Molde N.º 129 - abril 2021

Page 94

/ NEGÓCIOS / MARKETING B2B

N 129 ABRIL 2021

10 PASSOS SIMPLES PARA REANIMAR CLIENTES ADORMECIDOS 92

Jayme Kopke * * Hamlet – Comunicação de Marketing B2B - www.hamlet.pt

1 / IDENTIFIQUE-OS. Fazer a distinção entre os três grupos que sublinhamos na introdução é o primeiro passo. Comece por saber quem são os seus clientes inativos. Defina um critério válido para o seu mercado – X meses ou X dias sem uma venda, sem uma visita ou o que se aplicar ao seu caso – e faça a lista dos adormecidos que é preciso despertar. Da mesma forma, entre os prospects, distinga aqueles com quem já houve algum tipo de interação – mesmo que não se tenha concretizado nenhuma venda. Conseguir a primeira venda junto destes últimos será também uma reconquista.

2 / NUNCA OS ESQUEÇA.

Reativar clientes a quem já vendeu alguma coisa, mas que estão inativos é uma das maneiras mais imediatas de dar um impulso ao seu negócio. Para o ajudar a perceber o que pode fazer, a Hamlet preparou este pequeno guia, com 10 passos para dar um shot de vitalidade às suas vendas. Mas afinal, reanimar clientes para quê? Em qualquer empresa há três categorias de clientes: 1) Os que temos: estão ativos e compram os nossos serviços; 2) Os que gostaríamos de ter; 3) Os que já tivemos, mas que nunca mais nos compraram. Se a sua empresa é saudável e normal, a maior parte da sua energia vai para o primeiro grupo – e nem poderia deixar de ser assim. Mas é para o segundo que vai muito do seu desejo e adrenalina: “Ah, se fosse possível conquistar aquele grande cliente que não quer nada connosco…” Já o terceiro grupo costuma ser o patinho feio. Como nos esqueceram, esquecemo-nos deles também. É aí, no entanto, que está a grande oportunidade desperdiçada. Como se tratam de clientes que já conhecem a sua empresa e já demonstraram alguma confiança, o esforço de os reativar costuma ser menor do que o de conquistar um novo cliente. Reativar este grupo de clientes é uma das maneiras mais imediatas de dar um impulso ao seu negócio. Quer saber como? Siga os 10 passos simples que listamos a seguir.

Longe dos olhos, longe do coração: os clientes com quem não lidamos tendem a sair do nosso pensamento. E também do nosso marketing, das nossas ações de charme… Até ao dia em que já nem nos lembramos que foram nossos clientes – e nem eles se lembram de nós. Nessa altura, recuperar a relação será complicado. A começar pelo facto de que já nem nos lembraremos de tentar. O segredo é fazer o contrário: mantenha a lista de clientes inativos sempre ao alcance da vista. Pense neles com frequência. E nunca deixe morrer o desejo de lhes ser útil outra vez.

3 / NÃO DEIXE QUE SE ESQUEÇAM DE SI. Com esse desejo de ser útil sempre vivo, não lhe será difícil achar motivos para manter o contacto. Uma notícia que viu e que o cliente gostará de saber. Um novo serviço da sua empresa que ele ainda não conhece. Uma oferta que não pode perder. Ocasiões não faltarão, mas se faltarem, invente-as. Das datas do calendário aos aniversários – seja o do próprio cliente, seja o da última vez em que ele fez uma compra – tudo pode ser pretexto para reavivar o contacto. Naturalmente, manter viva essa relação é mais fácil quando se tem algum veículo de comunicação periódica cuja função é mesmo essa: levar ao cliente, regularmente, informação útil, ofertas, ideias ou um simples sinal de vida. Empresas com dimensão podem ter, por exemplo, uma revista – como as que a Hamlet já fez para a ANA ou para a Novabase. Por outro lado, qualquer empresa pode ter uma ferramenta lowcost como uma newsletter eletrónica. Sendo enviada por email, uma newsletter desse tipo é simples, rápida e barata de produzir, mas pode mesmo assim ser extremamente apreciada por quem a recebe – desde que o conteúdo seja informativo, interessante e útil.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook

Articles inside

Persistir e Cuidar: o futuro das pessoas depende de nós

3min
pages 102-104

10 passos simples para reanimar clientes adormecidos

8min
pages 94-98

Vamos falar de employer branding

4min
pages 99-101

O Declínio da Inovação Europeia

9min
pages 91-93

Simulação para melhoria do processo de moldação por injeção em moldes de multicavidades

5min
pages 86-87

TRANSFORMAÇÃO 4.0 - A sua empresa está preparada para competir no mercado atual?

7min
pages 82-85

SEDLOM em projeto pioneiro de tecnologia Thixomolding

5min
pages 79-81

Soluções Técnicas: Lucchini RS Group, voestalpine, Ramada, TEandM e Oerlikon Balzers Portugal

31min
pages 54-66

Como implementar uma estratégia integral de digitalização nos moldes?

4min
pages 70-71

Guia rumo à Indústria 4.0

6min
pages 67-69

Sistema de validação da garantia de moldes

11min
pages 72-75

A importância de cuidar para melhorar a performance do molde

4min
pages 52-53

Revestimento incrementa qualidade e aumenta longevidade do molde

6min
pages 50-51

O aço e a sinterização de metais: diversidade de pós metálicos satisfaz necessidades da indústria

9min
pages 46-49

Universal Afir deixa alertas e conselhos sobre aço inox

2min
page 45

Os aços e a qualidade do molde

5min
pages 43-44

A Indústria à Lupa

13min
pages 20-25

Formação na Indústria

20min
pages 26-36

Qualidade do aço é requisito essencial para eficácia na injeção

10min
pages 37-39

Fundição injetada: qualidade do produto final só é assegurada com aços de excelência

9min
pages 40-42

Notícias dos Associados

15min
pages 11-19

Notícias CEFAMOL

10min
pages 6-9

Novos Associados

1min
page 10

Editorial

2min
page 5
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Molde N.º 129 - abril 2021 by CEFAMOL - Issuu