Semiologia

Page 153

134  | Semiologia Básica em Oftalmologia - Perimetria Computadorizada a avaliação da sua gravidade. Além disso, a perimetria serve como indicador relativamente sensível da progressão do glaucoma.

Considerações anatômicas Para se entender as características do campo visual no glaucoma é fundamental entender a disposição das fibras nervosas na retina. A camada de fibras nervosas da retina pode ser dividida em 4 grandes feixes de fibras: as fibras temporais superiores, as temporais inferiores, o feixe papilomacular e as fibras nasais. As fibras temporais superiores não avançam até a hemirretina inferior e vice-versa; as fibras temporais superior e inferior acham-se separadas pela rafe mediana (Fig.2). Por isso, o defeito glaucomatoso sempre respeita o meridiano horizontal no aspecto nasal do campo visual. A passagem das fibras nervosas no disco óptico também é peculiar. As fibras correspondentes às regiões da retina mais distantes da papila adentram mais próximas às bordas no canal escleral, isto é, na periferia do disco. Por outro lado, as fibras correspondentes às regiões mais próximas da papila adentram na região mais central do disco. Isso explica o fato dos defeitos campimétricos no glaucoma quase sempre estarem localizados nos 30° centrais. Em geral, no glaucoma, as primeiras fibras nervosas a serem afetadas são as que entram nos polos superior e inferior do nervo óptico, dando origem aos escotomas paracentrais e defeitos arqueados típicos. O feixe papilomacular e a ilha central de visão costumam ser os últimos a serem afetados no curso da doença. A fixação central poderá ser acometida mais precocemente nos olhos com miopia axial. As fibras nasais do nervo óptico costumam ser afetadas mais tardiamente.

Fig. 2 Disposição das fibras nervosas da retina.

Diagnóstico do defeito campimétrico do glaucoma Quando testado em condições fotópicas, o campo visual normal demonstra a maior sensibilidade centralmente, reduzindo de forma constante em direção à periferia. Um conjunto de dois ou mais pontos com diminuição ≥ 5 dB, comparada com os pontos ao seu redor, é considerado suspeito. Um único ponto, com uma diminuição > 10 dB é incomum, mas a sua importância não é de maior valor quando comparado a um agrupamento de pontos. Pontos correspondentes acima e abaixo da linha central horizontal não devem variar significativamente. Normalmente o campo superior está deprimido em 1 a 2 dB quando comparado com o campo inferior.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.