Revista Municipal Município de Penedono N.º 05 Distribuição Gratuita Agosto de 2023
Contactos úteis
Bombeiros Voluntários
254 504 120
Centro Saúde
254 549 302 / 254 504 125
GNR Penedono
254 504 151
Farmácia Rua
254 504 028
Emergência
112
Serviços Municipais
Câmara Municipal
254 509 030
Centro de Inovação Social e Cultura
254 247 230
Pavilhão Municipal
254 509 037
Piscinas Municipais
254 505 113
Loja Interativa de Turismo
254 508 174
Serviços de Ação Social
960 402 870
Serviços de Água (Avarias)
925 200 156
Serviços de Águas e Saneamento
925200160 / 933622863 / 925200157
Juntas de Freguesia
Antas e Ourozinho
254 505 063
Beselga
254 549 292
Castainço
254 549 295
Penedono e Granja
254 549 194
Penela da Beira
254 549 221
Póvoa de Penela
254 549 276
Souto
254 504 815
Na eventualidade de pretender receber esta publicação em sua casa, pode manifestar a sua intenção para o email penedonorevistamunicipal@ gmail.com, indicando o seu nome, contacto e morada.
Ficha Técnica
Revista Municipal de Penedono
N.º 5 - Ano 2
Propriedade:
Município de Penedono
Diretor:
Cristina Ferreira
(Presidente da Câmara Municipal)
Coordenador:
Gabriel Caria
Textos e fotografias:
Município de Penedono
Design Gráfico:
Hermínio Lopes - HMLpro
Depósito Legal: 123478797/22
Impressão:
Penobrindes
Tiragem: 1000 exemplares
Editorial 01
Caros Penedonenses, é com enorme prazer que uma vez mais, retorno ao vosso contacto, através das linhas desta revista que é a vossa. Estamos em pleno verão, época estival que associamos às férias e ao merecido descanso, por esta altura centenas de emigrantes, regressam às suas origens vivendo a alegria do reencontro e dissipando aquele sentimento que nos é tão característico, a saudade.
A todos eles, sem exceção, desejo umas boas férias, que este seja um período de descontração e alegria, que desfrutem em pleno deste concelho que os viu partir e, a cada ano, se alegra com o seu regresso, é sempre um gosto recebê-los.
O mês de agosto é profícuo em festividades, por todo o concelho assistimos às Festas Populares momentos únicos de partilha, fé e acima de tudo boa disposição, momentos onde o profano e o religioso se unem no mesmo propósito, celebrar a vida, as nossas tradições e a nossa cultura popular. Saibamos, pois vivê-las em plenitude, junto daqueles que nos são mais queridos. Para além das festividades populares, Penedono possui um conjunto de valências capazes de complementar o planeamento das suas férias tais como, o Complexo de Piscinas, diversas estruturas desportivas, paisagens deslumbrantes ideais para a prática do turismo de natureza, o Centro de Mostra e Divulgação e um vastíssimo património histórico cultural que atesta não só o nosso lugar na história, bem como a nossa identidade. Neste verão usufrua de todas elas, reencontre Penedono e as suas potencialidades.
O ano de 2022 foi marcado pela seca extrema que assolou todo o país e, à qual Penedono não foi imune, no entanto, graças a um planeamento atempado e à eficaz interação de diversos serviços e entidades, a água não faltou nem, foi necessário proceder ao seu racionamento. Tal facto deveu-se também e acima de tudo ao elevado grau de civismo demonstrado pela população de Penedono. Este ano a situação é um pouco melhor, os níveis freáticos mantêm-se em quotas normais para a época, no entanto, devemos manter e potenciar atos que nos levem ao economizar da água, ela não é um bem inesgotável.
Pese embora o período de férias que atravessamos a ação governativa deste executivo, não abranda o seu ritmo, continuamos a trabalhar em prol de todos vós, garantindo a execução de políticas que vão de encontro às vossas necessidades, quer sejam elas de índole social, cultural ou económica.
É esta a nossa prerrogativa, caminhar ao lado da população que servimos, auscultando as suas dúvidas, identificando as suas necessidades e desenvolvendo ações que levem ao seu bem-estar. Em jeito de conclusão, reitero os meus votos de uma feliz estadia para aqueles que nos visitam nesta época, desejando-lhes, um bom regresso e um ano repleto de realizações pessoais e profissionais.
Sempre convosco!
Fazer, Viver e Sentir Penedono
Pese embora o período de férias que atravessamos a ação governativa deste executivo, não abranda o seu ritmo, continuamos a trabalhar em prol de todos vós, garantindo a execução de políticas que vão de encontro às vossas necessidades, quer sejam elas de índole social, cultural ou económica.
Cristina Ferreira Presidente da Câmara Municipal
Protocolo de Colaboração para Comparticipação do Serviço de Preparação
Individualizada da Medicação (PIM)
Com o intuito de garantir o acesso, por parte dos munícipes, ao serviço de preparação individualizada da medicação, essencialmente, àqueles que se encontram isolados ou não disponham de retaguarda familiar ou institucional, a Câmara Municipal de Penedono, celebrou um protocolo de colaboração, com a Farmácia Rua, para a comparticipação do serviço mencionado anteriormente.
Um serviço que consiste no auxílio a pessoas que vivem com doença na gestão da sua medicação, essa gestão é efetuada pelos profissionais adstritos à Farmácia Rua e, permite aos munícipes aderentes, tomar a sua medicação, na dose correta e à hora indicada.
A sua saúde é a nossa prioridade!
Um serviço que consiste no auxílio a pessoas que vivem com doença na gestão da sua medicação, essa gestão é efetuada pelos profissionais adstritos à Farmácia Rua
4 Revista Municipal
02
Autarquia
Penedono acolhe Reunião do Conselho Intermunicipal do Douro
No dia 22 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, teve lugar a Reunião Ordinária n.º 153 do Conselho Intermunicipal do Douro, reunião essa que contou com a presença dos 19 autarcas dos Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Douro, bem como, do
Sr. Eurodeputado Dr. Álvaro Amaro, do Dr. João Medina e do Prof. Luís Ramos da UTAD. Na ordem de trabalhos, presididos pela Edil de Penedono, Cristina Ferreira, fizeram parte temas como, EDIT 2030 (Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Douro), Candidaturas POCTEP, diversos projetos intermunicipais, Proteção Civil,
CIBERSEGURANÇA, RGPD e PDTC do Douro entre outros.
A realização destas reuniões tem como objetivo máximo, promover sinergias entre os participantes que levem ao criar de melhores condições, quer sociais quer económicas para a população da região duriense.
Exposição Agentes de Proteção Civil N
o âmbito das comemorações do mês da Proteção Civil, o Município de Penedono promoveu, no dia 22 de março, a exposição “Agentes da Proteção Civil”, uma iniciativa que, contou com a presença da Diretora do Instituto Conservação da Natureza e Florestas do Norte, Arquiteta Sandra Sarmento, e do Sr. Segundo Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Douro, Comandante José Requeijo, e que teve como objetivo permitir o contacto, da população e parque escolar concelhio com os meios e recursos afetos à Proteção Civil. Uma causa que nos deve unir a todos, união essa, bem patente no nosso concelho, como afirmou a Presidente da Câmara Cristina Ferreira que, na sessão de abertura, enalteceu a união e simbiose existente entre o Município e os agentes da Proteção Civil, em particular os do concelho de Penedono, Juntas de Freguesia, Bombeiros, GNR e Sapadores Florestais de Penela da Beira.
5 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
Protocolo com a Associação de Criadores de Gado da Beira Távora
Sendo o setor pecuário um dos mais importantes ativos da economia penedonense, ao qual está subjacente a sustentabilidade de inúmeros agregados familiares do concelho de Penedono, importa adotar medidas que
vão de encontro às necessidades dos criadores.
Neste sentido, o Município de Penedono celebrou, no dia 03 de março, com a Associação de Criadores de Gado da Beira Távora, um Protocolo de Colaboração,
protocolo esse, cujas condições incidem sobre a sanidade animal, como garante não só do bem-estar e qualidade de vida dos rebanhos e manadas bem como, na prevenção, controle e erradicação de doenças, fatores esses que determinam a viabilidade das explorações pecuárias.
Dia Internacional da Mulher 08 de março
OMunicípio de Penedono associou-se à celebração do Dia Internacional da Mulher, oferecendo às mulheres do concelho uma flor, um gesto simbólico, no qual se inclui o reconhecimento pela sua participação, na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
o Dia das mulheres surgiu No início do século XX, no contexto das lutas feministas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto.
6 Revista Municipal
Autarquia
Plantação de Árvores na Serra do Sirigo
Nos dias 22 e 23 de março, semana em que se celebrou o Dia Mundial da Floresta, a Câmara Municipal de Penedono desenvolveu a iniciativa, “Planta Árvores” – Serra do Sirigo.
Ao longo dos dois dias, as crianças do parque escolar concelhio, plantaram, na Serra do Sirigo, mais de duas mil árvores, numa ação que para além da reflorestação, pretendeu sensibilizar a população e, as crianças em particular, para a necessidade de preservar e proteger a floresta. De realçar a prestimosa colaboração, dos Bombeiros Voluntários de Penedono, dos Sapadores Florestais de Penela da Beira e do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR que, unidos no mesmo propósito, contribuíram, com o seu empenho, para a qualidade de vida desta, e das gerações vindouras.
Ao longo dos dois dias, as crianças do parque escolar concelhio, plantaram mais de duas mil árvores
7 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
Penedono marca presença na Assembleia da Républica
No dia 12 de abril Penedono rumou à capital para marcar presença, na inauguração da Exposição “Casas Regionais em Lisboa”, na Assembleia da Républica, um convite endereçado pela Direção da Casa de Concelho de Penedono, ao qual a Câmara Municipal de Penedono acedeu com agrado, fazendo-se acompanhar pela Associação de Recriação Históri-
ca – Hoste do Magriço e pelo Rancho Folclórico de Penedono que, de forma digna e irrepreensível representaram o concelho de Penedono, a sua história e a sua identidade.
A Câmara Municipal de Penedono permanece firme no seu propósito de estar próxima de todos os penedonenses, estando eles a residir em Penedono ou
não e valoriza o trabalho desenvolvido por todas as associações que, chamam a si a honrosa tarefa de preservar e afirmar o orgulho em “Ser Penedono”.
No final do ato de inauguração, o Sr. Deputado Dr. Guilherme Almeida, teve a amabilidade de conduzir “os ilustres dignatários” numa visita guiada “à Casa da Democracia”.
VII Encontro do Associativismo e Regionalismo da Cidade de Lisboa
De 26 a 28 de maio, Penedono e a sua Casa do Concelho em Lisboa, estiveram presentes no 7.º Encontro do Associativismo e Regionalismo da Cidade de Lisboa, uma iniciativa organizada pela CML/Cultura (Câmara Municipal de Lisboa), ACCL (Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa) e ACRL (Associação das Casas Regionais). Um evento, através do qual, as Casas Regionais, no caso concreto, a Casa do Concelho de Penedono, puderam fazer mostra das potencialidades das regiões que representam, potencialidades, essas, relacionadas com a gastronomia, doçaria, artesanato, turismo e cultura. Assim num espaço dedicado ao concelho, Penedono facultou, aos participantes e visitantes, a oportunidade de tomarem
Penedono facultou, aos participantes e visitantes, a oportunidade de tomarem contacto com os produtos endógenos
contacto com os produtos endógenos concelhios, a cultura e os vários recursos turísticos de que dispõe.
O Município de Penedono congratula-se com a existência destas iniciativas, apoiando-as e participando nas mesmas, encarando-as como verdadeiros catalisadores da promoção e divulgação, da cultura, identidade e ser das gentes de Penedono
8 Revista Municipal Autarquia
Câmara Municipal entrega equipamentos aos Bombeiros
Aproteção de pessoas e bens é uma prerrogativa do Município de Penedono, procurando sempre providenciar, a quem tem esta honrosa tarefa, os meios e equipamentos necessários para o cumprir da mesma.
Assim, no dia 19 de maio, a Câmara Municipal de Penedono procedeu, pelas mãos da Sra. Presidente, Cristina Ferreira, à entrega de 35 equipamentos aos Bombeiros Voluntários de Penedono, associação que tem a seu cargo a proteção deste concelho e a tem executado na perfeição.
Durante o ato de entrega, a Edil enalteceu o empenho e altruísmo demonstrado por estes homens e mulheres que, desprendidos de qualquer interesse que não seja o da salvaguarda da vida humana, muito tem feito por este concelho.
9 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
Sessão de Divulgação "Segurança e Paz" no âmbito das Comemorações
do 10 de Junho
Nos dias 6 e 7 de junho, o Cine Fórum de Penedono acolheu uma sessão de divulgação intitulada "Segurança e Paz", vocacionada para os alunos do 9.º Ano, do parque escolar dos concelhos de Penedono, Sernancelhe, Lamego, Tabuaço, Armamar, Moimenta da Beira, São João da Pesqueira e Lamego, nesta ação estiveram representados os três ramos das Forças Armadas Portuguesas, Exército, Marinha e Força Aérea.
Esta iniciativa aconteceu à margem das Comemorações do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Nesta sessão, desenvolvida pelo Gabinete da Presidência da República Portuguesa e pela CIM Douro, com o apoio da Câmara Municipal de Penedono, estiveram presentes mais de 600 alunos.
A condução dos trabalhos esteve a cargo do Capitão Ferreira (Exército), Tenente Tânia Lopes e 1.º Tenente Tacanho (Ma-
rinha) e Major João Inês (Força Aérea), durante as sessões, os quatro oficiais, apresentaram o trabalho desenvolvido pelos três ramos das forças armadas, pelo Estado Maior General das Forças Armadas, assim como o papel desenvolvido, por estas instituições, na cidadania e no afirmar das virtudes e dos valores militares, fatores esses essenciais na segurança e defesa, não só do território nacional, bem como dos cidadãos. No final da sessão, houve lugar a um período de esclarecimento de dúvidas onde os alunos interagiram de forma ativa com os palestrantes, colocando questões e aprofundando de forma mais sucinta a temática militar.
10 Revista Municipal Autarquia
Bolsas de Estudo Ano letivo 2022/2023
Oacesso ao ensino é um direito consagrado na Constituição da Républica Portuguesa, no entanto, pese embora a sua gratuitidade, o mesmo acarreta despesas, adicionais, tais como, alojamento, transportes e alimentação que, no seu conjunto vão sobrecarregando os orçamentos familiares. A educação é a Pedra Basilar de qualquer sociedade sobre ela, assenta o progresso e evoluir de toda uma comunidade.
Neste sentido, a Câmara Municipal de Penedono, vem atribuindo, Bolsas de Es-
tudo, a todos os alunos que frequentam o ensino secundário e o ensino superior, com o promover desta iniciativa, pretende-se minimizar o impacto económico nos agregados familiares e potenciar, acima de tudo, a possibilidade de acesso à educação a todos os jovens deste concelho.
Assim, no dia 24 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Presidente da Câmara Municipal de Penedono, Cristina Ferreira, procedeu à entrega das Bolsas de Estudo referentes ao ano letivo de 2022/2023.
Repovoamento Piscícola
Penedono procedeu ao repovoamento piscícola nas albufeiras das Barragem da Dama e da Ponte Pedrinha.
Foram introduzidos, nesses habitats aquáticos, várias centenas da espécie, Trutas Fario. Com o desenvolver desta iniciativa, o Município de Penedono, potenciou, não só o aumento da espécie bem como, a sustentabilidade da prática da Pesca Desportiva.
O apoio à Educação é e, deve ser, uma constante, pois é através dela que garantimos o progresso e o evoluir sustentável de uma sociedade.
No ato da entrega, a Edil enalteceu a resiliência dos encarregados de educação e apelou aos estudantes, aí presentes, para que se empenhassem no seu percurso académico como forma de homenagear a coragem e sacrifício dos seus encarregados de educação.
11 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
Dia dos Avós
No dia 26 de julho, dia em que se celebra O Dia dos Avós, a Câmara Municipal de Penedono promoveu, no Santuário de Santa Eufémia, um conjunto de iniciativas que, tiveram como único propósito, homenagear os avós deste concelho. A sociedade caminha vertiginosamente para o futuro, vivendo de forma intensa o presente, porém, não podemos descurar o passado e as vivências de quem, antes de nós, trilhou o caminho e nos conduziu até aqui.
Os avós são testemunhos vivos da nossa identidade, são eles que carregam as memórias e experiências sobre as quais nos devemos debruçar, tomando a responsabilidade de as preservar e enriquecer, será esse o nosso legado.
Assim, nesse dia centenas de avós e netos participaram na Eucaristia celebrada pelo Reverendo Pároco e, Reitor do Santuário, José Miguel, acompanhada de forma, digna e exemplar pelos alunos do Espaço de Artes “O Magriço”. Um momento de introspeção e recolhimento com Deus, num ato de fé que suporta a crença das nossas gentes.
Findo este ato e, até porque, “nem só de fé vive o homem”, teve início uma tarde de lazer, com muita música, diversão e convívio entre avós e netos, numa cumplicidade contagiante que nos faz manter viva a fé na humanidade.
No final desse dia, repleto de emoções, avós e netos partilharam o lanche e assistiram ao cortar do tradicional Bolo do dia dos Avós. Um dia único e singular, onde se celebrou a vida e exortou o ser de todos aqueles que, pese embora todas as vicissitudes que possam ter vivido, mantêm o desejo de querer ser e querer fazer, sendo portadores de uma energia, a todos os níveis invejável.
12 Revista Municipal
Autarquia
Penedono reforça a proximidade ao “Aldeias Humanitar”
Obem-estar e a qualidade de vida dos penedonenses, são prerrogativas do Município de Penedono como tal, desenvolve sinergias com diversas entidades que vão de encontro às necessidades da população.
O projeto, “Aldeias Humanitar” teve origem em vários concelhos, entre eles Penedono e, passa pela intervenção humanitária de cuidados de saúde integrados e amparo de cidadania.
Uma ação conjunta que se manifesta através do apoio constante a pessoas mais vulneráveis. Na vida todos temos um propósito, o da Câmara Municipal de Penedono é trabalhar em prol da sua população, apoiando os mais frágeis, caminhando com os mais audazes.
Penedono recebe jovens a caminho da Jornada
Mundial da Juventude
O projeto, “Aldeias Humanitar”, passa pela intervenção humanitária de cuidados de saúde integrados e amparo de cidadania
No âmbito das Jornadas Mundiais da Juventude, vários foram os grupos de jovens que na sua “caminhada” para Lisboa se predispuseram a conhecer o nosso território.
Assim, no dia 29 de julho, o Centro Histórico desta Vila e o seu milenar Castelo, acolheram a alegria contagiante de largas
dezenas de jovens oriundos, da França, Polónia e Portugal.
Foi deveras gratificante assistir à cumplicidade saudável entre os jovens de diversas nacionalidades, no fim de contas é tão simples de fazer acontecer, basta sentir, basta querer.
13 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
03
Ação Social e Saúde
Espaços de Convívio do Município de Penedono
OMunicípio de Penedono tem vindo, ao longo do tempo, a direcionar a sua intervenção pela ação social, para iniciativas promotoras de envelhecimento em casa e na comunidade.
Estas iniciativas procuram acompanhar as pessoas mais velhas do concelho, garantindo a promoção de processos de envelhecimento mais ativos e saudáveis. Como mote desta nossa orientação seguimos a máxima de que “Se envelhecemos como vivemos, vamos envelhecer onde vivemos”.
Os espaços de convívio procuram promover a integração social das pessoas ao longo do processo de envelhecimento, pela manutenção das capacidades físicas e cognitivas.
Os espaços de convívio procuram promover a integração social das pessoas
14 Revista Municipal
Município de Penedono distinguido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro
No âmbito das diversas atividades desenvolvidas, Caminhadas Outubro Rosa, na luta e prevenção do cancro da mama, o Município de Penedono foi premiado na Categoria Mensagens Desportivas na VI Gala de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro. “Unindo vozes” com a comunidade pela saúde de todos.
O combate contra o cancro é e, deve ser, um desígnio nacional, neste sentido, o Município de Penedono apoia e, continuará a apoiar, todas as iniciativas que levem á erradicação deste flagelo.
Encontro de Boccia´23
Com o intuito de impulsionar a atividade desportiva, promover, a confraternização e a oportunidade de reencontro entre as nossas gentes, o Município de Penedono, promoveu no dia 19 de julho, O Encontro Boccia’23.
Esta foi uma iniciativa integrada no programa definido para os Espaços de Con-
vívio do Concelho, um projeto de índole social que, visa acima de tudo, o contacto e proximidade, numa tentativa de inclusão e, capacitação individual coletiva.
15 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
Informação Médica
Crónica Op.5
Hipertensão Arterial
Estimados leitores, volto até vós com mais um texto. Se pudesse haver dúvidas de que seria “sol de pouca dura”, o facto de esta ser a minha quinta aparição neste boletim confirma que não é apenas uma participação aguda, mas sim crónica… e para complementar a mancheia, mais um tema especial, por isso (a)tenção.
Já falámos de AVC, já falámos de enfarte agudo do miocárdio, pareceu-me boa ideia falarmos de hipertensão arterial, uma vez que esta é uma entidade chave nas doenças cardiovasculares (e não, não foi porque fiquei sem ideias e fui ao calendário da saúde descobrir que dia 17 de maio é o Dia Mundial da Hipertensão e, sendo uma data perto da escrita desta crónica, seria de aproveitar…). Mas antes de falarmos de hipertensão, precisamos de compreender primeiro o que é a pressão arterial…
O que é a pressão arterial? Se bem se recordam dos tempos da escola primária, aprendemos que o coração bombeia o sangue para todos os órgãos do corpo através de um sistema de “tubos”, isto é, de vasos sanguíneos. A pressão arterial ou tensão arterial, nada mais é se não a pressão que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos e esta pressão é necessária para permitir que o sangue chegue ao seu destino. Se não houver pressão, o sangue não circula!
Podemos falar em dois valores mais importantes: a pressão arterial sistólica, ou “máxima” e a pressão arterial diastólica, ou “mínima”. A pressão arterial “máxima”, corresponde à contração cardíaca, e ao momento em que o sangue entra nos vasos sanguíneos - artérias. A pressão arterial “mínima” corresponde ao relaxamento do coração enquanto se enche novamente de sangue, obtendo, portanto, uma pressão menor.
Importa também perceber que a pressão arterial varia ao longo do dia e não é sempre igual. Por exemplo, perante determinados esforços físicos ou emocionais, é natural que a pressão arterial aumente, mas será algo transitório e que reverte após resolução desse estímulo.
Então, o que é a hipertensão arterial? A hipertensão arterial é uma doença caracterizada por uma pressão excessiva nas paredes das artérias. Ao contrário do que acontece com o esforço físico, a hipertensão corresponde a um aumento “crónico” ou consistente da pressão arterial. É esta pressão excessiva e constante que vai levar a uma série de complicações! Mas já lá vamos…
Estima-se que esta doença afete cerca de 40% da população europeia. No nosso país, a prevalência desta doença é em torno de 42% estimando-se ainda que menos de metade dos doentes tenha conhecimento deste diagnóstico. Portanto, falamos de uma doença extremamente prevalente e subdiagnosticada. Existem dois tipos de hipertensão: primária (também designada de essencial) ou secundária. A hipertensão arterial primária é a mais frequente e corresponde a cerca de 90% dos casos. Não tem causa conhecida, mas está associada a várias condições, a saber: envelhecimento, obesidade, consumo excessivo de sal, tabagismo, sedentarismo, consumo marcado de álcool, entre outros. A hipertensão arterial secundária é menos frequente e geralmente vista em população mais jovem. Tem causa conhecida (mas que precisa de ser investigada) e o tratamento é dirigido à causa subjacente. Classifica-se alguém como “hipertenso”, quando apresenta em consultório e em pelo menos duas ocasiões diferentes, valores de pressão arterial iguais ou superiores a 140/90 mmHg.
Por outro lado, classifica-se como pressão normal, valores inferiores a 130/85 mmHg e classifica- se como pressão normal-alta valores de máxima entre 130-139 mmHg e valores de mínima entre 85-89 mmHg. Neste último caso, aquilo que se percebeu foi que pessoas que apresentam estes valores têm um risco maior de vir a desenvolver hipertensão arterial.
16 Revista Municipal
André Fonseca Interno de Formação Específica de Medicina Geral e Familiar
Ação Social e Saúde
Quais são os sintomas da hipertensão arterial? Para vosso desgosto, cumpre-me dizer-vos que se trata de uma doença muitas vezes assintomática, isto é, que não manifesta qualquer sintoma, principalmente nos primeiros anos. Ou seja, é possível que alguns de vós estejais a ler esta crónica, perfeitamente bem, e que tenhais esta doença, ainda que nunca tenha sido diagnosticada. Por este motivo, é importante “de tempos a tempos” avaliar a sua pressão arterial, mesmo que não sinta qualquer sintoma. Em alguns casos, poderá haver alguns sintomas, altamente inespecíficos e comuns a dezenas de doenças, que pode conhecer: dor de cabeça, alterações da visão, zumbidos, mal-estar generalizado ou até mesmo tonturas.
Frequentemente, esta doença costuma ser diagnosticada em contexto de rastreios ou mesmo no médico de família, através de uma simples medição de pressão arterial. Neste contexto importa referir uma entidade que é relativamente frequente designada de “hipertensão da bata branca”. Esta entidade, é caracterizada por valores de pressão arterial muito elevados no consultório com a presença do médico ou outro profissional de saúde, mas fora do consultório, os valores são normais. Por esse motivo existem exames como por exemplo o “MAPA de 24 horas”, que é um dispositivo que avalia a pressão arterial durante 1 dia e permite esclarecer se é uma verdadeira hipertensão ou não.
Quais são as consequências da hipertensão arterial? Este é um ponto muito importante e que deve prestar atenção! Todos os nossos órgãos precisam de sangue e virtualmente todos sofrem se houver um desregular deste sistema. Uma pressão constantemente aumentada exige muito mais força de contração cardíaca, pelo que, com o passar do tempo, o coração começa a sofrer alterações estruturais que podem, a longo prazo, evoluir para insuficiência cardíaca, arritmias ou mesmo aumentar as probabilidades de enfarte. Uma pressão sistematicamente elevada,
prejudicará a chegada de sangue a vários órgãos (por exemplo rins) podendo aumentar o risco de várias patologias, como AVC. Assim, torna-se fundamental manter um controlo adequado da pressão arterial.
O que devo fazer para medir adequadamente a minha pressão arterial? Para o fazer deve seguir alguns passos: deve sentar-se de forma confortável, com pernas, costas e braços apoiados e descansar pelo menos 5 minutos; para cada medição, deve avaliar 3 vezes a pressão arterial, com intervalo de 1 a 2 minutos entre cada medição; o primeiro valor pode descartar - importam as duas últimas medições; evite consumo de tabaco, bebidas alcoólicas ou cafeína/estimulantes na hora anterior. Tudo isto, tornará o valor mais fiável.
A não ser que tenha já diagnosticada hipertensão e esteja medicado, não é necessário, salvo algumas exceções, avaliar a sua pressão arterial diariamente se tiver valores inferiores a 140/90.
Posso prevenir a hipertensão arterial? Poderá prevenir/retardar o aparecimento desta patologia através de um estilo de vida mais saudável: tenha uma alimentação equilibrada e com restrição de sal, evite bebidas alcoólicas, não fume, pratique exercício físico de forma regular e mantenha um peso adequado.
Se foi diagnosticado com hipertensão arterial ou se tem apresentado valores compatíveis com esse diagnóstico, é importante que discuta com o seu médico o plano de ação para que possa manter valores de pressão arterial adequados e evitar o aparecimento das complicações acima referidas. Em alguns casos, pode não ser necessário realizar medicação
Se foi diagnosticado com hipertensão arterial ou se tem apresentado valores compatíveis com esse diagnóstico, é importante que discuta com o seu médico o plano de ação para que possa manter valores de pressão arterial adequados e evitar o aparecimento das complicações acima referidas.
numa primeira fase, mas deve avaliar, com o seu médico, mediante a sua situação, qual será a melhor abordagem para si. Deixo uma última nota importante para um quadro mais raro, mas que pode acontecer, designado de emergência hipertensiva. Este quadro corresponde a uma subida súbita dos valores de pressão arterial (valores superiores a 180 mmHg de máxima) e que são acompanhados de alguns sintomas como cefaleia intensa, náuseas ou vómitos, alterações da força ou da sensibilidade ou até alterações visuais. Esta situação deve fazê-lo procurar ajuda imediatamente.
E por fim, relaxe… o stress também aumenta a pressão arterial! Se tudo isto não ajudar, olhe… conta a (in)tenção…
17 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
04
Espaço do Consumidor
Já solicitou a Tarifa Social de Internet?
Em período de dificuldade económica, todos os cêntimos contam, pelo que o acesso a tarifas sociais se tornam de especial importância para o consumidor. A tarifa social de internet está disponível para o consumidor e famílias com baixos rendimentos ou com necessidades sociais especiais acederem a serviços de Internet em banda larga, fixa ou móvel..
O consumidor deverá formular um pedido para aderir a esta tarifa junto do seu operador. Este pedido é remetido para a ANACOM que irá verificar se o consumidor preenche os requisitos para a adesão. Verificados os mesmos a ANACOM informa o operador, e este terá de ativar a tarifa social no prazo máximo de 10 dias.
Quem pode ter acesso à tarifa social de internet?
Podem aceder a esta tarifa social quem beneficie:
• da pensão social de velhice ou do complemento solidário para idosos;
• do subsídio de desemprego;
• da pensão social de invalidez do regime especial ou do complemento da prestação social para inclusão;
• do rendimento social de inserção;
• do abono de família;
• e os agregados familiares com rendimento anual igual ou inferior a 5808 euros, acrescidos de 50% por cada membro do agregado familiar que não disponha de rendimento, até um limite de 10 pessoas. Nestas famílias, se existirem estudantes universitários deslocados, a estudar noutros municípios, podem solicitar a oferta adicional de tarifa social.
A Tarifa Social de Internet tem um custo de 5 euros mais IVA. Pode ainda ser cobrado um valor máximo e único de 21,45 euros mais IVA para serviços de ativação e/ou para equipamentos de acesso, que o consumidor pode optar pelo pagamento em 6, 12 ou 24 meses a par da possibilidade de pagamento integral na primeira fatura.
Esta tarifa inclui um mínimo de 15 GB por mês, devendo os operadores assegurarem uma velocidade mínima de downloads de 12 Mbps e de upload de 2 Mbps, para que os consumidores possam aceder serviços essenciais, como a consulta da sua caixa de correio eletrónico, motores de buscas, ferramentas de educação e formação, aceder a noticias, comprar ou encomendar bens e serviços essenciais, utilizar serviços bancários online bem como realizar chamadas e videochamadas de qualidade.
Atenção esta tarifa não inclui televisão e telefone. Todos os operadores que oferecem serviços de acesso à Internet, serão obrigados a disponibilizar a tarifa social em todo o país, desde que exista infraestrutura instalada e/ou cobertura móvel que permita prestar este serviço.
Caso tenha dúvidas sobre este ou outro assunto, não hesite em contactar, os serviços da DECO no Município de Penedono
DECO CENTRO
Conte com o nosso apoio através do número de telefone 239 841 004 ou do endereço eletrónico deco.centro@deco.pt.
Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO
18 Revista Municipal
05
ASsociativismo e Entidades
Rancho Folclórico e Etnográfico de Penedono inaugura a sua sede física
No dia 12 de fevereiro, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Penedono inaugurou a sua sede física em Penedono, uma ação possível graças, à parceria desta Associação com o Município de Penedono. Esta Associação tem, graças ao trabalho desenvolvido pelos seus membros, contribuído para a preservação da cultura e tradições deste concelho, quer em Portugal ou, além-fronteiras onde, o seu mérito é amplamente reconhecido pelos seus pares.
Nesta cerimónia, repleta de simbolismo, estiveram representadas diversas entidades bem como, a Presidente da Câmara Municipal de Penedono, Cristina Ferreira que descerrou a placa evocativa do momento e, evidenciou, no seu discurso, a resiliência não só desta Associação, bem
convergir num mesmo propósito, o afirmar a cultura e identidade penedonense.
como a de outras deste concelho, em combater o rótulo de interioridade que muitas vezes nos é atribuído.
A edil reafirmou ainda a necessidade da interação e colaboração entre associações e instituições que, deve convergir num mesmo propósito, o afirmar a cultura e identidade penedonense.
19 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
Entrudono
No dia 18 e 19 de fevereiro, a Vila de Penedono, viveu o Entrudono, uma iniciativa de índole carnavalesca, promovida, com o apoio do Município de Penedono, pela Hoste do Magriço – Associação de Recriação Histórica.
Das diversas atividades planeadas para o evento, destacam-se a, caminhada do Entrudono, promovida pela Associação de Recriação Histórica – Hoste do Magriço, com a presença de centenas de participantes que, imbuídos do espirito carnavalesco, percorreram trilhos ladeados de paisagens deslumbrantes, a Oficina da Máscara do Entrudono, A Exposição de Máscaras feitas pelos alunos da EB 2/3 de Penedono, no Cine -Fórum de Penedono e, por fim, o corso de carnaval, vulgo desfile, “O Julgamento e Enterro do Entrudo” e a singular “Queima do Entrudo” que deram como finalizadas as festividades de carnaval.
O Município de Penedono, congratula-se com a promoção destas iniciativas culturais e enaltece a participação da população em geral, bem como a envolvência das inúmeras Associações e Coletividades que, desta forma registaram o seu ADN no surgir do Entrudono. Um evento que se afirma na identidade deste concelho e, é a prova de que o fazer acontecer, tem uma fórmula muito simples, união e colaboração.
20 Revista Municipal
e entidades
Associativismo
NAP celebra 25 anos de existência
No dia um de maio, o Núcleo de Andebol de Penedono, celebrou o seu 25.º aniversário, uma data especial que teve ainda mais brilho pois, o NAP alcançava a subida à 1.ª Divisão do Campeonato de Andebol sub-18, um feito só possível, graças ao trabalho desenvolvido pelos atletas e a equipa técnica.
Na celebração, destes dois pontos altos para o clube, estiveram presentes várias entidades que quiseram associar-se a esta celebração, a Presidente da Câmara Municipal de Penedono, marcou presença nesta comemoração, felicitando o NAP pelos seus 25 anos de existência e pela subida à 1.ª Divisão, reconhecendo o mérito às Direções que iniciaram e mantiveram este projeto ativo, um projeto de reconhecida importância na dinamização desportiva e divulgação do concelho de Penedono.
Reiterou ainda o apoio a esta instituição, pois o trabalho desenvolvido enquadra-se num dos propósitos do Município de Penedono, o apoio ao desporto.
um projeto de reconhecida importância na dinamização desportiva e divulgação do concelho de Penedono
21 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
VI Trail Running Nos Trilhos do Ceireiro
No dia 14 de maio, teve lugar o VI Trail Runing – Nos Trilhos do Ceireiro, uma prova organizada pela Associação Beselguense com a parceria do Município de Penedono.
Num dia repleto de sol, foram muitos os atletas que se propuseram “calcorrear” os Trilhos do Ceireiro, uns de forma mais desportiva outros numa vertente de lazer e descontração.
Esta prova que, vai já na sua VI edição, não deixou os seus créditos por mãos alheias assim, uma vez mais, as centenas de participantes puderam desfrutar de paisagens únicas, características da nossa região e testar os seus limites desportivos.
Este é um evento que afirma o sucesso da colaboração entre instituições, uma iniciativa que cria a simbiose perfeita entre a prática desportiva e a divulgação das potencialidades turísticas da região.
Fica, pois, aqui o reconhecimento à Associação Beselguense pelo seu trabalho em prol do desporto e pelo afirmar da identidade penedonense.
22 Revista Municipal
Associativismo e entidades
Festival de Folclore
No dia 29 de julho, Penedono foi palco de mais uma edição do Festival de Folclore, um evento organizado pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Penedono e que, contou desde a primeira hora, com o apoio da Câmara Municipal desta Vila.
Numa noite amena de verão, a Praça 25 de Abril, sobranceira ao Castelo de Penedono encheu- se de cor, movimento e sonoridades, provenientes dos vários grupos que deram vida a este Festival, Grupo de Dança e Cantares Vitorino de Piães, de Ponte de Lima - Viana do Castelo, Rancho Folclórico de Vilar do Paraíso, Vila Nova de Gaia – Porto, Rancho Folclórico de Gouveia – Guarda e o anfitrião, Rancho Folclórico e Etnográfico de Penedono, grupos esses que, no seu conjunto, se assumiram, uma vez mais, como verdadeiros embaixadores da etnografia nacional. Um espetáculo de elevada qualidade, capaz de se bater de igual para igual com outros espectros culturais que se vem evidenciando no ser e evoluir da sociedade.
A etnografia é um dos mais importantes marcos da nossa identidade cultural como tal, é deveras gratificante ver, gente jovem, desprendida de qualquer interesse, assumir a sua divulgação bem como, manter viva a nossa tradição popular.
Um trabalho meritório, desenvolvido pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Penedono que, desde o ano de 1978, chamou a si, a honrosa tarefa de preservar e divulgar, o cancioneiro e danças tradicionais deste concelho beirão.
A etnografia é um dos mais importantes marcos da nossa identidade cultural
23 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
06
Nossas Gentes
Quando chegar a uma terra Muito bonita e altaneira, Não tenha dúvida alguma, Chegou a Penela da Beira
Penela não tem só O mais antigo foral, Tem uma vista infinda, Numa Encosta tão linda, Como as mais de Portugal.
Minha terra é assim, Deslumbrante e graciosa.
Tem a graça de uma criança, Tem o perfume da rosa.
Tem Santo António aos pés, A livrá-la de todo o mal.
Tem à cabeça Nossa Senhora, Rainha de Portugal.
PENELA LINDA PRINCESA
Mário da Piedade Proença
Tem ainda Santo Tirso A pedir por todos nós. Uma pequena capela Do tempo dos meus bisavós.
Tem junto à Peneirada A capela de São Sebastião, Que nos livra da fome e peste E de muita mais aflição.
Tem as lendárias ruínas Da Capela da Senhora do Monte, Abandonada no meio da serra, Perdida no horizonte.
Tem prédios de três andares Que parecem hebraicos, Todos avarandados E revestidos com mosaicos.
Suas ruas todas calçadas, Como se fora uma cidade.
Iluminadas pela lua Mas também por eletricidade.
Quando chegar ao Santo António E para Penela olhar, Verá que parece uma noiva, A descer do altar.
Penela a todos enfeitiça Com beleza e artimanha. Não é só linda princesa, Também é rainha da castanha.
Se eu tivesse que nascer Cem vezes ou mais, Podendo, escolheria a ti E a todos os meus ancestrais.
E quando eu morrer, O meu último desejo, Quero que, como mãe, Me dês o último beijo.
24 Revista Municipal
Foto de Filipe Saraiva
07
Cultura e Turismo
Penedono marcou
presença
na Bolsa de Turismo de Lisboa
Penedono é um concelho de potencialidades turísticas único, com singularidades que o tornam destino de eleição para inúmeros visitantes que o tomam como espaço de lazer e descoberta.
O turismo, nas suas mais diversas variáveis, é um dos maiores expoentes económicos deste concelho, no entanto sendo este um setor dinâmico e competitivo, tem necessidade de uma promoção e divulgação constantes. Neste sentido, e atento que está ao progresso verificado nesta atividade, o Município de Penedono marcou presença, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que, decorreu de 1 a 5 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações e é, sem dúvida o maior certame de promoção turística nacional.
Estando representado no stand da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro), Penedono, deslocou para o
certame, no dia 5 de março, uma comitiva, que aí fez mostra das potencialidades turísticas deste território, promoveu a Feira Medieval 2023 e proporcionou, aos inúmeros visitantes que, se “assomaram às terras de Penedono”, o contacto com os produtos endógenos regionais e com a diversa doçaria tradicional e vanguardista deste recanto beirão.
A representação histórica e cultural esteve a cargo da Associação de Recriação Histórica – Hoste do Magriço, que levou à capital a remanescência não só da nossa história, bem como da história nacional. O Município de Penedono promove a divulgação turística do concelho, na certeza de que este é um caminho de futuro que urge trilhar, na salvaguarda da nossa cultura, identidade e economia.
25 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
CONCERTO DE PRIMAVERA
Aprimavera é aquela estação do ano, onde a natureza se renova, onde a cor e as fragrâncias impelem um novo ciclo de vida.
Assim, e como forma de evocar a época primaveril, o Município de Penedono, promoveu, no dia 19 de março, no Auditório Municipal Cine – Fórum, pelas 15H30, o Concerto de Primavera, preconizado pela
Banda Filarmónica de Penedono. Numa tarde amena e ante uma sala bem composta, a Banda Filarmónica de Penedono, brindou os presentes, com um espetáculo único, respaldado com o talento e mestria a que os seus integrantes nos têm habituado.
Durante as cerca de 2 horas que durou o concerto, fomos convidados a embarcar
Concerto de Páscoa
Como forma de celebrar a época Pascal, profundamente enraizada na cultura portuguesa e em particular na penedonense, a Câmara Municipal de Penedono promoveu, no dia 01 de abril, pelas 18H00, na Igreja Matriz desta Vila, o Concerto de Páscoa. Um evento preconizado pelo grupo “Vox Angelis” com a participação do Barítono, Pedro Miguel Nunes e, da Soprano, Patrícia Modesto.
Durante o concerto, o público, aí presente, foi convidado a revisitar as grandes obras da música sacra, interpretadas de forma magistral, conferindo ao momento uma solenidade digna da época que se atravessava.
Com a promoção deste género de eventos, o Município de Penedono, pretende criar uma maior ambiguidade cultural, permitindo o contacto da população com diferentes espectros musicais.
numa verdadeira viagem musical, revisitando temas que fizeram despoletar em nós memórias de momentos únicos. Um espetáculo, interpretado de forma verdadeiramente profissional, espelho da qualidade dos elementos que compõem a Banda Filarmónica de Penedono e da mestria do seu Maestro Dr. André.
26 Revista Municipal
Cultura e Turismo
Audições - Escola de Música da Banda Filarmónica de Penedono
Amúsica, para além de uma manifestação artística, exprime a cultura e identidade de um povo. Assim, no dia 02 de abril e, no dia 18 de junho tiveram lugar, no Auditório Municipal Cine-Fórum as Audições do 2.º e 3.º Trimestre, respetivamente, da Escola de Música da Banda Filarmónica de Penedono. Dois espetáculos, de elevada qualidade, onde os jovens interpretes fizeram mostra das competências adquiridas.
Quem assistiu a estes dois eventos, não pôde ficar indiferente à desenvoltura e performance destes “pequenos/grandes” músicos que, ante uma plateia composta, se agigantaram e deram mostra do seu talento e, do trabalho desenvolvido pela Escola de Música da Banda Filarmónica de Penedono, um trabalho meritório que se afirma, de forma positiva, no panorama musical concelhio.
Dois espetáculos, de elevada qualidade, onde os jovens interpretes fizeram mostra das competências adquiridas.
27 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
Concerto da Orquestra Juvenil da Banda Filarmónica de Penedono
No dia 15 de abril pelas 20H30, a Banda Juvenil da Escola de Música da Banda Filarmónica de Penedono, subiu ao palco do Auditório Municipal para brindar as largas dezenas de espectadores com um
I Encontro de Bandas Filarmónicas
No dia 04 de junho, o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal foi “casa” do I Encontro de Bandas Filarmónicas, uma iniciativa promovida pelo Município de Penedono em pareceria com a Banda Filarmónica de Penedono e que, contou com a presença da Banda “residente” e a Banda Filarmónica da Sociedade Musical Estrela da Beira.
Quando se fala em encontros de Bandas, pressupõe-se que iremos assistir a um certo duelo musical, no entanto desengane-se quem assim pensa, pois, as largas dezenas de pessoas aí presentes assistiram sim, à performance de duas coletividades que tem na música o seu polo de união.
Dado o grau de profissionalismo exibido, a qualidade da execução e a capacidade de interação com o público, o I Encontro de Bandas Filarmónicas de Penedono foi um sucesso, capaz de fazer o deleite de todos a que eles assistiram e, se deixaram envolver pelas sonoridades que dele emergiram.
concerto único e ímpar. Quem assistiu, pode constar “in loco” à imergência de verdadeiros talentos que, puseram na sua atuação uma raça e determinação, que só está ao alcance de quem ama o que faz.
Esta atuação é o resultado do trabalho desenvolvido pela Escola de Música da Banda Filarmónica de Penedono, um trabalho que nos enche de orgulho e permite manter ativo o manancial de verdadeiros músicos.
28 Revista Municipal
e Turismo
Cultura
Dia do Município
ACâmara Municipal de Penedono, assinalou no dia 29 de junho, o Dia do Município, promovendo um conjunto de iniciativas de índole cultural assim, e no dia em que Penedono celebra também o seu orago, São Pedro, a Banda Filarmónica de Penedono, percorreu em arruada, a Avenida Adriano de Almeida, passando pela Igreja Matriz de Penedono sendo posteriormente recebida nos Paços do Concelho pelo Executivo Municipal. Findo este momento de alguma solenidade, a Banda Filarmónica de Penedono, acompanhada pelo executivo, deslocou-se para o recinto da feira, brindando, os presentes, com um mini- concerto repleto de sonoridades que convidaram à boa disposição.
Pelas 10H00 chegava, às “Terras do Magriço”, a Banda Filarmónica da Associação Recreativa e Musical de Vilela que, após o almoço, tomou parte, conjuntamente com a Banda Filarmónica de Penedono, na Majestosa Procissão em Honra de São Pedro, momento religioso onde, as gentes desta terra expressaram a devoção e fé que têm no seu padroeiro.
Com o términus das cerimónias religiosas, aconteceu a 25.ª Edição do Desfile Etnográfico de Penedono, um evento que acontece pelas mãos das associações, coletividades e juntas de Freguesia Concelhias e, se afirma como montra da tradição e cultura das nossas gentes. Pese embora, o seu quarto de século de existência, este desfile continua a surpreender pela positiva, tal é o empenho, a originalidade que os integrantes colocam na sua participação. Uma iniciativa que existe somente pelo querer dos seus participantes, os quais, independentemente da avaliação atribuída, são dignos vencedores.
As celebrações do Dia do Município culminaram com um concerto, no Anfiteatro, contíguo aos Paços do Concelho, das Bandas Filarmónicas de Penedono e da Associação Recreativa e Musical de Vilela que, ante uma plateia composta, preconizaram momentos únicos de verdadeiro deleite para quem assistiu à performance das duas bandas.
29 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
30 Revista Municipal
Desfile Etnográfico de São Pedro 2023