Revista Suínos e Cia

Page 52

Informe Publicitário Talent: eficiência na conversão A TOPIGS, líder global em genética e inseminação artificial de suínos, lança no Brasil o Talent, linha sintética de reprodutores de alta performance desenvolvida especificamente para os sistemas modernos de produção suína. Os objetivos de seleção genética do Talent têm como foco principal uma baixa conversão alimentar e um alto ganho de peso diário (GPD). Esses dois fatores associados permitem que os custos de alimentação permaneçam baixos. A progênie do Talent é vigorosa, apresentando altas taxas de sobrevivência e melhor eficiência alimentar associadas à excelente qualidade de carne e de carcaça. Tudo isso faz do Talent o animal mais eficiente na conversão de ração em carne, proporcionando melhores benefícios econômicos. Hermanus Wigman, Diretor da TOPIGS do Brasil, menciona que a linha é de fácil manejo e chama a atenção para o diferencial da vitalidade. “É uma linha adequada para sistemas de alimentação à vontade, tanto de ração seca, quanto líquida. Ao mesmo tempo, sua seleção para vi-

talidade gera animais de terminação uniformes e de ótimo vigor, com altas taxas de sobrevivência”, enfatiza. O geneticista da TOPIGS, André Costa, destaca a alta qualidade de carne e carcaça além do elevado percentual de lombo e pernil da progênie Talent. “São fatores determinantes de padrão no abate e rendimento que o novo produto traz com diferencial ao mercado”, explica. “O Talent será o ícone de eficiência no mercado”, conclui Wigman.

Genética de ponta O rigoroso programa genético da TOPIGS parte de pelo menos 4000 reprodutores, cujo desempenho é testado individualmente, apenas os 40 melhores são selecionados como pais da próxima geração. A linha Talent é selecionada com base em registros individuais de consumo de ração e conversão alimentar. Esta seleção também é baseada na mensuração da profundidade de lombo e espessura

de toucinho através da utilização de ultrassom (Aloka). Estes dados servem de base para a seleção de animais com ótimos valores genéticos para qualidade de carcaça. Nas etapas seguintes, os níveis de desempenho são medidos ao peso de abate médio de 120 kg para mostrar o melhoramento constante do ganho de peso diário, sem comprometer o percentual de carne magra. Os intervalos entre gerações são reduzidos por meio da estrutura de inseminação artificial das granjas núcleos, proporcionando o máximo progresso genético. Ao final dos testes, um animal de cada leitegada nascida nas granjas núcleo é selecionado para ser abatido e dissecado com o objetivo de avaliar a qualidade de carcaça e de carne. Com ajuda da moderna tecnologia SNP (Single-Nucleotide Polymorphism) que permite a identificação de genes de alto valor econômico, este programa de seleção é a base para a maximização econômica da linha macho com progresso genético rápido e sustentável.

Informe Publicitário Talent: eficiência na conversão

Suínos & Cia

52

Ano VI - nº 36/2010


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.