1 minute read

Editorial 01

Next Article
Dia do Município

Dia do Município

Caros Penedonenses, é com enorme prazer que uma vez mais, retorno ao vosso contacto, através das linhas desta revista que é a vossa. Estamos em pleno verão, época estival que associamos às férias e ao merecido descanso, por esta altura centenas de emigrantes, regressam às suas origens vivendo a alegria do reencontro e dissipando aquele sentimento que nos é tão característico, a saudade.

A todos eles, sem exceção, desejo umas boas férias, que este seja um período de descontração e alegria, que desfrutem em pleno deste concelho que os viu partir e, a cada ano, se alegra com o seu regresso, é sempre um gosto recebê-los.

Advertisement

O mês de agosto é profícuo em festividades, por todo o concelho assistimos às Festas Populares momentos únicos de partilha, fé e acima de tudo boa disposição, momentos onde o profano e o religioso se unem no mesmo propósito, celebrar a vida, as nossas tradições e a nossa cultura popular. Saibamos, pois vivê-las em plenitude, junto daqueles que nos são mais queridos. Para além das festividades populares, Penedono possui um conjunto de valências capazes de complementar o planeamento das suas férias tais como, o Complexo de Piscinas, diversas estruturas desportivas, paisagens deslumbrantes ideais para a prática do turismo de natureza, o Centro de Mostra e Divulgação e um vastíssimo património histórico cultural que atesta não só o nosso lugar na história, bem como a nossa identidade. Neste verão usufrua de todas elas, reencontre Penedono e as suas potencialidades.

O ano de 2022 foi marcado pela seca extrema que assolou todo o país e, à qual Penedono não foi imune, no entanto, graças a um planeamento atempado e à eficaz interação de diversos serviços e entidades, a água não faltou nem, foi necessário proceder ao seu racionamento. Tal facto deveu-se também e acima de tudo ao elevado grau de civismo demonstrado pela população de Penedono. Este ano a situação é um pouco melhor, os níveis freáticos mantêm-se em quotas normais para a época, no entanto, devemos manter e potenciar atos que nos levem ao economizar da água, ela não é um bem inesgotável.

Pese embora o período de férias que atravessamos a ação governativa deste executivo, não abranda o seu ritmo, continuamos a trabalhar em prol de todos vós, garantindo a execução de políticas que vão de encontro às vossas necessidades, quer sejam elas de índole social, cultural ou económica.

É esta a nossa prerrogativa, caminhar ao lado da população que servimos, auscultando as suas dúvidas, identificando as suas necessidades e desenvolvendo ações que levem ao seu bem-estar. Em jeito de conclusão, reitero os meus votos de uma feliz estadia para aqueles que nos visitam nesta época, desejando-lhes, um bom regresso e um ano repleto de realizações pessoais e profissionais.

Sempre convosco!

This article is from: