Orbita

Page 227

208  |  Órbita, Sistema Lacrimal e Oculoplástica - Anatomia Cirúrgica... Suprimentos vascular e nervoso: as pálpebras apresentam uma rede vascular extensa, com anastomoses provenientes das artérias supraorbital e lacrimal (ramos da carótida interna através da oftálmica) e das artérias angular e temporal (ramos da carótida externa). As principais anastomoses são a arcada marginal e arcada periférica das pálpebras. A drenagem venosa é dividida em pré-tarsal e supratarsal. Os tecidos pré-tarsais drenam medialmente para a veia angular e lateralmente para a veia temporal superficial. A drenagem do restante da pálpebra se dá para as veias orbitárias e para os ramos profundos da veia facial anterior e plexo pterigoide. A drenagem linfática da porção medial das pálpebras é feita pelos linfonodos submandibulares e na porção temporal é feita superficialmente pelo linfonodos pré-auriculares e profundamente pelos cervicais. O suprimento sensitivo é provido pelos ramos da primeira e da segunda divisões do nervo trigêmeo (NCV). As regiões frontal e periocular temporal e a pálpebra superior recebem ramos do frontal (V1) e a pálpebra inferior e malar recebem ramos do maxilar (V2). A inervação motora se faz pelo oculomotor (NCIII), pelo facial (NCVII) e por fibras simpáticas.

Considerações sobre a anatomia cirúrgica da face O tecido subcutâneo da face é septado por tecido conectivo em lóbulos de gordura e está distribuído abaixo da derme, exceto nas pálpebras, com espessuras diferentes em cada zona facial (os mais espessos são das zonas malar, temporal e cervical) e há variações individuais. Entre a porção orbital do músculo orbicular e o periósteo dos ossos zigomático e maxilar há um plano adiposo não septado chamado de gordura suborbicular (SOOF) (Fig. 6) e que se continua para a região temporal superior, sobre os rebordos lateral e superior, recebendo o nome de gordura retro-orbicular (ROOF). Em algumas situações este plano se confunde com o das bolsas de gordura pré-aponeurótica da pálpebra superior. A fáscia temporal superficial, que é uma extensão da fáscia superficial cervical, cobre os músculos da mímica facial (platisma, zigomático maior, zigomático menor e orbicular), constituindo o SMAS (sistema músculo aponeurótico superficial) que distribui a contração isolada

Fig. 5  Estruturas da pálpebra inferior: 1. conjuntiva 2. tarso, 3. fáscia capsulopalpebral, 4. fórnice, 5. ligamento de Lokwood; 6. m. orbicular, 7. gordura orbital; 8. m. oblíquo inferior, 9. porção capsulopalpebral, 10. m. reto inferior.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.