
1 minute read
Os desafios do vestibular em meio à pandemia
VESTIBULAR SEGURO E ADEQUADO ÀS EXIGÊNCIAS
Agos retoma elaboração de concursos com máxima segurança
Advertisement
Apandemia exigiu exercício de criatividade e competência para buscar alternativas seguras. Nesse sentido, a Faculdade Ciências Médicas – MG estruturou e adaptou uma série de atividades, entre elas o vestibular de Medicina do primeiro semestre/20. Pela primeira vez, a Instituição utilizou a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como processo seletivo, uma medida acertada diante da insegurança gerada pela Covid-19. Já para os cursos de Enfermagem e Fisioterapia e para o 2º semestre de Medicina, foram realizados processos seletivos usuais, nos quais adotaram-se todos os protocolos necessários à segurança de candidatos e responsáveis pela aplicação das provas. O Instituto contabilizou 1.191 inscritos no vestibular de Medicina no 2º semestre e ainda mais de 200 candidatos.
Carolina Giulianetti, gestora do Agos, explica que utilizar a expertise da Instituição para a elaboração do vestibular é importante para a Faculdade por possibilitar que o concurso esteja alinhado ao que será cobrado do aluno durante a vida acadêmica. “Somos especializados em saúde, portanto, a prova que elaboramos é direcionada para testar a capacidade dos candidatos em áreas do conhecimento que serão importantes na trajetória do aluno, como biologia, química e anatomia. Assim, há um nivelamento dos estudantes.” Ela destaca a necessidade de que o teste seja rigoroso, já que a extensa carga horária, que inclui aulas práticas e teóricas, além das exigências que acompanharão toda a trajetória do futuro acadêmico, requerem candidatos com o máximo preparo possível para enfrentar o desafio.
Freepik
Adaptação
Não só o processo seletivo foi adaptado durante a pandemia. Os colaboradores da Faculdade, professores e coordenadores de curso debruçaram-se sobre um plano de retorno às atividades, baseado em estratégias de segurança. O diretor da Instituição, José Celso Guerra Pinto Coelho, destaca o empenho feito para que a tradição de formar profissionais de saúde em nível de excelência seja mantida durante a pandemia. “Possibilitamos que os alunos da Faculdade não parassem de progredir. Essa foi uma vitória importante, porque temos compromisso com a formação de cada um deles. Tenho certeza de que não há outra faculdade no Brasil com o mesmo nível de execução do projeto pedagógico, enfatiza.