__MAIN_TEXT__

Page 1


001.4 Congresso de Iniciação Científica Trilíngue (9.:2017: C749c Chapecó, SC) Pesquisas interdisciplinares, em três idiomas, dos alunos de 6º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio / organização, Colégio Trilíngue Inovação. Chapecó: Colégio Trilíngue Inovação, 2018.

18 p.

1. Pesquisa interdisciplinar – Congresso. I. Título.

CDD 001.4 Catalogação elaborada por Caroline Miotto Pecini CRB 14/1178


Revista do IX Congresso de Iniciação Científica Trilíngue1 Objetivo: propiciar aos alunos a oportunidade de disseminar o conhecimento construído com as pesquisas interdisciplinares, realizadas em três idiomas – português, inglês e espanhol – ao longo do ano letivo, por meio de apresentações orais e publicações dos artigos em uma revista de iniciação científica. Público-alvo: alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, pais, professores, comunidade e convidados. Local, Data e Horário: Colégio Trilíngue Inovação – Rua Mato Grosso, 420E – Bairro Jardim Itália – Chapecó – SC, dia 28 de setembro de 2017, das 14h às 17h. Banca Examinadora Gestora do Colégio Trilíngue Inovação - Me. Gislaine Moreira Nunes Representando a Secretaria de Educação do Município de Chapecó - Sra. Maritânia Faccio Coordenador de Pesquisa e Pós Graduação do IFSC - Campus Chapecó Sr. Cristiano Kulman Professora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó e mãe da aluna Maria Isabel Faccio Borsatto da Educação Infantil - Sra. Luciana Faccio. Prof. Fabio Martins Moreira Prof. Ignácio Manuel Gabis Professores Orientadores Prof. Angelo Fernando Fiori Prof. Me. Arceni Marcelo Dal Piva Prof. Fernando da Silva Profa. Helen Danuse Bressanelli Prof. Herleson da Costa Souza Prof. Ignácio Manuel Gabis Profa. Juliete Ilha Particheli Profa. Sandra Ponte Prof. Me Sedenir Fiore Profa. Silvana da Cunha

1

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser apropriada e estocada em sistema de banco de dados ou processo similar, em qualquer forma ou meio, seja eletrônico, de fotocópia, gravação, etc., sem a permissão dos detentores do copirraite.


Sumário A CIÊNCIA DOS VULCÕES

05

AMELIE POULAIN: LA SENSIBILIDAD POR MEDIO DEL ARTE

06

A ERA DE OURO DO CINEMA NORTE-AMERICANO

07

A HISTÓRIA DE COCO CHANEL

08

EL MUNDO DE LAS ABEJAS

09

EL NIÑO LA NIÑA – FENÓMENOS QUE INFLUENCIAN EN EL TIEMPO Y EL CLIMA DEL MUNDO

10

LITERATURA

11

GOTHIC PROSE: THE DARKNESS IN THE CENTURY OF LIGHT

12

LOS MISTERIOS DEL CEREBRO HUMANO

13

SYSTEM OF FINANCIAL AMORTIZATION

14

THE LYNCHING THAT CHAPECÓ WANTS TO FORGET

15

TUMORES DE PIEL

16

VIRUS: A THREAT OR A BENEFIT?

17


A CIÊNCIA DOS VULCÕES

Gabriella Soares Sabadini1

Resumo: Este trabalho é sobre A ciência dos vulcões. O objetivo é identificar a estrutura de um vulcão relacionado a localização dos principais vulcões no planeta e caracterizando sua interferência no cotidiano das pessoas. Os materiais pesquisados mostram que um vulcão e uma estrutura geológica que surge a partir de uma emissão de magma, gases e partículas quentes do interior da Terra para a superfície terrestre. E possível perceber que diante dos argumentos apresentados pode-se afirmar que o objetivo da pesquisa foi alcançado. Palavras chaves: vulcões, identificar, geológica e argumentos.

O trabalho trata-se do tema A ciência dos vulcões. Um vulcão é uma estrutura geológica que surge a partir de uma emissão de magma, gases e partículas quentes do interior do planeta Terra para a superfície terrestre, quando entra em atividade libera grandes quantidades de gases e cinzas assim ocorrendo uma poluição natural. Este trabalho tem como objetivo identificar a estrutura de um vulcão, relacionando a localização dos principais vulcões do Planeta e caracterizando sua interferência no cotidiano das pessoas. Um vulcão é considerado uma catástrofe natural e pode atingir um nível global. Uma estrutura de um vulcão é formado por: câmara magmática; chaminé vulcânica; cratera vulcânica e cone vulcânico e ainda temos materiais eliminados pelo vulcão. A diversos vulcões espalhados pelo planeta: O vulcão Ojos del Salado é o maior vulcão do mundo está localizado na fronteira do chile com a argentina e tem 6898m de altura, outro principal vulcão do mundo é, Etna em Sicilia na Itália. As erupções causam diversos estragos mas temos 2 erupções que entraram na história por serem as mais destrutivas, Thera ocorrido em 16451500 a.C originou a lenda de Atlântida- a cidade perdida, e uma das mais conhecidas é a história de pompeia em Roma que ocorreu em 24 de agosto de 79 D.c uma chuva de pedras cobriu a cidade de pompeia, os sobreviventes da chuva de pedras acabaram morrendo por asfixia pois o gás que o Vesúvio soltava era letal. Diante os argumentos apresentados pode-se afirmar que o objetivo da pesquisa era identificar as estruturas de um vulcão, a localização e a caracterização dos principais vulcões do planeta foi alcançado. Podendo entender que um vulcão é uma estrutura geológica que surgiu com a erupção do magma, gases e partículas quentes do interior da Terra ´para a superfície terrestre. Referências Super Interessante. Pompeia: Cidade Eterna. Disponível em: http://super.abril.com.br/historia/pompeia-cidade-eterna/. Acesso em: 12 mai.2017 FREITAS, Eduardo de. Vulcões. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/vulcoes.htm. Acesso em: 12 mai.2017. ALL, that is interesting. 5 erupções vulcânicas que mudaram o mundo. Disponível em: http://www.megacurioso.com.br/acontecimentos-historicos/98977-6-erupcoes-vulcanicasque-mudaram-o-mundo.htm. Acesso em: 12 de mai.2017.

1 Gabriella Soares Sabadini do 6º ano do ensino fundamental. 10 anos. Silvana da Cunha. 2017.


AMELIE POULAIN: LA SENSIBILIDAD POR MEDIO DEL ARTE Andra Rosignol Dezen2 Resumen: La película ‘‘El Fabuloso Destino de Amelie Poulain’’ fue filmada en 2002, es francesa y tiene como director a Jean Pierre Jeunett. Es repleta de detalles que interfieren con el interior del interlocutor, lo que justifica la repercusión que la película tuvo por todo el mundo. El director mezcla todos los sentidos de Amelie, y también posee una banda sonora respetable. A partir de estos factores este trabajo tendrá el objetivo de descubrir lo que torna la película especial. Es posible comprender que las personas en la actualidad están sumergidas en un mundo que gira en torno a la tecnología y no san capaces de disfrutar de las pequeñas cosas. Palabras clave: Audrey Tautou, Cinema Francés, colores, música.

Para tener éxito en una película es necesario tener un óptimo elenco y un óptimo guión. Jeunett consiguió hacer eso, y de esta manera, expresó algo diferente en su obra, algo escondido en la simplicidad de la película. Esos secretos van ser desvendados en el desarrollo del trabajo, así como su influencia en los telespectadores. El personaje Amelie Poulain, representada por Audrey Tautou expresa la sensibilidad en el guión, escondida en las escenas del film, principalmente en las que ella es una chica que tiene problemas de corazón y su padre le prohíbe salir de casa, obligándose a jugar con fresas, por ejemplo, en la escena que ella las coloca en la punta de los dedos, o también, jugar con una cámara fotográfica, imaginando formas para las nubes. El cinema francés tiene como su principal característica el uso de los colores verdes y rojos, y en la película de Jean Pierre no es diferente, ellos son muy usados en el escenario y en las ropas de Amelie. Además, muchas de las escenas son acompañadas de una banda sonora que agrega sentimientos a la película. El ángulo de la grabación, la distribución de los colores, la banda sonora, la sutileza en las escenas más ‘‘insignificantes’’ eso afecta a las personas con una invitación a pensar sobre la vida que estaban teniendo. En pleno siglo XXI, con el auge de la internet, nadie apreciaba las pequeñas cosas de la vida, y Amelie Poulain viene para mostrar que la vida no es solamente lo que está en las redes sociales y en la internet. Referencias Cor e significação no cinema. 2015. Disponible en: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Comunicacao_PalmerUP_1.pdf Acceso el: 20/03/2017 A influência das cores na construção audiovisual. 2013. disponible en: http://portalintercom.org.br/anais/sudeste2013/resumos/R38-1304-1.pdf Acceso el: 23/03/2017 Curiosidades do filme ‘‘O fabuloso destino de Amelie Poulain’’. 2015. disponible en: http://www.adorocinema.com/filmes/filme27063/curiosidades/ Acceso el: 15/04/2017

2 Alumna del 1° año del Enseño Medio, 15 años. Profesores: Herleson da Costa Souza e Ignacio Gabis. 2017.


A ERA DE OURO DO CINEMA NORTE-AMERICANO Marina Lorenz Vernetti3 Resumo: Este trabalho refere-se a “Era de Ouro do cinema norte-americano”, e sua finalidade é caracterizar a indústria cinematográfica norte-americana: seus métodos, técnicas e premiações (como o Oscar); além de descrever a era de ouro e nomear filmes de sucesso que marcaram gerações. O referido trabalho foi elaborado a partir das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e baseia-se no estudo de artigos científicos. Sendo o cinema uma forma de arte, o trabalho apresenta informações importantes para quem se interessa pelo gênero. Palavras-chave: cinema, indústria cinematográfica, era de ouro, Hollywood.

Consoante o dicionário Aurélio, o cinema é a “Arte de compor e realizar filmes destinados a serem projeções cinematográficas”. O cinema é uma mistura de técnicas e métodos que retrata acontecimentos verídicos ou falsos; bons ou ruins. Através dos anos, muitos diretores passaram a enxergá-lo como uma forma de expressão e, consequentemente, muitos filmes criticaram os padrões e preconceitos da sociedade atual, através de suas exibições que atingem uma enorme massa de cidadãos - vale ressaltar que a indústria cinematográfica detém enorme poder, podendo, até mesmo, controlar a população mais “vulnerável” através da alienação. O cinema teve início com a invenção do “cinematográfico” - máquina “três em um” elaborada pelos irmãos Lumière, em 1895. Após descobrirem a possibilidade de criar imagens em movimento, iniciou-se a popularização do cinema, que mantém-se até os dias atuais. Este, aprimora-se a cada década, posto que no princípio as produções eram mudas, curtas e em preto e branco, e, atualmente, tornaram-se extremamente elaboradas e com inúmeros efeitos computadorizados. Os Estados Unidos foram os principais responsáveis por essa modernização do cinema, visando que a maioria das grandes produções são oriundas desse país (mais precisamente de Hollywood, um distrito de Los Angeles, na Califórnia, famoso por concentrar inúmeras empresas do ramo cinematográfico). A Era de Ouro do cinema norteamericano, por exemplo, foi a época em que ocorreram a maior parte dessas ampliações cinematográficas. Tal período compreende os filmes hollywoodianos lançados entre os anos 20 e os anos 60, com ênfase em 1930 e 1940. A partir de 1970, o foco das películas mudou completamente: começou a produção de filmes de terror, e outros países começaram a lançar suas produções. Com o trabalho, tornaram-se mais amplos e detalhados os conceitos de cinema e indústria cinematográfica. Ademais, foram considerados filmes que foram sucesso de bilheteria e/ou crítica. Conclui-se que, além de ser considerado uma forma de arte (classificado como a Sétima Arte), o cinema também pode ser interpretado como forma de lazer para crianças, jovens, adultos e idosos, porém, não se deve subestimar a influência da indústria cinematográfica na vida das pessoas. Referências A Era de Ouro de Hollywood. Disponível em: http://www.cineplayers.com/artigo/ahistoria-do-cinema--a-era-de-ouro-em-hollywood/44 Acesso em: 25/03/2017 A história do cinema. Disponível em: http://www.infoescola.com/cinema/historia-docinema/ Acesso em: 05/05/2017 O cinema. Disponível em: http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia125599/ Acesso em: 25/03/2017 3

15 anos. Aluna do 1° ano do ensino médio. Professores Herleson da Costa Souza e Sandra Ponte. 2017.


A HISTÓRIA DE COCO CHANEL

Isadora Cieckovicz4

Resumo: Este trabalho é sobre a história de Gabriele Coco Chanel, o trabalho aborda toda a maravilhosa trajetória da vida dela. O objetivo é mostrar para as pessoas como Gabriele foi importante na revolução no feminismo. Os assuntos abordado foram, Uma mulher de sucesso: A história de Coco Chanel, As contribuições de uma mulher, A empresa Coco Chanel, Influências de Coco Chanel na moda dos séculos XX e XXI, Curiosidades sobre coco. É possível perceber que com o trabalho e o esforço foi possível aprender várias informações e curiosidades sobre a vida incrível e revolucionária de Gabriele Coco Chanel. Palavras-chave: Coco, Chanel, revolucionária, influências.

O tema do trabalho é sobre a incrível história de Gabriele Coco Chanel, o trabalho mostra sobre toda a trajetória de Coco, desde a infância, até a vida nos holofotes. A importância do trabalho é mostrar um pouco mais sobre as revoluções na moda do século XX. O beneficio do trabalho para as pessoas é o conhecimento exposto. As etapas foram, escolha do tema, recebimento dos objetivos, pesquisa sobre o assunto, conclusão do projeto, relatório e apresentação do trabalho. Coco Chanel foi uma estilista francesa e uma inovadora no campo da moda. Foi a fundadora da marca Chanel, um grande império na produção de roupas, bolsas, sapatos, perfumes, acessórios entre outros. Coco nasceu em uma pequena vila chamada Saumur localizada na França, no dia 19 de agosto de 1883. Filha de uma lavadeira e de um comerciante, ficou órfã de mãe em 1889 quando tinha apenas seis anos, foi levada pelo pai, junto com os quatro irmãos para um orfanato na cidade de Auvergne, onde ficou até os 20 anos. O seu primeiro emprego foi balconista de uma loja de tecidos, e foi lá onde aprendeu a costurar. Logo depois, coco foi cantora em um cabaré, onde passou a adotar o nome Coco Chanel, tirado da música “Qui qu’a vuCoco”. Com o trabalho é possível aprender muito sobre a grande revolucionária na moda feminina do século XX, Coco Chanel, contudo foi uma ótima estilista em toda a sua carreira, uma mulher independente e batalhadora, sendo um grande ícone da moda até hoje. Referências COCO- INSIDE CHANEL. Direção e produção: Chanel. Documentário/Guias e Estilo, 2’57” GABRIELLE CHANEL- INSIDE CHANEL. Direção e produção: Chanel. Documentário/Guias e Estilo,3’00

4

Aluna Isadora Cieckovicz do 8º ano do Ensino Fundamental II, 12 anos. Professora Hellen


EL MUNDO DE LAS ABEJAS

Maria Eduarda Battirola5

Resumen: este trabajo es sobre las abejas y su reino, el Animalia. El objetivo es alertar sobre la preservación de estos insectos para que no se extingan porque desempeñan un importante papel en la naturaleza, la polinización. Los temas abordados son el reino Animalia y sus características, la clase insecto, características e importancia ecológica de las abejas y la producción de la miel. Palabras clave: polinización, preservación, reino Animalia.

El tema del trabajo es sobre el reino Animalia, formado por seres eucariontes, los cuales tienen el núcleo de la célula delimitado por dos membranas; seres pluricelulares, o sea, tienen varias células; seres heterótrofos, que no son capaces de producir su propio alimento, necesitando buscarlo en la naturaleza. Los objetivos del trabajo son informar sobre la vida de las abejas y presentar su importancia para la continuación de vida en el planeta. El reino Animalia es dividido en vertebrados, que tienen columna vertebral y el cráneo para proteger el cerebro; e invertebrados, los cuales no tienen columna vertebral. Las abejas junto con las avispas y las hormigas, forman parte de la clase Insecto Hymenoptera. Dentro de la colmena existe una división de tareas, por esto son divididas en: reina, que es quien comanda la colmena y hace la reproducción; las operarias, que van a las flores para buscar néctar y polen, defienden la colmena contra enemigos y cumplen otras funciones en la colmena; zánganos, que fertilizan la reina durante el vuelo nupcial. Las abejas tienen una gran importancia ecológica, que es la polinización. En el momento que van a las flores, ellas transfieren el polen de una para otra, realizando así, la fertilización de las plantas. La desaparición y la extinción de algunas especies de abejas se deben a la polución y el uso de pesticidas en las plantas. Las pesquisas realizadas han traído conocimiento de las características de las abejas y el reino al cual pertenecen, el reino Animalia. El punto positivo de este informe es el conocimiento de la diversidad del mundo de las abejas, el punto negativo del trabajo es que las abejas pueden entrar en extinción, en razón de la polución y el uso de pesticidas en las plantas. Referencias COC SISTEMA DE ESINO. Teoria e atividades. Ensino fundamental 7º ano. Ribeirão Preto: Editora COC, 2017. DE LIMA ANDRADE, Lilía. Abelhas. Disponible en: www.infoescola.com. Acceso: 02/04/2017. Reinos. Disponible en: www.sobiologia.com.br. Acceso: 27/03/2017.

5

12 años. Alumna del 7mo año de la escuela primaria. Maestros Silvana da Cunha e Ignacio Gabis. 2017.


EL NIÑO LA NIÑA – FENÓMENOS QUE INFLUENCIAN EN EL TIEMPO Y EL CLIMA DEL MUNDO Manuela Schenk Scussiato6 Resumen: Este trabajo es sobre los fenómenos climáticos El Niño y La Niña y lo que pueden causar en el mundo. La intención del mismo es de aprender cómo hacer un trabajo científico. Los materiales investigativos muestran que estos fenómenos influyen de forma importante en el clima de todo el planeta. Palabras clave: El niño, La niña, Fenómenos climáticos

Este trabajo es sobre los fenómenos conocidos como El Niño y La Niña, los cuáles son ocasionados por el calentamiento y por el resfriamiento subnormal de las aguas del Pacifico. Teniendo como objetivo reconocer y identificar las características de estos fenómenos y sus influencias en la meteorología. La meteorología es la ciencia que estudia los fenómenos que suceden en la atmósfera. Ella es importante para intentar evitar los desastres naturales como inundaciones, huracanes y tornados. El fenómeno El Niño es caracterizado por el calentamiento subnormal de las aguas superficiales del Océano Pacifico y se repite, en promedio, cada cuatro años, provocando aumento de las lluvias en la región Sur y reducción en Norte y Nordeste del Brasil. La Niña es el fenómeno natural caracterizado por el enfriamiento subnormal de las aguas superficiales del Pacifico y ocurre en intervalos de dos a siete años, causando lluvias más abundantes en el Norte y sequías en el Sur de Brasil. En 1997-98 El Niño fue uno de los más intensos. En 2015-16 El Niño también fue igualmente intenso y este año ocurrió el huracán Patricia, en México. En 2011 La Niña fue uno de los más severos. Este año ocurrieron las peores inundaciones en Río de Janeiro. Se puede concluir que los cambios climáticos que han ocurrido en el planeta están relacionados con las catástrofes naturales. Fue aprendido que la meteorología es la ciencia que estudia los fenómenos que suceden en la atmosfera. El punto positivo del trabajo fu ella gran cantidad de información disponible, el punto negativo fue ella dificultad ante diversas definiciones relacionadas a términos meteorológicos. Referencias FARIA, Caroline. Meteorologia. Disponible en: http://www.infoescola.com/geografia/meteorologia.html/ Acceso 26 mar.2017. SILVA, Júlio Cesar Lázaro. Geografia do Brasil. Disponible en: http://www.brasilescola.com.br/geografia/la-nina/html/ Acceso 07 abr.2017. SUÇUARANA, Monik da Silveira. El Niño e La Niña. Disponible en: http://www.infoescola.com/clima/el-nino/ Acceso 25 mar.2017.

6 alumna del 6º año del Enseño Fundamental. 11 años. Maestros. Silvana da Cunha y Ignacio Manuel Gabis. 2017.


LITERATURA Letícia Foltran Menegotto7 Resumo: Este trabalho é sobre Literatura e objetiva por meio de pesquisa compreender e analisar o perfil do leitor da turma do 6°ano, para saber a quantidade de livros lidos, quantas páginas eles têm e se seu conteúdo é ou não adequado para a idade dos leitores. Os resultados foram que a metade dos alunos leram até 5 livros no último ano. Ficou claro que a seleção dos livros têm critérios bem diferentes entre meninos e meninas. Palavras-chave: leitura, perfil leitor, faixa etária.

O objetivo central é traçar o perfil do leitor da turma do 6°ano do Colégio Trilíngue Inovação, assim compreender como os livros são selecionados e quais são os preferidos por meninos e meninas. Para traçar o perfil da turma foi aplicado um questionário para todos os alunos, que tem de 10 a 11 anos (16 meninos e 10 meninas). Para que a leitura seja interessante é melhor que a escolha fique por conta própria, desperte a magia e a curiosidade, conforme Braga (2011). Dias (2017) diz que vários professores tentam fazer com que os alunos se interessem pela literatura, pois no Brasil não se tem esse hábito, fato que foi comprovado em uma pesquisa feita pelo (SESC). Romão, Canela e Alarcon (2006) explicam que a classificação indicativa é uma norma que resulta do equilíbrio entre o direito a liberdade de expressão e o dever de proteger crianças e adolescentes de cenas inadequadas. Os resultados obtidos mostraram que a maioria das crianças preferem livros de aventura, sendo que os três mais citados foram: Diário de um banana, Harry Potter e o Pequeno Príncipe. Alguns gêneros indicados no questionário acabaram não sendo escolhidos, provavelmente pela falta de contato com obras poéticas e biográficas, ou por serem julgados infantis, como o caso dos contos de fadas e gibis. Identificou-se que as meninas da turma leram entre 0 e 50 livros, enquanto que os meninos não passaram de 20 livros, durante o último ano. De um modo geral, poucos livros foram lidos por vontade própria, nos últimos 12 meses. Percebeu-se que a maior parte dos alunos preferem histórias mais curtas. A escolha dos livros pela capa por parte da maioria dos meninos aponta um comportamento preocupante, pois releva que o conteúdo não é levado em conta. Já, as meninas se interessam mais com pela qualidade e pelo contexto da história, demonstrando maior amadurecimento. Outra resposta indica que a maioria dos meninos não perguntam a faixa etária recomendada e que apenas metade das meninas acha esta questão importante, estando assim expostos a conteúdos que podem ser inadequados. A literatura é sublime porque quando lemos vamos para outro lugar, paramos de pensar somente em nossa vida, passamos a nos preocupar com o que irá acontecer com as personagens, dependendo do que acontece, rimos, descobrimos que todos passam por coisas parecidas na vida e isso trás paz no coração. Referências BRAGA, Marielsa Klatter. A importância da literatura na formação do cidadão. 2011. Disponível em: <http://www.revistaovies.com/artigos/2011/01/a-importancia-da-literatura-naformacao-do-cidadao/>. Acesso em: 01 abr 2017. DIAS, Welinton Junior. A importância da literatura brasileira. 2017. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/literatura/a-importancia-literatura-brasileira.htm>. Acesso em: 01 abr 2017. SESC. Públicos de cultura. 2013. Disponível em: http://www.sesc.com.br/portal/site/publicosdecultura/gostosculturais/. Acesso em: 28 mar 2017. 7 Aluna do 6º ano do Ensino Fundamental. 11 anos. Professora: Juliete Ilha Particheli. 2017.


GOTHIC PROSE: THE DARKNESS IN THE CENTURY OF LIGHT Júlia Bellei8 Abstract: This paper is about the gothic movement in literature, its historical context, the most important authors and relevant pieces of literature and art of the period. . Within this context, the main goal of this investigation is to discuss the aesthetic of this movements in terms of its main authors. Keywords: Literature, darkness, sentimentality

The gothic literature was a literary movement that began in the 18th century, along with the romanticism. The gothic movement had similar characteristics to the romanticism, particularly when it comes to focusing on the writer, the narrator’s perception and inner world of the literary piece; in addition to the supernatural and the intense opposition to the materialistic and rationalistic values of the bourgeois society at the time. An aspect that stands out in the Gothic tradition is the strong identification with themes of insanity, dreams, occultism, supernatural beings and the inclination towards the discussion of existentialism, and extended references to the macabre and the darkness. The term “gothic” comes from the revival of the medieval characteristics, in which the atmosphere of terror and affliction prevailed. The gothic appeared manifesting aesthetics of excess, which had the intention of transgressing and colliding with morals codes preached by society at the period. Gothic novels were not well-regarded when it was first perceived as a literary genre, but the curiosity and desire to escape the reality of the Industrial Revolution led readers to avidly consume the genre. Edgar Allan Poe was an example of the characteristics that the Gothic romanticism presented. His life was a compilation of failures, and even after being adopted by a wealthy that family that provided him with an education of excellence, he was always surrounded by women, depression, drugs and alcohol, eternally doomed to a bohemian life with his restless and undisciplined mind. In addition to Poe, other outstanding authors such as Horace Walpole, Percy Shelley, Mary Shelley and Bram Stoker stood out as important references of gothic literature. Furthermore, the Gothic literature was very important for prose with the intention of transgressing the moral values of society. References SÁ, Daniel Serravale de. Apresentando o romance gótico. 2006. Available in:<http://studiesinfiction.blogspot.com.br/2006/02/apresentando-o-romance-gtico.html> Access in: 11 mar 2017. POE, Edgar Allan. O gato preto. 1843. Avaliable in: <https://www.ufrgs.br/soft-livreedu/vaniacarraro/files/2013/04/o_gato_preto-allan_poe.pdf>. Access in: 16 mar 2017. FRYE, Carrie. The gothic Life and Time of Horace Wallpole. 2014. Avaliable in: <https://longreads.com/2014/12/10/the-gothic-life-and-times-of-horace-walpole/>. Access in 16 mar 2017.

8

15, Aluna do 2º ano do ensino médio. Professor Fábio Martins Moreira. 2017.


LOS MISTERIOS DEL CEREBRO HUMANO Eduarda Gabrielly Del Moral9 Resumen: este trabajo trata sobre el cerebro. El objetivo es comprender una parte de su estudio, aumentando así nuestro conocimiento sobre el tema. El asunto abordado es el sistema nervioso, en especial el cerebro, reconociendo su estructura y fisiología, además de algunas curiosidades, pero también mostrar superficialmente los otros sistemas del cuerpo humano. Es posible darse cuenta de que el cerebro es extremamente esencial para la vida no sólo del ser humano como también para la de la mayoría de los animales, ya que es el principal y más importante órgano del cuerpo. Palabras clave: cerebro, sistema nervioso, comando.

El cerebro es el órgano más importante del cuerpo humano, pues es el que manda\coordina todas las actividades corporales, desde las más simples como mover los dedos hasta las más complejas como raciocinar. El sistema nervioso se divide en sistema nervioso central (encéfalo y la médula espinal) y el sistema nervioso periférico (nervios encefálicos y nervios medulares) el cerebro forma parte del sistema nervioso central y es estudiado desde hace cientos de años, sin embargo aún no conocemos ni la mitad de su capacidad, está formado por la corteza cerebral, cerebelo y tronco encefálico. Cuenta con aproximadamente 160.000 km de vasos sanguíneos, ocupa el 90% de nuestro encéfalo, consume de 15% a 20% de la glucosa y el 20% de nuestro oxígeno, además de 100 mil millones de neuronas, que son responsables por la transmisión de los impulsos nerviosos. Con la realización de este proyecto, es posible darse cuenta de la importancia del cerebro, que sin él ninguna persona podría vivir, además de que pudiéramos reconocer su estructura, sus curiosidades y también adquirir un mayor nivel de conocimiento sobre el tema. Referências BEZERRA, Katharyne. O sistema excretor. 2015. Disponible en: http://www.estudopratico.com.br/como-funciona-o-sistema-excretor/. Acceso el: 09/04/2017. DUARTE, Michelle. O sistema cardiovascular. 2011. Disponible en: https://www.todamateria.com.br/sistema-cardiovascular. Acceso el: 06/04/2017. DUARTE, Michelle. O sistema excretor. 2013. Disponible en: https://www.todamateria.com.br/sistema-endocrino. Acceso el: 09/04/2017.

9

Alumna del 8° año del enseño fundamental. 13 años. Maestros: Silvana da Cunha e Ignacio Gabis. 2017.


SYSTEM OF FINANCIAL AMORTIZATION Diogo Ricardo Furlanetto Cerutti10 Abstract: This research paper discusses the system of financial depreciation called Amortization System. The objective of this study is to explain what bank loans are and to differentiate the two main types of loans banks provide: sac and price loan. The importance of this research is to understand which methods are used for calculating the interest rates in loans granted by banks. Keywords: Amortization; Banks; SAC;

After the emergence of the currency, in times of great civilizations, the act of lending and saving money became almost inevitable. After the end of the middle ages, the work of the bankers became something very common in Europe. They had the task of assessing the authenticity, weighing of currencies and see the quality of metals in exchange for a commission. According to Guimarães (2017), "amortization is a process that limits the debt by means of periodic payments. It is the process of extinguishing a debt by means of its discharge." In depreciation, a term widely used in accounting, financial management and mathematics, each installment is a part of the total amount, including interest and the debtor balance remaining. . To calculate the amortization as a percentage, one must divide the value of the debt by the number of months agreed to pay the loan. The SAC (System of Constant Amortization) is the system that least involves payment of interest, for the simple fact that the initial installments are higher, and thereby, decrease quickly the debit balance. According to Bagatini (2017), "This system is widely used by the housing financial systems (SFH), such as “Minha casa minha vida” Program, among others. For financing a loan of equal value, the installment of the price table should be always lower than the installments in the system SAC, so as the method for calculating the PRICE table, the portion that serves to amortize the debt, should be lower at the beginning of the financing and grow along the contract. References BAGATINI, Anderson. Systems of loan amortization. 2017. Page 6. Amortization: what is and how to calculate. 2017. Available at: https://www.sitecontabil.com.br/noticias/artigo.php?id=1381. Access in: 27. March. 17 BAGATINI, Anderson. The French System of depreciation PRICE. 2017. Page 10.

10

Student of 1st year of Elementary School. 14 years. Teachers: Angelo Fernando Fiori and Fernando da Silva. 2017.


THE LYNCHING THAT CHAPECÓ WANTS TO FORGET Roberta Dondé Bardemaker Batista11 Abstract: This paper is about the lynching that took place in Chapecó in 1950. The objective is to analyze this event that represented a dark chapter in the in the hundred years of history of the municipality. The issues addressed represent social, cultural, political and economic aspects that triggered this episode. It is possible to understand that the motivations which caused this sad episode are represented in political disputes, religious convictions, where the sacred was above any other element, including the human life, and personal interest. With the view of manipulation which involved the population in an irrational manner, in an event that repeated the characteristics of instances of injustices and cruelties reported in human history. Keywords: lynching; Chapecó; 1950.

This paper aims at presenting a fact unknown for the most of the people who were born in Chapecó, the lynching that took place at the city in October of1950. This event was the starting point in the book published by Monica Hass “O linchamento que muitos querem esquecer”. Chapecó is city located in the western part of Santa Catarina state and which is internationally recognize by its meat industries. The region was colonized by troops a from Rio Grande do Sul state, with the objective of consolidating the possession of the lands previously disputed in the Contetado’s War (1917). The policy and the influence of the settlers, which were always present, and the major influence of the catholic church where the “priest’s word was the law”, presented a conservative position, which was considered a decisive factor for what happened at the night of October 18th of 1950. The prison, torture and lynching of four suspects in Chapecó, under the accusations of having set fire to the local church on the night of October 4th, during the election period, marked forever the history of the place and it was considered a taboo subject during many years to come. In the investigation that succeed the tragedy, a broad account of evidence was raised indicating the abuse of authorities, the summary judgment of the suspects, the attempt to cover up others crimes and the omission of the local authorities. The aforementioned events resulted in the cited homicide and arrests of respectable members in the community. References HASS, Monica. O linchamento que muitos querem esquecer: Chapecó 1950-1956. 2ª edição. Chapecó: Argos, 2007. 215 p. HIRSCH, Maria Adelaide Pasquali. Esnesto Bertaso, de Verona a Chapecó. 1ª edição. Chapecó: Argos, 2005. 327 p. MARTINS, José de Souza. Linchamentos: a justiça popular no Brasil. 1ª edição. São Paulo, 2015. 208 p.

11

13 years od. Student of 9th grade of Elementary School . Teachers Sedenir Fiore and Fernando Silva. 2017.


TUMORES DE PIEL

Carolina Kaempf Farret12

Resumen: el trabajo es sobre el cáncer de piel, los peligrosos rayos UVA y UVB y la importancia de proteger la piel. El objetivo de la pesquisa es conocer más sobre el tema abordado con curiosidades de la enfermedad, su diagnóstico, tratamiento, además de traer informaciones preventivas de una de las enfermedades más recurrentes en los últimos años. Los temas muestran cómo puede estar relacionada a la causa del aumento del problema de los tumores a nivel mundial la intervención humana en la naturaleza, destacando la importancia de hablar del problema dentro de la sociedad. Palabras clave: radiación ultravioleta, dermatología, prevención y tratamiento

La pesquisa tiene como objetivo mostrar los peligros causados por cánceres de piel y en como la radiación ultravioleta, junto con la falta de prevención, pueden desencadenar esa condición rápidamente. La piel es el mayor órgano del sistema tegumentario, así como de todo el cuerpo humano, correspondiendo a, aproximadamente, 16% del peso de la persona, es encargada de la protección de barrera contra hongos, radiación UV, infecciones y todo tipo de peligro externo, además de ser formada por camadas, la Epidermis, Dermis e Hipodermis. Hablando en protección contra la radiación ultravioleta, esta es entendida como pequeñas cantidades de radiación solar que llega en la tierra siendo clasificadas en tipo “a” y “b” y son las principales causadoras de tumores. Tumor es el crecimiento celular exagerado que actúa de manera agresiva en el cuerpo del portador de forma alterada, clasificado como benignos o malignos. Actualmente, en Brasil, el cáncer de piel se ha tornado cada vez más presente, siendo considerado un problema de salud pública en el país, superando los índices de tumores pulmonares, mamarios, intestinales, de próstata y hasta los linfomas. La enfermedad solo puede ser tratada por un profesional en el área de dermatología o, en casos más graves, un profesional en oncología con el uso de radioterapia, quimioterapia o cirugía de retirada del tejido dañado, son indicados a los pacientes métodos caseros de auto-prevención que visan la detección, como el uso de protectores solares que cuando aplicados, realizan una intervención en la radiación bloqueando los daños al órgano, y la constante visualización de la piel. Con el trabajo, fue posible entender las causas y curiosidades a respecto de la enfermedad del sistema tegumentario y la importancia del uso preventivo del protector solar. También fue esencial el estudio de rayos ultravioleta y sus consecuencias a la piel juntamente a los daños causados por la polución en la camada de ozono, auxiliando en el entendimiento biológico y actual sobre la enfermedad que viene creciendo a cada año, principalmente en Brasil. Referencias PINHEIRO, Ana Maria. Protección solar y rayos uva, uvb: 2005. Disponible en: Sociedade Brasileira de Dermatologia. 2005. Acceso el: 23 de marzo.2017 MELQUIADES, Fábio. FERREIRA, Diego. APPOLONI, Carlos ,Cánceres de piel y consecuencias de la radiación y protección solar: 2007. Disponible en: Universidade Estadual de Londrina. Acceso el: 26 de marzo. 2017 DUARTE, Michelle. Estructura tegumentario: 2011. Disponible en: www.todamateria.com.br (2011). Acceso el: 17 de marzo. 2017.

12

Alumna del 2º año de la secundaria. Profesores: Me. Arceni Dal Piva e Ignacio Gabis. 2016.


VIRUS: A THREAT OR A BENEFIT?

Maria Eduarda Campos13

Abstract: This paper is about acellular microscopic beings called viruses,. The objective if this investigation is to understand how they are constituted, the existing classifications and to show how they reproduce. Viruses can be useful or harmful organisms that cannot be seen without the use of microscopes and that several scientists still hesitate to consider them living beings. Keywords: Virus; vaccine, intracellular parasite.

The objective of this investigation is to characterize the virus group, identifying the characteristics, particularities, benefits and damages viruses can cause. .Viruses are composed of DNA or RNA, but this characteristic may vary from virus to virus. Most of them are heterotrophic, which means that they do not produce their own food , but they can also be autotrophic, which means that they produce their own food. Viruses reproduce by binary division, or in other words, by asexual reproduction, but they can also reproduce sexually, by conjugation. Viruses are usually related to bad things, such illnesses and other health conditions, but viruses can also help us, by being vectors for cloning procedures in molecular biology, produce energy, help in the production of vaccines, fight pests in agriculture and fight diseases caused by bacteria. Another example of viruses that can benefit the treatment of diseases is the bacteriophage, a virus that parasites bacteria by killing them and reproducing inside the bacteria cell. Several scientists still doubt whether viruses are living things. References Escola Kids – Anticorpos. Available in: http://escolakids.uol.com.br/anticorpos.htm Access in: 10/05/2017 Mais Curiosidade – Curiosidades sobre os vírus. Available in: http://www.maiscuriosidade.com.br/conheca-21-curiosidades-sobre-os-virus/ Access in: 10/05/2017 Fio Cruz – Sarampo. Available in: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/sarampo-sintomastransmissao-e-prevencao Access in: 23/04/2017

13

Student of 7th year of Basic Education. Teacher Silvana da Cunha and Fernando da Silva. 12. 2017.


Rua Mato Grosso, 420E – Bairro Jardim Itália Chapecó – SC – Brasil – 55 49 3322-4422 www.colegioinovacao.com.br

Profile for Colégio Trilíngue Inovação

Revista do IX Congresso de Iniciação Científica Trilíngue (2017)  

Revista do IX Congresso de Iniciação Científica Trilíngue (2017)  

Advertisement