2 minute read

Alunos aproveitam a chance de estudar no exterior com ações do setor de Relações Internacionais

CADA VEZ MAIS INTERNACIONAL

Perto de completar três anos de atividades, o setor de Relações Internacionais da FCM-MG já mantém parceria com 14 instituições estrangeiras

Advertisement

A Assessoria de Relações Internacionais da Faculdade Ciências Médicas – MG adicionou duas novas instituições de ensino do exterior entre suas parcerias. São elas: o Institute for Musculoskeletal Health, da Universidade de Sidney, na Austrália, que inclusive não cessou suas atividades durante a pandemia, e a Universidade de Strasbourg e Hospitais Universitários, na França.

Criado para fomentar o intercâmbio de alunos, docentes e pesquisadores no exterior, o setor iniciou suas atividades em 2018 e já mantém parceria com 14 instituições de países como França, Portugal, Inglaterra, EUA e Uruguai. “Isso se deve ao compromisso da Faculdade para com a internacionalização de suas atividades e de seus alunos, expandindo as fronteiras do ensino e pesquisa. E temos nos empenhado muito para captar novas parcerias”, comenta a assessora de Relações Internacionais, Corinne Andrée Imbs. Ela destaca o novo convênio firmado com a Universidade de Sidney como grande conquista, já que se trata de uma entidade reconhecida mundialmente por suas pesquisas, realizadas por mais de 60 equipes, compostas por docentes de várias especialidades em saúde. A Faculdade Ciências Médicas - MG já contava, inclusive, com uma representante no outro lado do mundo: Ana Helena Salles dos Reis, do curso de Fisioterapia, ficou em terras australianas, participando, durante um ano, de pesquisa sobre a eficácia dos tratamentos existentes para a dor lombar crônica.

Mais de 30 alunos entre graduação e pósgraduação já foram beneficiados com as parcerias internacionais, vigentes desde 2018. A previsão de algumas universidades é retomar a normalidade dos intercâmbios no segundo semestre de 2021.

Não perca sua chance!

Realizar um internato ou uma especialização fora do país enriquece o currículo e favorece a aquisição de experiência, graças ao contato com outras culturas, povos e idiomas. A oportunidade está aberta aos alunos, mas é preciso estar atento à publicação do edital e preencher os pré-requisitos para ser selecionado para as mobilidades durante os cursos de graduação. Saiba mais e aproveite essa chance:

Fique atento aos canais de comunicação da Faculdade (site, e-mail e portal do aluno). É por meio deles que são divulgados editais, prazos e exigências. Contacte o setor de Relações Internacionais e esclareça suas dúvidas – a equipe está à sua disposição.

Invista no estudo do idioma do país que quer visitar. O certificado de proficiência do idioma é obrigatório para participar dos editais das mobilidades de graduação. Dominar a língua do país referido é imprescindível para qualquer mobilidade internacional na graduação e na pós-graduação.

Planeje a sua ida com, no mínimo, um ano de antecedência. Calcule os custos e verifique o que pode ser adiantado no Brasil, caso você se ausente por alguns meses.

Converse com professores e outros profissionais sobre seu projeto de mobilidade, para ser assertivo na escolha.

Pesquise sobre o país e a instituição onde pretende ficar. Prepare-se para lidar com um ambiente e uma cultura diferentes.

This article is from: