Semiologia

Page 338

319  | Semiologia Básica em Oftalmologia - Semiologia do Candidato ao ... nítido, mas torna-se borrado imediatamente após o piscar. Quando a lente está apertada, o reflexo apresenta-se borrado, mas torna-se nítido após o piscar (Figs. 5A-C). A acuidade visual com lentes de contato bem adaptadas deve ser estável e não apresentar flutuações.

A

B

C Figs. 5 (A-C) Avaliação da adaptação de LCH pelo reflexo retinoscópico. A. LC bem adaptada. B. LC frouxa. C. LC apertada.

ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS OCULARES RELACIONADAS com o USO DE LENTES DE CONTATO E COMO PREVeNI-LAS A lente de contato pode agir como barreira, diminuindo a oxigenação e aumentando a temperatura ocular, retendo restos celulares sob a lente, pois com o rompimento dessas células epiteliais há liberação de enzimas tóxicas, debris e produtos solúveis em água, aumentando a permeabilidade da superfície corneal. A diminuição do oxigênio faz acúmulo de lactato nos tecidos porque utiliza a glicólise anaeróbica, a qual libera 2 mol de ATP por mol de glicose consumido, 18 vezes mais consumo de glicose que no ciclo de Krebs (aeróbico). Conforme a duração e o aumento da hipoxia, podem surgir neovasos no estroma. No epitélio corneano, as lentes de contato agem nas terminações nervosas, diminuindo a sensibilidade corneal por reduzir a acetilcolina nos neurotransmissores; as causas são a estimulação mecânica crônica e toxicidade. Entretanto, essa condição é reversível. Além das alterações de sensibilidade, há alteração bioquímica que diminui a adenosina trifosfato, depleção do glicogênio, aumento de metabólitos e supressão da mitose das células basais, provocando esfoliação celular, edema epitelial, diminuição mitótica epitelial e microcistos intraepiteliais.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.