Molde N.º 129 - abril 2021

Page 20

/ A INDÚSTRIA À LUPA

N 129 ABRIL 2021

IMFU: RIGOR E QUALIDADE NO FABRICO DE MOLDES PARA PLÁSTICOS E FUNDIÇÃO INJETADA 18

Os moldes fabricados pela IMFU, inicialmente destinados a produção de peças de incorporação nacional, passaram a ter também como destino final o mercado externo, designadamente Espanha, França e Suíça, entre outros.

A Indústria de Moldes, Ferramentas e Utensílios (IMFU) foi fundada em dezembro de 1995 e está localizada na Maia, junto ao aeroporto internacional do Porto. Dedica-se ao fabrico de moldes, fornecendo um serviço completo, desde o projeto, fabrico e ensaio de moldes para injeção de plásticos; fabrico de moldes para fundição injetada e prestação de serviços de manutenção de moldes. Tem na indústria automóvel o seu principal mercado, mas opera também nos sectores dos componentes elétricos, construção e utilidades domésticas. Os seus principais clientes estão localizados em Portugal, Espanha, França e Suíça. Conta atualmente com 32 colaboradores. Fundada para dar resposta à necessidade que, então, se sentia - de aumento da construção de moldes metálicos para injeção de plásticos e para fundição injetada -, a IMFU nasceu em dezembro de 1995. No início da sua atividade, os moldes que fabricava destinavam-se à produção de peças para serem incorporadas em produtos acabados. Mas muito rapidamente a empresa foi crescendo e apetrechando a estrutura produtiva com equipamentos e tecnologias modernas, contratou pessoal e formou uma pequena equipa nuclear. Em novembro de 2001, a composição da estrutura societária foi alterada, assim como a sua administração, que a partir dessa data passou a ficar a cargo de um único administrador: Serafim de Vasconcelos Magalhães.

O caminho da empresa pautou-se por um crescimento progressivo, sustentado pela qualidade da sua produção. A IMFU foi aumentando o seu volume de encomendas e ampliou a sua equipa. No final de 2020, contava com 32 trabalhadores. Neste período, foram criadas condições para a construção de moldes de maiores exigências técnicas, bem como um centro de ensaios para testar os moldes para injeção de plásticos fabricados internamente. O parque de máquinas da empresa foi ampliado, com prioridade para equipamentos de alta tecnologia e constante melhoria dos sistemas informáticos que suportam os sectores de modelação e programação em CAM, bem como os serviços administrativos. Com o intuito de reforçar a confiança dos seus clientes, a IMFU fez da Certificação da Gestão da Qualidade uma prioridade e, em novembro de 2004, obteve o certificado em conformidade com a norma ISO 9001. Em 2018, a empresa iniciou o seu tão esperado projeto de investimento para modernização das suas infraestruturas e do seu parque de máquinas, o que incluiu a construção de um novo edifício industrial, configurado para a indústria metalomecânica, a aquisição de centros de maquinação de 5 eixos de última geração, assim como o reforço do seu centro de ensaios que incorpora, hoje, um leque variado de máquinas de injeção (de 75 até 2100 toneladas).


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Molde N.º 129 - abril 2021 by CEFAMOL - Issuu