Boletim Informativo Janeiro 2023

Page 1

Publicação mensal Nº 93, JANEIRO de 2023

LANCHE DE REIS NA DELEGAÇÃO

EDITORIAL

Por: Manuela Filipe

Carosleitores, Neste início de ano de 2023, sentimos que grandes desafios se apresentam no nosso caminho.

Na verdade, com as profundas dificuldades que temos suportado nos últimos anos, sobretudo devido aos desastres naturais provocados pelas alterações climáticas, à pandemia da COVID-19 e, mais recentemente,emconsequência do conflito que se trava na Europa, sentimo-nos cada vez mais fragilizados e, em consequência, mais susceptíveis de sermos invadidospelodesânimo.

Tudo o que acima refiro tem provocado profundas alterações nanossavivênciadodiaadiae atémesmonoscomportamentos decadaum,levando-nosaestar um pouco mais recolhidos em nóspróprios.

No que me diz respeito e embora também sentindo os efeitos de todas estas adversidades,voutentandolutar e dar o meu contributo para contrariar tal estado de coisas, que tanto nos tem afectado negativamente.

Quem me conhece sabe que sou uma pessoa profundamente crente e mesmo perante tamanhas dificuldades, tento sempreadoptarumpensamento o mais possível positivo, acreditando que com lealdade, determinação e coragem mas, sobretudo, com uma maior união de todos, conseguiremos trazerumraio deSolàsnossas vidas e, consequentemente, à dequemnosrodeia.

Juntosseremosmaisfortes.

Desejo-vosumBomAno.

A ACADEMIA SÉNIOR NOVAMENTE EM PASSEIO

CRUZ VERMELHA PORTUGUESA
VOLUNTARIADO DE ALUNAS DA ESSCVP (ver pág 5) (ver pág 8) (ver pág. 10)

CALENDÁRIO FISCAL 2023

Até dia 8

- Pagamento da mensalidade da Residência, na Tesouraria da CVP das 9,00 ás 13,00 e das 14,00 às 16,00 horas.

Se preferir pode sempre fazer o pagamento por transferência bancária para o IBAN PT50 001000002768006000310 (indique por favor o nome)

Notas:

a) No mês da matrícula. Caso termine em fim de semana passa para o dia útil seguinte, exceto no mês de agosto que se prolonga até dia 31.

b) Prazo determinado no Despacho nº 351/2021-XXII de 10 de novembro do Sr. Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais.

As siglas CD – NG – OE, correspondem, respetivamente, às seguintes opções do Portal das Finanças: CD – CIDADÃOS / NG – NEGÓCIOS (empresas e operadores económicos) / OE – ENTIDADES PÚBLICAS - CONTABILISTAS CERTIFICADOS / OUTROS PROFISSIONAIS.

Departamento de Psicologia

O envelhecimento é um processo biológico pré-determinado, que comporta alterações físicas e cognitivas, decorrentes de alterações estruturais e funcionais do cérebro. Em Portugal existem cerca de 2 213 274 adultos idosos (correspondendo a 21.5% da população), o que se reflete num Índice de Envelhecimento de 153.4 pessoas idosas por cada 100 jovens. Sendo o envelhecimento um quadro emergente no nosso país, como podemos prevenir o declínio cognitivo?

Atividades Mentais

Ler, escrever, aprender novas línguas, frequentar aulas, jogar

Interação Social

Ir a eventos culturais, socializar com amigos e familiares, passear

Exercício Físico

Diminuição do stress, aumento do humor positivo, melhor funcionamento cerebral

Dieta Saudável

Vitaminas e Antioxidantes

Pág. 2
Impostos Obrigações Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez IRS / IRC / Selo Pagamento do IRC e IRS retidos e do Imposto do Selo do mês anterior 20 20 20 20 20 20 20 31 20 20 20 20 IVA Pagamento do IVA (regime mensal) 25 25 25 25 25 25 25 - 25 25 25 25 IVA Pagamento do IVA (regime trimestral) - 25 - - 25 - - - - 25IRC Pagamento adicional por conta - - - - - - 31 - 30 - - 15 IRC Pagamento por conta - - - - - - 31 - 30 - - 15 IMI Pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis - - - - 31 - - 31 - - 30IUC Pagamento do Imposto Único de Circulação Até ao último dia do mês da matrícula

Era uma vez um cão meio cansado De tanto percorrer o agreste termo À cata da perdiz e a guardar gado Atrás do mais somítico estafermo.

Sempre vivaz, alegre e descuidado, Nunca pensou tornar-se assim enfermo, Num abandono claro e meditado Por esse dono ingrato e subalterno.

Até que um dia, cheio de coragem, Assim falou, olhando a sua imagem, Daquele dono, grande mandrião:

- Sofri a sede, a fome e o cansaço, Alimentei desejos de um madraço E agora o que me resta? A solidão!

A ARTE DE SER FELIZ

2as. Feiras das 16,10 às 17,00 horas na Sala 2

Gouveia, Manuel A., 2011, Luta e Canção, Ediç. da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Alfândega da Fé, pág. 150.

Inscrições na Secretaria da Academia, presencialmente ou pelo telefone

214570924

NOVA
AULA NAACADEMIA SÉNIOR DA PAREDE
O MEU FABULÁRIO O Cão
Pág. 3

Por: Helder de Castro Valente (Professor da Academia Sénior –“A Bíblia na vida de todos os dias”)

Treze dias, foi o tempo que mediou entre a morte de Pio IX e a escolha do novo Papa.

E começo este artigo por esta afirmação, pela estranheza que então causou, que um Papa, com o mais longo pontificado da Igreja, personalidade fortíssima, tivesse o seu substituto encontrado ao terceiro escrutínio do Conclave.

O Camerlengo, responsável pela condução administrativa da Igreja durante o período de vacatura, era o Cardeal Gioachino Pecci de sessenta e sete anos de idade, nomeado Cardeal por Pio IX em 1853.

Pecci toma a decisão de reunir o Conclave na Cidade do Vaticano, contrariando o desejo expresso por vários Cardeais, os quais dada a instabilidade política que se vivia em Roma, e as más relações do Vaticano com Itália, pretendiam que o Conclave se realizasse em Espanha ou em Malta.

Pecci não transige, e em 18 de Fevereiro de 1878, apenas onze dias depois da morte de Pio IX, o Conclave inicia os seus trabalhos na Capela Sistina da Cidade do Vaticano, (local que se mantém até aos nossos dias), e não no Palácio do Quirinale como era hábito, dado que este Palácio é, agora, propriedade do Rei Humberto I de Itália.

Quando se iniciam os trabalhos, percebe-se de imediato que a escolha do novo Papa, dependerá da vontade do Colégio em prosseguir, ou não, as políticas de Pio IX, quer no concernente às relações com o exterior, nomeadamente com o Estado Italiano, com a Terceira Republica Francesa, com a Irlanda e com os Estados Unidos, quer no referente às relações dentro da própria Igreja, muito dividida após a proclamação do dogma da infalibilidade papal.

Outra questão pertinente era se o Sagrado Colégio deveria inclinar-se para um Papa jovem, arriscando, novamente, um longo pontificado, ou, para um Papa mais velho que pudesse ser considerado de transição de um pontificado tão intenso como o anterior.

Pesadas todas as questões, o Cardeal Camerlengo, Vincenzo Pecci, parece ser a melhor escolha de compromisso para as diferentes correntes em confronto. No primeiro dia realizam-se dois escrutínios que nada decidem. Após uma longa noite de reuniões entre os apoiantes de Pecci e diversos Cardeais indecisos, logo no escrutínio da manhã seguinte, o terceiro do Conclave, Pecci recolhe os votos necessários para a eleição, que aceita, escolhendo o nome de Leão XIII. Passaram-se treze dias depois da morte de Pio IX.

Quando se sabe a escolha do nome, feita pelo novo Papa, muitos dos Cardeais conservadores suspiram de alívio, ao pensar que esta escolha pretende homenagear Leão XII (lembram-se do estado-polícia?), que tinha sido Papa entre Setembro de 1823 e Fevereiro de 1829, ou seja, exactamente quando o novo Papa era um “teen-ager” (entre os treze e os dezanove anos).

Mas Pecci não pensa no Papa da sua juventude, mas sim em Leão I o Grande, também conhecido por São Leão Magno, um dos doutores da Igreja. Leão I, Patriarca de Roma, eleito pelo povo da cidade em 440, para suceder a Sixto III, conseguiu um acordo de paz com Atila o Huno em 452, e evitou a destruição da cidade pelos Vândalos, em 455, por ter tido a coragem de se dirigir, pessoalmente, ao acampamento do rei Genserico.

Agora, tal como em meados do século quinto, os tempos perturbados que o mundo e a Igreja atravessam, necessitam de um homem santo, corajoso e culto, como o foi Leão I. É ele que Pecci admira. É no pontificado d’ele que Pecci se irá inspirar, buscando as quatro características fundamentais que distinguiram o santo: fé, diplomacia, firmeza e cultura, para conseguir, também ele, deixar para sempre o seu nome ligado, com distinção, à História da Igreja.

PapaLeãoXIII

A IGREJA E O PODER — “DAS COISAS NOVAS—1”
Pág. 4
CardealGioachinoPecci Conclave de 1878

LANCHE DE REIS NA DELEGAÇÃO

No dia 4 de janeiro, deu-se, na Cruz Vermelha PortuguesaDelegação Costa Estoril o Lanche de Reis entre as várias entidades parceiras desta Delegação para a apresentação de novos projetos a serem desenvolvidos no ano de 2023.

Um lanche já tradição e que anualmente junta Instituições, autarcas e outras forças vivas do concelho.

Um momento de con-vívio, que serviu para prestar homenagem ao trabalho desenvolvido por esta instituição.

Um agradecimento a todos os que conseguiram comparecer a este momento de confraternização e partilha.

TRATAMENTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Continuandoaapostarnasnovas tecnologias para área da Saúde, a Delegação da Costa do Estoril da CVP tem disponível ao público, um equipamento inovadorenãoinvasivo,quevem contribuir para uma redução significativa da incontinência urinária, melhorando a qualidade de vida da pessoa no seu dia a dia. Para aderir a estes tratamentos, informe-se e inscreva-se na nossa recepção do Centro Especialidades Médicas - 214572797

Pág. 5
Por Drª. Laura Rodrigues (Departamento de Gestão)

EFEMÉRIDES DE JANEIRO

Em 31 de dezembro de 2022, faleceu, no Vaticano, com 95 a nos de idade, o Papa Emérito Bento XVI. Foi Papa da Igreja Católica e Bispo de Roma, desde 19 de abril de 2005 até 28 de fevereiro de 2013. Está sepultado na Basílica de S. Pedro, no Vaticano. No dia 1 de janeiro de 2023, tomou posse como Presidente da República do Brasil Luís

Inácio Lula da Silva, após eleições muito contestadas pelos apoiantes de Jair Bolsonaro, anterior Presidente. O Dia Mundial da Paz

Como é por demais sabido, no dia 1 de janeiro celebra-se o Dia Mundial da Paz, criado em dezembro de 1967, pelo Papa Paulo VI, na sua mensagem de 8 de dezembro de 1967. Se percorrermos todo o janeiro, vamos encontrar dias que, implicitamente, nos falam da Paz.

Assim temos, por exemplo: o Dia da Solenidade de Santa Maria (01) que nos convida a refletir sobre o ano que findou, sobretudo em relação à Paz, conceito que envolve as mais variadas e delicadas relações humanas que convergem para a solidariedade entre todos nós, ao mesmo tempo que podemos comprometer-nos a contribuir para projetos que possam levar a que este ano venha a ser o ano da concórdia – o ano da Paz; o Dia de Santo Antão (17) que nos transporta para o silêncio do deserto, onde a meditação e o despreendimento de qualquer ambição (a não ser a da perfeição), levam a que tudo o mais seja supérfluo; o dia Mundial da Religião (21) propenso a compreender e a recolher de cada uma das religiões tudo que vá concorrer, para uma harmonia de vida e luz na Humanidade; o Dia Internacional da Educação (24), cuja finalidade, entre outras, consiste em sensibilizar os jovens a pensar no quanto será necessário fazer para a obtenção da Paz, bem como o modo de o fazer, facto que, conjugado com o Dia Escolar da Não Violência e da Paz (30), mutuamente podem completar-se; o Dia Mundial da Liberdade (23), que nos faz pensar em como somos livres de escolher as nossas decisões para o bem ou para o mal; e, finalmente, o Dia Internacional do Obrigado (11) – o obrigado a todos quantos contribuíram e contribuem para a obtenção da Paz.

Tomando como ponto de partida o Dia Mundial da Liberdade (23) começamos por transcrever o Artigo

1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos […] “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” Também o Artigo 2.º refere que: “Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação.”

Contudo, o ser-se livre, muitas vezes, conduz a que, sem se terem em conta as liberdades e os direitos dos outros, possa ferir essas mesmas liberdades e esses direitos, dando origem a conflitos de tal modo violentos que levam a negar aquela Paz que o mundo sempre ambicionou.

Toda a liberdade de escolha deve ter em conta, pois, a liberdade dos outros para que não haja desvios que levem a perder a própria liberdade.

O Papa João XXIII, na sua encíclica Pacem in Terris, afirma (pág.5): “PAZ NA TERRA, anseio profundo dos seres humanos de todos os tempos, não se pode estabelecer nem consolidar senão no pleno respeito da ordem instituída por Deus”. E, mais adiante (pág. 6): “Contrasta clamorosamente com essa perfeita ordem universal a desordem que reina entre indivíduos e povos, como se as relações mútuas não pudessem ser reguladas senão pela força”, assim como a pp. 15: “Sendo os homens sociáveis por natureza, é mister que convivam uns com os outros e promovam o bem mútuo”. E a propósito do desarmamento, (pág.40): “É-Nos igualmente doloroso como em Estados economicamente mais desenvolvidos se têm fabricado e ainda se fabricam gigantescos armamentos. […] Costuma-se justificar essa corrida ao armamento aduzindo o motivo de que, nas circunstâncias actuais, não se assegura a paz senão com o equilíbrio de forças. […] O resultado é que os povos vivem em terror permanente, como sob a ameaça de uma tempestade que pode rebentar a cada momento em avassaladora destruição”. Estas longas transcrições são, por si sós, o motor que tenta levar os responsáveis pelas guerras a conjugar todos os esforços para a construção de uma duradoura Paz.

Concluímos com o grito pungente do Papa Francisco, na última página do seu livro Paz na Terra – A Fraternidade é Possível: “Que venha depressa a paz!”.

Pág. 6

CENTRO DE RECURSOS DA ADROANA

MENSAGENS QUE FICAM PARA O ANO

Janeiro costuma ser um mês de recomeço, de promessas e de desejos. E por vezes não é fácil. Continuar a acreditar que é possível recomeçar, que faz sentido mudar, que somos merecedores de uma vida melhor, às vezes faz com que tudo fique desarrumado e mais confuso, dentro de nós. Mas é ainda com a magia do Natal que nos lembramos que não estamos sós. Que o dia mais importante é o de hoje, que as coisas que trazemos dentro são as que nos dão força e sabedoria para continuar o caminho.

O Centro de Recursos da Adroana trabalha diariamente para que cada um acredite que é possível ser capaz. Que cada um é necessário para a vida acontecer. Como um puzzle que se monta com as peças que vão aparecendo e que vão dando forma à imagem que se pretende inteira. Durante o período de natal deixámos um painel para que se pudessem registar as mensagens que se queriam partilhar, os desejos que se queriam reais, os pedidos mais terrenos para quem imagina ainda o que é voltar a ter uma casa. Aqui ficam algumas das palavras escritas por utentes, técnicos e parceiros.

SEGURANÇA EM CASA

Decorreu no dia 1 de Fevereiro uma Ação de Sensibilização sobre Segurança em Casa efectuada pela Proteção Civil de Cascais.

Temas abordados:

Acidentes Domésticos - Ação de sensibilização no âmbito das medidas de autoprotecção e dos comportamentos a adoptar na prevenção de acidentes domésticos; - Objetivos da acção; Causa e consequências dos acidentes domésticos; - Organização e segurança nas principais divisões da habitação; - Vagas de Frio - prevenção e proteção em caso de frio extremo; - Como fazer;

VISITAS DO PÓLO DE CASCAIS DA ACADEMIA SÉNIOR

No dia17deJaneirodoanocorrente no âmbito da minha disciplina "TEMAS AO ACASO", levei os alunos a Vila Viçosa para visitar o Palácio Ducal de Vila Viçosa assim como à Casa Museu da Farmácia. A visita foi conduzida por um guia contratado por questões de timings, tendo decorrido num ambiente descontraídoeinteressado.

Fazer do impossível o possível. Agarrar cada dia como único.
Fazer diferente Ser grato. Esperar o melhor.
Dionísia Cabrera (Professora do Pólo de Cascais da Academia Sénior)
Pág. 7
Suzete Amorim (Pólo de Cascais da Academia Sénior)

NOTICIAS ESPAÇO ACÇAO SOCIAL CANTÁMOS AS JANEIRAS

As Janeiras (cantar as Janeiras) é uma tradição em Portugal que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus, desejando um feliz ano novo. Esses grupos vão de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das Festas Natalícias.

Ocorrem em Janeiro, começando no dia 1 e estendendo-se até dia 6, Dia de Reis ou Epifania. Hoje em dia, muitos grupos (especialmente citadinos) prolongam o Cantar de Janeiras durante todo o mês.

A tradição geral e mais acentuada, é que grupos de amigos ou vizinhos se juntem, com ou sem instrumentos. Depois do grupo feito, e de distribuídas as letras e os instrumentos, vão cantar de porta em porta pela vizinhança. Em 2023 este momento foi celebrado nesta delegação de duas formas distintas: a Tuna da Academia Sénior da Parede cantou no dia 5 de Janeiro as Janeiras aos utentes desta Delegação, no hall da residência.

No dia 6 de janeiro a mesma tuna e a Tuna Ibérica da Academia Sénior de Cascais deslocaram-se ao Casino Estoril para cantar as Janeiras ao Sr. Presidente da Câmara Dr. Carlos Carreiras e convidados. Ficam os registos destas celebrações.

Entreos dias 19e26 janeiro2023 acolhemos 4alunasdeEnfermagemdaEscolaSuperiorde Saúdeda CVP, no âmbito do voluntariado na comunidadenestaDelegação.

Este acompanhamento esteve a cargo da professora Cristina Centeno e, na Delegação, estiveram integradas pela responsável do voluntariadoAidaMarques.

Para além da organização/arrumação de alguns da residência e do ginásio, também organizaram duas atividades: uma inserida no grupo de Clube de Noticias e outra inserida no GrupodePartilha.

Apoiaram ainda na aplicação de inquéritos e no acompanhamento de utentes a atividadesocupacionaisdiárias.

VOLUNTARIADO DE ALUNAS DA ESSCVP
Pág. 8
Por: Dra. Aida Marques (Responsável pelo Dep. Acção Social da Del. Costa Estoril CVP)

ASNOSSASCAFETARIAS

As cafetarias da Delegação funcionam nos horários abaixo indicados..

Para além dos produtos habituais, como bolos, sandes e bebidas, estes nossos espaços servem refeições ligeiras e rápidas.

CAFETARIA DA PAREDE:

Abertura âs 09,00 horas e encerramentoàs17,00horas(às sextas-feiras, encerramento às 16,30horas)

CAFETARIA DE CASCAIS:

Aberturaâs09,00horase encerramentoàs17,00horas

CABELEIREIRO

Estes nossos serviços funcionam de Segunda a Sexta, entre as 09,00 e as 19,00 horas, cumprindo as normas definidas pela DGS. O atendimento é feito por marcação, que pode ser efectuada pelo número de telemóvel 926947690.

COLORINDO A SOLIDÃO

Quando rompia o brilho d’ alvorada Sobre aquele triste chão de pedra fria, O seu pequeno rebento gemia Ao som da trombeta de retirada.

Com a trouxa de farrapos pendurada, Aquela mãe feita melancolia

Do leito de mágoa imundo o erguia Pra prosseguir mais uma caminhada.

No manto azul do céu ainda estrelado, Um astro refulgiu com compaixão E mitigou a dor que os consumia.

Ao colo, sob o teto iluminado, Sugando o seio da escassez sem pão, À estrela que os afagava, ele sorria.

Quando a pobreza cobre a alma de invernia, o céu perde o brilho e a melodia.

PARADIGMA

(S) - Edições Colibri – 2016 Coordenação Literária –Célia Cadete e Ângelo

Rodrigues

ACOMPANHAMENTO PELO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

Alguns preconceitos ainda subsistem face à ideia de procurar uma ajuda psicológica, pelo que é fundamental reforçar que ir ao psicólogo não é sinal de doença mental.

Na nossa delegação, encontra no departamento de psicologia, uma equipa de psicólogos experientes e qualificados, inscritos na Ordem dos Psicólogos Portugueses, que procuram acolher as suas necessidades e promover o seu bem-estar através de um conjunto de ferramentas científicas, éticas e humanas.

As nossas especialidades de diagnóstico e intervenção estendem-se a todas as idades e incluem:

• Psicologia Clínica e Psicoterapia: Perturbações do Espectro do Autismo | Perturbação do Desenvolvimento Intelectual | Perturbações da Linguagem | Perturbação do Défice de Atenção/

Hiperatividade | Perturbações de Ansiedade | Depressão | Luto | Perturbações Alimentares | Perturbações da Personalidade

• Psicoterapia Infantojuvenil e Ludoterapia: Tristeza e Isolamento | Autoestima | Problemas de Comportamento | Ansiedade e Medo | Luto e Perda | Bullying | Separação Parental | Regulação Emocional

• Psicologia do Tráfego: Avaliação de Condutores

• Avaliação Psicológica e Neuropsicológica: Perturbações do Neurodesenvolvimento | Demências | AVCs | Traumatismos Crânioencefálicos | Avaliação de Capacidades para Juntas Médicas e Processos de Reforma

• Estimulação Cognitiva:

Prevenção e intervenção na atenção e concentração, memória, linguagem e pensamento, cálculo, funções executivas).

Marcação de consultas: 214572797

Pág. 9
Luísa Ferreira Redondo

A ACADEMIA SENIOR, NOVAMENTE EM PASSEIO...

Janeiro, dia 12. Uma quinta feira a prometer um sol de Inverno envergonhado, mas acolhido como dádiva, quando chegámos a Lisboa, à Rocha Conde de Óbidos. O jardim, o Tejo mesmo em frente e as docas de Alcântara Mar muito animadas. Ao subir os poucos degraus do Museu Nacional de Arte Antiga, já sabíamos que nos iriam falar da Natureza. A Iconografia Botânica na pintura, entre os Séculos XIII e XVI, maravilhosamente guiados pelo conhecimento, empatia e empenhamento de uma guia que não esqueceremos. Descobrir as mensagens que cada pintor deixou na sua obra, ao detalhar um simples fruto, uma planta, um tronco florido no lugar certo, na madeira ou na tela, com influências das várias épocas. Foi uma experiência, uma descoberta em que todos quizeram participar. Bastaram algumas salas, alguns quadros e, ao acabar, voltaríamos ao início de bom grado.

O almoço na Cafetaria e no Jardim do Museu, surpreendeu. Deu apetite para uma caminhada na Estufa Fria a meio da tarde, uma olhadela nas Estufas Quente e Doce e muitas fotografias para lembrar as grandes árvores, grutas, túneis, lagos, cascatas e esculturas que quase ninguém do grupo conhecia. Uma selva surreal, ora selvagem, ora romântica. Plantas da China, Australia, Mexico e Brasil, Antilhas e até da Coreia. Do deserto e dos trópicos. Com quase 100 anos e instalada numa antiga pedreira de basalto, quando Lisboa ainda se situava distante, a Estufa tem histórias para contar. Os bancos convidam a parar, contemplar e o silêncio é bem vindo.

Por: Dra. Maria da Piedade Amado (Professora da Academia Sénior)

REFEIÇÕES AO DOMICÍLIO

Mensalmente, são confeccionadas pelo nosso refeitório e distribuídas pelos serviços da Delegação centenas de refeições, na sua maioria a residentes do concelho de Cascais. Caso necessite e deseje receber refeição completa em sua casa, temos um menu diário e variado ao seu dispor. Contacte-nos através do telefone 214570924 para obter mais informaçõessobreesteserviço.

FUNCIONAMENTO DO REFEITÓRIO DA DELEGAÇÃO

Encontra-se em funcionamento o refeitório da Delegação, cumprindo os requisitos fixados pela DGS, com serviço apenas na esplanada. É aconselhável a marcação prévia de almoços através do número de telemóvel 914 039 097. A entrada é feita pela Praceta Barbosa de Magalhães.

INFORMAÇÕES E CONTACTOS

Qualquer informação sobre refeições ao domicílio/takeaway, apoio psicológico, deverá ser solicitada através do telefone 214570924, nos dias úteis, das 9,00 às 17,00 horas. Fisioterapia - Foi alargada a nossa resposta de atendimento presencial, respeitando as normas impostas pela DGS. Mais informaçõesatravésdotelefonePARFISI214 572 797, nos dias úteis, das 9,00 às 18,00 horas.

Pág. 10

NOTICIAS DA NOSSA RESIDÊNCIA SÉNIOR

Aniversários da Equipa

Durante o mês de Janeiro, alguns elementos da equipa da Residência celebraram o seu aniversário. Mais do que festejar a idade em si, os momentos de celebração simbolizam a união da equipa, e a importância que todos têm para nós. Mais do que um número, celebramos e agradecemos o papel que cada um tem, todos os dias, na nossa Residência. Os atos de carinho vêm dos gestos mais simples, desde a preparação do bolo caseirinho pela nossa equipa da cozinha ou dos próprios colegas Auxiliares, aos abraços calorosos que nos fazem sentir que aqui pertencemos. Obrigada a todos os colegas da Residência. Que venham muitos mais aniversários celebrados em conjunto!

Ida ao Colégio Papião

No passado ano tivemos o privilégio de receber os alunos do Colégio Papião na nossa Residência, trazendo mais calor ao nosso Lanche de Natal e ao Dia de Reis, momentos em que nos presentearam com as suas vozes pequeninas em músicas de celebração. No primeiro mês deste ano, foram os nossos residentes a ir conhecer a escolaonde todos os dias eles aprendem e crescem. À nossa espera estavam os alunos com diversos Jogos das Emoções preparados para nós. Cada residente ficou com a sua equipa de alunos, e juntos fizeram jogos de mímica, discussão de situações onde sentiam diversas emoções, partilha de histórias e, sobretudo, estabeleceram relações de afeto e confiança, que encheram de amor os corações dosnossos residentes.

Esta é uma colaboração entre ambas as Instituições que continuará a dar frutos durante o ano de 2023, no âmbito do Pojeto “Be Kind”, que visa uma dinâmica intergeracional enriquecedora.

O MELHOR PÔR-DO-SOL DA PAREDE

Somos suspeitos, mas consideramos que o terraço da nossa Residência é o melhor sítio da localidade para assistir ao pôr-do-sol. Todos os dias, os residentes que são fãs deste momento juntam-se, em silêncio ou em palavras de gratidão, a contemplar esta obra de arte da Natureza. O prémio de maior fã terá de ir, no entanto, para a nossa Madalena Garcia, que nunca falha um pôr-do-sol desde há 11 anos. A beleza da vida está mesmo nas coisas simples! Felizes pôres-do-sol atodos!

Pág. 11
Drª Inês Ferreira, Psicóloga e Diretora Técnica da Residência

HÁ MOMENTOS NA VIDA

Por: Luís Pereira de Sousa

O autor destas linhas teve a oportunidade de, há dias, assistir a um encontro informal, onde a Diretora da Cruz Vermelha da Costa do Estoril fez o “ponto da situação”, da actividade da entidade que acompanhamos, mas que na verdade nos surpreende dia após dia.

Basta vermos as descrições feitas neste Boletim para nos apercebermos da vida que envolve cada vez mais pessoas, anónimas umas, conhecidas outras, mas todas empenhadas em fazer da função num ato de permanente respeito,

de amizade, de quem dele precise.

E assim são surpreendentemente cada vez em maior número os que dão o passo decisivo muitas vezes para encetar seja qual for a sua idade, uma nova vida que justifique voltar a sorrir ou mesmo sonhar com melhores dias.

Não tem preço esta atividade, que torna o dia a dia mais tranquilo, lúcido e justificado.

Assim, aqui deixo, perdão, deixamos o nosso muito obrigado.

FICHA TÉCNICA

Diretora:ManuelaFilipe Editor:ArmandoFerrão - CP9813

Colaboradores:AidaMarques,AnaSilva,CarlosCosta,DanielaFerreira, Hélder de Castro Valente, InêsFerreira,LuísPereiradeSousa,ManuelAntónioGouveia,MargaridaM.Fernandes, MariaGomes, Maria da Piedade Amado, MónicaBarreto,LauraRodrigues, LuísaFerreiraRedondo,RitaCarvalho,SaleteTomás,SuzeteAmorim.

Grafismo e paginação: PedroVarela Fotografia: PaulodosSantosAntónio

Cruz Vermelha Portuguesa Delegação da Costa do Estoril Rua Vasco da Gama, nº. 243 2775-297 Parede

dcostaestoril@cruzvermelha.org.pt / 214570924

Pág. 12

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.