__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

RETROSPECTIVA

2020 1


RETROSPECTIVA

2020


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

COOPERATIVA

SUMÁRIO

6

MENSAGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

9

NOVA IDENTIDADE INSTITUCIONAL

11

PRONTO, COM VOCÊ, PARA DESENVOLVER O AGRONEGÓCIO

21

PRONTA, COM VOCÊ, PARA PRODUZIR MAIS

36

PRONTA, COM VOCÊ, PARA APRENDER E EDUCAR

43

PRONTA, COM VOCÊ, PARA COMUNICAR

49

PRONTA PARA CUIDAR DA NOSSA GENTE

58

PRONTA, COM VOCÊ, PARA CONTROLAR E GERIR

60

PRONTA, COM VOCÊ, PARA PRODUZIR O MELHOR

70

PRONTA, COM VOCÊ, PARA CUIDAR DO PLANETA

71

LANÇAMENTOS IBITURUNA

Boa leitura!

5


COOPERATIVA

BALANÇO SOCIAL 2020

MENSAGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

O que podemos dizer de 2020? Sem dúvida alguma foi um ano desafiador, para as pessoas e para as empresas. A forma de relacionar uns com os outros foi alterada, o distanciamento se fez presente, e fomos colocados à prova. Mas para uma organização proveniente do cooperativismo, em qualquer circunstância, o lado humano e a fraternidade estão em primeiro lugar. Nós da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, mais uma vez, saímos na frente. A cooperação, elo que nos une, nos colocou em uma situação de vantagem no enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus. Como diz o provérbio popular: “a união faz a força.” Nós comprovamos isso por meio de um empreendimento colaborativo composto por 1.100 cooperados, mais de 300 colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores, entre outros. A junção de todos, fundamentais para a continuidade deste negócio, gerou resultados expressivos. Dentre eles estão o maior faturamento da história do nosso Armazém, o crescimento no faturamento geral da Cooperativa em comparação a 2019 de 34,96%, lançamentos de novos produtos com a marca Ibituruna, democratização da assistência técnica através da implementação de ferramentas de gestão nas propriedades assistidas que apresentaram lucratividade e ampliação de 13,33% na geração de novos empregos. Além disso, possibilitamos aos nossos cooperados e produtores rurais a aquisição de insumos com preços e condições de pagamento acessíveis. Durante todo o ano mantemos o quilo da ração mais barato do que o preço do leite, feito inédito! Isto foi possível devido ao novo posicionamento de gestão e governança implementada, decorrente a revisão do Planejamento Estratégico (2020-2022) que guiou a realização de investimentos para o crescimento contínuo e ordenado. Ampliamos o galpão do Armazém o que nos possibilitou realizar compras estratégicas para oferecer o melhor produto com o menor preço, aqueles que diariamente acordam cedo e mantém o

6

agronegócio deste país em constante movimento. Para darmos continuidade a este ciclo, investimos em equipamentos e linhas para a produção industrial com o objetivo de receber a matéria-prima de nossos cooperados com mais eficiência e valorizar ainda mais a sua produção. Isto, já nos trouxe resultados! De acordo com pesquisa da Kantar (empresa de pesquisa) estamos entre as 10 marcas de leite UHT mais consumidas no Nordeste do País. Além disso, estamos reposicionando a marca Ibituruna no mercado com novas embalagens que levam design moderno e atrativo, e armazenam toda a nossa qualidade e segurança alimentar para atender os anseios dos nossos milhares consumidores cada vez mais exigentes. Nunca fomos tão desafiados, mas não ficamos parados, não desanimamos. Assumimos o nosso papel de inspirar aqueles que atuam conosco e colaboram diariamente para o desenvolvimento econômico e social, da nossa razão de ser: os nossos cooperados. Continuamos dando a devida importância do verdadeiro sentido da cooperação, aquele que salta dos dicionários e vai para a prática diária. Atuamos juntos e entregamos resultados extraordinários em todos os sentidos nas nossas operações. Nos tornamos maiores, mais relevantes, mais presentes e o que é extraordinariamente compensador: indispensáveis! A confiança outorgada a nós é a força motriz que nos movimenta e assim, gratos, renovamos a esperança de continuarmos desenvolvendo as atividades da Cooperativa e suas unidades de negócio com as melhores técnicas de gestão, governança e estratégias pautadas em indicadores, com foco em atingir a visão de ser referência em toda cadeia produtiva do agronegócio. Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce: Pronta, com você, para novos tempos!


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

COOPERATIVA

EM 2020, COOPERATIVA INICIA REVISÃO DE SEU PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce sempre alinhada às técnicas de gestão e Governança mais modernas e disponíveis no mercado, iniciou no dia 26 de agosto, a revisão de seu Planejamento Estratégico, com objetivo de delinear os passos da instituição para os próximos anos. Na primeira etapa do Planejamento foi convocada toda a liderança da empresa composta por diretores, conselheiros administrativos e fiscais, superintendentes, gerentes, supervisores e assessores para a definição da identidade institucional da empresa para os próximos anos, tendo em vista os novos caminhos que foram tomados no último ano como, por exemplo, o retorno a industrialização. Durante a reunião foi realizada atividades em grupos, que oportunizou as pessoas responsáveis por fazerem o dia a dia da empresa acontecer, expressarem opiniões, sugerirem melhorias, pontuarem indicadores, entre outros pontos fundamentais para o desenvolvimento da empresa. Colaboradores de todos os setores foram organizados em grupos para que pudessem discutir entre si, o papel da Cooperativa e de todos os seus negócios na vida das pessoas. A partir do momento de reflexão colocaram no papel e defenderam seus pontos de vista para todos envolvidos no processo, inclusive a diretoria e os conselhos. Esta ação teve como principal objetivo levar todos a análise sobre a importância da atuação da Cooperativa na comunidade onde está inserida.

Bem como os impactos positivos que suas atividades causam na vida das pessoas. A partir disso, foi possível desenharem a identidade institucional da empresa. “A Cooperativa é uma instituição consolidada no Vale do Rio Doce com mais de 60 anos de atuação no agronegócio brasileiro. Grande parte de seu sucesso é advindo de seu Planejamento Estratégico e suas revisões, prática realizada religiosamente de tempos em tempos pela instituição, com o propósito principal de nortear os caminhos que a Cooperativa deverá trilhar. A nossa última revisão do Planejamento Estratégico foi realizada em 2018 e em 2020 percebemos que já estava na hora de realizá-la novamente,” explica Gilmar Oliveira, Superintendente Administrativo e Financeiro responsável pela revisão do Planejamento Estratégico. Toda empresa detém estratégias para se diferenciar no mercado, principalmente de seus concorrentes, para isso é necessário planejamento, definição de métodos e planos. “Foi o que sempre fizemos! Sempre alçamos desafios maiores a curto, médio e longo prazo e para que isso esteja claro para todos os indivíduos organizacionais, realizamos a revisão do nosso Planejamento Estratégico com o intuito que ele possa nos guiar de forma assertiva nos negócios. A revisão nos auxilia na gestão de nossas operações, nas tomadas de decisões e nos dá a visão de onde queremos chegar,” explica João Marques, presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce.

7


COOPERATIVA

BALANÇO SOCIAL 2020

NOVA IDENTIDADE INSTITUCIONAL

Missão Oferecer produtos e serviços de qualidade, com preços justos, através de práticas inovadoras e sustentáveis, gerando valor e desenvolvimento aos cooperados, clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade.

Visão Ser reconhecida pela qualidade dos seus produtos e serviços, bem como pelo desenvolvimento da cadeia produtiva do agronegócio.

Valores Atitude de dono; Compromisso social e ambiental; Confiança e credibilidade; Cooperação e parceria; Crescimento consistente com foco em resultado; Ética e transparência em todas as suas relações; Gestão e inovação; Profissionalização e valorização das pessoas; Respeito; Segurança e integridade; Simplicidade nas ações; Trabalho em equipe e aprendizado contínuo.

8


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

Em decorrência da Revisão Estratégica, a Cooperativa neste ano se apresenta com nova identidade visual. Marcada por um design moderno que demonstra o poder e peso de sua marca, mas ao mesmo tempo, a simplicidade arraigada em todas suas relações e ações. Confira!

A Cooperativa Agropecuária Vale do Doce é uma instituição consolidada no Leste de Minas, com mais de 60 anos de história, tradição e qualidade. Mantém o ciclo da vida de milhares de pessoas em movimento por meio da cooperação. Essência que a inspira e a move todos os dias a buscar a excelência em suas múltiplas atividades. Em 2019, com o retorno à atividade industrial, através do arrendamento do Parque Industrial, a Cooperativa vem passando por mudanças e evoluções que têm refletido em seu crescimento contínuo em todos os segmentos do agronegócio. Desde a conversão de leite in natura em produto acabado, lançamento de novos produtos, vendas de insumos, melhoramento genético de animais, entre outras atividades. Diante da ampliação de seus negócios, vislumbrando um futuro cheio de oportunidades, a Cooperativa deu início a revisão de seu Planejamento Estratégico, que norteou a alteração de sua identidade institucional, conceituando uma nova missão, visão e valores. Inspirados na nova identidade institucional, foi idealizada uma nova marca que reflete fielmente os anseios para o futuro da instituição. Ela traz em seu design, a modernidade, simplicidade e o significado sem perder sua essência e legado. Sempre pautada em confiança, tradição, qualidade e adaptação.

Confira a nova identidade visual da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce!

Entenda o significado do ícone:

O ícone é representado por um círculo implícito que simboliza o ciclo constante do movimento cooperativista. O círculo foi estilizado formando a letra “C” que reforça o conceito de união. Envolvendo os pinheiros que traduzem força, pois, é uma árvore que sobrevive às adversidades sem perder seu vigor. Círculo implícito: um círculo abraçando dois pinheiros, indica união do movimento, representando eternidade, pois, não tem começo nem fim. Pinheiro: Outrora os pinheiros significavam imortalidade e fecundidade, por ser uma árvore que sobrevive em terras menos férteis e possui facilidade de multiplicação. Círculo cortado ao meio, representando a letra “C”: A Cooperativa é uma instituição oriunda do cooperativismo, e esta a letra no ícone da nova marca indica a primeira letra da palavra cooperativismo, dando ênfase a nossa essência.

9

COOPERATIVA

COOPERATIVA REALIZA REDESIGN EM SUA MARCA E SE APRESENTA COM NOVA IDENTIDADE EM 2021!


COOPERATIVA

BALANÇO SOCIAL 2020

SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA – SUAF

Alexandre Negri - Gerente de Política Leiteira

Gilmar Oliveira - Superintendente Administrativo e Financeiro

Gislene - Analista de Departamento Pessoal

José dos Passos - Agente de desenvolvimento Cooperativista

Kevin Alves- Técnico de Segurança no Trabalho

Marcela Silva - Coordenadora de Recursos Humanos

Rafael Campos - Gerente do Armazém da Cooperativa

Rita Mendes - Secretária Executiva

Sabrina Souto - Assessora Jurídica

Vanusa Alves - Assessora de Comunicação

Willian Salvador - Gerente de Controladoria e Finanças

“O talento vence jogos. Mas somente um time vence campeonatos.” - Michael Jordan. Esta frase representa tudo que acreditamos, ainda mais quando falamos da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce e todo seu legado construído em sessenta e dois anos de história. O campeonato deste ano de 2020 que acabamos de encerrar foi um dos mais difíceis de todos os tempos. De repente, o planeta viu-se atordoado em meio a desafios até então vivenciados apenas nas telas cinematográficas, mas infelizmente era realidade. A vida imitando a arte. Em alguns momentos, vimos tudo se perder, mas através da união conseguimos virar o jogo, e juntos conseguimos transformar cada ameaça em uma oportunidade. Agora sim, podemos enfim suspirar aliviados e dizer vencemos e superamos barreiras até então intransponíveis. Que ano foi esse, meus caros?

10

Crescemos em todos os sentidos. Evoluímos. Mas conscientes de que foi apenas mais um degrau da excelência, nosso dever enquanto unidade sistemática. A Superintendência Financeira é uma unidade formada de talentos extraordinários. Juntos, formam um time de excelência que querem sempre vencer os campeonatos propostos no dia a dia e bater cada meta estabelecida. Com o Armazém, Política Leiteira, Controladoria e Finanças, Comunicação e Marketing, Educação Cooperativista, Tecnologia da Informação (TI), Unidade de Gestão de Pessoas, Secretariado Executivo e Jurídico vamos continuar vencendo através do elo que nos une e a força que nos move, a cooperação.


Pronto, com você, para

desenvolver o agronegócio!


DESENVOLVER O AGRONEGÓCIO

BALANÇO SOCIAL 2020

ARMAZÉM DA COOPERATIVA

Com mais de 60 anos de mercado, o Armazém da Cooperativa é a loja agroveterinária da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce. Responsável por abastecer a cadeia produtiva do agronegócio e oferecer produtos de alta qualidade com preços justos em mais de cinquenta cidades em torno de Governador Valadares.

Com mais de dois mil itens disponíveis para atender a necessidade de seus cooperados e clientes o Armazém também conta com suporte de vendas online, o ArmazApp. Através dele, cooperados e clientes podem realizar suas compras com maior facilidade e comodidade, e receber seus pedidos no conforto de sua fazenda.

O Armazém também é itinerante, estando presente diariamente em todas as regiões de sua abrangência através da Rota Inteligente, sistema logístico responsável por entregar desde uma agulha a toneladas de insumos sem custos adicionais nas fazendas de seus cooperados e clientes em sua área de atuação.

O Armazém da Cooperativa é a casa do produtor rural do Vale do Rio Doce. Com acesso a produtos de alta qualidade com facilidades de pagamento, ainda conta com suporte e atendimento especializado no balcão de seus técnicos como: agrônomos, médicos veterinários e zootecnistas. Atender sua necessidade é nossa prioridade!

ARMAZÉM DA COOPERATIVA REALIZA AMPLIAÇÃO DE SEU GALPÃO

O Armazém da Cooperativa visando melhor atender seus cooperados e clientes finalizou no dia 6 de abril de 2020 a ampliação de seu galpão de estoque de insumos. A obra se fez necessária devido ao projeto de venda de Ração a Granel, o que demanda maior espaço para a armazenagem de bag’s (recipiente de ração à granel). Além disso, com o crescimento do Armazém da Cooperativa e seus novos projetos de ampliação essa expansão era necessária para dar condições de

12

trabalhar com um estoque de segurança. A edificação foi projetada para armazenar cerca de 700 toneladas de insumos, com a finalidade de ampliar o número de produtos oferecidos pelo Armazém, que já conta com mais de 2 mil itens. A estrutura anterior permitia estocar apenas 350 toneladas, o que limitavam o trabalho da loja, devido ao crescimento e o novo modelo de trabalho pautado em compras estratégicas.


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

• Menor preço da região; • Melhores condições de pagamento;

• 10% de desconto em toda linha de Produtos Ibituruna (apenas cooperados);

• O quilo da ração é mais barato • Atendimento técnico no balcão da loja com médicos do que o litro de leite pago ao veterinários, engenheiros produtor; agrônomos e zootecnistas; • Mais de 2 mil produtos • Doação de mudas de plantas em nossa loja, muito mais frutíferas em ações comerciais; variedade para você; • Entregas grátis para todos os • Estacionamento amplo; produtos, desde uma agulha a toneladas de insumos;

• + R$2,00 de desconto ao retirar produtos de sacaria em nossa loja;

• Devolução de 100% das sobras do Armazém da Cooperativa;

• Promoções estratégicas de janeiro a dezembro!

• Compras pelo Armazapp;

Se você ainda não é nosso cooperado, tá esperando o quê? Venha para a Cooperativa e seu Armazém! Aqui você encontra vantagens exclusivas.

13

DESENVOLVER O AGRONEGÓCIO

VANTAGENS DO ARMAZÉM DA COOPERATIVA


DESENVOLVER O AGRONEGÓCIO

BALANÇO SOCIAL 2020

RESULTADOS 2020 💲

Faturamento

R$42.831.373,34

↑️ 52,2%

🐮

Peso Bruto Faturado

37.616 Ton

100%

🐮

Peso Bruto entregue na fazenda

15.346 Ton

41%

🐮

Peso Bruto retirado no Armazém

22.270 Ton

59%

366/dia 📝

Documentos Fiscais Emitidos (Notas/Cupons)

7622/mês

Ticket Médio

91.466 total

R$468,28

🚚 CRESCIMENTO DE CAMINHÕES

2019

2020

% Crescimento

7

11

57,14%

(Previsão de crescimento para 15 carros 2021)

FAMÍLIAS ⛓

Arames

Insumos Rações Bovino

🌾

% CRESCIMENTO 159%

JUL 19

JUL 20

% Crescimento

98%

R$ 3.436.814,81

R$ 4.791.082,86

39,40%

Tanques

66%

🌾

Fertilizantes

51%

Máquinas e Equipamentos

49%

🌾

Grãos e Farelos

38%

🌾

Sementes

35%

Defensivos Agrícolas

🌾 💉

Medicamentos

🧹 Limpeza

(revenda) 🧂

14

Insumos Minerais.

🐮 1º GRANDE FEIRÃO (Expoagro)

🌾 1ª FEIRA AGRÍCOLA

SET 19

SET 20

% Crescimento

R$ 2.429.174,01

R$ 4.450.570,93

83,21%

32% 22%

🐮 2º GRANDE FEIRÃO

22%

NOV 19

NOV 20

% Crescimento

10%

R$ 2.814.681,59

R$ 6.359.347,61

125,93%


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

MÉDIA TAXA PESO (KG) OCUPAÇÃO

QT ENTREGAS KM RODADO

🚚

LESTE

77,15%

2.434.776

3.411

131.115

🚚

NORTE

83,09%

6.892.173

7.865

227.789

🚚

OESTE

78,23%

3.359.625

4.267

104.373

🚚

SUL

80,39%

2.659.098

3.004

73.605

80,55%

15.345.672

18.547

536.882

💲

Total Geral

ARMAZÉM DA COOPERATIVA REALIZA GRANDE FEIRÃO E SUPERA EXPECTATIVAS EM MEIO A PANDEMIA

O Armazém da Cooperativa Agropecuária durante os dias 20 a 25 de julho de 2020 realizou o seu 1º Grande Feirão. Estiveram em oferta cerca de 150 produtos para atender as necessidades de seus cooperados. O evento trouxe novidade para o produtor rural não cooperado, pela primeira vez em sua história, o Armazém ofereceu a estes clientes, as mesmas condições de pagamentos de seus cooperados.

Para assegurar o menor preço possível em rações, concentrados e minerais. Insumos que demandam maior investimento para a nutrição do rebanho em tempos de estiagem. O Armazém realizou uma compra engenhosa. Foram 6 mil toneladas de ração Capul (patrocinadora master do Armazém) que possibilitaram aos cooperados e clientes do Armazém realizarem compras programadas para quatro meses.

Além de condições para pagar, preços e prazos exclusivos para o evento, o Grande Feirão do Armazém foi uma estratégia traçada pela diretoria, superintendências e a gerência do Armazém. Com a finalidade de garantir ao produtor preços baixos em insumos e fixar custos de produção. Visto que, em função da pandemia, o dólar disparou, isso impactou consideravelmente nos preços dos insumos.

Além de todos os benefícios oferecidos ao produtor durante o Grande Feirão do Armazém possibilitou que os insumos fossem retirados em parcelas para consumo, semanalmente ou quinzenalmente até dezembro de 2020. O Grande Feirão do Armazém é mais uma solução oferecida aos produtores rurais para fomentar a produção leiteira e de corte dos pecuaristas no Vale do Rio Doce.

15

DESENVOLVER O AGRONEGÓCIO

RÓTULOS DE LINHA


DESENVOLVER O AGRONEGÓCIO

BALANÇO SOCIAL 2020

1ª LIVE COMERCIAL BENEFICENTE É REALIZADA DURANTE GRANDE FEIRÃO

Na foto, o gerente do Armazém Rafael Campos, o vice-presidente da Cooperativa Fernando Ferreira, o presidente da Cooperativa João Marques, e o apresentador Luciano Viana.

O Armazém da Cooperativa no dia 22 de julho de 2020, realizou paralelo ao 1º Grande Feirão, a sua 1ª Live Beneficente e Solidária, por meio do canal da Cooperativa no Youtube. A Live contou com uma programação muito especial para o público que aprecia moda de viola, sertanejo raiz e um berrante. Foram três horas entretenimento com música boa com o cantor Washington Bonifácio, informações técnicas, sorteios der brindes, vendas no Armazém e um show de solidariedade em benefício a instituições filantrópicas de Governador Valadares. Doze entidades foram escolhidas para serem beneficiadas durante a Live através de votação. Os telespectadores tiveram a oportunidade de votar na instituição que desejava que recebesse os dois mil reais, que foram convertidos em leite doados pelo Armazém da Cooperativa.

16

Durante a Live foram apurados 15.473 votos. A instituição mais votada durante a Live foi o Instituto Nosso Lar, organização de assistência social. Com mais de 6 mil visualizações a 1ª Live sucesso total! Além de levar entretenimento a todos que prestigiaram, musicalidade, diversão, solidariedade em prol daqueles que prestam um serviço de excelência na área de assistência social, também possibilitou aproximação mediada pela interatividade (mecanismo que permite a iteração por meio de equipamentos que promove a comunicação) durante o período pandêmico em que o distanciamento social se faz tão importante para a contenção da proliferação da Covid-19. No decorrer do evento todos tiveram a oportunidade de interagir com o Armazém pelo telefone, WhatsApp, redes sociais, comentários do Youtube. Solidariedade está em nossa essência!


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

O Armazém da Cooperativa atualmente tem como foco abastecer toda a cadeia produtiva do agronegócio. Por isso, entre os dias 8 a 14 de setembro realizou o seu 1º Feirão Agrícola, com o objetivo de oferecer produtos de alta qualidade a preços bem abaixo do mercado. Durante o Feirão foram ofertados insumos como adubos, sementes, ferramentas, máquinas, equipamentos, implementos entre outras soluções para agricultura. A iniciativa foi direcionada para que os produtores rurais da região pudessem realizar o plantio de cana, milho, sorgo e demais culturas de pastagem com tranquilidade no período de início das chuvas no Leste de Minas. Além das facilidades para comprar e receber as mercadorias, o Armazém da Cooperativa possibilitou condições de pagamento super acessíveis para todos os produtores que desejaram realizar suas compras. Parcelamentos em até 4x, sem juros, no cartão, ou em até 3x no cheque, boleto ou Folha do Leite (a última opção é apenas para cooperados). Tudo isso com o prazo de mais de 60 dias para começar a pagar. Com o menor preço e o melhor prazo o Armazém da Cooperativa entregou as mercadorias nas fazendas sem custos adicionais para o produtor rural.

SEMANA DA SAÚDE ANIMAL NO ARMAZÉM DA COOPERATIVA O Armazém da Cooperativa é um centro de distribuição de insumos, medicamentos, ferramentas, implementos e muito mais. Além disso, também tem o papel de levar aos produtores rurais informações sobre práticas corretas no manejo das fazendas e na saúde do rebanho. Por isso, durante os dias 15 a 21 de setembro de 2020 o Armazém da Cooperativa promoveu a Semana da Saúde Animal com foco na suplementação mineral. A ação teve a finalidade de oferecer insumos para qualificar a alimentação dos rebanhos durante o período de seca, o qual impacta diretamente na produtividade e reprodução do rebanho. Para amenizar a deficiência nutricional dos animais o Armazém da Cooperativa ofereceu toda linha de minerais e proteinados a preços baixíssimos e condições de pagamento incríveis. Tudo em 4x no cartão, 3x no cheque, boleto ou Folha do Leite (esta última opção é apenas para cooperados), com prazo de 60 dias para começar a pagar. Além disso, durante o evento os técnicos do Armazém ficaram a cargo de orientar os produtores rurais sobre as melhores soluções para a suplementação mineral dos animais.

17

DESENVOLVER O AGRONEGÓCIO

ARMAZÉM DA COOPERATIVA REALIZA 1º FEIRÃO AGRÍCOLA


DESENVOLVER O AGRONEGÓCIO

BALANÇO SOCIAL 2020

DIA DE CRÉDITO O Armazém da Cooperativa compreende as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais, dentre elas, o acesso ao crédito. Por isso, no dia 5 de outubro o Armazém viabilizou um dia inteiro destinado exclusivamente para o financiamento de Projetos Agrícolas, o 1º Dia do Crédito. Nesse dia o Armazém da Cooperativa contou com seus parceiros financeiros para oferecer aos seus cooperados e clientes financiamentos para investimentos na fazenda. As vantagens não pararam por aí! Os projetos de irrigação foram gratuitos para os cooperados e clientes que contrataram os financiamentos nesse dia no Armazém. O Dia de Crédito do Armazém é uma oportunidade incrível para fechar bons negócios!

ARMAZÉM DA COOPERATIVA INICIA COMERCIALIZAÇÃO DE MADEIRAS TRATADAS O Armazém da Cooperativa, a fim de ampliar seus segmentos de atuação, adquiriu no mês de novembro de 2020 a loja de madeiras tratadas, antiga Casa do Eucalipto, ao lado de sua estrutura. A aquisição foi uma estratégia utilizada pelo Armazém para oferecer uma nova seção de produtos para os produtores rurais da região. Desde então, o Armazém tem oferecido soluções em madeiras tratadas para seus cooperados e clientes com preços acessíveis, prazos e comodidade na entrega. Agora você encontra: tocos, esticadores, réguas para curral e muito mais. No Armazém da Cooperativa você encontra tudo em madeiras tratadas! #VemProArmazém

COOPERATIVA OFERECE MAIS UM BENEFÍCIO PARA O COOPERADO ATRAVÉS DE SEU ARMAZÉM A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, no mês de agosto de 2020, lançou mais um benefício para seus cooperados: descontos exclusivos na linha de Produtos Ibituruna em seu Armazém. Inicialmente foi oferecido 5% de desconto na linha de leites e 10% de desconto nos demais produtos. No mês de janeiro 2021 este benefício ficou ainda melhor! O desconto foi reajustado para 10% em TODA linha de produtos, incluindo a linha de leite. Para usufruir deste benefício basta o cooperado informar no momento da compra à operadora de caixa seu número de matrícula.

18


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

DESENVOLVER O AGRONEGÓCIO

ARMAZÉM DA COOPERATIVA REALIZA 2º GRANDE FEIRÃO DE NOVEMBRO

Fotos: Luís André

O Armazém da Cooperativa durante todo o ano de 2020 realizou ações comerciais a fim de impulsionar a cadeia produtiva do agronegócio. Duas dessas ações foram cruciais para o desenvolvimento do homem no campo: o Grande Feirão de Julho e Grande Feirão de Novembro. O segundo, realizado entre os dias 23 a 28, teve o objetivo de fixar custos de produção com a estabilização dos preços de insumos para os produtores rurais do Vale do Rio Doce até o mês de março de 2021. Para isso o Armazém realizou uma compra estratégica de 4 mil toneladas de ração da sua parceira Cooperativa Comigo. Além de preços incríveis, o Feirão também ajudou instituições filantrópicas de Governador Valadares e região através da 2ª Live Solidária. A Live Solidária foi realizada no dia 25 de novembro de 2020, às 19h, nas dependências do Armazém da Cooperativa. O evento levou informação, diversão, música e dados sobre o mercado de leite, milho e soja com o analista de mercado do Milkpoint, Valter Galan. A programação ainda contou com muita solidariedade do Armazém e seus parceiros em prol das instituições filantrópicas que realizam um brilhante trabalho em Governador Valadares.

A Live teve três horas de duração. Nesse período, teve muita moda de viola com os cantores, que também são colaboradores da Cooperativa, Jú Mendes, Marcela Silva e Ronaldo Carvalho. Também houve sorteio de brindes, vendas no Armazém, entretenimento e interação com aqueles que nos prestigiaram de casa. O que não faltou durante o evento foi solidariedade. Os telespectadores votaram em prol da instituição que desejavam que o donativo oferecido pelo Armazém da Cooperativa fosse repassado. Ao total, doze instituições foram escolhidas para fazer parte deste momento e, dentre elas a organização de assistência social, chamada Missão Vida obteve 31,5% dos votos, sendo a beneficiada com 1.000 litros de leite. Além da doação de 1.000 litros de leite que já estava programada, um parceiro do Armazém da Cooperativa, que não quis se identificar, doou mais 500 litros de leite para Apae GV, ao total o volume de leite doado para as instituições filantrópicas foi de 1.500 litros de leite UHT. Armazém da Cooperativa trabalhando em prol da comunidade!

19


DESENVOLVER O AGRONEGÓCIO

BALANÇO SOCIAL 2020

ARMAZÉM DA COOPERATIVA E OUROFINO DOAM MIL LITROS DE LEITE UHT

A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce e a Ourofino Saúde Animal são parceiras de longa data. No dia 29 de outubro de 2020, as duas instituições uniram forças em prol das instituições filantrópicas de Governador Valadares na doação de 1.000 litros de leite UHT a três entidades de assistência social. Para receber o donativo foram eleitas três instituições filantrópicas de Governador Valadares que prestam assistência social a crianças, idosos, pessoas com deficiência e portadores de necessidades especiais. As instituições contempladas foram a Associação Santa Luzia, Lar dos Velhinhos e Casa de Recuperação Dona Zulmira. Cada uma das entidades recebeu 330 litros de Leite Integral UHT Ibituruna que ajudou na alimentação dos internos.

Entenda como iniciou a ação A Ourofino Saúde Animal é uma empresa brasileira que produz medicamentos para animais, com sede em Cravinhos, São Paulo. No mês de outubro de 2020 realizou uma campanha de arrecadação de leite e brinquedos para serem doados para aqueles que mais precisam. Em função de uma parceria de longa data, a Ourofino fez questão da participação da

20

Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, fazendo que a ação resultasse em uma doação de 1.000 litros de leite a três entidades de assistência social. O gerente executivo da Ourofino, Thiago Boechat, explica que a campanha iniciou em São Paulo e devido a sua proporção foi estendida a outros estados. “A iniciativa começou na fábrica da Ourofino Saúde Animal, em Cravinhos - SP, com um voluntariado de uma campanha solidária para a arrecadação de brinquedos e leite. A campanha inicialmente era local, mas tomou uma enorme proporção e nós líderes da empresa fomos convidados a multiplicar essa iniciativa com outros parceiros. Na hora me veio à mente os nossos grandes parceiros, a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce e o leite Ibituruna. Assim que expressei a ideia à liderança da Cooperativa, eles apoiaram integralmente e conseguimos concretizar a entrega de mil litros de leite às instituições de assistência social que acolhem pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade na sociedade. Diante dessa linda ação, nós acreditamos que mais uma vez estamos fazendo o nosso papel de cooperar com sociedade através de uma relação sólida entre fornecedor e cliente”, explica Thiago.


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

Na foto, a vaca Bárbara FIV Teatro Almenara, doadora destaque da propriedade do cooperado Geraldo Birro.

POLÍTICA LEITEIRA

21

PRODUZIR MAIS

Pronta, com você, para produzir mais!


PRODUZIR MAIS

BALANÇO SOCIAL 2020

POLÍTICA LEITEIRA

Alexandre Negri - Gerente de Politica Leiteira

Antônio Lopes - Engenheiro Agrônomo

Heber Marques - Agente de Relacionamento

Hudson Cardoso - Logística

Lívio Coura - Agente de Relacionamento

Raquel Rocha - Auxiliar Administrativo

Rodrigo Santana - Médico Veterinário

Vitor

A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce conta com o setor de Política Leiteira cujo objetivo é proporcionar aumento de renda de nossos cooperados, por meio da melhoria na qualidade do leite in natura e garantir aos consumidores dos Produtos Ibituruna, leite e derivados nutritivos, saborosos e seguros. Responsável por promover a captação do leite in natura em 850 pontos de coleta, inspecionar a qualidade do leite de acordo com os rigorosos padrões impostos pelas Instruções Normativas (IN) 76 e 77/2018, legislação vigente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Elas estabelecem regras para a produção de leite especificando padrões de identidade e qualidade do leite cru refrigerado, pasteurizado e tipo A. Os parâmetros são observados desde a ordenha, procedimentos de manejo nas fazendas, transporte, recepção e processamento na indústria. A finalidade é garantir a rastreabilidade da matéria-prima o setor de Política Leiteira realiza check-list nos tanques de resfriamento, para otimizar o trabalho da equipe de qualidade, com o propósito de identificar rapidamente possíveis pontos críticos na coleta e logística e solucioná-los de forma assertiva e eficaz. Além disso trabalha diuturnamente com projetos de assistência técnica que visam desenvolver

22

Diego - Médico Veterinário

e otimizar a pecuária leiteira através de ferramentas de gestão, tendo como guarda-chuva o programa Mais Leite Saudável que engloba das plataformas: Educampo, ATeG e o Crê$er Genética. Ainda é encarregada de oferecer assistência técnica agronômica e veterinário de qualidade a todos os cooperados. Cada cooperado tem o direito a duas assistências veterinários por ano, uma a cada semestre gratuitamente. Com relação as assistências agronômicas são oferecidas quantas forem necessárias para a conclusão do projeto de cada fazenda, sem custos adicionais. Também tem a função de realizar treinamentos periódicos com os transportadores de leite a granel para alinhamento de técnicas de higiene na coleta. Com o intuito de certificar a seguridade de toda a cadeia produtiva do leite, a Cooperativa envia amostras para o laboratório oficial da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que realiza mensalmente cerca de 700 análises. Procedimentos imprescindíveis para garantir aos nosso cooperados mais produtividade e aos nossos consumidores o melhor do leite!

RESULTADOS QUALIDADE DO LEITE 2020

🔬 Análises realizadas pela UFMG 7.970


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

PROGRAMA + LEITE SAUDÁVEL

Assistência técnica voltada para a gestão da propriedade com capacitação

gerencial e tecnológica. Possui o objetivo de promover geração de renda, incorporação de tecnologias, segurança alimentar, sucessão familiar, fixação do produtor no campo, ganho de escala de produção com maior eficiência e competitividade, também, foca na promoção do melhoramento genético do rebanho com utilização de Fertilização In Vitro (FIV), com material de qualidade atestada com metas estabelecidas que permitem o desempenho de ações capazes de impactar o ganho genético dos rebanhos.

EDUCAMPO A Cooperativa em parceria com o Sebrae Minas desenvolve um trabalho de assistência técnica que oferece aos cooperados capacitação gerencial e tecnológica através da plataforma Educampo. Ela é responsável por promover acesso a informações gerenciais e estratégicas, que norteiam o planejamento da produção de leite das fazendas cooperativistas. O técnico realiza visitas mensais nas propriedades dos cooperados participantes, controlando, monitorando e cumprindo o planejamento anual traçado para alcançar melhores resultados.

ATeG Projeto voltado exclusivamente para cooperados que nunca receberam assistência técnica regular. O Cooperado passa a ser assistido por um técnico que visita mensalmente um grupo composto por trinta produtores rurais. Durante as visitas individuais o técnico ensina os produtores a medir seus indicadores e gerir os números da propriedade. A finalidade é distribuir conhecimento a pequenos produtores rurais através de seis etapas, sendo elas: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar, avaliação sistemática de resultados e definição das metas específicas.

CRÊ$ER EDUCAÇÃO O Crê$er Educação agrega conhecimento através do quinto princípio cooperativista: “Educação, formação e a informação”. Mantendo a gestão democrática no dia a dia da instituição, várias ações e treinamentos dentro de um processo dinâmico de integração acontecem para agregar valor social. Cooperados e colaboradores são estimulados pela equipe de Organização do Quadro Social (OQS) que realiza as atividades.

CRÊ$ER LEITE O Crê$er Leite é voltado para aperfeiçoamento da qualidade. Seja do leite, da gestão, monitoramento de produção, compra de insumos, alimentação do gado ou investimentos, o foco é aprimorar a atividade leiteira. Com o apoio do projeto Educampo – Sebrae/MG desde 2014, consultorias baseadas em diagnósticos socioeconômicos, focados em cálculos de custos de produção, são aplicadas dentro da realidade de cada propriedade. O Crê$er Leite é a extensão da plataforma que engloba produtividade.

CRÊ$ER GENÉTICA O Crê$er Genética é o projeto que moderniza a atividade leiteira e garante melhor qualidade evolutiva na propriedade da família cooperativista. Utilizando recursos da própria Cooperativa, do cooperado e do subsídio dos parceiros, é possível ter acesso a tecnologias que possibilitam transformar a qualidade genética do rebanho, independentemente do tamanho da propriedade.

O Crê$er Genética é a democratização genética e produtiva para pequeno, médio ou grande produtor.

23

PRODUZIR MAIS

NOSSOS PROJETOS


PRODUZIR MAIS

BALANÇO SOCIAL 2020

PROGRAMA + LEITE SAUDÁVEL

O programa + Leite Saudável é uma plataforma que engloba os projetos ATeG, Crê$er Genética FIV e Educampo. A junção dos três projetos tem o propósito de ampliar o número de cooperados assistidos por assistências técnicas especializadas. O ATeG e o Educampo são assistências técnicas voltadas para a gestão da propriedade com capacitação gerencial e tecnológica que visam promover a geração e diversificação de renda, incorporação de tecnologias, segurança alimentar, sucessão familiar, fixação do produtor no campo, ganho em escala de produção com eficiência e competitividade. A plataforma também tem o foco de promover o melhoramento genético do rebanho utilizandose da técnica de Fertilização In Vitro (FIV) com material de qualidade e metas estabelecidas que permitem o desempenho de ações que impactam positivamente acelerando o ganho genético dos rebanhos. Ações como essas contribuem para o aumento da oferta de leite de qualidade e consequentemente implica diretamente na segurança alimentar das pessoas.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA e GERENCIAL Modelo de prestação de serviços de assistência técnica continuada é fundamentada em cinco passos: Diagnóstico Produtivo Individualizado, Planejamento Estratégico, Adequação Tecnológica, Capacitação Profissional Complementar e Avaliação Sistemática dos Resultados. Desenvolvidos com foco na implantação de um modelo de operação e gestão das propriedades rurais, englobando todos os processos da cadeia produtiva possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental e nos processos de gestão negócio, visando proporcionar a sua evolução socioeconômica da família e da comunidade.

24


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

PRODUZIR MAIS

Confira os nossos resultados no 1º ano do projeto ATeG *(Dados de outubro de 2019 a setembro de 2020 – Referentes ao ano projeto)

MÉDIAS DOS COOPERADOS NO 1º ANO DO PROJETO.

RESULTADOS ATEG 👨‍🌾 Cooperados 👨‍🌾 Visitas

participantes do ATeG

realizadas ATeG

27 295

🐮 Produção

anual de leite (litros/ano)

89.076

🐮 Produção

média de leite (litros/dia)

247

operacional efetivo do leite (R$/L)

0,91

💲 Custo

Produção por mão de obra permanente (L/dia/homem) 💲 Gasto com mão de obra/renda bruta da atividade (%) 💲 Gasto com concentrado/renda bruta da atividade (%) 🐮

🦠 Contagem

bacteriana total CBT (x1.000)

165 18,61 30,38 193

DEPOIMENTO DA COOPERADA ANDREIA POMAROLI, PARTICIPANTE DO PROGRAMA ATEG. Só tenho a agradecer pela oportunidade da minha propriedade ser contemplada com a assistência técnica profissional, ofertada pelo ATeG. Com aproximadamente um ano de participação estamos começando a ver os resultados a longo prazo devido a tomada de decisões, recomendadas e aconselhadas pelo técnico responsável. Percebo que as orientações têm sido de grande valia para nós e para a propriedade. Estamos conseguindo alavancar a produção leiteira, realizando melhoramento genético dos animais, enriquecendo a alimentação do rebanho, adquirindo conhecimentos técnico-práticos referentes a atividade e reformando pastagens. Além disso, o projeto propicia o discernimento, visão comercial e de mercado para aquisição de recursos, aumento na capitalização da propriedade, de forma progressiva. Vejo a participação no projeto como um ganho imenso, visto que, utilizamos mão de obra familiar, organizamos a sucessão e somos produtores oriundos do cooperativismo, grande diferencial da nossa propriedade e em nosso modo de gerir a fazenda. Aproveito a oportunidade para dizer que estamos aproveitando ao máximo esse benefício ofertado pela Cooperativa e o Senar Minas que tem se mostrado uma ótima iniciativa da Diretoria e do Conselho de Administração da instituição. O projeto veio para somar e agregar valor a nós, cooperados e pequenos produtores.

25


PRODUZIR MAIS

BALANÇO SOCIAL 2020

CRÊ$ER GENÉTICA – FIV

Técnico da ABS Pecplan realizando a separação de oócitos para a fertilização em vitro (FIV).

A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, desde 2014, desenvolve o projeto Crê$er Genética que visa acelerar ganhos em produção e minimizar o intervalo entre partos através do melhoramento genético dos rebanhos. Desde o início do projeto já foram transferidos mais 14 mil embriões através das técnicas de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e a Fertilização In Vitro (FIV). Ambos os procedimentos são realizados com os métodos mais avançados disponíveis no mercado e material genético de alta performance. O Crê$er Genética traz inovação e geração de renda para o Vale do Rio Doce através da evolução dos rebanhos leiteiros cada vez mais eficientes e produtivos. A Cooperativa acredita que melhorar a qualidade genética dos rebanhos leiteiros é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva do agronegócio. Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce. Investindo na democratização da genética, para evolução dos rebanhos do Vale do Rio Doce.

COOPERADO, VOCÊ SABIA?

🤔

A Cooperativa promove 6 Rodadas de FIV por ano!

A nossa primeira Rodada aconteceu no mês de fevereiro. Se deseja participar das próximas, entre em contato com o setor de Política Leiteira e saiba mais:

(33) 3002-8331 #VantagensCoop

26

Confira os resultados do Crê$er Genética – FIV - 2020 🐮 Embriões Transferidos

5.045

🐮 Prenhez Total

1.333

🐮 *Podendo chegar

1.673

🐮 Produtores beneficiados

100

🐮 Taxa de concepção

33%

🐮 *Prenhez aguardando resultado

1030

*O número de embriões transferido em relação ao ano de 2019 dobrou.


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

PRODUZIR MAIS

COOPERATIVA BATE RECORDE EM TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÃO Com início em 2014 o projeto Crê$er Genética – FIV desenvolvido pela Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce tem colhido bons resultados. Mas a 6ª Rodada de FIV de 2020 foi excepcional nas métricas, recorde em todos os sentidos. Entre eles, o volume de transferências realizadas com genética própria, foram cerca de 645 transferências com material genético de animais de nossos cooperados. Resultado dos anos de árduo trabalho, investimento e dedicação da Cooperativa e seus parceiros. Além disso, o número de participante por rodada também surpreendeu: foram 77 cooperados beneficiados com técnicas de Fertilização In Vitro (FIV) de ponta, com preços acessíveis ao grande, médio e pequeno produtor rural. Ao total foram 1.304 receptoras (vacas e novilhas) sincronizadas, elas receberam 1.030 embriões, e apenas 443 provenientes de material genético adquirido de parceiros. Esses números expressam os ganhos em genética e produtividade para a pecuária leiteira do Vale do Rio Doce a curto, médio e longo prazo. São resultados assim que comprovam que a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce está pronta para produzir mais com você, nosso cooperado.

EDUCAMPO Capacitação, informação e ferramentas de gestão, outrora eram expressões muito longe da realidade dos produtores rurais. Porém, com a implantação de projetos de assistência técnica que propõem gerar, organizar e disponibilizar a inteligência essencial para o desenvolvimento individual e coletivo do agronegócio, essa realidade foi alterada, e atualmente para o desenvolvimento da cadeia produtiva são utilizados os mecanismos de gerenciamento mais modernos disponíveis no mercado. Um exemplo disto é o Educampo, plataforma que proporciona aos cooperados consultoria técnica e gerencial, aprimoramento contínuo, transferência de conhecimentos, integração da cadeia, ações coordenadas e networking (criação de novos contatos). Tudo isso, com a finalidade de potencializar a eficiência, qualidade e competitividade das fazendas cooperativistas, para a construção de um empreendimento rural de alto rendimento. Desde 2014, ano em que o projeto foi resgatado pela Cooperativa e o Sebrae Minas, é notório os significativos resultados alçados. Possuímos produtores rurais que são cases de sucesso, como é o exemplo do cooperado Elias Alves, produtor monitorado há seis anos, o qual conseguiu reverter resultados financeiros negativos em alta lucratividade. O Educampo é mais uma das vantagens oferecidas pela Cooperativa aos seus cooperados. Venha fazer parte você também!

27


PRODUZIR MAIS

BALANÇO SOCIAL 2020

Confira os resultados do Educampo 2020 MÉDIA DO GRUPO

PRODUTORES DESTAQUE

2019

2020

VARIAÇÃO

2019

2020

VARIAÇÃO

🐮 Produção anual de leite (Lítros/dia)

207.854

209.247,77

0,67%

201.295

218.648,00

8,62%

🐮 Produção média de leite (Litros/dia)

569

571

0,35%

551

597

8,35%

🐮 Preço médio do leite (R$/L)

1,34

1,64

22,39%

1,35

1,65

21,85%

470760,91

13,17%

253228,34

370818,25

46,44%

1,71

1,76

2,52%

1,35

1,26

-7,29%

🐮 Produção/ Mão-de-Obra (Litros/dia/homem)

201,19

236,29

17,45%

220,04

255,79

16,25%

🐮 Gasto com Mão-de-obra na atividade / Renda bruta (%)

16,72

13,67

-18,25%

11,81

8,64

-26,86%

🐮 Gasto com volumoso na propriedade / Renda bruta (%)

4,52

5,54

22,49%

4,34

2,91

-33,00%

🐮 Gasto com concentrado na propriedade / Renda bruta (%)

25,15

26,3

4,56%

22,82

19,27

-15,56%

🐮 Taxa de remuneração do capital sem terra (% a.a.)

6,73

10,67

58,69%

4,79

17,1

256,67%

Taxa de remuneração do capital com terra (% a.a.)

3,74

6,45

72,37%

2,7

10,5

289,39%

INDICADORES

🐮 Custo total da atividade 415960,22 leiteira (R$/ano) 🐮 Custo total unitário (R$/L)

DEPOIMENTO DO PARTICIPANTE ELIAS ALVES, COOPERADO. No início do Projeto Educampo fazíamos reuniões para apresentação dos resultados do grupo. Quando eu via os meus dados era motivo de vergonha, porque eram resultados negativos. Atualmente a propriedade tem gerado lucro, graças as orientações do consultor. Juntos, traçamos um planejamento e definimos onde estávamos e onde desejávamos chegar. Na época, estava produzindo cerca de 400 litros de leite, atualmente a produção evoluiu para 700 litros, futuramente esperamos produzir ainda mais. Se eu continuasse com o pensamento que eu tinha, já teria fechado as portas há muito tempo. Com as orientações e capacitações do Educampo cheguei à conclusão que é necessário ter planejamento e acompanhá-lo diariamente. Hoje, tenho a convicção que é importante ter nas mãos o controle total da fazenda, de cada situação, porque se você tiver com os números em mãos facilita a tomada de decisões. Já foi o tempo que o produtor podia dar tiro no escuro, hoje nós temos que olhar a atividade agropecuária como uma empresa. Se minha propriedade saiu do vermelho e tem fechado no azul foi simplesmente através de análise de números e dados concretos que nortearam tomada de decisões assertivas. Agradeço imensamente a Cooperativa por essa oportunidade que mudou a minha atividade e me fez crescer.

28

Assista ao depoimento completo disponível em nosso canal do Youtube. Acesse através do QR Code acima!


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

PRODUZIR MAIS

COOPERATIVA E SEBRAE MINAS REALIZAM 1º DIA DE CAMPO VIRTUAL O ano de 2020 para a Cooperativa foi de quebrar paradigmas, especialmente na digitalização de processos e eventos. Um exemplo foi a realização do 1º Dia de Campo Virtual, no dia 4 de agosto. Idealizado pela Cooperativa em parceria com o Sebrae Minas, através do Educampo. Os Dias de Campo eram promovidos presencialmente. Eram convidados produtores rurais, técnicos e estudantes de cursos do agronegócio. Devido à pandemia as instituições envolvidas viram a necessidade de readequar o modelo para o ambiente virtual. O evento reuniu mais de 80 cooperados e produtores rurais, que conheceram os projetos oferecidos pela Cooperativa, e a sua importância para o aumento da produtividade. Um exemplo disso, é a Fazenda das Palmeiras, propriedade do cooperado Elias Alves, situada no município de Itabirinha de Mantena, que foi o local do 1º Dia de Campo Virtual. A fazenda é acompanhada e monitorada pelo consultor técnico do Educampo Bruno Magalhães há seis anos. No início não era rentável e atualmente se tornou um negócio lucrativo graças ao Educampo. Os participantes apreciaram a evolução da propriedade, e ainda tiveram a oportunidade de observar seu crescimento através dos dados que foram apresentados. “Para mim foi uma novidade o evento através do uso de uma ferramenta virtual, pois sempre quis participar, mas nunca conseguia por ser em dia de trabalho. Além disso, gostei muito dessa experiência, porque informações desse nível sempre são bem-vindas. O conteúdo foi muito bom e proporcionou grandes aprendizados para aplicarmos em nossas fazendas.”, conta o cooperado Adriano Libório. De acordo com o consultor técnico do Educampo, o evento virtual possibilitou levar informação a mais pessoas que o presencial, pois seu objetivo foi adaptar à realidade que estamos vivendo devido ao vírus e com isso ter a oportunidade de mostrar resultados e passar conteúdo de valor para os cooperados e produtores rurais. Nos adaptamos à realidade deles para levar informação, visto que atualmente os produtores usam muito o WhatsApp. Pelos feedbacks, acreditamos ter atendido as expectativas.”, explica Bruno.

Entenda como foi realizado o 1º Dia de Campo Virtual O evento foi exibido através do WhatsApp. Para sua realização foi criado um grupo no aplicativo de mensagens onde somente o administrador (o

O consultor técnico do Educampo, Bruno Magalhães, no vídeo do 1º Dia de Campo Virtual.

consultor técnico) publicava os conteúdos. Inicialmente foi disponibilizado vídeos explicativos que apresentavam a Fazenda e suas áreas, como cocheira, bezerreiro, capineiras, sala de ordenha, entre outros. Após a apresentação das dimensões e áreas, foram apresentados os dados técnicos. Logo após a explicação das estratégias utilizadas para o desenvolvimento da fazenda, o consultor abriu para perguntas e discussões. A interação entre técnico e participantes foi realizada no próprio grupo com o auxílio do setor de Comunicação da Cooperativa. Nesse momento o consultor disponibilizou o contato do mediador para que os participantes que desejavam sanar dúvidas enviassem suas perguntas. As respostas foram devolvidas dentro do grupo do Dia de Campo, possibilitando a todos refletirem sobre pontos importantes para o desenvolvimento das fazendas. A participação no 1º Dia de Campo Virtual foi livre, ou seja, cooperados, produtores, estudantes e outros interessados tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento. Uma vez que para entrar no grupo bastava acessar o link disponibilizado nas redes sociais e grupos de WhatsApp da Cooperativa. O evento iniciou às 10h30. As discussões foram mantidas durante todo o dia, ou seja, os participantes que não entraram no início do Dia de Campo tiveram acesso a todo o material disponibilizado pelo técnico. O grupo ficou ativo por 24h, todas as perguntas foram respondidas e o conteúdo publicado foi autorizado seu compartilhamento. Se você não assistiu ao 1º Dia de Campo Virtual, ele está disponível no nosso canal do Youtube! Acesse através do QR Code ao lado!

29


PRODUZIR MAIS

BALANÇO SOCIAL 2020

COOPERATIVA CRIA SISTEMA DE ALERTA DA QUALIDADE DO LEITE

Cartões do Sistema de Alerta da Qualidade do Leite

Com objetivo de chamar a atenção dos cooperados para a qualidade do leite entregue à indústria. E valorizar os produtores que cumprem os padrões de qualidade estabelecidos pelas Instruções Normativas (IN) 76 e 77/2018. No mês de maio de 2020, a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce implantou o Sistema de Alerta da Qualidade do Leite.

96% dos cooperados, graças ao eficiente trabalho do setor de Política Leiteira, demonstrando a evolução dos indicadores de qualidade do leite.

O Sistema conta com uma modalidade dinâmica que possibilita os cooperados identificarem a qualidade do leite através de cartões coloridos, anexados à carta do leite de cada cooperado. As cores têm a finalidade de chamar a atenção do cooperado para o Extrato de Qualidade. Fornecido mensalmente pela Cooperativa, com todas as informações individuais sobre a qualidade do leite.

CARTÃO VERDE: indica que o leite fornecido à indústria está com a média geométrica trimestral dentro das exigências da IN 76/2018. As células Bacterianas Totais (CBT) estão abaixo de 300 mil Unidades Formadoras de Colônia (UFC/ml). Diante disso, seus procedimentos de higienização estão corretos, por isso, tem alcançado bons resultados.

Através desse Sistema os cooperados tiveram a oportunidade de melhorarem a higienização de seus equipamentos de ordenha para atender as exigências das Instruções Normativas (IN) 76 e 77/2018. A fim de evitar a interrupção da coleta. Como reflexo desse procedimento muitos receberam a bonificação por qualidade, um aumento substancial na receita da fazenda.

CARTÃO AMARELO: indica que o leite fornecido à indústria em um e/ou dois meses estava com as Células Bacterianas Totais (CBT) acima de 300 mil UFC/ml, ou seja, matéria-prima nestas condições exige a atenção do produtor para a realização correta dos procedimentos de higienização. Se persistir nestas condições por mais um mês poderá ter sua coleta interrompida ou suspensa.

IMPORTANTE! Em abril de 2020 cerca de 93% dos cooperados receberam cartões verde ou amarelo, indicando que estavam atendendo a Instrução Normativa 76/2019 do MAPA. Com média geométrica trimestral abaixo 300 mil Células Bacterianas Totais.

30

Em dezembro de 2020, este percentual atingiu

Entenda as cores do Sistema de Alerta da Qualidade do Leite:

CARTÃO VERMELHO:

indica uma situação crítica. Exigindo ações imediatas para solução do problema. Pois a média geométrica trimestral está há três meses com as Células Bacterianas Totais (CBT) acima de 300 mil UFC/ml. O produtor nesta condição corre o risco de ter sua coleta interrompida ou suspensa, caso não corrija imediatamente os procedimentos de higienização dos equipamentos da fazenda.


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

Uma característica muito forte na Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce é solidez das suas relações com seus públicos de interesse. Com o objetivo de intensificar essa particularidade a Cooperativa contratou no mês de outubro de 2020 um agente técnico de relacionamento. Allan Bernadino, agora é o responsável por realizar as interações e mediações entre os cooperados das regiões de Central de Minas, Resplendor, Galileia, Cuparaque e Conselheiro Pena. Até o momento ele está atuando nessas regiões por se tratar de cidades mais distantes da sede da Cooperativa. A sua função é facilitar o acesso dos cooperados aos inúmeros benefícios ofertados pela instituição e seu Armazém. Allan Bernadino, Agente Técnico de Relacionamento

ASSISTÊNCIA VETERINÁRIA A Cooperativa oferece gratuitamente duas assistências técnicas veterinárias a cada cooperado por ano, além de visitas adicionais subsidiadas. Este acompanhamento possibilita o monitoramento da saúde e manejo do gado. A presença do médico veterinário permite explorar a produtividade sem comprometer os animais. Além de prevenir doenças e parasitas. Com infraestrutura administrativa, equipamentos e os insumos fornecidos pelo Armazém da Cooperativa, o profissional e o cooperado são assegurados no desenvolvimento de um trabalho qualificado, que motiva a execução de um alto número de atendimento em várias propriedades situadas na área de abrangência da Cooperativa. Rodrigo Santana, Médico Veterinário

Indicadores Assistência Veterinária 2020 🩺 Atendimentos 🔬 Diagnóstico 💉 Vacinação

679

de Gestação

13.065

de Brucelose

4.757

👨‍🔬 Atendimentos 👨‍⚕️ Cirurgias

Realizados

Clínicos

463 211

Vitor Diego, Médico Veterinário

31

PRODUZIR MAIS

A COOPERATIVA AGORA CONTA COM TÉCNICO DE RELACIONAMENTO TERCEIRIZADO


PRODUZIR MAIS

BALANÇO SOCIAL 2020

COOPERATIVA DOA CERCA DE 15 MIL MUDAS DE BRS CAPIAÇU

Doação das mudas de Capiaçu no Armazém da Cooperativa

A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce com o objetivo de democratizar o cultivo da BRS Capiaçu, espécie de capim-elefante melhorado geneticamente. Distribuiu através de seu Armazém cerca de 50 mil mudas do capim entre os dias 28 a 30 de setembro de 2020, beneficiando cerca de 280 produtores rurais com a iniciativa. Cada um deles, receberam um feixe com 50 mudas. Cada muda, com três gemas, que ao serem plantadas se tornarão cerca de 42 mil plantas. A quantidade disponibilizada a cada produtor tem a capacidade de ocupar uma área de 150m². O Capiaçu é uma espécie de capim-elefante que proporciona maior produtividade em relação às variedades Camerum e Napier (outras qualidades de capimelefante) devido ao seu alto valor nutricional. Essa espécie foi desenvolvida em laboratório através de um programa de melhoramento conduzido pela Embrapa. Por se tratar de uma oferta recente no mercado para nutrição animal, e ser cultivado em viveiros de mudas, a implantação de sua cultura exige maior investimento, por isso, poucos produtores têm acesso a essa espécie. Segundo o gerente de Política Leiteira, Alexandre Negri, o BRS Capiaçu traz mais

32

produtividade e segurança ao produtor rural para produção de volumoso. “A implantação dessa cultivar reduzirá a sazonalidade da produção, ou seja, a oscilação no volume de leite. Uma capineira de boa qualidade e bem manejada reduz os custos operacionais da fazenda e aumenta a rentabilidade. Por exemplo, a fibra do BRS Capiaçu possui vida útil de digestibilidade mais longa, cerca de 100 dias. Sendo assim, o produtor terá um manejo mais eficiente da capineira. Além disso, essa forrageira traz mais segurança na produção de volumoso. Devido a sua resistência ao estresse hídrico, não dependendo de chuva e irrigação, e ainda está livre de pragas. O que reduz significativamente o risco de perdas em função das variações climáticas, podendo ser usado picado verde ou ensilado.”, explica o gerente. O senhor Paulo César, cliente do Armazém da Região de Nova Módica, diz ter ficado muito satisfeito com iniciativa da Cooperativa em trazer mais essa inovação para o vale do Rio Doce:“Tudo que é realizado com o objetivo de contribuir para o crescimento e evolução da pecuária e agricultura é muito bom. A Cooperativa, parceira de longa data, sempre estimula e aprimora a atividade leiteira no Vale do Rio Doce. Fiquei muito satisfeito com a doação das mudas de Capiaçu, que com certeza me ajudarão muito na alimentação do rebanho”, comentou Paulo.


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

Aqueles que acreditaram na proposta da Cooperativa já estão em processo de formação de capineiras. Dá uma olhada nas mudas de BRS Capiaçú, doadas pela Cooperativa, que foram plantadas e estão com apenas cinco meses de plantio!

Capineira do cooperado Divino Rodrigues, da comunidade Tarumirim.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA AGRONÔMICA Diariamente os nossos cooperados contam com um engenheiro agrônomo qualificado que o auxilia na melhor forma de produzir alimentação para o gado, visando potencializar a produção leiteira dos rebanhos das fazendas, principalmente no período de seca. Para isso, são realizados planejamentos anuais de acordo com a realidade de cada propriedade no qual o nosso técnico orienta sobre a realização de um plantio adequado, como acompanhar o preparo e o cultivo do solo para a produção de volumoso. Além disso, são repassadas técnicas de combate a pragas e doenças, ponto de colheita, melhor forma de armazenamento e a distribuição da safra, bem como a viabilização de uma nutrição balanceada do plantel, redução de problemas de saúde e custos. Antônio Lopes - Engenheiro Agrônomo

COOPERADO, VOCÊ SABIA?

🤔

A Cooperativa não limita o número de visitas técnicas do engenheiro agrônomo! Você pode ter quantas visitas forem necessárias para a conclusão do seu projeto! Agende já sua assistência técnica agronômica! Basta entrar em contato pelo número:

(33) 3002-8331 #VantagensCoop

Estes e outros atendimentos são realizados pela assistência técnica agronômica da Cooperativa.

Indicadores Assistência Agronômica - 2020 🩺 Atendimentos

Realizados

140

📋 Planejamento

Agronômico

40

🔬 Análise

de Solo

🧫 Diagnóstico

de Cultura

🔭 Levantamento 🐄 Locação

Topográfico

de Piquetes

🌿 Orientação

de Volumoso

🌾 Regulagem

de Plantio

49 11 46 10 60 20

33

PRODUZIR MAIS

CONFIRA OS RESULTADOS DE QUEM REALIZOU O PLANTIO


PRODUZIR MAIS

BALANÇO SOCIAL 2020

SISTEMA LOGÍSTICO DE CAPTAÇÃO DE LEITE A GRANEL

Para que o processo industrial em um laticínio ocorra em tempo hábil é necessário que o sistema de capitação de leite in natura seja eficiente. A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce trabalha esse setor de forma totalmente estratégica, utilizando-se de um dos melhores mecanismos de gestão, o SmartQuestion, sistema online de coleta de dados. Através de Smartphones, conectados via internet, os transportadores atualizam em tempo real os dados de coleta, como nome da fazenda, data da coleta, temperatura do leite coletado e recolhimento

de amostra. Esse procedimento tem a finalidade de gerenciar o sistema de captação, garantir eficiência no processo logístico e inibir eventuais fraudes. Com esse modelo de trabalho, o setor de Política Leiteira ganhou eficiência e agilidade em seus processos em função da facilidade de leitura dos relatórios gerados pelo sistema de gestão. O que propiciou significativa melhora na utilização de recursos de transporte, prestação de serviços e monitoramento de dados.

Resultados Logística de Leite a Granel 2020 🚚 Caminhões-Tanque

36

👨‍🔧 Motoristas Prestadores de Serviços

45

🐮 Capacidade Total de Coleta (por dia)

332 mil litros

🚚 Média de KM rodados por mês ⏰ Tempo médio para a conclusão da coleta (por rota) 🗺 Pontos de Coleta 🚚 Quantidade de Coletas Realizadas

34

223Km 10h31 (horas) 850 128.606


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

PRODUZIR MAIS

COOPERATIVA AMPLIA SUA FROTA DE CAMINHÕES

Novos caminhões-tanque adquiridos pela Cooperativa para coleta de leite à granel.

Durante o período chuvoso as pastagens se renovam e consequentemente o volume de leite produzido nas fazendas também aumenta. Em função disso, em setembro de 2020, a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce se planejou para receber toda a capacidade produtiva de seus cooperados com eficiência e agilidade. O planejamento foi realizado devido às dificuldades que esta estação traz para os produtores rurais e para os laticínios, tendo em vista a obstrução das estradas devido às chuvas. Com o objetivo de reduzir os impactos aos cooperados a Cooperativa

adquiriu novos veículos para o transporte de leite a granel. Foram adquiridos três caminhões-tanque que juntos possuem a capacidade de transportar quase 30 mil litros de leite. A aquisição foi realizada para trazer comodidade e segurança aos cooperados. Além disso, também tem a finalidade de atender as Instruções Normativas (IN) 76 e 77/2018 que estabelecem que o leite in natura deve chegar à unidade industrial com até 7ºC de temperatura, questão que impacta diretamente na qualidade do leite e pode melhorar o pagamento por qualidade do produtor.

COOPERATIVA INICIA DIVULGAÇÃO DA PREVISÃO DO TEMPO A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce iniciou no mês de outubro de 2020, a divulgação da previsão do tempo semanalmente com a mestre em meteorologia Laura Tebit. Desde então, todas as sextas-feiras são divulgadas a previsão do tempo da próxima semana, agora apresentadas pelo engenheiro agrônomo da UFMG Felipe Bernadino Silva, oportunizando aos cooperados e produtores rurais a se planejarem de acordo com as variações climáticas. A Cooperativa teve essa iniciativa objetivando munir seus cooperados com informações precisas para possibilitar o planejamento de ações dentro das fazendas de acordo com as variações climáticas.

Quem tem a informação certa trabalha de forma assertiva!

35


APRENDER E EDUCAR

BALANÇO SOCIAL 2020

Pronta, com você, para aprender e educar!

ORGANIZAÇÃO DO QUADRO SOCIAL 36


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce realiza em preparação para Assembleia Geral Ordinária (AGO), as Pré-Assembleias. Reuniões em comunidades de sua área de atuação para apresentar ao maior número de cooperados a Ordem do Dia, assuntos que serão abordados e votados durante a AGO. Nelas a diretoria executiva leva ao conhecimento dos presentes: o demonstrativo do exercício anterior, demonstrações financeiras, destinação das sobras (lucro) e o balanço social, que durante a Assembleia deverão ser aprovados ou desaprovados. Este momento é fundamental para os cooperados e a diretoria, pois é uma oportunidade para discussão da pauta e elucidação de quaisquer dúvidas. Este ato possibilita que as decisões sejam

definidas através de uma gestão participativa. Em 2020 foram realizadas 11 PréAssembleias, dos dias 3 a 12 de fevereiro, com a participação de 446 pessoas. A primeira Pré-Assembleia foi realizada durante a reunião do Comitê Educativo e em seguida levada as comunidades de: Capitão Andrade, Itanhomi, Itaúna, Paca, São Geraldo da Piedade, Periquito, Felicina, Itapinoã, Central de Santa Helena, Xonin, São Sebastião do Bugre, Cassimiro, Marilac, Poaia, Nacip Raydan, Virgolândia, São José do Safira, Tarumirim, Beija-Flor, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Sobrália, São José do Acácio, Pontal, Santa Efigênia, Vila São Bernardo, Golconda, Coroaci, Goiabeira, Ferruginha, Central de Minas, Cuparaque, Calixto e Resplendor.

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 2020 cédula de presença dos Conselhos e a eleição do Conselho Fiscal. Foram eleitos por aclamação os novos membros do Conselho Fiscal, sendo eles: Ademar Feliciano Leite, Divino Rodrigues (coordenador) e Otacílio Nunes (membros efetivos), Adair Soares, Marcos Leite e Orlando Pereira, (suplentes). O Conselho empossado é responsável por verificar as contas da Cooperativa até a Assembleia Geral Ordinário de 2021.

Mesa Diretora na Assembleia Geral Ordinária de 2020, composta pelos Conselhos de Administração e Fiscal.

Em uma cooperativa quem manda é o cooperado, dono do negócio. As tomadas de decisões de um empreendimento cooperativista são realizadas por meio da Assembleia Geral Ordinária (AGO) – órgão soberano de uma cooperativa. Cada pessoa tem um voto e as decisões são tomadas de forma democrática, pela maioria. Este momento, o qual a democracia se faz presente, é realizado obrigatoriamente uma vez por ano. A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce em seu auditório no dia 17 de fevereiro de 2020, com a presença de cerca de 170 cooperados, realizou sua AGO. Nela, foram deliberados assuntos de interesse da instituição como: apresentação das demonstrações financeiras referente ao exercício de 2019, destino das sobras, fixação do honorário da diretoria executiva,

Prestigiaram o momento: cooperados, seus familiares, convidados, autoridades locais e representantes de entidades que somaram o público de mais de 300 pessoas. Ainda durante o evento foi prestada homenagem à Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares, ao Sicoob Crediriodoce, ao Sindicato Rural de Governador Valadares e a União Ruralista Rio Doce. Estes receberam o Mérito Cooperativista em reconhecimento por todo trabalho prestado em prol do desenvolvimento de Valadares e região. Ao final da Assembleia foi realizado sorteios de brindes. Entre os prêmios havia: Smart TV, caixas térmicas, sacos de milho, pulverizador manual, entre vários outros prêmios. É na Assembleia que os maiores representantes da Cooperativa, os cooperados, exercem plenamente os seus direitos de forma totalmente democrática porque aqui o cooperado é o dono!

37

APRENDER E EDUCAR

PRÉ-ASSEMBLEIAS


APRENDER E EDUCAR

BALANÇO SOCIAL 2020

COOPERADAS PARTICIPAM DO ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES COOPERATIVISTAS

A experiência de ouvir novas informações causam impactos positivos, pois nos faz querer sair da nossa zona de conforto e ir além com novos conhecimento e novas experiências.

Nos últimos tempos a atuação das mulheres no agro tem se tornado mais constante e evidente. E os casos de sucesso só aumentam, pois elas têm tomado as rédeas dos negócios e dado um show de administração e gestão. E o sistema cooperativista tem apoiado cada vez mais a inserção das mulheres no mundo dos negócios, principalmente em cargos de liderança. Por isso, nos dias 29 e 30 de Setembro o grupo GPOConecta com o apoio da Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg) realizou o Encontro Nacional de Mulheres Cooperativistas que teve em sua temática a discussão dos seguintes assuntos: Superação e resiliência, sucessão familiar, gestão financeira da propriedade e as perspectivas para o agronegócio no cenário político e econômico. Estes foram os assuntos que 10 mil mulheres que atuam em mais de 200 cooperativas de todo o Brasil tiveram acesso durante o evento. A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce foi convidada através da Ocemg a participar deste evento relevante para seu quadro social feminino. Como as vagas eram limitadas, foram convidadas cooperadas que tinham disponibilidade para prestigiar o evento: Meire Azevedo, Flávia Fátima, Maria Emília Drummond, Juliana Duarte de Souza e a coordenadora de recursos humanos, Marcela Aquino. Todas participaram do encontro dentro de suas casas, pois o evento foi realizado de forma online pelo Grupo Conecta. O evento contou com a presença de autoridades renomadas como a Ministra da Agricultura Teresa Cristina, o Jornalista Alexandre Garcia, o padre Fábio de Melo, o cantor e palestrante Léo Chaves entre outros. “Através de todas as palestras e debates

38

consegui adquirir muito aprendizado e perceber por meio de uma energia positiva que não é só a gente que tem dificuldades e que juntas podemos vencer. Foram apresentados casos de superação e isso nos motiva a continuar lutando a cada dia e nunca desistir dos nossos sonhos. Este evento me fez sentir renovada, cheia de esperança, amor-próprio e certeza que estou no caminho certo. O cooperativismo, é um sistema que que zela pelo seu cooperado e que caminha junto com a gente”, comenta a participante Flávia Fátima filha da cooperada Helenita Maria de Jesus. O evento foi voltado às mulheres cooperativistas, mas com o foco principal em mulheres do agro que atuam nas mais diversas funções dentro e fora da porteira. É uma realidade da nossa cooperada Meire Azevedo que também participou do encontro. “Foi um privilégio participar deste encontro através da Cooperativa. Consegui aprender muitas coisas e reciclar alguns conhecimentos com cada experiência que ouvi de pessoas que estão no ramo. É sempre muito bom participar de eventos como esse, pois a gente consegue extrair bagagem para caminhar. Além disso, nos faz ter uma percepção mais aprimorada sobre as mudanças e evoluções das coisas e isso faz toda a diferença nos nossos negócios. A experiência de ouvir novas informações causam impactos positivos, pois nos faz querer sair da nossa zona de conforto e ir além com novos conhecimentos e novas experiências. O evento me trouxe motivação para cada dia vencer. Os assuntos com maior destaque foram a sucessão familiar e o envolvimento da mulher junto ao marido e a importância de acreditar em nosso potencial como mulher”, conta.


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

Governador Valadares sediou em 2020 o Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Cooperativas popularmente conhecido como Formacoop. O programa é um treinamento oferecido pela Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) à diretores, conselheiros e gestores em cooperativas regulares com a organização. No dia 12 de março, os participantes do treinamento concluíram o programa, dividido em 10 módulos, com duração total de um ano. A capacitação teve como finalidade levar os líderes cooperativistas a refletirem sobre o espaço empresarial enquanto sistema orgânico vivo, campo de ação e de realização do dirigente, a partir de uma visão empreendedora e participativa.

A Unimed GV cedeu o espaço para que o Formacoop fosse realizado em suas dependências.

Nela, se reuniram líderes cooperativistas das instituições colaborativas de Governador Valadares, que na oportunidade, foram integrados através das discussões geradas durante as abordagens dos temas. A cada módulo realizado, era discorrido um conteúdo específico para o desenvolvimento dos participantes sobre práticas cooperativistas dentro das instituições. No último módulo, realizado nos dias 11 e 12 de março, foi discutido o tema: Governança Corporativa nas Cooperativas, ministrado pelo professor Nemízio de Souza, mestre em administração e especialista em gestão de cooperativas.

COOPERATIVA REALIZA 1º WEBINAR A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, através das novas tecnologias de comunicação, realizou o seu 1º Webinar (conferência online ou videoconferência com intuito educacional), com o propósito de levar conhecimento aos produtores rurais do Vale do Rio Doce. A conferência que discutiu o tema “Estudo Climático de Governador Valadares e Regiões” foi realizada no dia 11 de setembro, às 18 horas, através do canal da Cooperativa no Youtube, e tinha como principal finalidade levar conteúdo e informação de qualidade para os produtores, sobre as previsões dos ciclos de chuvas para Governador Valadares e regiões. A especialista em meteorologia, Laura Thebit, apresentou o histórico de chuvas da região do Vale do Rio Doce e as previsões do comportamento climático de 2020.

Se você não assistiu ao Webinar, ele continua disponível no nosso canal do Youtube! Acesse através do QR Code ao lado!

39

APRENDER E EDUCAR

LÍDERES COOPERATIVISTAS CONCLUEM O FORMACOOP


APRENDER E EDUCAR

BALANÇO SOCIAL 2020

REUNIÃO DO COMITÊ EDUCATIVO ONLINE A Reunião do Comitê Educativo é uma tradição há quase quarenta anos na Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce. Essa tradição realizada ininterruptamente durante as últimas quatro décadas precisou ser interrompida em função da pandemia causada pelo coronavírus. As reuniões foram suspensas em março de 2020, quando iniciou-se a pandemia e só retornaram no mês de julho do mesmo ano, porém na modalidade online. Este novo formato foi adotado com a finalidade de manter o vínculo estabelecido entre cooperado e sua Cooperativa, para preservar a constância nas informações repassadas as comunidades. A primeira reunião realizada na modalidade online foi no dia 3 de agosto, às 16 horas, através da plataforma Google Meet (serviço de comunicação por vídeo e áudio). Seguindo a agenda institucional no mês de setembro, a segunda reunião aconteceu novamente no dia 14, às 16 horas, através da plataforma Google Meet. Participaram do momento mais de dez líderes de comunidades, a diretoria executiva, superintendências, gerentes da Cooperativa e representantes das empresas Tortuga, Banco do Brasil e da cooperativa de crédito Sicoob Crediriodoce. O objetivo da reunião foi levar informações da Cooperativa e de seu Armazém para os cooperados. Além disso, ouvir suas solicitações e das comunidades nas quais estão inseridos.

COOPERATIVA REALIZA WEBSÉRIE SOBRE A CULTIVAR BRS CAPIAÇU A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce estreiou em parceria com o Sebrae Minas e a empresa Labor Rural uma Websérie (séries de vídeos armazenados em plataformas digitais) com o tema “Produção e Utilização do Capiaçu: do Plantio ao Cocho”. A Websérie contou com treze capítulos curtos, os quais abordaram assuntos sobre a produção da cultivar BRS Capiaçu, espécie de capim-elefante melhorado geneticamente recente no mercado. O material audiovisual foi produzido com a finalidade de orientar e instruir os produtores rurais a cultivar e produzir volumoso com o BRS Capiaçu. O lançamento ocorreu no dia 23 de setembro, através do canal no Youtube da Cooperativa, e contou com a participação do engenheiro agrônomo Lucas Fonseca, o gerente de política leiteira Alexandre Negri e a diretoria executiva da Cooperativa que explanaram sobre a exibição da Websérie, datas de cada capítulo e sua importância.

Se você não assistiu a Websérie, ela continua disponível no nosso canal do Youtube! Acesse através do QR Code ao lado!

40


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

APRENDER E EDUCAR

BÔNUS FIDELIDADE 2020

Tradicionalmente a Cooperativa promove o seu Encerramento Anual junto com seus cooperados e demais públicos de relacionamento para celebrar a conclusão de mais um ano. Mas em 2020, em função da pandemia, não foi possível reunir todos em um único ambiente para festejar. Durante todo o dia 15 de dezembro de 2020, a Cooperativa recebeu em seu Armazém, os cooperados para a entrega da Carta do Leite com o demonstrativo financeiro do 10º Bônus Fidelidade. Nesse dia foram distribuídos aos cooperados fiéis 30% da média do volume de leite entregue a Cooperativa, entre 1º de janeiro a 30 de novembro de 2020. Ao total a Cooperativa injetou na economia regional mais de 2 milhões e meio de reais. Respeitando todas as restrições impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Cooperativa realizou um breve momento solene com os presentes para realizar a entrega simbólica do valor total do Bônus. No ensejo, a viúva do cooperado Francisco Pires que havia falecido em 5 de outubro, a senhora Nilma Aparecida, foi convidada a receber em nome de todos os cooperados o cheque simbólico. O Comitê Educativo aproveitou a oportunidade para homenagear o senhor Píres, cooperativista nato, líder inspirador e entusiasta da comunidade de São Sebastião do Bugre. Deixou-nos um legado de simplicidade, amor ao próximo e grande alegria. Aqui Cooperado Fiel ganha Bônus!

41


APRENDER E EDUCAR

BALANÇO SOCIAL 2020

TREINAMENTOS O agente de desenvolvimento cooperativista (ADC) José dos Passos em parceria com o Senar Minas mobilizou dois treinamentos no ano de 2020 em prol do desenvolvimento rural e a atividade leiteira.

Curso operador de ordenhadeira

Treinamento para Trabalhador da Pecuária (Bovinos de Leite) Vaqueiro, Cria e Recria de Bezerras.

Na foto, participantes do Treinamento.

Entre os dias 25 e 27 de novembro de 2020 foi realizado o curso de Operador de Ordenhadeira na Fazenda Baixa do Bugre, município de Marilac, propriedade do cooperado e presidente da Cooperativa João Marques. Na oportunidade foram discutidas as seguintes temáticas: noções sobre anatomia e fisiologia da glândula mamária; Instrução Normativa 76 e 77/2018; padrões de qualidade do leite; noções sobre mastite e sua prevenção; ordenhadeira mecânica e instalações; manutenção básica da ordenhadeira mecânica; limpeza e higienização das instalações e equipamentos; teste para detecção de Mastite Clínica (Caneca Telada) e Sub-Clínica (CMT); Pré-Dipping; Ordenha; Pós-Dipping. Participaram do evento seis colaboradores das fazendas cooperativistas e o médico veterinário da Cooperativa Vitor Diego.

Na foto, o agente de desenvolvimento cooperativista José dos Passos entregando o certificado de conclusão do curso aos cooperados Marli Batista Bicalho e Ronie Von Bicalho, respectivamente.

Foi realizado entre os dias 16 e 18 de dezembro de 2020 na propriedade dos cooperados Ronie Von Bicalho e Marli Batista Bicalho o Treinamento para Trabalhador da Pecuária (Bovinos de Leite), Vaqueiro Cria e Recria de Bezerros. Participaram do momento dez colaboradores das fazendas cooperativistas e dois cooperados. Na oportunidade foram discutidos os seguintes temas: cuidados com a vaca e o bezerro ao parto; cuidados com as bezerras recém-nascidas; higienização das instalações das bezerras; técnicas de contenção; identificação por brincos; pesagem; mochação; alimentação de bezerras até à desmama aplicação de medicamentos pelas principais vias.

FALE COM O AGENTE DE DESENVOLVIMENTO COOPERATIVISTA Dúvidas? Entre em contato com nosso Agente de Desenvolvimento Cooperativista, José dos Passos, pelo número:

(33) 99902-1677 42


Pronta, com você, para comunicar!

COMUNICAÇÃO E MARKETING


COMUNICAR

BALANÇO SOCIAL 2020

COMUNICAÇÃO E MARKETING

Vanusa Alves Assessora de Comunicação

Sara Kelly Auxiliar de Comunicação

Gabriella Sousa Social Media

Daniel Lobo Zalcman Designer Gráfico

Produzir vídeo, fazer comunicado, criar um post, criar folhetos, são essas algumas expressões que diariamente marcam e desafiam a rotina desse departamento. Em nossa essência está a arte de desbravar o desconhecido, ousar, equilibrar a criatividade e o profissionalismo, compartilhar sentimentos e ideias, espalhar intensidade e amar aquilo que faz. É através desse amor que contamos as histórias daqueles que são essenciais para a continuidade desse empreendimento, você cooperado. Com técnicas de comunicação conseguimos compartilhar o seu trabalho, realizado com tanto carinho e esmero. E mostrar a você a nossa razão de ser em tudo que fazemos. Levamos todos os dias aos nossos públicos de interesse, informações relevantes para o movimento e desenvolvimento do ciclo constante que é a Cooperativa

44

Agropecuária Vale do Rio Doce. Além disso, temos a importante missão de disseminar onde estamos e por onde passamos a filosofia cooperativista e seus benefícios. Tudo isso, através de ideias, projetos, análises, pesquisas, estudos, planejamento e criatividade para que a notícia, informação e novidade chegue de forma dinâmica, sutil e assertiva para que você possa se beneficiar de tudo que desenvolvemos e fazemos por aqui! A nossa rotina é extensa e contínua, mas sempre dedicamos tempo e energia para buscar soluções e práticas, sistemáticas e ágeis de comunicação para sempre fazer o melhor para os nossos públicos de interesse. O setor de Comunicação e Marketing está pronto, com você, para comunicar e gerar bons resultados!


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

O ano de 2020 para a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce foi totalmente disruptivo. Em muitos momentos obrigou a sua direção e demais setores, principalmente o setor de Comunicação e Marketing, a pensar fora da caixa e trazer soluções inovadoras, visando manter seus públicos de interesse atualizados sobre tudo que rolou por aqui, principalmente em meio a pandemia.

quadro social interno e externo tem na palma da mão informações relevantes sobre a Cooperativa, como por exemplo, comunicados, promoções do Armazém, agendas de eventos e muito mais!

Novo Site 1º Cooperjornal Online

Este comportamento criou oportunidades e possibilidades. Uma delas foi o lançamento do 1º Cooperjornal online, revista da Cooperativa, lançada no mês de julho de 2020, disponibilizada através do site da Cooperativa e dos canais de comunicação direto com os nossos públicos, WhatsApp e E-mail. As novidades não param por aí!

��

O site da Cooperativa foi totalmente reformulado, com novo visual, mais objetivo e responsivo (que se adapta a diferentes formatos de telas), foram inseridas novas seções recheadas de informações. Tudo, para manter nossos públicos de interesses atualizados sobre nossas ações. A nova versão foi disponibilizada no dia 19 de fevereiro de 2020, desde então é atualizado assiduamente.

Cooperado last seen today at 18:52

Bom dia, cooperado! Aproveite as promoções do Armazém! 5:20 PM Opa, eu vou sim! Isso ai

�� ��

5:18 PM

5:20 PM

Tá na época de sincronizar as vacas para a rodada de FIV? 5:18 PM Vou precisar de:

5:22 PM

Hormônios, ração para as vacas, e muitas outras coisas, tem ai? 5:18 PM

��

Claro que tem!

��

5:20 PM

Type a message

Criação de lista de Transmissão no WhatsApp As novas tecnologias da informação vieram para agregar conhecimento, formação e informação. A Cooperativa tem caminhado a passos largos para inserir os seus públicos nos ambientes virtuais tão necessário atualmente. Uma das alternativas para se chegar ao maior número de pessoas com poucos clicks foi a criação de listas de transmissão com os cooperados e colaboradores. Agora mais de 80% do

Cooperar: Informativo Semanal da Cooperativa No mês de agosto de 2020, com o objetivo de facilitar o acesso a informação, o setor de Comunicação e Marketing da Cooperativa criou o Cooperar: Informativo Semanal da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce. Nele são disponibilizadas notícias da semana que se passou e da semana que está por vir. Em formato audiovisual e com tom descontraído, leva informações com data marcada toda sexta-feira para cooperados, colaboradores, clientes e demais públicos de interesse.

45

COMUNICAR

COOPERATIVA ATUALIZA A SUA MANEIRA DE COMUNICAR COM SEUS PÚBLICOS DE INTERESSE


COMUNICAR

BALANÇO SOCIAL 2020

REUNIÕES DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO SÃO REALIZADAS VIA SKYPE Desde o início da pandemia, causada pela Covid-19 (coronavírus), a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce continuou trabalhando 24 horas por dia, por se enquadrar em serviço essencial. Diante disso, para continuar levando alimentos de qualidade a mesa dos consumidores da marca Ibituruna, foi necessário realizar algumas adaptações no dia a dia da instituição para garantir a segurança de todos os envolvidos no processo de trabalho. Uma delas foi a transferências das reuniões do Conselho de Administração para o ambiente virtual. Era necessário dar continuidade as tomadas de decisões para definições de estratégias em meio a pandemia. Em função disso, os conselheiros administrativos precisaram se adaptar às novas tecnologias de comunicação via internet. O Comitê de Combate à Covid-19, criado para garantir a saúde de todos os colaboradores minimizando os focos de proliferação do vírus, proibiu aglomeração de pessoas nos ambientes internos da instituição. Sendo assim, todas as reuniões presenciais foram canceladas ou transferidas para o ambiente virtual. Essa modalidade foi adotada com objetivo de manter a constância das atividades da Cooperativa, bem como toda a cadeia produtiva do leite.

RESULTADOS 2020 Confira os nossos resultados! (*Total do período 1º de janeiro a 31 de dezembro 2020)

DADOS SITE INSTITUCIONAL 👉 Clicks

no Site da Cooperativa

26.900

👉 Total

de Impressões no Site da Cooperativa (Número de vezes que o usuário viu um link de notícias da Cooperativa em resultados de pesquisa no Google)

👉

Novos usuários do site da Cooperativa

(Número de

utilizadores em primeira acesso durante o intervalo especificado)

👉 Visualizações de página do site da Cooperativa (Número

total de visualização de páginas)

708.000 16.854 31.723

DADOS YOUTUBE ▶ Visualizações 🕓 Tempo

23.036

de Exibição de Conteúdo

💭 Impressões (Quantas vezes as miniaturas dos vídeos foram mostradas aos espectadores no Youtube)

🎥

Vídeo postados

👥 Espectadores

46

inscritos

1.864 (horas) 121.738 (vezes) 40 1.644


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

25,6%

25

COMUNICAR

30 23,8%

20

18,7% 15,8%

15 10

8,4%

7,1%

5 0

0,6% 13 a 17 anos

18 a 24 anos

25 a 34 anos

35 a 44 anos

45 a 54 anos

55 a 64 anos

A partir de 65 anos

Faixa de idade com mais espectadores: 60 50

25 a 34 anos: 25% 51,6%

48,4%

40 30 20 10 0

Masculino

Feminino

Expectadores: MASCULINO: 53,9% / FEMININO: 46,1%

Resultados da página no Facebook da Cooperativa 👉 Novas

curtidas na página

304

Resultados da página no Facebook do Armazém da Cooperativa 👉 Novas

curtidas na página

Fãs obtidos através de 36,70% visualização página 👥 Fãs obtidos através do feed 22,02% de notícias

Fãs obtidos através de visualização página 👥 Fãs obtidos através do feed de notícias

👥 Fãs obtidos de outras fontes

👥 Fãs obtidos de outras fontes

👥

📰 Total

de post

📲 Total

de Interações

🖼 Alcance

médio em imagem

16,51% 220

📰 Total

de post

19.093

📲 Total

de Interações

849

Resultados do perfil do Instagram da Cooperativa ▶ Stories

publicados no perfil

👥 Contas

alcançadas

📲 Posts

publicados no perfil

👥

🖼 Alcance

médio em imagem

290 8,33% 8,68% 80,90 141 1.753 246

Resultados da página do Instagram do Armazém da Cooperativa

814

▶ Stories

publicados no perfil

1.678

2.130

👥 Contas

alcançadas

2.130

181

📲 Posts

Média de interação em vídeos

232

🎞

Média de interação em vídeos

104

🎞 Alcance

241

🎞 Alcance

101

Média de interação em imagem

171

🖼

Média de interação em imagem

74

🖼 Alcance

165

🖼 Alcance

68

🎞

médio

🖼

médio em imagem

publicados no perfil

médio

médio em imagem

99

47


COMUNICAR

BALANÇO SOCIAL 2020

Resultados da página no Facebook dos Produtos Ibituruna 👉 Novas

curtidas na página

2.168

Fãs obtidos através de 36,64% visualização página 👥 Fãs obtidos através do feed 6,91% de notícias 👥

👥 Fãs obtidos de outras fontes 📰 Total

de post

📲 Total

de Interações

20,42 105 8.114

Mídia Espontânea ▶ Mídias

exibidas em veículos de comunicação de forma espontânea

43

Ações de Comunicação Interna Emissão de comunicados internos

36

📰 Informativos

53

📰

Mural Interno

Envio de Felicitação de Aniversário 🥳

📰 Ações

de Endomarketing

300 7

PÚBLICOS DE RELACIONAMENTO ● Analistas de mercado;

● Governos, parlamentares e órgãos reguladores;

● Clientes;

● Imprensa e formadores de opinião;

● Colaboradores e familiares;

● Parceiros, patrocinados e fornecedores;

● Comunidades;

● Sociedade.

● Cooperados e familiares;

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO Cooperar (Informativo Semanal); Comitê Educativo;

Cooperjornal; Coop News (Mural Interno);

Facebook

fb.com/cooperativagv fb.com/armazemcooperativa;

Instagram @cooperativagv @armazemcooperativa;

Suporte online de Atendimento via WhatsApp; Armazap: (33) 9.9979-6909; Comunicação: (33) 9.9902-4963;

Youtube

youtube.com/cooperativagv;

Financeiro: (33) 3202-8341;

E-mail Marketing;

Site institucional www.cooperativa.coop.br;

Política Leiteira: (33) 3202-8331;

Lista de Transmissão via WhatsApp com mais de 600 cooperados;

Reuniões de comunidade;

Recursos Humanos: (33) 3202-8337;

Lista de Transmissão via WhatsApp com 245 colaboradores;

48

Redes Sociais:

Unidade de Atendimento ao Cooperado (UAC): (33) 3202-8327.


Pronta para cuidar da nossa gente!

Na foto, os encarregados de produção Leonardo Augusto e Weber Matias.

GESTÃO DE PESSOAS


CUIDAR DA NOSSA GENTE

BALANÇO SOCIAL 2020

GESTÃO DE PESSOAS

Gislene

de Jesus - Analista Departamento Pessoal

de

Marcela Silva - Coordenadora de Recursos Humanos

Keven Alves - Técnico de Segurança do Trabalho

Maria Tereza - Departamento Pessoal

Eneida Pereira - Departamento Pessoal

Radja Pereira - Jovem Aprendiz

Somos uma sociedade cooperativa, unidas por um propósito em comum, a geração de renda para os nossos cooperados. Para que esse ciclo se mantenha constante são necessárias outras pessoas detentoras de habilidades e competências capazes de desenvolver um trabalho efetivo focado em resultados, os colaboradores.

bem estabelecido em todas as nossas relações, principalmente com nossos colaboradores. Mantemos uma gestão dedicada a promover continuamente a melhoria das condições de trabalho, saúde e segurança, qualidade de vida e desenvolvimento profissional.

Eles, são fundamentais para a sustentabilidade do negócio. Diariamente empregam esforços para cumprir as metas e objetivos definidos pelos diretores executivos e superintendentes. Alinhados e unidos exercem e oferecem produtos e serviços de qualidade. Juntos, entregamos resultados grandiosos e significativos para a continuidade deste empreendimento, tudo pautado em respeito e confiança.

Além disso, possuímos diretrizes que promovem a valorização das pessoas, reflexo da relevância deste público e do nosso compromisso em gerar valor compartilhado, fomentando uma cultura de valorização das competências, habilidades e reconhecimento daqueles que diariamente compartilham conosco sua experiência, competência e amor pelo que fazem, nossos colaboradores. Ainda, observamos as condições adequadas ao desenvolvimento e retenção de talentos.

Princípios importantes para a manutenção de um relacionamento firme duradouro, isso é muito

Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce Pronta para cuidar da nossa gente!

50


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

A área responsável por cuidar da nossa gente foi reformulada em 2020. Até então era conhecida apenas como Recursos Humanos, e com a mudança passou a se chamar Gestão de Pessoas. Atualmente coordenada por três assessorias: Recursos Humanos (RH), Departamento Pessoal (DP) e Serviços

Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt). Juntos eles são responsáveis por promover a segurança, bemestar e qualidade nas condições de trabalho dos colaboradores da Cooperativa.

ENTENDA O PAPEL DE CADA UM E CONFIRA SEUS RESULTADOS Departamento Pessoal A Cooperativa conta com um Departamento Pessoal, coordenado pela analista de Departamento Pessoal, Gislene de Jesus. Essa área é responsável pela administração de seus colaboradores. As funções executadas são admissão, férias, folha de pagamento, administração dos benefícios, demissão, entre outras.

Resultados Departamento Pessoal 👥 Admissões em 2020

74

350 300

340 300

250

Crescimento na geração de empregos:

200 150

13,33%

100 50 0

Recursos Humanos A área de Recursos Humanos, coordenada pela coordenadora de Recursos Humanos, Marcela Silva, tem a função de assegurar a qualidade nas condições de trabalho dos colaboradores, benefícios e realizar o recrutamento e seleção.

2019

2020

Resultados RH 2020 👥 Avaliações de perfil comportamental 👥 Atendimento individual ao colaborador 👥 Promoção de ações exclusivas para o colaborador

276 100 7

MELHORIA NO ATENDIMENTO DO ARMAZÉM DA COOPERATIVA Durante os meses de março e abril de 2020, a coordenadora de RH, Marcela Silva, promoveu um treinamento com as operadoras de caixa do Armazém da Cooperativa, visando a melhoria no atendimento aos cooperados e clientes.

O treinamento abordou temas sobre padronização e qualidade do atendimento, branding (marca pessoal), postura profissional adequada ao trabalho, conceitos básicos de vendas e princípios de ética profissional. Atender bem para atender sempre!

51

CUIDAR DA NOSSA GENTE

REFORMULAÇÃO DO SETOR


CUIDAR DA NOSSA GENTE

BALANÇO SOCIAL 2020

SICOOB CREDIRIODOCE TREINA COLABORADORES DO ARMAZÉM DA COOPERATIVA O Armazém da Cooperativa obteve um crescimento exponencial no ano de 2020. Cremos que esse efeito se deu em função da nova política de vendas, que passou a oferecer aos produtores rurais nãocooperados, as mesmas de condições de pagamentos dos cooperados. Isso acarretou um grande fluxo de cheques e dinheiro em espécie. Diante disso, a Cooperativa convidou o seu parceiro financeiro, o Sicoob Crediriodoce, para instruir o quadro de colaboradores do Armazém e da área financeira sobre o preenchimento correto de cheques e identificação de notas falsas. O treinamento foi realizado no dia 28 de maio de 2020, e participaram do momento cerca de quinze colaboradores que trabalham diretamente com o recebimento de cheques e notas. A capacitação possibilitou aos participantes aperfeiçoarem técnicas conforme as normas do sistema bancário e de crédito cooperativista para evitar possíveis transtornos relacionados ao preenchimento inadequado de cheques e recolhimento de cédulas falsas. Capacitar nossa gente para crescer!

Processos e melhorias implantadas em 2020 👚 Implementação de acessórios nos uniformes femininos;

👥 Implantação de entrevista de desligamento, como objetivo de gerar dados sobre a cultura empresarial a fim de melhorar processos da organização.

Treinamentos oferecidos 👨‍🏫 Treinamento com os colaboradores do Armazém e da área financeira da Cooperativa sobre o recebimento, preenchimento correto de cheques e identificação de notas falsas 👨‍🏫 Treinamento de melhoria no atendimento do Armazém da Cooperativa

Benefícios Em 2020 mantemos os benefícios em favor dos colaboradores e ainda, promovemos mudanças para a melhoria na cobertura e atendimento do plano odontológico. Também implementamos na carteira um desconto de 10% em todos os Produtos Ibituruna no Armazém. 👩‍⚕️ Plano de Saúde; 🦷 Plano Odontológico; 💳 Vale Alimentação; 🔒 Seguro de vida; 🍲 Alimentação no Refeitório da Empresa; % 10% de Desconto em toda a linha de Produtos Ibituruna; 🎁 Cartão Presente de Fim de Ano.

52

Colaborador Vander Lucio Alexandre recebendo o cartão do plano odontológico.


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

CUIDAR DA NOSSA GENTE

NOSSAS AÇÕES Colaboradores visitam a indústria No dia 27 de fevereiro de 2020, o setor de Recursos Humanos promoveu uma visita técnica a indústria dos Produtos Ibituruna aos colaboradores do setor administrativo e do Armazém da Cooperativa. Foi dada a oportunidade a todos aqueles que desejavam conhecer o processo fabril, desde a recepção do leite in natura até a expedição do produto acabado.

Dia dos Pais na Cooperativa O dia 11 de agosto de 2020 foi dedicado aos papais da Cooperativa. Em homenagem a esse dia especial, a diretoria executiva presentou com uma lembrança todos aqueles que possuem segunda jornada, a de ser pai.

Dia da Mulher na Cooperativa O dia 6 de março de 2020 foi dedicado aquelas que são multitarefas, delicadas e ao mesmo tempo fortes, as mulheres. Em comemoração ao Dia Internacional das Mulher todas as mulheres que compõem o quadro interno da Cooperativa foram homenageadas com uma lembrança neste dia que marca a trajetória das lutas femininas.

Dia das Mães na Cooperativa O dia 11 de maio de 2020 foi dedicado em homenagear aquelas que amam incondicionalmente e têm um colo aconchegante: as mamães da Cooperativa. Para homenageá-las todas as mães que integram o quadro interno da instituição receberam uma lembrança.

53


CUIDAR DA NOSSA GENTE

BALANÇO SOCIAL 2020

Dia dos Namorados na Cooperativa Em 2020 a Cooperativa pela primeira vez comemorou junto aos seus colaboradores a data mais apaixonada do ano, o Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de julho. O RH junto ao setor de Comunicação e Marketing promoveu uma ação especial para este dia, com direito a cenário e tudo! Os colaboradores tiveram a oportunidade de realizar declarações públicas através do Instagram dos Produtos Ibituruna para seus amados. Além disso, foi realizado um sorteio que premiou quem fizesse a declaração mais apaixonada com um kit de Produtos Ibituruna. Quem caprichou para agradar a amada e ganhou o brinde foi o colaborador Jean Barbosa. A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce apoia o amor em todas as suas formas!

Outubro Rosa na Cooperativa

🎗️

O mês de outubro possui um destaque no calendário anual da Cooperativa. Tradicionalmente são realizadas ações pontuais de conscientização contra o câncer de mama e o câncer de colo do útero. Porém, em 2020, devido a pandemia causada pelo Coronavírus não foi possível reunir as colaboradoras e cooperadas para a discursão do tema, mas não deixamos essa data passar em branco. Com a produção da caixinha edição especial do leite integral Ibituruna, a Cooperativa através de sua marca de produtos lácteos conseguiu levantar a bandeira de defesa e apoio a essa luta. Cada colaboradora, recebeu um kit com uma “caixinha de leite rosa”, um creme culinário, cartão com orientações de autoexame e os laços que marcam esse mês. Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce pronta para lutar com você, nessa causa!

Culto Ecumênico de Fim de Ano O ano de 2020 não foi fácil em nenhum sentido. Foi necessário aprender a se relacionar a distância, adaptar a rotina, trabalhar com novas regras, se colocar no lugar do outro com frequência, entre tantas outras situações que juntas foram chamadas de Novo Normal. Mesmo com tantos desafios e incertezas a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce não parou um dia sequer. Rompeu barreiras, adaptou seus processos, implementou normas de segurança e seguiu da melhor forma possível. Apesar de tudo isso, conseguiu aferir resultados positivos. Mediante as tristezas, também tivemos o que comemorar! Com o intuito de agradecer a Deus por tudo, pedir intervenção divina para a resolução da pandemia e comemorar todas as conquistas, realizamos durante os dias 18 e 19 de dezembro, cinco cultos ecumênicos com os colaboradores e terceirizados. Após as celebrações todos os colaboradores receberam o Cartão Presente, com 30% do salário de cada um, duas máscaras e uma cesta com todos os Produtos Ibituruna. Essa foi a forma que a Cooperativa encontrou de retribuir todo esforço, empenho e dedicação de seus colaboradores.

54


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

A função de garantir e assegurar a saúde do colaborador no trabalho é do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt). A Cooperativa conta com profissionais do trabalho que têm como função de realizar a gestão preventiva para proteger a integridade física dos trabalhadores, reduzir custos com acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Além disso, é responsável por elaborar e implementar políticas de saúde e segurança, realizar auditorias periódicas, verificar fatores de controle de doenças, acidentes e qualidade de vida. Suas tarefas não param por aí! Incluem ainda examinar itens de combate a incêndio, investigar acidentes, ministrar treinamentos, prestação de primeiros socorros, prestar assessoria a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), inspecionar as rotinas de trabalho e ações de saúde. Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, pronta, para cuidar segurança e saúde de seus colaboradores!

Trabalhos realizados em 2020 🔬 Realização dos exames periódicos in loco; 💉 Campanha de vacinação contra influenza H1N1, H3N2 e influenza B; 👨‍🏫 Palestra educativa contra COVID-19; 😷 Medidas de prevenção no combate a COVID-19 desde o início da pandemia com treinamentos, inspeções diárias, adaptações, medidas de proteção coletiva, informativos, placas e distribuição de EPI’s para o combate ao vírus; 🖥 Implantação de software de gestão ocupacional integrada para o SESMT, atendendo a legislação vigente e eSocial;

👥 Organização na nova gestão da CIPA 2020/2021; 👥 Reuniões mensais da CIPA; 👨‍🏫 Treinamentos sobre Segurança do Trabalho (Norma Regulamentadora 11, 12, 20, 35 do Ministério do Trabalho (MT);

Eleições da CIPA O Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT da Cooperativa realizou a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA no dia 10 de novembro de 2020. Todo o quadro de colaboradores foi convidado para participar desse momento democrático, visando a promoção da segurança, bem-estar e qualidade nas condições de trabalho. A Comissão foi formada por dezesseis colaboradores, sendo que metade deste grupo representa e auxilia o empregador, no caso a Cooperativa, no cumprimento das regras de segurança e, a outra metade dos colaboradores foi escolhida por meio de eleição, representa o quadro social interno da instituição. A Comissão é composta por quatro titulares e quatro suplentes entre indicados e eleitos. A cerimônia de posse dos novos membros da aconteceu no dia 12 de dezembro de 2020. A Cipa tem o objetivo de observar as condições de risco nos ambientes de trabalho e buscar medidas que reduzem ou elimine acidentes e sinistros.

Titulares Eleitos: 1º ARI FERREIRA JÚNIOR 2° OSEIAS NASCIMENTO COELHO 3° JAQUELINE ALVES DA SILVA SOUZA 4° KEVEN BATISTA DA SILVA

Suplentes Eleitos: 5° RODRIGO SOARES COELHO 6° SAMUEL SOUSA DA SILVA 7° LUCIANO BATISTA GOMES 8° TIAGO QUIRINO SILVA

55

CUIDAR DA NOSSA GENTE

SEGURANÇA DO TRABALHO


CUIDAR DA NOSSA GENTE

BALANÇO SOCIAL 2020

MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A COVID-19 (CORONAVÍRUS)

No mês de março de 2020 o nosso país registrou os primeiros casos da Covid-19. Desde então, o comportamento das pessoas, hábitos, estilos de vidas e rotinas foram alterados. Nós da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce experienciamos essas mudanças dia após dia e nos adaptamos à nova realidade devido a dimensão da nossa estrutura, que conta com quase 33 mil m², onde o fluxo de pessoas gira em torno de mais de 300 pessoas diariamente, dentre elas, colaboradores, cooperados, clientes, transportadores de leite a granel, transportadores de carga seca, clientes do nosso Armazém e prestadores de serviços. Diante da proporção dos nossos negócios e da situação enfrentada por todos foi necessário adotar medidas de segurança e proteção aos nossos públicos para continuar oferecendo insumos e medicamentos para os rebanhos dos cooperados e clientes. Além disso, produzir alimentos com segurança e manter a presença de Produtos Ibituruna na mesa de milhões de brasileiros. Desde o início da pandemia a Cooperativa realizou investimentos para implementar seus Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s), barreiras sanitárias e protetoras, intensificação da higienização em seus ambientes e até mesmo a contratação de uma médica para o atendimento exclusivo de seus colaboradores e prestadores de serviços. Tudo isso, para garantir e proteger a saúde daqueles que diariamente estão conosco dando sequência à cadeia produtiva do leite, movimentando o agronegócio deste país. Para o presidente da Cooperativa, João Marques, o cenário de pandemia propôs novos desafios e com isso gerou oportunidades. “A Cooperativa, por atuar em segmentos considerados essenciais, teve que ser resiliente e seguir suas atividades. Fizemos investimentos para proteger nossos colaboradores, prestadores de serviços, cooperados e clientes. Criamos o Comitê de Combate a Covid-19 a fim de atuar assertivamente nesse período, efetuar medidas de segurança, inspecionar suas aplicações e gerenciar a situação. Graças a Deus seguimos em frente, nossos negócios sofreram reflexos no início, mas retornaram à normalidade logo em seguida, pois com enfrentamento ao vírus criamos oportunidades, que refletiram positivamente em nossas operações.” Explica.

Medidas de Prevenção ● Instalação do Comitê de Combate a Covid-19; ● Aferição de temperatura na portaria do Parque Industrial e do Armazém da Cooperativa; ● Contratação de clínico geral para atender exclusivamente colaboradores e prestadores de serviços; ● Emissão de informativos com instruções de combate à Covid-19; ● Antecipação de férias de colaboradores; ● Afastamento de colaboradores acima dos 60 anos; ● Pulverização nos ambientes internos com solução clorada; ● Distribuição de álcool em gel entre os colaboradores e prestadores de serviços; ● Instalação de barreiras sanitárias e protetoras;

56


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

● Instalação de novos dispensers de álcool em gel em pontos estratégicos; ● Inspeção em todos os ambientes de trabalho para garantir saúde e bem-estar de todos colaboradores e prestadores de serviços; ● Interdição temporária da área de lazer; ● Adiamento de eventos e visitas ao Parque Industrial dos Produtos Ibituruna; ● Realização de reuniões por vídeo conferência; ● Limitação de cadeiras no refeitório; ● Redimensionamento de mesas e cadeiras para garantir o distanciamento mínimo entre as pessoas; ● Definição de não compartilhamento de utensílios; ● Demarcação no piso para garantir o distanciamento mínimo entre as pessoas; ● Redução do tempo de permanência nas áreas de uso comum; ● Higienização dos ambientes durante todos os turnos de trabalho; ● Orientações sobre as medidas de prevenção através de banners, murais internos, E-mail Marketing e demais veículos de comunicação viáveis; ● Aquisição de mais de 3 mil itens de EPI’s, dentre eles, máscaras, luvas e Face Shield (protetor facial).

UNIMED GV REALIZA PALESTRA EDUCATIVA SOBRE COVID-19

Para se alcançar um grande objetivo comum o caminho mais leve é por meio da união. A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce (Coaperiodoce) e a Unimed Gov. Valadares uniram forças contra a Covid-19 (coronavírus). Juntas, promoveram uma Roda de Conversa com as lideranças da Coaperiodoce para orientar sobre o uso adequado de máscaras, lavagem correta das mãos e os cuidados contra o vírus. Em quarenta minutos de conversa a enfermeira de gerenciamento de casos crônicos da Casa da Unimed de Governador Valadares, Bárbara Oliveira, trouxe para os participantes informações de extrema relevância sobre a Covid-19. Além disso, esclareceu algumas fake news (notícias falsas) sobre o assunto, explicando sobre a importância do uso de máscaras, seu uso correto e higienização. Salientou também como a lavagem correta das mãos pode mitigar a proliferação do vírus. A roda de conversa teve como objetivo orientar disseminadores de informações corretas, por isso, participaram do momento somente as lideranças. Responsáveis por repassar as informações e orientações aos demais colaboradores. Destacamos que todas as medidas contra a Covid-19 foram respeitadas.

57

CUIDAR DA NOSSA GENTE

● Higienização constante com solução clorada dos equipamentos de uso comum como, por exemplo, maçanetas e corrimãos;


CUIDAR DA NOSSA GENTE

BALANÇO SOCIAL 2020

COOPERATIVA E UNIMED GV PROMOVEM CAMPANHA DE VACINAÇÃO A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce em parceria com a Unimed GV, realizaram no dia 10 de setembro, a Campanha de Vacinação contra Gripe, Sarampo e Rubéola. A ação realizada por meio da intercooperação teve como objetivo imunizar os colaboradores da Coaperiodoce. A campanha de imunização oportunizou aos colaboradores de todas as idades se protegerem contra gripe. A vacina contra Sarampo e Rubéola, dupla viral, foi disponibilizada apenas para os colaboradores entre 30 a 49 anos, idade apta a recebê-la. A sinergia entre as cooperativas teve como objetivo proporcionar conforto e comodidade durante a pandemia, restringindo a circulação de pessoas, principalmente nas unidades de saúde. Foram atendidas pessoas que mantém um ritmo de trabalho contínuo, e por isso têm dificuldades de comparecer nos postos de atendimento para realizar o procedimento, importante para a preservação e manutenção da saúde.

CONTROLAR E GERIR

CONTROLADORIA E FINANÇAS

58

Angélica França

Arthur Gonçalves

Arthur Miranda

David Oliveira

Edninho Junior

Erlaine Drummond

Everton Junio

Fabiane Cristina

Fábio Caldeira

Francielly Cunha

Gilberto Ramos

Jaqueline Silva


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

CONTROLAR E GERIR

Joesley Gomes de Oliveira

Kelen Cristina

Larissa Fiorine

Laurinda Viana

Leila Diniz

Luiz Henrique

Milton Gaudino Junior

Samuel Figueiredo

Vitor Lisboa

Wilian Salvador - Gerente de Controladoria e Finanças

O departamento de Controladoria e Finanças gerencia as áreas contábil, financeira, orçamentária e controla o patrimônio da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce. Além disso, é responsável por assegurar a governança da instituição e garantir a segurança financeira nas decisões da diretoria executiva e do Conselho de Administração. Através da Unidade de Atendimento ao Cooperado (UAC), setor de responsabilidade do departamento no qual estão concentrados os débitos e créditos dos cooperados, também são realizadas negociações de dívidas, refinanciamentos e adiantamentos. Para avaliar todo o trabalho desempenhado pelo departamento são realizadas auditorias externas pontuais para verificar os dados que são apresentados na Assembleia Geral Extraordinária (AGO). O Conselho Fiscal realiza o acompanhamento contínuo das atividades do departamento com a finalidade de assegurar a saúde financeira da instituição. Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce: Pronta, com você, para gerir e controlar!

DISTRIBUIÇÃO DE RESULTADOS PAGAMENTO DIRETO AO COOPERADO

VALOR

💲 Sobras Exercício 2020

R$ 2.335.051,00

💲 Bônus Fidelidade

R$ 2.682.038,00

💲 Capital Devolvido ao Cooperado

R$ 482.249,00

💲 Bônus Ração

R$ 415.911,00

💲 Total

R$ 5.915.249,00

59


PRODUZIR O MELHOR

BALANÇO SOCIAL 2020

Pronta, com você, para produzir o melhor!

INDÚSTRIA DOS PRODUTOS IBITURUNA 60


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

PRODUZIR O MELHOR

INDÚSTRIA DOS PRODUTOS IBITURUNA

André Lorrane - Gerente de Logística dos Produtos Ibituruna

Cláudio Oliveira Superintendente Industrial e Comercial

Cristiano Araujo - Encarregado de Almoxarifado

Fernanda Ferraz - Gerente de Controle de Qualidade

Michel Nunes - Analista de PCP

Nilton Braz - Gerente de Manutenção

Ordiley Fernandes Gerente de Produção

Rodrigo Coelho Encarregado de Meio Ambiente

O portfólio dos Produtos Ibituruna conta com vinte e dois produtos. Fabricados com o leite das autênticas fazendas mineiras, localizadas no Vale do Rio Doce. Diariamente a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce capta aproximadamente 252 mil litros de leite in natura de seus mais de 1.100 cooperados, que são convertidos em alimentos de qualidade.

Para que seja possível manter o ciclo da atividade leiteira em constante movimento, há um time de colaboradores inspirados e focados na execução da atividade industrial. Estes são responsáveis por receber o leite in natura , analisar conforme os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), operar máquinas, controlar a qualidade de produção, cuidar do estoque, armazenagem e liberar o produto acabado para os nossos clientes. A fim de realizar estas tarefas e inúmeras outras não listadas aqui, é necessário o comprometimento e dedicação de uma equipe habilidosa e competente. Com o propósito de transformar o leite em alimentos seguros para os consumidores dos Produtos Ibituruna, são utilizadas as Boas Práticas de Fabricação (BPF) em todo o processo fabril, desde a recepção, fabricação,

envase, armazenamento e transporte. Ainda realizam minuciosamente o controle de pontos críticos, mantendo sempre os padrões de qualidade. Além disso, a Cooperativa exerce a sua responsabilidade ambiental. Com o controle de qualidade da água, realização de tratamento de efluentes, tratamento das emissões de fumaça na atmosfera (respeitando todos os padrões estabelecidos pela legislação ambiental vigente), controle e gestão dos resíduos sólidos: materiais recicláveis, lixo úmido, entre outros. Todas essas atividades são realizadas por um time composto por engenheiros elétricos, químicos, de produção e de manutenção. Além destes, também contamos com químicos industriais, administradores, gestores, operadores, motoristas, entre outros, que diariamente compartilham conosco a sua experiência e paixão pelo que fazem, garantindo aos nossos cooperados a realização de seus anseios, aos nossos clientes a satisfação e aos nossos consumidores o melhor do leite! Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce: Pronta, com você, para produzir o melhor!

61


PRODUZIR O MELHOR

BALANÇO SOCIAL 2020

62


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

PRODUZIR O MELHOR 63


PRODUZIR O MELHOR

BALANÇO SOCIAL 2020

LEITE IBITURUNA AGORA TEM TAMPINHA!

Cooperativa investe em maquinário de envase para oferecer aos consumidores dos Produtos Ibituruna caixinhas com tampinhas e modernizar seu mix.

O sonho dos consumidores dos Produtos Ibituruna se tornou realidade! Agora a linha de leites, bebidas lácteas, cremes são envasadas em caixinhas cartonadas com tampinhas. Esta novidade veio com muito carinho, dedicação e vontade de atender os desejos dos amantes da marca Ibituruna.

Sabemos que há muito tempo os consumidores ansiavam por isso, mas não era possível até o ano de 2019 em função da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce ser apenas dona da marca. Porém, em julho do ano em questão a Cooperativa retornou à industrialização dos Produtos Ibituruna. Desde então vem trabalhando diuturnamente para ampliar seu portfólio de produtos e modernizar suas embalagens. É com muita felicidade que anunciamos que a partir fevereiro de 2021 as novas embalagens estarão disponíveis nos supermercados. As negociações para a aquisição da TPA3 EDGE 030v, maquinário responsável por envasar os produtos com tampinha, começaram no meio do ano de 2020. A Tetra Pak, parceira da Cooperativa, teve papel crucial para que o lançamento das novas embalagens fosse realizado rapidamente, pois conseguiram entregar, montar e testar todo o maquinário em tempo recorde. Este processo em alguns casos pode demorar até um ano. Devido ao bom relacionamento entre as duas empresas, todo

64

esse procedimento foi realizado com menos de seis meses. Para a execução deste feito tão esperado por todos os amantes da marca, pela direção da empresa e pelos cooperados que fornecem a matériaprima para a produção dos Produtos Ibituruna, foi necessário um grande investimento. O emprego desse capital proporcionará aos Produtos Ibituruna ampla concorrência e competividade no mercado. O presidente da Cooperativa João Marques, comemora esse momento histórico da instituição e afirma que os Produtos Ibituruna serão levados a outro patamar: “Para a diretoria executiva à frente da instituição é muito gratificante trazer essa novidade em sua gestão. Nós costumamos dizer que esse fato é uma inovação para a Ibituruna, mesmo tendo conhecimento que essa embalagem está no mercado há muito tempo, pois nós diretores, junto ao Conselho de Administração e superintendentes trabalhamos muito para que fosse possível. A partir de agora, conseguiremos posicionar a marca em igualdade com nossa concorrência, ampliando a competitividade no mercado. Sem contar que estamos valorizando ainda mais o leite dos nossos cooperados. Além disso, estamos quitando uma dívida com os consumidores dos Produtos Ibituruna que sempre nos pediram fervorosamente o leite com tampinha. É com imensa satisfação que atendemos os seus pedidos.”


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

PRODUZIR O MELHOR

COOPERATIVA INVESTE EM SUA LINHA E ADQUIRE NOVA CALDEIRA

Todo empreendimento requer investimentos para o seu crescimento e ampliação da performance de produção. Por isso a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce realizou no mês de dezembro de 2020 investimentos em novo equipamento para a indústria: a caldeira. Este equipamento é responsável pela produção de vapor. Até dezembro o Parque Industrial, arrendado pela Cooperativa, dispunha de um equipamento muito arcaico que demandava a queima de combustíveis fósseis. Além disso, impunha um gasto muito alto para sua operação. Diante desses entraves apresentados, a Cooperativa decidiu empregar capital para proporcionar inúmeras melhorias na atividade industrial, entre elas destacam-se a redução significativa de emissão de poluentes na atmosfera, redução de custos na operação, modernização e melhoras nas condições de trabalho para os colaboradores da área.

De acordo com o superintendente industrial Cláudio Oliveira, o retorno sobre o capital investido poderá ser sentido daqui a apenas sete meses. “Utilizávamos um equipamento extremante antigo e por isso possuíamos um custo muito alto para produção de vapor, cerca de 400 mil reais por mês. Com a substituição do equipamento nossa produção de vapor está girando em torno de 150 mil reais por mês, atualmente estamos tendo uma economia de 250 mil reais por mês, com isso cremos que em sete meses conseguiremos ter retorno desse investimento. Além disso, deve ser considerado todos os ganhos ambientais, pois junto a caldeira foi instalado um multiciclone, que reduz a emissão de material particulado com rendimento de 88% de eficiência.”, explica. Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce: Pronta, com você, para produzir o melhor, cuidando do planeta!

65


PRODUZIR O MELHOR

BALANÇO SOCIAL 2020

COOPERATIVA INVESTE EM NOVA FILADEIRA PARA MELHORIA DA SUA LINHA DE QUEIJOS

O queijo mussarela Ibituruna é apreciado pelo seu sabor, maciez e elasticidade. Produzido com todo carinho com o melhor do leite da fazenda dos nossos cooperados para sua mesa! Até o mês dezembro a capacidade de produção desse delicioso produto era limitada em função do maquinário disponível no Parque Industrial, arrendado pela Cooperativa. Em função dessa contenção, a Cooperativa realizou um investimento em um equipamento nominado Filadeira, que é encarregada pelo processo de filagem do queijo, no qual consiste em seu derretimento através de água quente com temperatura controlada. A filagem é responsável pela moldagem dos queijos e aumenta a qualidade final do produto. Esse investimento se fez necessário para ampliar a produção do queijo mussarela Ibituruna. Agora em duas versões: 1kg e 3,3kg. Com o maquinário anterior era possível produzir apenas mil quilos por hora. Com o novo equipamento é possível produzir

66

3 mil quilos com o mesmo espaço de tempo. Essa melhoria possibilitará aferir resultados significativos em produtividade, redução de custos na operação e tempo de trabalho. Em toda operação industrial alimentícia “é necessário priorizar a qualidade, segurança alimentar e sabor. Mas nenhuma das anteriores impede que busquemos sempre reduzir custos e produzir em maior escala. Visto isto, temos realizado investimentos que nos proporcionem ainda mais qualidade, caso da Filadeira, e simultaneamente nos ofereça menos custos e nos demande menos horas de trabalho em uma mesma atividade. Com esse novo equipamento conseguiremos alçar tudo isso. Produzindo o melhor para você, nosso consumidor, e gerando mais resultados para os nossos cooperados”, explica Cláudio Oliveira, superintendente industrial da Cooperativa.


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

PRODUZIR O MELHOR

ONDE ESTÃO NOSSOS PRODUTOS

BA

MG SP

ES RJ

Os produtos Ibituruna estão presentes em quase 300 cidades espalhadas pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Espirito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo!

67


PRODUZIR O MELHOR

BALANÇO SOCIAL 2020

CONTROLE DE QUALIDADE

Alan José

Alexandre Vieira

Amaro da Silva

Ana Paula de Assis

Fábio Sérgio

Fernanda Ferraz Gerente do Controle de Qualidade

Gilmar Rocha

Glawdyston Gilecio

Keven Batista

Leandro de Souza

Marines Barbosa

Paulo Sérgio

Renan Souza

Robert Leandro

Wannessa Silva

O leite captado pela Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce é monitorado desde a ordenha até se tornar produto acabado. Para garantir a rastreabilidade do leite, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) exige processos rigorosos que prezam pela qualidade de todos os processos de produção, tudo para certificar a segurança alimentar. Assim sendo, a Cooperativa segue os parâmetros de análise estabelecidos pelas normas vigentes. Atualmente as Instruções Normativas 76 e 77/2018 regulamentam todo o manejo da cadeia produtiva do leite, começando pelo leite in natura até chegar à indústria. Ao chegar à unidade de recepção da indústria, o departamento de Controle de Qualidade da Cooperativa coleta amostras de todos os compartimentos do caminhão-tanque, responsável pela coleta do leite a granel. Neste primeiro momento são avaliados três parâmetros sensoriais: cor, odor e aspecto. Logo após são analizados de maneira mais profunda vinte parâmetros físico-químicos, sendo

68

Wilson Ferreira

Wenderson Vieira

eles: temperatura; matéria-gorda; pH (indicativo de acidez); alizarol; densidade; extrato seco total (engloba todos os componentes do leite); extrato seco desengordurado (engloba todos os componentes do leite, exceto gordura); crioscopia (presença de água no leite); antibióticos; cloretos (sal); peróxido de hidrogênio (conservante); neutralizante da acidez método A; neutralizante da acidez método B; acidez; cloro e hipocloritos; sacarose (açúcar); cocção (indicador de estabilidade térmica); amido; formol e álcool etílico. O processo realizado pelo departamento de Qualidade exige agilidade para dar seguimento a industrialização dos Produtos Ibituruna e tem o propósito de avaliar as características do leite in natura que chega à unidade industrial, monitorar o processamento e garantir a qualidade do produto acabado até chegar à mesa do consumidor. O controle de qualidade é essencial para garantir a produção de produtos de excelência com o melhor do leite!


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

PRODUZIR O MELHOR

LOGÍSTICA DOS PRODUTOS IBITURUNA

Raphael Silva

Hayglennder Neves

Geraldo Campos

Cristiano Rocha

André Lorrane

Bruno Xavier

O departamento de Logística possui importância estratégica no elo entre a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce as redes atacadistas e supermercadista que ligam os Produtos Ibituruna ao consumidor final. O trabalho da Logística inicia na armazenagem dos Produtos Ibituruna, processamento de pedidos, níveis de estoque, participação no mercado, é claro! Todos os cuidados no processo de transporte até os estabelecimentos dos clientes. Além disso, também é responsável pelo gerenciamento de informações sobre vendas e carteira de clientes.

A gestão de informações é de extrema importância para a definições de estratégias mercadológicas, objetivando o alcance de metas de faturamento traçadas junto a alta administração da Cooperativa e levar os Produtos Ibituruna ao maior número de lares brasileiros. Contamos com o time de Administração de vendas e Logística para realizar todo trabalho e cumprir a missão de entregar o produto certo, na hora certa, no lugar certo com o menor custo possível! Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce: Pronta, com você, para transportar melhor!

QUANTIDADE DE VEÍCULOS CARREGADOS ANO 2020 VEÍCULOS 800 700 600

693 616

586

534

500

472

504

484

462

400

400

441

494 415

300 200 100 0

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

TOTAL:

JUNHO

JULHO

AGOSTO

6.101 Veículos

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

69


CUIDAR DO PLANETA

BALANÇO SOCIAL 2020

NOSSO COMPROMISSO COM O PLANETA

O compromisso ambiental está enraizado em nossos valores. Temos como meta cumpri-lo dia a após dia com o objetivo de melhorar os nossos resultados e gerar o mínimo de impacto possível em nossas operações. Para isso, revisamos o nosso Planejamento Estratégico que elenca ações e políticas que norteiam a nossa responsabilidade com as gerações futuras. Uma sociedade colaborativa tem como princípio orientador o desenvolvimento sustentável das comunidades onde está inserida, por meio de projetos que sejam economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos. Para isso, realizamos ações de conscientização daqueles que estão em nosso meio de atuação, cumprimos e obedecemos integralmente a legislação ambiental vigente, damos a destinação correta a todos os resíduos que produzimos e desenvolvemos o projeto de coleta de lixo eletrônico de nossos colaboradores e cooperados para viabilizar o descarte correto. Em nossas operações industriais trabalhamos com fornecedores de lenha licenciados pelo Instituto Estadual de Floresta (IEF), que regulamenta madeiras advindas 100% de florestas plantadas, ou sejam, não promovem o desmatamento. Além disso, realizamos o tratamento de emissões de poluentes na atmosfera. com o objetivo de potencializar melhoria em nosso ar, investimos em uma caldeira moderna reduzindo as emissões atmosféricas. Além disso, através de iniciativas de conscientização buscamos minimizar os impactos ambientais em toda a cadeia produtiva do agronegócio. Através dos nossos canais de comunicação levamos aos nossos cooperados informações relevantes sobre a importância de preservar as nascentes, respeitar as reservas ambientais. Reforçamos sobre a importância de vegetação nas áreas de pastagens que oferecem sombra e reduzem o estresse térmico nos animais.

Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce. Pronta, com você, para cuidar do planeta.

Destinação de Resíduos em 2020 Material

70

Peso

♻ Sucata de Papelão

75.590KG

♻ Sucata de Plástico

22.120KG

♻ Sucata de Papel Cartonado

52.940

♻ Sucata de Ferro

6.440

🌿 Resíduo Orgânico

9.660

⚠ Resíduo Perigoso

970KG


Lançamentos dos Produtos Ibituruna 2020


BALANÇO SOCIAL 2020

BEBIDA LÁCTEA OLÁ GANHA NOVA EMBALAGEM Em julho de 2020 a marca Ibituruna apresentou aos consumidores a nova roupagem da Bebida Láctea Olá, que trouxe em seu novo plano um design mais bonito, moderno e atrativo, destacando a nova identidade dos Produtos Ibituruna.

72

A Bebida Láctea Olá foi o primeiro produto do mix Ibituruna a receber nova embalagem. O projeto de modernização das embalagens veio para reposicionar a marca Ibituruna e criar uma identidade junto aos consumidores, trazendo uma nova proposta de cores mais modernas e harmônicas.


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

O DOCE DE LEITE IBITURUNA VOLTOU! Desde 2019 a marca Ibituruna tem retornado à produção de alguns produtos, primeiro com a famosa manteiga de primeira qualidade, na sequência o requeijão cremoso e em seguida o delicioso doce de leite pastoso. Este último produto resgata o autêntico sabor do passado, cremosidade incomparável e sabor inigualável, veio adoçar mais a vida das pessoas. A primeira produção para comercialização aconteceu no dia 03 de abril de 2020, e desde então a indústria dos Produtos Ibituruna tem fabricado esse produto e ganhado cada vez mais o paladar e o coração dos consumidores. A receita se manteve inalterada, fazendo com que aquelas pessoas que já haviam consumido doce sentissem uma nostalgia através da memória gastronômico afetiva. Em contrapartida, a geração mais jovem que não conhecia o popular Doce de Leite Ibituruna, tiveram oportunidade de conhecê-lo e atestar sua qualidade. É caso da adolescente Letícia Fiorine, de 16 anos, que faz bolos confeitados para venda. Segundo ela, passou a conhecer o Doce de Leite Ibituruna há alguns meses e diz que ama usá-lo em suas receitas: “Eu conheço só a versão de agora, mas eu experimentei e amei! O Doce de Leite Ibituruna é suave, saboroso, tem um sabor equilibrado e uma textura lisinha. Ideal para trabalhar em meus bolos. Além disso, amo consumi-lo com canudinho, fica uma delícia.”, conta Fiorine. De acordo com o presidente da Cooperativa, João Marques, o produto veio para valorizar a produção leiteira dos cooperados da Cooperativa e atender os desejos dos consumidores dos Produtos Ibituruna: “Nós temos buscado expandir a linha de produtos Ibituruna para valorizar ainda mais a cadeia produtiva do leite de nossos cooperados com produtos de maior valor agregado. Além disso, estamos atendendo os anseios dos nossos consumidores que sempre pediam o retorno do Doce de Leite”, explica Marques.

73


BALANÇO SOCIAL 2020

IBITURUNA LANÇA CREME CULINÁRIO A marca Ibituruna acrescentou em sua linha de produtos o Creme Culinário no mês de julho de 2020. Esse produto é ideal para o preparo de molhos, doces e salgados, e deixa tudo muito mais gostoso, cremoso e com uma textura consistente. Além disso, ele tem uma característica que deixa muita gente feliz! Faz um carinho especial no bolso, pois possui melhor custo-benefício.

de produtos e este é um projeto que já estava em mente há algum tempo, então decidimos executá-lo para oferecer mais um produto aos nossos consumidores com melhor custo-benefício, como é o caso do Creme Culinário. Apesar de ele ser um substitutivo do creme de leite comum ele tem a mesma qualidade e atende aos mesmos fins, a diferença é que o bolso do consumidor agradece!”, explica Oliveira.

O Creme Culinário é um substitutivo do creme de leite comum. Podendo ir ao fogo e forno e não talha quando exposto a altas temperaturas. Por ser uma mistura de leite, gordura vegetal e creme de leite proporciona uma textura inigualável a receitas quentes e frias, doces ou salgadas como, por exemplo, cremes, molhos, ganaches, strogonoffs e o que mais a sua criatividade permitir!

A Cooperativa é responsável por impulsionar toda a cadeia produtiva do leite desde a base, o produtor rural até o consumidor final. Nas palavras do presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce João Marques: “Tem como missão promover o desenvolvimento sustentável de seus cooperados e para isso é necessário estar sempre inovando, incrementando seu mix com produtos de maior valor agregado e melhor custo-benefício e ainda atender os anseios dos consumidores. Tudo isso, para que a Cooperativa continue caminhando sólida e forte, gerando renda para milhares de pessoas, fomentando a economia tudo através do alimento perfeito, o leite”.

De acordo com o superintendente industrial, Cláudio Oliveira, a marca Ibituruna escolheu produzir este produto para oferecer mais opções aos consumidores. “Desde que a Cooperativa iniciou o processo fabril ela decidiu que iria aumentar o seu mix

74


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

IBITURUNA LANÇA MUSSARELA 1KG Que a mussarela Ibituruna é uma delícia seus consumidores sabem! E pensando em atendê-los cada vez melhor, a marca Ibituruna lançou, no mês de setembro de 2020, uma nova versão do queijo que faz tanto sucesso: a embalagem de 1kg! Essa novidade veio para atender aqueles consumidores que têm a necessidade de adquirir menores porções. Nem todos os estabelecimentos de revenda dos Produtos Ibituruna conseguem fracionar a mussarela, e para não deixar de atender nenhum consumidor a marca Ibituruna trouxe mais essa novidade.

De acordo com o superintendente comercial e industrial, Cláudio Oliveira, as pessoas buscam cada vez por alimentos mais frescos e menos processados. “De acordo com pesquisas sobre o consumo de lácteos e derivados, os consumidores têm preferido produtos de origem, ou seja, aqueles que passam por menos processos de produção e manipulação. Diante dessa exigência do novo consumidor adaptamos a nossa mussarela, que agora também conta com a versão de 1kg.”, explica Oliveira.

Mussarela Ibituruna, da fazenda para sua mesa!

75


BALANÇO SOCIAL 2020

COOPERATIVA LANÇA MANTEIGA LESTE DE MINAS A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce acrescentou ao seu mix mais um produto a manteiga Leste de Minas durante o mês de outubro de 2020. O lançamento teve o propósito de transformar o precioso leite de seus cooperados em alimentos saborosos e nutritivos. A manteiga Leste de Minas possui baixo teor de sódio, textura consistente, é amarelinha e com aquele cheirinho que lembra as tradições e a regionalidade mineira. Produzida com o melhor do leite das fazendas cooperativistas, a manteiga Leste de Minas marca presença desde o café da manhã, até os preparos das mais sofisticadas e deliciosas receitas.

76

Além de saborosa, a manteiga se apresenta em uma embalagem moderna, atrativa e cheia de vida. Estampa em seu painel principal a cultura mineira através de sua marca que apresenta uma montanha verde, representando as belas curvas das Gerais e em um formato que simboliza a Ibituruna, cartão postal de sua cidade de origem. A tipografia de sua marca, manuscrita, traz os aspectos culturais, sociais, gastronômicos e paisagísticos das regiões mineiras. A fusão dos elementos gráficos da embalagem, tipografia, cores e sabores representam, sem dúvida alguma, as maravilhas do Leste de Minas.


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

IBITURUNA LANÇA EMBALAGEM ESPECIAL PARA CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA Quem conhece o leite integral UHT Ibituruna sabe que a sua cor tradicional é o azul escuro. Mas durante todo o mês de outubro de 2020, a marca Ibituruna apresentou aos seus consumidores uma “caixinha” com uma roupagem diferente. Ao chegar às gôndolas dos supermercados, os clientes foram surpreendidos com uma “caixinha” cor-de-rosa. Esta mudança realizada no produto de maior destaque do mix Ibituruna foi realizada em apoio e defesa a uma causa nobre, a luta contra o câncer de mama e colo de útero. Esta causa é muito importante para prevenção, proteção e conscientização das mulheres. E pela sua dimensão inspirou a marca a lançar, pela primeira vez em sua história de seis décadas, uma Edição Especial. A marca através de sua embalagem prestou solidariedade às mulheres que lutam ou já lutaram contra esses males. Além disso, teve como foco fazer um apelo sobre a importância da prevenção, através do autoexame e de consultas regulares ao médico. Atitudes simples que contribuem para diagnósticos precoces, reduzindo assim a mortalidade.

A Ibituruna deu voz a causa por meio de quatro milhões de embalagens cor de rosa, com orientações de autoexame e com um selo pedindo o compartilhamento de depoimentos de mulheres que venceram esta luta. A Edição Especial trouxe em seu plano um design charmoso, bonito, moderno e atrativo destacando a responsabilidade social da marca. O presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, proprietária da Ibituruna, afirma que a marca teve essa iniciativa para conscientização e engajamento das pessoas em prol da prevenção: “Decidimos que daríamos voz e foco à causa através da embalagem do nosso produto de maior destaque, o leite integral, para ser um lembrete e incentivo a todas as mulheres a se cuidarem. Sabemos que o melhor remédio é a prevenção! Para nós que fazemos parte de um sistema colaborativo, a cooperação é a nossa base. Dentro dos nossos princípios está arraigado a responsabilidade social e cuidado com as pessoas. Por isso, decidimos sensibilizar e motivar as mulheres e homens sobre a importância da prevenção e do autoexame das mamas e os exames periódicos do colo do útero”, explica Marques.

77


RECEITAS IBITURUNA

BALANÇO SOCIAL 2020

PUDIM DE DOCE DE LEITE FÁCIL

Fonte: Receiteria

Pré preparo: 10 minutos Tempo de preparo: 1 hora e 10 minutos Rendimento: 8 a 10 porções

MODO DE FAZER: Faça o caramelo com o açúcar, seja diretamente na fôrma de pudim ou em uma panela separada. Tenha cuidado, é bem quente. Reserve. No liquidificador bata o Doce de Leite Ibituruna, ovos e Leite Integral Ibituruna até ficar bem homogêneo, cerca de 2-3 minutos. Transfira a mistura para a fôrma com caramelo.

INGREDIENTES:

Cozinhe o pudim na panela de pudim, em banhomaria, por 60 minutos em fogo baixo.

200g açúcar cristal 400g Doce de Leite Ibituruna

Retire do fogo e do banho-maria. Deixe esfriar por 20 minutos.

3 ovos 350mL Leite Integral Ibituruna

Leve para geladeira para esfriar completamente, cerca de 8 horas. Ideal de um dia para outro. Desenforme e sirva!

Para mais receitas, aponte a câmera do seu celular para o QR Code e acesse nosso site!

78


COOPERATIVA AGROPECUÁRIA VALE DO RIO DOCE

RECEITAS IBITURUNA

PALITINHOS DE MUSSARELA

Fonte: Receitas

Tempo de preparo: 40 minutos Rendimento: 20 porções

MODO DE FAZER: Corte o queijo em palitos de 2 cm x 4 cm. Num prato fundo, misture bem a farinha de trigo com a pimenta.

INGREDIENTES: 2 pacotes de Mussarela Ibituruna versão 1kg 1 xícara de farinha de trigo (120 g) 1/2 colher (chá) de pimenta rosa esmagada 5 ovos ligeiramente batidos 1 xícara de farinha de rosca (100 g) 2 xícaras de óleo (480 ml-para fritar)

Numa tigela média, coloque os ovos batidos e, em outra, a farinha de rosca. Passe os palitos no ovo, na farinha de trigo, outra vez no ovo e por último na farinha de rosca, apertando para aderir à Mussarela Ibituruna. Coloque os palitos de Mussarela empanados em uma assadeira ou refratário forrado com papel-manteiga e leve à geladeira por 30 minutos. Essa etapa é muito importante para que a Mussarela não derreta ao fritar. Numa frigideira funda, aqueça o óleo.

Para mais receitas, aponte a câmera do seu celular para o QR Code e acesse nosso site!

Frite os palitos de Mussarela Ibituruna empanados no óleo bem quente até ficarem dourados. Deixe escorrer sobre papel-toalha e sirva a seguir.

79


RECEITAS IBITURUNA

BALANÇO SOCIAL 2020

FILÉ MIGNON COM MOLHO DE CREME DE LEITE

Fonte: Receitas da Vovó / Foto: Internet

Tempo de preparo: 20 minutos

MODO DE FAZER: Numa frigideira aqueça metade da manteiga em fogo alto. Frite os bifes até começarem a grudar no fundo. Vire os bifes sem furar, polvilhe com sal grosso e pimenta a gosto. Frite até o outro lado também grudar.

INGREDIENTES: 4 colheres (sopa) de Manteiga Ibituruna 2 bifes (200g) de filé mignon sal grosso e pimenta do reino à gosto 4 colheres (sopa) de Creme de Leite Ibituruna 1/2 colher (sopa) de suco de limão Rodelas de cebola à gosto

80

Reduza o fogo, acrescente a manteiga restante, e continue a fritar os bifes até o ponto desejado. Doure as cebolas. Junte o creme de leite Cozinhe os bifes em fogo brando, mexendo sempre até obter um molho espesso. Tire do fogo acrescente o suco de limão e sirva imediatamente


EXPEDIENTE Conselho Administrativo

João Marques Pereira Neto Fernando Antônio Ferreira Geraldo Antônio Birro Costa Edson Constantino Ramos Mário Dias Leão Maurício Francisco de Sousa Joaquim Coelho Pinheiro Genserico Barroso Filho - Suplente José Barreto Lopes - Suplente

Diretoria Executiva

João Marques Pereira Neto - Diretor Presidente Fernando Antônio Ferreira - Vice-Presidente

Conselho Fiscal

Divino Rodrigues de Oliveira - Coordenador do Conselho Otacílio Nunes Ademar Feliciano Leite Adair Soares dos Anjos - Suplente Marcos Leite Costa - Suplente Orlando Pereira - Suplente

Textos

Vanusa Alves - 0021727/MG Jornalista Responsável

Setor de Comunicação e Marketing Vanusa Alves - Jornalista Daniel Lobo Zalcman - Designer Gráfico Sara Kelly - Auxiliar de Comunicação Gabriella Sousa - Social Media Fone: (33) 3202-8317 WhatsApp: (33) 99902-4963 comunicacao@cooperativa.coop.br

Revisão

Nathália Santos

Fotos

Arquivo Cooperativa / Reprodução Internet

Projeto Gráfico e Diagramação Daniel Lobo Zalcman

Colaboração Técnica André Lorrane Alexandre Coelho Cláudio Oliveira Fernanda Silveira Gilmar Oliveira José dos Passos Keven Alves Marcela Silva Nilton Braz Odilley Fernandes Rafael Campos Rodrigo Coelho Wilian Salvador


Avenida Rio-Bahia, S/N, Rodovia BR 116 - KM 411 - Bairro Planalto CEP: 35054-060 Governador Valadares – MG @cooperativagv

@cooperativagv

cooperativa.coop.br

(33) 3202-8300

Profile for cooperativagv

Retrospectiva 2020  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded