoridade de saúde indica que apresentou "uma tendência crescente", mas abaixo do limiar recomendado pelo Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC, sigla em inglês].
A notificação de casos de infeção por SARS-CoV-2 apresentou uma tendência decrescente, refere a DGS, ressalvando que a análise epidemiológica dos indicadores de Covid-19 deve ter em conta as alterações na notificação laboratorial no início de outubro 2022 (quebra de série).
A variante de SARS-CoV-2 Omicron BA.5 manteve-se dominante, com aumento da prevalência da sublinhagem BQ.1.
Observou-se uma diminuição na ocupação de camas em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) com Covid-19 e uma diminuição na proporção de casos reportados de gripe admitidos em UCI. Apesar da diminuição do número de internamentos observada em enfermaria por Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em menores de dois anos, estes valores mantêm-se elevados. O relatório apela à vacinação sazonal contra a gripe e contra a Covid-19, à utilização do SNS24 como primeiro ponto de contacto com o sistema de saúde e à adoção de medidas de proteção individual pela população por grupos de risco, incluindo etiqueta respiratória, lavagem de mãos e uso de máscara em espaços aglomerados de pessoas.
(Fonte: rr.sapo.pt)
Pág. 7
Noticias da Residência Sénior
White Christmas - Casino Estoril
No passado Domingo, dia 18, algumas das nossas residentes foram assistir ao espetáculo “White Christmas”, quedecorreunoCasinoEstoril.Estemusical, inspirado na época natalicia, contou não apenas com músicos e interpretes de grandiosa qualidade, que (en) cantaram e dançaram canções de Natal, das mais tradicionais às mais contemporâneas, como ofereceu também diversos factos e histórias interessantes sobre algumas das melodias. No fim do espetáculo, o público saiu mais bem-disposto e mais culto! Um musical que as nossas residentes recomendam a todos os leitores!
Almoço de Convívio da Equipa
Alguns elementos da nossa equipa reuniramse para um almoço convívio breve, encaixado, com dedicação, na dinâmica ativa da nossa Residência, para fazer uma demonstração de alguns sabores típicos brasileiros. Mais do que a comida (também eladeliciosa),omaisimportanteé,defacto,o momento em que nos juntamos à volta da mesa, onde nos conhecemos, a nós e às origens de cada um. Os momentos mais simples, são os mais significativos. Que venham mais almoços e momentos de partilha, porque o Natal é quando nós quisermos.Obrigadaequipa!
Preparativos para o Lanche de Natal
Nos dias anteriores ao lanche de Natal, equipa e residentes uniram-se numa força só, que se traduziu em diversas tarefas: os residentes pintaram e elaboraram sacos, onde colocam biscoitos de canela e gengibre, moldados, com carinho, para oferecer aos familiares, auxiliares, equipa técnica e administrativa. Além disso, todas as forças se dedicaram à decoração que, em equipa, resultou num ambiente natalício intimista e acolhedor. Por fim, os nossos tão estimados residentes foram os protagonistas da sessão fotográfica de Natal, para que possamos guardar recordações para o futuro. Um muito obrigada aos nossos residentes fantásticos e a todaaequipaincansável,todososdias,enestaépocaem especial.
Pág. 8
Noticias da Residência Sénior
O Lanche de Natal da Residência
No dia 21 de Dezembro, pelas 15h, a Residência Sénior abriu portas aos familiares, amigos, e equipa, que celebraram, em conjunto, a beleza do natal.
Após a abertura da nossa Presidente, a Drª Manuela Filipe, a Tuna da Academia Sénior presenteou-nos com uma atuação vibrante, seguida de um musical dos pequeninos, levado a cabo pelos alunos do 1º ciclo do Colégio do Papião.
Para terminar em chave de ouro, a nossa equipa de Auxiliares dedicou uma canção de natal aos nossos residentes. Os nossos corações estavam já cheios pelo calor de reunir familiares, residentes e equipa, e também nós, residência, quisemos devolver todo o carinho e confiança que eles nos dão. Cada familiar levou consigo uma fotografia da sessão fotográfica natalícia, para que mais uma recordação faça parte do album de família, e todos levaram também biscoitos feitos com o carinho dos nossos residentes.
O Lanche de Natal foi simples, mas tornou-se tão especial por todo o carinho que envolveu. Estarmos com os que mais amamos torna-nos melhores, e enche- nos o coração. Obrigada a todos os que contribuiram, de alguma forma, para que este Lanche magnifico tivesse lugar, e obrigada a todos os que fizeram questão de estar presentes. A vida é feita de histórias, e agora, temos uma nova história para contar. Avida só faz sentido pelas pessoas. Feliz Natal!
Pág. 9
Drª Inês Ferreira, Psicóloga Diretora Técnica da Residência
DE RECURSOS PARA PESSOAS
EM SITUAÇÃO DE SEM-ABRIGO DA ADROANA
O Centro de Recursos (CR) para Pessoa em Situação de Sem-Abrigo da Adroana é o 1º Centro de Acolhimento inaugurado no Concelho de Cascais. A inauguração desde centro, em novembro de 2020, surge da necessidade de proteger e garantir as condições básicas de vida a uma população vulnerável, como a população sem-abrigo, durante a pandemia COVID-19. É um projeto financiado a 100% pela Câmara Municipal de Cascais e resulta de uma parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Costa do Estoril.
O Centro de Recursos disponibiliza aos utentes acolhidos um conjunto de respostas integradas com vista à elaboração de projetos de vida de acordo com o perfil de cada pessoa, que conduzirão à saída do CR para autonomia plena ou integração em diferentes respostas, adequadas a cada situação. Os objetivos gerais desta resposta social são: contribuir para a satisfação das necessidades da pessoa em situação de sem-abrigo através de uma abordagem multidimensional e multidisciplinar fundamentada numa relação de ajuda centrada no indivíduo e na melhoria das suas condições de vida. Neste sentido, visa-se o desenvolvimento de um Plano Individual de Inserção (PII), baseado no diagnóstico das necessidades, características, competências e na motivação intrínseca da pessoa.
O Centro de Recursos da Adroana pelo seu carácter temporário tem capacidade para acolher 27 utentes, distribuídos por 3 camaratas destinadas a utentes do sexo masculino e por 2 quartos compartilhados, destinados a utentes do sexo feminino. Dispõe de uma sala de convívio e refeitório onde os utentes para além de puderem realizar as suas refeições diárias fornecidas pelo Centro, poderão também assistir a televisão, jogar e realizar atividades. Para além dos serviços que permitem satisfazer as necessidades básicas, como o alojamento, a alimentação, lavandaria e cuidados de higiene, os utentes têm acesso a cuidados de saúde, nomeadamente enfermagem, psicologia e psiquiatria, ao acompanhamento psicossocial decorrente de todo seu processo de acolhimento, à participação em atividades lúdicas e de promoção de competências sócio emocionais. Adicionalmente, dispomos de balneários exteriores que facilitam às pessoas em situação de sem-abrigo não acolhidas no Centro de Recursos, o acesso a cuidados de higiene.
Ao longo dos dois anos de intervenção desde a inauguração do Centro de Recursos da Adroana, acolhemos 56 utentes, representando assim a disponibilização de 29 novas vagas face aos utentes acolhidos inicialmente. A disponibilização destas vagas diz respeito à concretização com sucesso do Plano Individual de Inserção dos utentes, seja pela autonomização plena ou pela integração numa resposta social mais adequada às suas necessidades (tais como, comunidades terapêuticas, Rede de Cuidados Integrados Continuados e/ou respostas de alojamento permanente). Neste sentido, até à data de hoje, o Centro de Recursos apresenta uma taxa de 52% de sucesso de concretização dos Planos Individuais de Inserção dos utentes acolhidos.
CENTRO
Pág. 10
EM SITUAÇÃO DE SEM-ABRIGO DA ADROANA
Ressalvamos que pela novidade do Centro de Acolhimento e da adaptação dos utentes a uma estrutura social, o primeiro ano de existência do Centro de Recursos foi pautado pela gestão e desafios constantes na implementação das regras e rotinas, da estabilização do grupo inicialmente acolhido, bem como da gestão de conflitos existentes. Já no segundo ano de intervenção destacamos a maior envolvência dos utentes nos seus Planos Individuais de Inserção e da concretização dos mesmos, do empenho dos utentes na participação ativa das atividades diárias do Centro bem como das atividades disponibilizadas pela Equipa Técnica.
Esperamos assim, ao longo dos próximos anos puder continuar este processo de evolução não só enquanto equipa mas também com todos os utentes acolhidos, para que a cada ano que passe a taxa de sucesso e o nº de autonomizações supere o ano anterior.
Infelizmente, em pleno Século XXI, assistimos à existência de inúmeros preconceitos e estereótipos relacionados com o que significa ser/estar na condição de sem-abrigo. A intervenção com a população em situação de sem-abrigo pressupõe perceber que o seu problema não é apenas a ausência de habitação, pois estar em situação de sem abrigo é mais do que isso. Neste sentido, importa perceber a complexidade do problema, a heterogeneidade dos indivíduos, a existência de várias problemáticas associadas, assim como a multicausalidade e multidimensionalidade do problema.
Do meu ponto de vista técnico e pessoal, importa adotar políticas de educação da população para esta temática, educação esta que deverá assentar na compreensão do problema ao invés do julgamento e crítica constante. Existe uma predominância significativa de problemas de saúde mental nesta populaçãopeloqueoinvestimento nesta área é também fundamental para a diminuição destas situações. Infelizmente o acesso a cuidados de saúde mental (e.g. psiquiatria, acompanhamento psicológico) e a respostas/ estruturas sociais que intervenham na saúde mental é ainda difícil e demorado junto das populações economicamente vulneráveis.
(continuação)...CENTRO DE RECURSOS PARA PESSOAS
Pág. 11
…Tal como acontece em todas as casas que recebem convidados, o Centro de Recursos da Adroana organizou a preceito o seu espaço e preparou-se para receber dezenas de convidados para um almoço de Natal! Entre limpezas e arrumações, decorações e mensagens espalhadas, utentes e equipa transformaram a sua casa num autêntico salão de festas. Acenderam-se velas, espalhou-se azevinho pelas mesas, e claro que a árvore de Natal dava as boasvindas a quem ia chegando enquanto a música natalícia ia ecoando e aquecendo o espaço.
Afinal não é todos os dias que se tem o prazer de receber, entre as pessoas convidadas, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Carlos Carreias, que fez questão de se dirigir a quem estava presente e felicitar todos pelo caminho percorrido.
Ainda antes de entrarem para o almoço, para se deliciarem com o bacalhau espiritual e outras iguarias (doces e salgadas, próprias da época), houve a oportunidade de assistir a uma demonstração da GNR com um cão pisteiro que, muito habilmente, cumpria a sua missão de descobrir entre os obstáculos e esconderijos montados para o efeito, as substâncias colocadas sorrateiramente pelo seu treinador, minutos antes.
Houve ainda tempo para a distribuição de presentes, que enchiam o chão junto à árvore de Natal. A Presidente da Delegação da Costa do Estoril da Cruz Vermelha, Dra. Manuela Filipe, fez as honras e relembrou a importância do trabalho que todos os parceiros desenvolvem conjuntamente a pensar num objetivo comum: o sucesso de cada pessoa que, por razões várias, ainda tem o Centro de Recursos como porto de abrigo. A equipa do CR deseja que esta passagem seja o mais breve possível e que neste ano novo que se avizinha, cada um possa encontrar o bem -estar e qualidade de vida que merece num espaço só seu.
Um Almoço Especial - CENTRO DE RECURSOS DAADROANA
Pág. 12
Boas Festas e Feliz Ano Novo!
Por: Drª. Maria Gomes (Animadora Sociocultural do Centro de Recursos d Adroana)
VISITA AO MOSTEIRO DE S. DINIS EM
No passado dia 09 de novembro os utentes dos Clubes Sénior desta Delegação tiveram oportunidade de conhecer o Mosteiro de São Dinis e São Bernardo em Odivelas. Fundado por El-Rei D. Dinis, em finais do séc. XIII, (1295), na sua Quinta de Vale de Flores, em Odivelas, foi construído entre 1295 e 1305. De estilo Gótico Primitivo cisterciense, é edificado de acordo com o modelo estabelecido, pelo reformador da Ordem, São Bernardo de Claraval, Abade, Dr. da Igreja e mentor espiritual da Ordem de Cister.
O Mosteiro sofreu alterações significativas nos reinados de D. João IV (1604-1656) e D. João V (1706-1750), mas foi a reconstrução efetuada após o terramoto de 1755 que altera profundamente a traça primitiva do edifício, com a introdução do estilo neoclássico, quer na igreja, quer nos lanços do Claustro Novo.
Da primitiva construção restam a cabeceira da igreja, constituída pela capela-mor e duas capelas laterais.
No interior destacam-se os túmulos góticos: o de D. Dinis (primeiro exemplo português que introduz a monumentalidade na tumulária portuguesa. Data do séc. XIV e é um dos monumentos fúnebres mais belo do gótico português), e outro atribuído a um seu descendente.
O Mosteiro tem ainda dois claustros, o Principal (ou Claustro Novo, designação obtida após o terramoto de 1755), localizado entre a igreja e o refeitório, é constituído por duas naves de estilo neoclássico, posteriores ao terramoto de 1755. Nas naves meridional e ocidental, podemos ainda observar as ogivas sob uma cobertura reconstituída, denunciando a construção primitiva de estilo gótico. Percorre a galeria todo um silhar de azulejos policromadas do séc. XVII.
Ficamos também a conhecer a origem da receita da marmelada branca de Odivelas e a mais antiga receita do pastel de nata, entre outros. Foi também neste mosteiro que funcionou o Instituto de Odivelas, escola portuguesa pública de ensino não superior, tutelada pelo Exército e destinada a jovens do sexo feminino. Fundado a 14 de Janeiro de 1900 pelo irmão do rei D. Carlos I de Portugal, o Infante D. Afonso. Estas alunas frequentavam o Instituto entre o 5.º e o 12.º anos de escolaridade, em regime de internato ou externato.
O Instituto de Odivelas encerrou no final do ano letivo de 2014/2015, podendo as alunas transitar para o Colégio Militar, em Lisboa.
Agradecemos à Câmara Municipal de OdivelasDivisão de Turismo a amabilidade que tiveram na organização da visita guiada adaptada para o nosso grupo.
ODIVELAS
Pág. 13
Por: Dra. Aida Marques (Responsável pelo Dep. Acção Social da Del. Costa Estoril CVP)
TALVEZ SEJA MAIS UM RECADO
No Natal passado e nunca devia passar, deixei um reparo que hoje vou continuar.
Ainda faltavam uns dias para a grande Festa e já os mercados e armazéns com grinaldas e música, em som bem alto, chamavam as famílias para as compras, muitas compras.
As crianças, de olhos brilhantes, tentavam adivinhar as prendas que iriam receber e o pinheirinho já estava destacado no canto mais nobre da sala "vestido" para maravilhar e com luzes intermitentes.
E o Menino Jesus começa a perguntar: então e EU?
Na véspera da grande ceia, já a avó entrara em casa com as azevias e as filhoses. O avô, carregado de caixas vermelhas e douradas, qual Pai Natal de faces rosadas, ajudava no que podia.
A vizinha do lado, traz o perú encomendado e a tia vem avisar que, mais tarde vai lá estar.
E o Jesus Menino pergunta: então e eu?
Na noite tão esperada, já bem tarde, entre um licor e uma rabanada, todos cantam louvores á Consoada.
Com tempo, porque querer bem leva uma vida, preparem o vosso Natal e lembrem quem não quer lembranças e vive de memórias. Há por aí quem precise de roupa mas, principalmente de um abraço. E quem não quer conversa, mas deseja um diálogo?
Não querem encomendas mas, faltam entregas. Chocolates? Não. Um carinho.
Não lhe faltam telemóveis mas, espera uma mensagem.
Não quer cadeiras. Quer lugares. Há sempre lugar para mais um! Lâmpadas? Mas falta tanto a LUZ!
Não quer desembrulhar prendas. Quer muitos risos e gargalhadas. Não quer só uma noite, quer uma vida.
Quer um Natal de VERDADE
Para o Ano, vamos ESTAR PRESENTE E LEMBRAR Vamos SER UMA LUZ
BOAS FESTAS PARA TODOS VÓS
REFEIÇÕES AO DOMICÍLIO
Mensalmente, são confeccionadas pelo nosso refeitório e distribuídas pelos serviços da Delegação centenas de refeições, na sua maioria a residentes do concelho de Cascais. Caso necessite e deseje receber refeição completa em sua casa, temos um menu diário e variado ao seu dispor. Contacte-nos através do telefone 214570924 para obter mais informações sobre este serviço.
FUNCIONAMENTO DO REFEITÓRIO DA DELEGAÇÃO
Encontra-se em funcionamento o refeitório da Delegação, cumprindo os requisitos fixados pela DGS, com serviço apenas na esplanada. É aconselhável a marcação prévia de almoços através do número de telemóvel 914 039 097. A entrada é feita pela Praceta Barbosa de Magalhães.
INFORMAÇÕES E CONTACTOS
Qualquer informação sobre refeições ao domicílio/ takeaway, apoio psicológico, deverá ser solicitada através do telefone 214570924, nos dias úteis, das 9,00 às 17,00 horas. Fisioterapia - Foi alargada a nossa resposta de atendimento presencial, respeitando as normas impostas pela DGS. Mais informações através do telefone PARFISI 214 572 797, nos dias úteis, das 9,00 às 18,00horas.
Pág. 14
Por: Dra. Maria da Piedade Amado (Professora da Academia Sénior)
HORÁRIOS NA QUADRA NATALÍCIA
DAS NOSSAS CAFETARIAS
As cafetarias da Delegação funcionam cumprindo as normas definidas pela Direcção-Geral da Saúde, com os horários abaixo indicados.. Para além dos produtos habituais, como bolos, sandes e bebidas, estes nossos espaços servem refeições ligeiras e rápidas.
CAFETARIA DA PAREDE:
- Até dia 19/12 - Abertura âs 09,00 horas e encerramento às 17,00 horas (às sextas-feiras, encerramento às 16,30 horas)
- A partir de 19/12 - Abertura âs 09,00 horas e encerramento às 16,00 horas - Dias 26/12/22 e 2/1/23 - Encerrado
(CAFETARIA DE CASCAIS:
- Abertura âs 09,00 horas e encerramento às 17,00 horas
- Encerra de 20 de Dezembro a 2 de Janeiro
CABELEIREIRO
Estes nossos serviços funcionam de Segunda a Sexta, entre as 09,00 e as 19,00 horas, cumprindo as normas definidas pela DGS. O atendimento é feito por marcação, que pode ser efectuada pelo número de telemóvel 926947690.
COLORINDO A SOLIDÃO
Tão triste, triste e desfeita, No meio da multidão, Caminhava atormentada Aquela alma penada Perdida na escuridão.
Uma nuvem compassiva, Ao ver tamanha aflição, Derramou lágrimas suas E beijou as faces nuas Daquele pobre coração.
Com os seus pingos de chuva E a varinha de condão Fez acordes de magia: Baniu-lhe a melancolia; Coloriu-lhe a solidão.
E, ao dissipar-lhe as mágoas, Com amor, com compaixão, Retirou do corpo o véu, D’estrelas cobriu o céu Com a sua mansidão.
A alma encheu-se de luz! Perante a grande emoção, Enquanto a nuvem sorria, Pro alto as mãos ela erguia Num gesto de gratidão.
Se andássemos de mãos dadas com a ompaixão, o amor tocaria o céu e haveria menos dor.
Luísa Ferreira Redondo MUNDO (S) Livro 9 – Edições Colibri Coordenação Literária - Ângelo Rodrigues
DE PSICOLOGIA
Alguns preconceitos ainda subsistem face à ideia de procurar uma ajuda psicológica, pelo que é fundamental reforçar que ir ao psicólogo não é sinal de doença mental.
Na nossa delegação, encontra no departamento de psicologia, uma equipa de psicólogos experientes e qualificados, inscritos na Ordem dos Psicólogos Portugueses, que procuram acolher as suas necessidades e promover o seu bem-estar através de um conjunto de ferramentas científicas, éticas e humanas.
As nossas especialidades de diagnóstico e intervenção estendem-se a todas as idades e incluem:
• Psicologia Clínica e Psicoterapia: Perturbações do Espectro do Autismo | Perturbação do Desenvolvimento Intelectual | Perturbações da Linguagem | Perturbação do Défice de Atenção/
Hiperatividade | Perturbações de Ansiedade | Depressão | Luto | Perturbações Alimentares | Perturbações da Personalidade
• Psicoterapia Infantojuvenil e Ludoterapia: Tristeza e Isolamento | Autoestima | Problemas de Comportamento | Ansiedade e Medo | Luto e Perda | Bullying | Separação Parental | Regulação Emocional
• Psicologia do Tráfego: Avaliação de Condutores
• Avaliação Psicológica e Neuropsicológica: Perturbações do Neurodesenvolvimento | Demências | AVCs | Traumatismos Crânioencefálicos | Avaliação de Capacidades para Juntas Médicas e Processos de Reforma
• Estimulação Cognitiva: Prevenção e intervenção na atenção e concentração, memória, linguagem e pensamento, cálculo, funções executivas).
Marcação de consultas: 214572797
ACOMPANHAMENTO PELO DEPARTAMENTO
Pág. 15
BOM ANO NOVO
Por: Luís Pereira de Sousa
Cá estamos todos com o melhor dos nossos sorrisos possíveis, mas com uma dor incomparável na alma.
O sol regressa, o mar acalma – se mas o mundo está à beira de uma grande guerra. Homens dominantes dizem lutar pela paz, mas que não sentem, amam e vivem como nós, com filhos, pais, sonhos e com os direitos que afinal não são universais, como se anunciam.
Nunca, nunca imaginamos que nos dias que vivemos, repletos de tecnologias admiráveis, de filmes, reportagens, hinos que nos elevam aos céus, lideres preparam – se para semear a angustia e a morte de gente igual a nós, com os mesmos sonhos e esperanças, gente que não sabe se existe para ficar ou para se
diluir nesta cofusão de ódios e ressentimentos.
São as fake news de conveniência e oportunidade que dominam as ilusões construídas habilmente pelos novos processos, que procuram formatar a humanidade até à desumanidade.
Aqui está o Novo Ano que nos trará mais novidades.
Mas entretanto, cada qual pode preparar um futuro melhor; basta fazer aquilo que mais gosta; amar, ajudar, perdoar e construir o seu próprio mundo, o seu, melhor, o nosso NOVO ANO.
Assim, acreditaremos neste futuro. Poderemos não chegar ainda a Marte, mas podemos concluir simplesmente que somos todos humanos e atéirmãos.
Então BOM ANO 2023.
FICHA TÉCNICA
Cruz Vermelha Portuguesa Delegação da Costa do Estoril Rua Vasco da Gama, nº. 243 2775-297 Parede dcostaestoril@cruzvermelha.org.pt / 214570924
Pág. 16
Diretora: Manuela Filipe Editor: Armando Ferrão - CP 9813 Colaboradores: Aida Marques, Ana Silva, Carlos Costa, Daniela Ferreira, Hélder de Castro Valente, Inês Ferreira, Luís Pereira de Sousa, Manuel António Gouveia, Margarida M. Fernandes, Maria Gomes, Maria da Piedade Amado, Mónica Barreto, Laura Rodrigues, Luísa Ferreira Redondo, Paula Amor, Rita Carvalho, Salete Tomás, Suzete Amorim. Grafismo e paginação: Pedro Varela Fotografia: Paulo dos Santos António