Revista do VI Congresso - 2014

Page 14

Formação e Evolução do Universo Vitória Helena Almeida Schettini Ribeiro10 Resumo: este trabalho é sobre Astronomia, a formação e evolução do universo. Os objetivos são aquisição de conhecimentos sobre astronomia e uma compreensão sobre o universo. Os assuntos abordados foram a Teoria do Big Bang, aglomerados e Sistema Solar. Palavras-chave: astronomia, aglomerados, universo, galáxias.

O presente trabalho visa a uma breve análise de alguns assuntos científicos na área de astronomia. O objetivo da pesquisa é um levantamento de dados sobre a formação do universo e levar um pouco mais de conhecimento astronômico para o público leigo, sobre a formação do universo, das complexas estruturas do espaço sideral, a elaboração do sistema solar e o processo evolutivo de grupos de estrelas, além de salientar fundamentos de astronomia, sobre os primórdios do espaço-tempo e da própria civilização. O Big Bang consiste em uma teoria proposta no século XX, que dizia que toda a matéria do universo estaria concentrada em um único ponto, com altíssimas densidade e temperatura. Por motivos desconhecidos, esse ponto explodiu, gerando desde os pequenos átomos às maiores estrelas. As galáxias são grupos grandes de estrelas, planetas, gases, poeira e remanescentes estelares. O astrônomo estadunidense Edwin P. Hubble (1889 – 1953), classificou morfologicamente as galáxias de acordo com a suas formas, espirais, elípticas ou irregulares. As galáxias têm a tendência de estarem em grupos – os aglomerados galácticos – e se juntando, geram os superaglomerados de padrão filamentoso, dando origem a uma hierarquia. Os aglomerados estelares são coletivos de estrelas ligadas gravitacionalmente, que podem ser divididos em abertos e globulares. Os abertos têm estrelas novas e dispersas, enquanto os globulares possuem estrelas velhas, vermelhas que formam uma juntura, em forma de globo. O sistema solar é composto por uma estrela (Sol), oito planetas e uma série de corpos menores. O Sol é uma estrela anã amarela, de Sequência Principal (SP) e de tipo espectral G2V. Os oito planetas (Mercúrio, Vênus, terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) giram ao redor dele, em órbitas elípticas, segundo a 1ª Lei de Kepler. Com esta pesquisa, pode-se compreender como o universo foi formado com o Big Bang e, com a expansão dele, evoluiu para complexas estruturas como estrelas, galáxias, aglomerados estelares e galácticos, o próprio sistema solar e, por fim, superaglomerados de galáxias, dando a perceber que há uma hierarquia. Referências ANDREOLLA, Tina. Big Bang – A Evolução de Uma Ideia. 2010. Disponível em: <http://educacaoespacial.files.wordpress.com/2010/10/big-bang-evoluc3a7c3a3o-de-umaidc3a9ia.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2014. ROSENFELD, Rogerio. A Cosmologia. 2005. Disponível: <http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol6/Num1/cosmologia.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2014. ORTIZ, Roberto. Planetas Externos. 2014. Disponível em: <www.astro.iag.usp.br/~roberto/aga210/planetas_externos.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2014.

10

Aluna do 2º ano do ensino médio. Idade: 16 anos. Professor: Paulo Sergio Dietrich e Liana Cristina Giachini. 2014.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.