Cirurgia Refrativa

Page 291

271  |  Cirurgia Refrativa - Lentes Fácicas dos olhos e de 20/40 ou melhor por 61,84%. Assim como nos demais estudos apresentados, a maioria dos olhos evoluiu com ganho ou manutenção da melhor acuidade visual corrigida (59,21% apresentaram ganho de duas ou mais linhas de visão). Treze olhos (17,10%) foram submetidos a posterior ajuste refracional com excimer laser, a maioria devido ao alto grau de astigmatismo associado no pré-operatório. Atualmente, a lente Artiflex® tem mostrado bons resultados para correção de miopia, como mostrou Coulett et al. em estudo comparativo entre implante dessa lente e Artisan®, onde a recuperação foi mais rápida e obteve melhor acuidade visual pós-operatória com a primeira. Tehrani et al., em estudo com seguimento de 6 meses, observaram que 82% dos pacientes melhoraram significativamente a acuidade visual sem correção, alcançando 20/25 ou mais, e perderam apenas 2,3% de células endoteliais. Porém, o mesmo autor relatou um caso no qual houve depósitos de células na face posterior da lente após 9 meses de implante, causando glare, e foi realizado o explante. Também, Koss et al. descreveram um caso em que houve o desenvolvimento de sinequias posteriores e depósito de pigmentos no cristalino após 1 mês do implante. Quanto à lente Artisan® tórica, estudos multicêntricos estão sendo realizados para comprovar a eficácia e segurança do implante para a correção da miopia, hipermetropia e astigmatismo, com bons resultados até o momento. Tahzib et al. mostraram a eficácia dessa lente para correção de ametropia e astigmatismo residual pós-transplante, porém com perda contínua de células endoteliais no pós-operatório compreendido entre 6 meses e 3 anos e com falência em 3 casos.

Complicações Irite Por ser presa à íris, as lentes Artisan podem evoluir com processo inflamatório agudo ou crônico da câmara anterior. Menezo et al. não observaram extravasamento de contraste em estudo angiográfico da íris de olhos implantados com esse tipo de lente nos exames de 6, 12 e 24 meses de pós-operatório. Fechner et al. também não observaram extravasamento vascular nos olhos implantados e avaliados com angiografia fluorescente de íris. Porém, a análise por um medidor a laser de reação de câmara anterior mostrou uma inflamação de mesma magnitude do que a observada após cirurgia extracapsular de catarata com implante de lente no saco capsular, até o sexto mês de pós-operatório. Por sua vez, Pérez-Santonja et al. demonstraram inflamação crônica considerada subclínica entre 1 e 2 anos de pós-operatório de implante de lente de fixação iriana. Stulting et al. observaram inflamação pós-operatória transitória (células e flare na câmara anterior) em 40,3% dos casos de implante de Artisan no primeiro dia de pósoperatório (classificada como grave em apenas 0,3%), tendo sido reduzida para 8,3% na segunda semana e 3,6% no segundo mês. Explante de LIO Artisan por irite crônica recorrente não responsiva a tratamento associada a sinequias posteriores também já foi relatado. Formação de sinequia foi reportada em 1,4% dos casos com implante de LIO Artiflex em seguimento de 2 anos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.