
2 minute read
Programa Mentoring é sucesso entre os alunos de Medicina
LIÇÕES PARA A VIDA
Com o objetivo de debater os desafios e as expectativas da profissão, Programa Mentoring expande atuação e contempla mais turmas
Advertisement
Atrajetória acadêmica e formação envolve vivências desafiantes, em que o discente precisa fazer a sua transição de aluno para o profissional. Assim, é importante oferecer suporte que estimule o desenvolvimento profissional do futuro médico.
Para contribuir nessa formação, a Faculdade Ciências Médicas – MG estruturou o Programa Mentoring em 2019 e colocou em prática em 2020. O professor tutor é om médico e professor, que acompanha, orienta e estimula um jovem iniciante em sua jornada acadêmica, levando em consideração o desenvolvimento pessoal, emocional e profissional. A iniciativa já fazia parte da grade curricular para os alunos de Medicina do 1º período. “É um espaço que temos para sair um pouco do conteúdo teórico do curso e trazer as apreensões, coisas que passam pela nossa cabeça e que não conseguimos tratar em sala de aula”, conta João Vitor Levindo Coelho Novaes, então aluno do 2º período de Medicina.
O objetivo do Programa é trabalhar as emoções. Por meio de professores/tutores, há o debate de temas variados: relação médico/paciente, residência médica, Internato de Saúde Coletiva, pressões e problemas vividos na carreira, técnicas de estudo, filmes relacionados à área de saúde, literatura e outros temas pertinentes à vida do médico e do estudante de Medicina são alguns dos assuntos trazidos pelos participantes. “Para este programa, foram selecionados professores que são referências para os alunos. São profissionais com as quais eles têm mais liberdade para conversar e se abrir. Assim, os tutores conseguem se aproximar mais, ter um diálogo aberto e trabalhar três eixos principais, que são vida acadêmica, pessoal e profissional”, explica Marina da Cunha Pinto Colares, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (Naap).
Troca franca
Os três professores atuantes no Programa Mentoring são José Mariano Sales Alves Junior, Rudolf Moreira e Sérgio Cançado. Prof. José Mariano está na faculdade há 36 anos e conta que, durante longo tempo, trabalhou com alunos do 6º ano e, recentemente, tem atuado com os novatos. “Foi uma grande novidade trabalhar com calouros, não estava tão acostumado, mas também uma alegria enorme.”
De acordo com o professor, os debates são sempre muito produtivos. Os encontros realizados remotamente por causa da pandemia e o Dr. José Mariano conta que, em um deles, o tema proposto por um vídeo de oito minutos transformou-se em um debate que se estendeu por uma hora e meia. “Eu sou aquele que fomenta. O que ofereço a eles é oportunidade para reflexão. Respondo aos questionamentos e conto como superei minhas inseguranças, como foi minha trajetória acadêmica e clínica. O interessante é que nessa jornada tive oportunidade de revisitar minha vida e minha carreira. Eles percebem o quanto estou emocionado e a troca fica ainda mais franca e transparente.”