
3 minute read
Mais médicos capacitados
PÓS-GRADUAÇÃO
MAIS MÉDICOSCAPACITADOS
Advertisement

O presidente da Feluma, Dr. Wagner Eduardo Ferreira, destacou a capacidade dos Institutos formarem parceria, mesmo durante a pandemia

Representantes da empresa parceira e da Pós-graduação Ciências Médicas - MG se reuniram presencialmente e via vídeoconferência no Teatro Feluma, para a realização do anúncio do novo curso
Ofinal de 2020 ficou marcado pela consolidação de uma parceria que vinha se desenhando há algum tempo. A Pós- -graduação Ciências Médicas e o Cartão de Todos – empresa que oferece atendimento médico a custo acessível para as classes C e D – montaram, em conjunto, um curso de Pós-graduação lato sensu em Especialidade Médica, denominado Programa Médico dos Médicos.
“O modelo é chamado de ‘administração solidária’ e engloba teorias aplicáveis ao gerenciamento da empresa, em que o lucro é consequência das estratégias humanistas utilizadas. A parceria é imprescindível para o sucesso de nossa empresa e também para cumprirmos a missão de humanizar cada dia mais o atendimento e suprir a necessidade de saúde das pessoas que mais precisam”, explica o presidente do Cartão de Todos, Altair Vilar.
Novo curso em parceria com empresa referência em atendimento clínico oferta especialização a médicos de três especialidades
Geriatria, Reumatologia e Saúde Mental serão as três especialidades trabalhadas em 18 meses de curso. As aulas já foram iniciadas e contam com 93 alunos, distribuídos nas três especialidades. Para professor Marcelo Miranda, diretor-geral da Pós-graduação
Ciências Médicas – MG, um dos diferenciais do projetoé que ele foi, inteiramente, inspirado no conceitoinovador de telemedicina, que ganhou força durantea pandemia. Grande parte do curso, inclusive, serárealizada de forma remota para os 120 médicos jáinscritos no primeiro módulo.
Acesso a atendimento de qualidade
Um levantamento, realizado pelo Conselho Federalde Medicina (CFM), mostrou que apenas 66% dosmédicos brasileiros possuem alguma especialidade.A maioria deles está concentrada na região Sudeste,entretanto há demanda por profissionais especialistasem outras regiões do país.
Um dos objetivos da criação do curso é justamente formar médicos que atendam à real demanda da população. “Cerca de 22% das pessoas têm planos de saúde no Brasil, ou seja, há muita gente sem essa cobertura e, assim, é preciso que os profissionais se capacitem para atender a essa parcela descoberta”, comenta o Prof. José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, diretor da Faculdade.
A escolha das três especialidades ofertadas, inclusive, resultou de um estudo realizado pela Pós-graduação e o Cartão para Todos, que apontou uma maior procura por essas áreas. “Foi aí que surgiu a ideia de criar um curso de especialização que viesse a suprir as demandas reprimidas em nossas clínicas”, diz Aquiles Vilar, coordenador do Programa Médico dos Médicos e vice-presidente do Cartão de Todos. As empresas integram o mesmo grupo e a rede de clínicas tem capacidade para atender 18 milhões de consultas por ano. “É a primeira vez que estamos aliando a teoria e a prática, utilizando a tecnologia de uma maneira tão inovadora”, afirma Aquiles.
O coordenador do curso da Pós-graduação, Dr. Márcio Sanches, informa que os professores estão mobilizados há meses na elaboração e no desenho pedagógico da iniciativa. Para ele, a missão desempenhada pelo Cartão de Todos, de levar acesso à saúde em larga escala, vem ao encontro das tendências evidenciadas pela pandemia, que fez crescer o uso das ferramentas de telemedicina. “O conteúdo aprimora o que já está à disposição. Outro diferencial é que a parceria com o Cartão de Todos dá oportunidade de crescimento profissional aos médicos e a chance da prática de forma diferenciada e humanizada, por se tratar de um modelo de atendimento diferenciado para classes mais baixas.”
A aula inaugural contou com mesa redonda composta pelo coordenador do curso, Dr. Márcio Sanches Aquiles Vilar, vice-presidente do Cartão de Todos e coordenador do Programa Médico dos Médicos; Hércules Neves, coordenador do Instituto de Inovação e Incorporação Tecnológica da Ciências Médicas - MG; Dr. Renato Couto, professor da Pós-graduação CMMG e presidente do IAG Saúde; e Dr. Tiago Constâncio, CEO do Med Portal.
O CURSO
CARGA HORÁRIA
520 horas
NÚMERO DE ALUNOS
120
ESPECIALIDADES Geriatria, Reumatologia e Saúde Mental
PARTE TEÓRICA Introdução à Telemedicina, Bioética na Especialização, Humanização do Atendimento, Administração Solidária e Administração Financeira e Contábil
PARTE PRÁTICA Discussão de casos clínicos, parte orientada consultoria online e encontro presencial
PÓS-GRADUAÇÃO