C_37_net

Page 7

PJ aconselha CONTACTADO pela , o Gabinete de Relações Públicas da Polícia Judiciária informou não ter em mãos nenhuma queixa, mas recomenda que as vítimas, mesmo no caso de um ataque sem consequências, informem as autoridades.

como atuam?

1.

SELECCIONAM as vítimas, normalmente mulheres que se dirijem com compras para o carro

SUGEREM que cheire um perfume de marca Oler, que é apenas éter.

3.

2.

AS VÍTIMAS ficam atordoadas e sem reação

O CAMINHO fica livre para roubar carteiras e bagagens

4.

os assaltantes aproveitam para levar tudo o que puderem. As carteiras são um alvo, mas o interior das viaturas é o principal objetivo. Fonte do Gabinete de Relações Públicas da Polícia Judiciária (PJ) disse à desconhecer qualquer ocorrência deste tipo. NA SOLUM, em Coimbra, foi utilizado, pelo menos uma vez, um "esquema" que é diferente, mas que tem o mesmo objetivo: o roubo. Neste caso, um casal observou durante alguns dias o movimento num dos prédios desta zona habitacional da cidade do Mondego e escolheu um andar ocupado por um casal de idosos. No dia escolhido para o ataque, e aproveitando uma "hora morta", após o almoço, "o homem e a mulher, estrangeiros", introduziram-se no prédio e despejaram àgua junto à porta de acesso ao apartamento, com o objetivo de forçarem os moradores a deixarem-nos entrar. A "INUNDAÇÃO" foi detetada no interior da habitação, mas felizmente o casal de idosos não estava sozinho. Mesmo assim, os assaltantes ficaram a um curto passo de ter êxito, pois só a intervenção da empregada doméstica impediu o casal de idosos de abrir a porta.

A funcionária, alertada para a presença da água no hall, utilizou o óculo de vigilância para perceber o que se passava e detetou os dois desconhecidos. A água continuou a entrar, mas a empregada recusou abrir a porta e contactou um dos filhos do casal de idosos. Perante a recusa em abrir a porta, e percebendo que existia n o interior do apartamento uma terceira

Na Solum, os assaltantes já chegaram a simular uma inundação para forçarem a entrada no apartamento pessoa, os dois estrangeiros abandonaram o edíficio, gorando-se a tentativa de assalto. Como apurou a , a quantidade de água utilizada na tramóia é substancial, pelo que a utilização de um reservatório maleável (junto ao corpo) pelos assaltantes não é de descartar. Apesar dos avisos que circularam no prédio e no círculo de amigos do casal de idosos, a tentativa de assalto não chegou ao conhecimento das autoridades. O medo de represálias foi, mais uma vez, o motivo para o silêncio dos visados, mas fonte do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas das PJ disse à que a atitude a tomar deverá ser bem diferente: o contacto com as autoridades é fundamental e o sigilo é sempre garantido.

7


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.