Orbita

Page 70

51  |  Órbita, Sistema Lacrimal e Oculoplástica - Órbita Um pino é então colocado neste orifício, e após reepitelização do orifício que ocorre em cerca de 6 semanas, a prótese externa com uma depressão na face posterior que se encaixa ao pino, pode ser adaptada. Nas esferas de polietileno, o pino deve ser de titânio. Contudo, muitos pacientes acabam não se submetendo ao implante do pino devido à satisfação com a mobilidade apenas com a prótese externa, e pelos altos custos de sua colocação. Entre as complicações causadas pelos pinos citam-se os granulomas na sua base, infecção, exposição e extrusão do implante.

Adaptação de Próteses Naqueles pacientes que perderam a visão, mas possuem o globo ocular e anexos preservados e estáveis, ou minimamente comprometidos, mas com cosmética inadequada (leucomas, tropias) há opções como lentes de contato e lentes esclerais cosméticas (pintadas conforme o olho contralateral). Com essa medida, é possível evitar o trauma cirúrgico e preservar o volume orbitário. As lentes esclerais são utilizadas nos casos em que há estrabismo ou necessidade de reposição de quantidade maior de volume, mas deve haver cautela em sua indicação, uma vez que podem provocar ulcerações e até perfuração corneana. Uma alternativa, seria a realização de recobrimento da córnea por um flap conjuntival que a protegeria e reduziria sua sensibilidade. Contudo, esse procedimento prejudicaria a construção de uma cavidade anoftálmica no futuro. Nos olhos dolorosos, antes da indicação cirúrgica, pode-se tentar medidas que aliviem a dor e permitam o uso de lentes cosméticas como corticoides, atropina e beta-bloqueadores tópicos, ou injeção retrobulbar de álcool. Nesses casos, é sempre importante descartar a presença de tumores intraoculares. Após os procedimentos cirúrgicos abordados anteriormente, há necessidade de adaptação de uma prótese externa cosmética (Fig. 65). Contudo, no pós-operatório imediato, geralmente

Fig. 65  Adaptação de prótese em cavidade anoftálmica à direita.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.