Cirurgia Refrativa

Page 312

292  |  Cirurgia Refrativa - Cirurgia Refrativa do Cristalino facectomia com fins refrativos. Os modelos disponíveis no mercado brasileiro apresentam tecnologia refrativa (Rezoom – Advanced Medical Optics, EUA) ou difrativa (ReSTOR – Alcon, EUA; e Tecnis – Advanced Medical Optics, EUA), ambas com bons resultados e altos índices de satisfação em diversos estudos. A independência do uso de óculos é consideravelmente maior quando comparado ao implante de lentes monofocais. As lentes refrativas são mais dependentes do tamanho da pupila, porém apresentam melhor visão intermediária. As lentes difrativas são menos dependentes do diâmetro pupilar, apresentam melhor visão de perto, porém, com maior queixa de halos de glare. A apodização encontrada na Restor parece oferecer visão de perto superior quando comparada às outras tecnologias. Lentes multifocais apresentam dois ou mais focos ópticos, ou seja, pelo menos dois poderes dióptricos coaxiais geralmente separados por um intervalo de 4 dioptrias (correspondente a 3 dioptrias no planos do óculos). Na retina, os dois poderes dióptricos produzem duas imagens superpostas do mesmo objeto, uma em perfeito foco e outra borrada pela aberração (defocus) de 3 dioptrias (Fig. 3). Essa menor qualidade óptica, quando comparada aos implantes monofocais, manifesta-se na perda da sensibilidade ao contraste. Os pacientes apresentam definitivamente menor dependência de óculos, porém existe uma chance maior de apresentarem glare e halos, ainda que bem tolerados na maioria dos casos. O perfil do paciente deve ser analisado pelo médico, para evitar insatisfação com o resultado final. Em geral, pacientes míopes são os mais exigentes e apresentam índices de insatisfação maiores.

Lentes pseudoacomodativas A possibilidade de usar uma lente monofocal com habilidade acomodativa resultaria em melhor qualidade de imagem com menor potencial de fenômenos ópticos, comparando com as lentes multifocais. Lentes com a capacidade de se mover dentro do olho, aumentando assim seu poder efetivo, são teoricamente capazes de restabelecer a acomodação em pacientes pseudofácicos.

Fig. 3  Diferentes focos no polo posterior gerados pela LIO multifocal permitem uma boa visão para longe e perto.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.