
2 minute read
PGCM-MG com grande experiência na gestão de residências e especialização
EXCELÊNCIA EM GESTÃO PEDAGÓGICA BENEFICIA A SAÚDE
Atradição na gestão pedagógica do ensino faz com que a Pós-graduação Ciências Médicas – MG (PGCM-MG) seja uma das mais conceituadas e procuradas por instituições de saúde que precisam implementar ensino e pesquisa em suas unidades, ou querem aprimorar as habilidades profissionais. A PGCM-MG, ao todo, possui 230 vagas para 50 especialidades; na residência, são 100 vagas para 22 especialidades; na residência multiprofissional, 25 vagas em nove especialidades e na residência uniprofissional, 25 vagas para Enfermagem Obstétrica.
Advertisement
Além da gestão pedagógica, serviços que são referência nacional em Cirurgia Plástica, Oftalmologia e outras especializações confiam à Pós-graduação a elaboração e apuração dos concursos promovidos para o ingresso nos hospitais parceiros – desde a produção da prova, passando por sua aplicação e correção, até a divulgação do resultado final. Carolina Giulianetti, diretora Acadêmica da Pós-graduação Ciências Médicas e responsável pelo setor que organiza os processos seletivos, explica que o trabalho é criterioso e exige muito empenho de todos os envolvidos, dado o grau de importância das instituições que recebem os novos profissionais. “Temos que elaborar e adotar instrumentos de avaliação que sejam eficientes para selecionar o profissional preparado para lidar com um mercado exigente e carente de algumas especialidades. Não podemos perder de vista, também, a segurança e a isonomia do concurso.”
De acordo com Carolina, a relação candidato/vaga cresceu no ano de 2020, a despeito da pandemia. Os concursos realizados pelas instituições hospitalares, coordenados pelo Agos, recebem inscrições de candidatos de todas as regiões do Brasil e, neste ano, não foi diferente. A situação atípica imposta pelo distanciamento social foi um desafio para a realização do concurso, cujos processos seletivos foram criteriosamente feitos de acordo com as normas de segurança sanitárias exigidas pelas autoridades e pelas Instituições parceiras.
Para o Prof. Marcelo Miranda, diretor-geral da Pósgraduação Ciências Médicas – MG, o reconhecimento obtido pela gestão pedagógica da residência e especialização da Pós-graduação Ciências Médicas – MG é o resultado do aprimoramento das diretrizes que têm acompanhado o ensino da Faculdade nas últimas sete décadas, que se somam aos valores das Instituições hospitalares que utilizam este trabalho. “A Ciências Médicas é pioneira na gestão desses cursos. Começamos em 1976, com o Hospital Santa Casa. Sabemos da responsabilidade que envolve a formação de profissionais de saúde, pois o conhecimento que eles adquirem na residência e especialização é algo que vão carregar para a vida toda”, afirma Antônio Vieira Machado, diretor Interinstitucional da Feluma.