A Casa do Concelho de Penedono celebra o seu 35º aniversário
ACasa do Concelho de Penedono é uma associação, sediada em Lisboa, que tem como mote da sua existência, o perpetuar da relação dos penedonenses, ausentes por motivos vários, com o seu concelho de origem, Penedono. Um trabalho meritório, exercido com afinco e dedicação, não só pela direção atual, bem como por aquelas que a precederam.
No ano em que completa 35 anos, o Município de Penedono, parabeniza a Casa do Concelho de Penedono pelo seu aniversário e pelo relevante contributo na divulgação do concelho de Penedono, mantendo vivos
laços essenciais à nossa vivência em sociedade.
Que estes 35 anos sejam o prelúdio de muito mais ao serviço de uma causa que muitos nos engrandece, o ser e afirmar Penedono.
Audição 2° Trimestre da Escola de Música da Banda Filarmónica de Penedono!
No dia 16 de março, pelas 20H30 o Auditório Municipal, Cine Fórum de Penedono, foi palco da Audição do 2.º Trimestre da Escola
de Música da Banda Filarmónica de Penedono, um espectáculo com a qualidade a que, os “pequenos grandes” intérpretes nos têm habituado. O Município parabeniza todos os
jovens, professores, encarregados de educação e a direção da Banda Filarmónica pela dedicação e envolvimento em prol do projeto da Escola de Música!
20 Revista Municipal Associativismo e Entidades
ASSOCIATIVISMO E ENTIDADES
Festividades da Nossa Senhora da Cabeça Antas A
Nossa Senhora da Cabeça é uma das maiores romarias do concelho de Penedono, ao seu Santuário acorrem gentes de todo o país que, movidos pela fé aqui pagam ou pedem favores à Santa Milagreira, revivendo simultaneamente, tradições ancestrais tais como a partilha dos farnéis.
Nos dias 22 a 25 de março a Aldeia de Antas, venerou a Nossa Senhora da Cabeça, nestes dias, centenas de fiéis rumaram à Capela da Nossa Senhora da Cabeça participando ativamente nas cerimónias religiosas. Associados ás celebrações da Nossa Senhora da Cabeça, aconteceram eventos de índole mais “profana”, espetáculos musicais vários e a realização da característica “Feira da Sra. da Cabeça”.
A romaria da Nossa Senhora da Cabeça dá início ás festividades que acontecem em todas as aldeias do concelho, sendo esse ciclo de festividades encerrado pela romaria de Santa Eufémia em setembro.
21 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
22 Revista Municipal
NOSSAS GENTES
Penedono Passado, Presente e Futuro
Cair nos braços de Penedono, via sul ou pelo norte, Cheira o deslumbre de estar braço dado com a história. Terá como indelével recompensa a mesma e igual sorte, Como se escrevesse o próprio livro, para futura memória.
Na Serra do Sirigo, fustigada pelos sibilantes ventos, Reina a singular giesta pilriteira, a eleita entre as demais. É a porta escancarada de Penedono e seus monumentos às vivas memórias prenhas de lendas e histórias ancestrais.
É a nossa identidade bem guardada, no Centro Interpretativo, Ninho arejado que dá abrigo à solidariedade social, à inclusão, À cultura presente, ao culto de um passado comparticipativo, Ali dormem as memórias dos que já, há muito, cá não estão.
Que lindos aqueles bem cuidados jardins: no Largo da Devesa, Em que o transeunte não resiste e blandicio acarinha as flores. Mas ciumentos, os outros jardins, ouvem esta lisonjeira conversa. Alerta o Jardim Dr. Tito Cunha que os demais têm iguais odores…!
A espectacularidade atinge e aclama o vetusto Solar-do-Freixos: Bem instalados os servidores da Câmara ali cumprem seu horário! Arte seiscentista, vistosa, provocadora de alguns remeleixos Tem por nobre companhia a emblemática Capela do Calvário.
Medievais Capelas, Igreja secular, dão guarida ao culto de Penedono, onde os olhares se fixam na secular arquitectura dos seus monumentos. Ali os espíritos sedentos de luz, vagueiam perdidos, ao abandono, Procurando albergar-se da ignomínia dos erosivos e hereges ventos.
Na setecentista Igreja matriz de S.Pedro, nos silêncios dos espíritos no barroco esculpido do retábulo de talha dourada, em branco, Ouve-se a cura das agruras da alma quando na vida caminhamos aflitos. Agora, da alma sarados, devemos à Santa Eufémia um bem-haja franco.
Que dizer deste singular ex-libris de Penedono, anterior, até a Portugal? Obrigatório é, ver cada degrau, circular em sua roda, olhar em redor. Já à solta, há que bisbilhotar o Posto de Turismo, antiga cadeia municipal. Mas certo é que Penedono tem no Castelo, o património de maior valor.
Penedono vai para além da beleza da sua farta monumentalidade: Tem vales, montes, hotéis, fontes, agricultura, comércio e flora.
Mas, Penedono, é, sobretudo gente aguerrida com personalidade. A sua gente de trabalho, que com toda a resiliência a honradez explora.
José Maria Caria
23 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
Entrudono
Nos dias 17 e 18 de fevereiro a Vila de Penedono foi palco de mais uma edição do Entrudono, uma iniciativa de índole carnavalesca promovida, com o apoio do Município de Penedono, pela Hoste do Magriço – Associação de Recriação Histórica. Sendo um evento relativamente jovem alcançou, graças ao trabalho da Hoste do Magriço, das diversas associações e instituições que a ele se associam e, à recetividade e acolhimento do público, o estatuto de tradição, enraizando-se, a cada ano que passa, cada vez mais no quotidiano cultural penedonense. Para além da índole carnavalesca e de folia que lhe é inerente, o Entrudono contempla diversas atividades que têm como principal intuito, fomentar a interação com a comunidade, pedra basilar sob a qual assenta a génese da sua existência. Assim no dia 17 de fevereiro teve lugar a caminhada “Trilho do Entrudono” , uma caminhada singular onde os participantes puderam
contemplar as paisagens únicas deste concelho e interagir, ao longo do percurso, com diversas personagens que pontualmente iam aparecendo. Nesse mesmo dia, aconteciam, no Centro de Inovação Social e Cultura, a “Oficina da Máscara”, atelier onde pequenos e graúdos foram convidados a dar azo à sua criatividade. Já no dia 18 de fevereiro, o Entrudono
“tomou de assalto” as ruas desta vila fazendo acontecer, o desfile “Diabos à Solta”, “O Julgamento do Entrudo” e a “Queima do Entrudo” ato simbólico que deu por encerradas as festividades de carnaval.
24 Revista Municipal
25 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
Cantar das Janeiras do Centro Escolar CULTURA E
Os Paços do Concelho receberam a visita dos alunos do Centro Escolar do Agrupamento de Escolas Álvaro Coutinho “O Magriço”.
Um momento único e simbólico, pois ao ouvirmos o Cantar das Janeiras por tão pequenos grandes intérpretes, ficamos com a convicção que o perdurar das nossas tradições está assegurado.
A todas as crianças, aos professores e colaboradores que as acompanharam, o nosso mais sincero obrigado por tão bonito gesto.
Formação
“Informática Adulto - Nível I”
Decorreu, no Centro de Inovação Social e Cultura, em horário laboral, uma ação de formação “Informática - Nível I”.
A iniciativa, foi dirigida ao público adulto, tendo como objetivo fulcral proporcionar ou reforçar conhecimentos ao nível do Windows, Word e Internet.
26 Revista Municipal
EDUCAÇÃO
Hora do Conto
Centro de Apoio Social do Concelho de Penedono - Lar Santa Isabel
No âmbito das atividades promovidas pelo Município de Penedono em prol da cultura e do bem-estar dos seus munícipes, foi levada a efeito uma sessão de "Hora do Conto" para os utentes do Centro de Apoio Social do Concelho de Penedono - Lar Santa Isabel.
Esta iniciativa visa estimular a imaginação e promover momentos de partilha e convívio. De registar a forma calorosa e participativa com que esta instituição recebeu a iniciativa.
O Município de Penedono reitera o seu compromisso em enriquecer a vida dos seus cidadãos, especialmente daqueles que mais necessitam, através de atividades culturais e recreativas que contribuem para uma comunidade mais unida e solidária.
Registo do Dia Mundial da Leitura em voz Alta!
No dia 1 de fevereiro comemorou-se o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta.
Neste dia, pelo mundo fora, lêu-se em voz alta para celebrar o valor e a importância da leitura. A Mediateca desafiou vários leitores para uma leitura em voz alta!
Cultura para Todos Antas
Oteatro é sem dúvida alguma uma das formas mais ancestrais de cultura, com uma capacidade única de transformar e moldar uma sociedade, sobre ele recai muitas vezes a responsabilidade de preservar no tempo, o ser e a transformação de toda uma comunidade.
O Teatro para além de cultura é inclusão social, diálogo e acima de tudo diversão.
Neste sentido, e como forma de promover a descentralização cultural, o Município de Penedono promove um périplo teatral pelo concelho.
Uma descentralização que visa, acima de tudo proporcionar a toda a população, o contacto com os mais diversos espectros culturais.
No dia 4 de fevereiro na localidade de Antas, decorreu a peça de Teatro a “Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente, uma peça onde o autor retrata, de forma divertida e satírica, a ambição de uma criada portuguesa do séc. XVI. A encenação desta peça teatral esteve a cargo do grupo Filandorra - Teatro do Nordeste.
Uma descentralização que visa, acima de tudo proporcionar a toda a população, o contacto com os mais diversos espectros culturais.
28 Revista Municipal
Cultura e Educação
Carnaval do Agrupamento de Escolas de Penedono!
Terapias (fala e ocupacional) e Psicologia
Com o objetivo de responder a várias solicitações de pais/ encarregados de educação e docentes, o Município de Penedono passou a disponibilizar de uma equipa multidisciplinar constituída por técnicos especializados em terapia da fala, terapia ocupacional e psicologia, cuja intervenção é desenvolvida junto do ensino pré-escolar e 1°ciclo do Agrupamento de Escolas Álvaro Coutinho "O Magriço”.
A Terapia da Fala tem como papel essencial promover as competências da comunicação, linguagem, aprendizagem e de interação social. É por meio da intervenção da Terapia da Fala que muitos alunos encontram as ferramentas necessárias para superar as barreiras na comunicação e participar ativamente nas dinâmicas escolares.
A Terapia Ocupacional é a área que se preocupa com as ocupações. Na escola, tem como objetivo potenciar a participação da criança tornando-a autónoma e independente na ocupação educação, brincar, atividades de vida diária e participação social. No que respeita aos serviços de Psicologia, estes abrangem crianças desde o pré-escolar, passando pelo 1º ciclo do ensino básico a jovens do 2º e 3º ciclo, baseando-se na referenciação, avaliação e intervenção de crianças que revelam dificuldades de aprendizagem e/ou problemas comportamentais.
A Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas estão empenhados em garantir a qualidade do ensino no nosso concelho, respondendo às necessidades das famílias e assegurando que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades.
29 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
Atividades de Animação e de Apoio à Família
O
Município de Penedono proporciona às crianças que frequentam o ensino Pré-Escolar, no âmbito das Atividades de Animação e de Apoio à Família, diversas atividades lúdico-pedagógicas.
As histórias assumem uma grande importância para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional da criança. Deste modo, semanalmente, as crianças visitam o Centro de Inovação Social e Cultural para a Hora do Conto, com o objetivo de despertar o gosto pela leitura, de forma a que as crianças encarem este ato como um momento agradável e, ao mesmo tempo, exercitar a expressão oral e estimular a imaginação.
As Aulas de Natação são de extrema importância para o desenvolvimento psicomotor da criança. Nestas aulas, as crianças têm oportunidade de se adaptarem ao meio aquático de uma forma lúdica, desenvolver a coordenação motora e a socialização, sendo que estimula o fortalecimento de vínculos e o respeito entre as crianças.
Também como forma de promover um estilo de vida ativo e saudável, as Aulas de Movimento assumem um importante papel no desenvolvimento físico, emocional e social da criança.
30 Revista Municipal
Cultura e Educação
Semana da Leitura e Feira do Livro
OMunicípio de Penedono promoveu de 18 a 22 de março, o evento Semana da Leitura e Feira do Livro. Durante o decorrer desta iniciativa abordou-se a importância da leitura através da promoção de várias atividades. Um destaque especial para a oportunidade das nossas crianças/ alunos poderem confraternizar com a autora do livro "A Casa da Avó Porquinha" da autoria da nossa conterrânea Marília Flora, sem dúvida, uma verdadeira inspiração para todos eles. De salientar também, os livros que o Município de Penedono ofertou a todas as crianças como forma de promover e incutir junto dos mais novos o gosto pela leitura.
Durante esta semana enriquecedora, desenvolveram-se ainda atividades como o minuto de leitura, onde todos pararam por um momento para se perder nas páginas de um livro, trocas de leituras entre colegas e amigos e, até mesmo, poesias à solta para comemorar o Dia Mundial da Poesia.
A Feira do Livro proporcionou uma seleção de obras bastante diversifi-
Dia do pai
Como forma de celebrar o Dia do Pai, 19 de março, e valorizar o papel do pai na família, as crianças que frequentam as Atividades de Animação e de Apoio à Família, quiseram homenagear os seus progenitores, ofertando-lhe uma pequena lembrança. O Município de Penedono associou-se a esta efeméride, enviando aos pais destas crianças, uma mensagem personalizada da Sra. Presidente de Câmara, Cristina Ferreira, que para além desta missiva, recordou todos os pais do concelho, mesmo aqueles que, infelizmente, já não se encontram entre nós, mas que, por
cada a todos aqueles que tiveram a oportunidade de estar presentes. Em suma, foi uma semana repleta de momentos enriquecedores, onde a magia das palavras e a importância da leitura foram celebradas e apreciadas por todos.
todos pararam por um momento para se perder nas páginas de um livro
força do seu legado e da sua memória, estarão eternamente presentes. Esta iniciativa visou o reafirmar da importância da família como esteio sob o qual assenta uma sociedade. Como tal, a Câmara Municipal de
Penedono, expressa, não só neste dia, mas nos restantes do ano, o seu reconhecimento a todos os pais, presentes ou ausentes, pela sua participação no ser e evoluir deste concelho.
31 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
Dia Mundial da Árvore e Dia
Internacional da Floresta
As árvores são responsáveis pelo oxigénio que respiramos, elas são o garante do equilíbrio dos ecossistemas, em suma, são aqueles seres discretos a quem devemos o bem maior que possuímos, a Vida.
Assim, consciente da importância do Dia Mundial da Árvore e do Dia Internacional da Floresta, 21 de março, e como forma de consciencializar a população estudantil, enquanto herdeiros e obreiros de um futuro sustentável e para a importância de preservar a natureza, o Agrupamento de Escolas Álvaro Coutinho, “O Magriço” promoveu, contando com o apoio do Município de Penedono, da Guarda Nacional Republicana (SEPNA), ICNF, Ribaflor, Bombeiros Voluntários de Penedono e dos Sapadores Florestais de Penela da Beira, um conjunto de iniciativas para comemorar esta data simbólica, no Parque dos Viveiros de Penela da Beira.
Neste dia bem especial, a classe estudantil, pôde ouvir e interpretar canções sobre árvores, lançar balões com sementes, plantar árvores e desse modo deixar a sua marca pessoal no advir do seu futuro e das gerações vindouras.
As iniciativas deste género são primordiais para o desenvolvimento coletivo pois, através destas ações pretende-se incutir, nos mais novos, ideias e conceitos que permitam um evoluir da sociedade saudável e responsável.
32 Revista Municipal Cultura e Educação
Semana Santa O
Domingo de Ramos marca o preâmbulo da Semana Santa, ápice da fé católica e o ponto mais alto da espiritualidade cristã, por estes dias somos convidados a momentos de introspeção e reflexão acerca da nossa vivência em sociedade que, independentemente da convicção religiosa, deve primar pela partilha, compreensão e proximidade com o outro.
Assim e, consciente da importância deste momento, o Município de Penedono assinala a Semana Santa em lugares emblemáticos como, a Capela do Calvário, a Igreja Matriz e o Castelo de Penedono.
Que a Semana Santa seja, através da simplicidade dos símbolos e da serenidade das cores, tempo de concórdia, harmonia e acima de tudo paz, nos nossos lares, na nossa comunidade e no mundo inteiro.
33 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
NOVIDADES NA MEDIATECA
SE ME AMAS NÃO TE DEMORES
Raul Minh’Alma
Autor Português mais vendido em 2020 e 2021
Uma inesquecível história que vai mostrar a importância de viver no momento presente.
O tempo passa a correr. Ouvimos esta frase desde sempre mas, para Salvador, é literalmente o que acontece. Ainda muito novo, foi diagnosticado com uma condição genética rara que o faz envelhecer muito mais depressa do que o normal. Por isso, cada momento que vive é ainda mais intenso e cada segundo, ainda mais precioso.
A ÁRVORE GENEROSA
Shel Silverstein
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
Duas fortes qualidades aliam-se neste livro. O facto de abordar questões fundamentais como o tempo, a morte, a vida, a relação amorosa e de amizade, tudo o que nos posiciona face aos outros e a nós próprios, assim como a aposta ao nível estético, na sobriedade narrativa e ilustrativa, com o traço simples e preciso de Silverstein. Este livro é o mais conhecido do escritor e ilustrador norte-americano Shel Silverstein.
O PEQUENO LIVRO DA SERENIDADE
James Allen
James continua a ser um dos autores mais vendidos e respeitados na área da inspiração e espiritualidade.
Este livro comovedor apazigua a nossa alma, revelando-nos o caminho simples, mas frequentemente esquecido, ao encontro da alegria e paz de espírito. Para James Allen, uma pessoa encontra a serenidade interior e começa a desenvolver poder quando, controlando os seus impulsos e inclinações egoístas, se apoia na consciência mais calma e elevada que existe dentro de si e começa a firmar a sua vida num princípio indestrutível.
UM LUGAR NO MEU CORAÇÃO
ANNETTE Aubrey
Este livro ajuda os mais pequenos a compreender…o Luto
Toda criança sente felicidade, tristeza, medo e raiva. Esta colecção foi desenvolvida por especialistas para ajudar as crianças a compreender
e enfrentar as situações novas e os sentimentos que despertam. Uma grande ajuda para pais e educadores.
34 Revista Municipal Cultura e Educação
Município oferece
“Coelhos da Páscoa”
APáscoa encerra um conjunto de tradições fortemente enraizadas no espectro cultural da sociedade penedonense, sendo uma época de celebração e júbilo para os mais crescidos, não deixa de ser um momento especial para as crianças que a sentem, revivendo as tradições mais “pagãs” que lhe estão adjacentes.
Neste sentido e como forma de celebrar esta época, o Município de Penedono, procedeu, pelas mãos do Executivo, à entrega de Coelhos da Páscoa aos alunos do 1.ª ciclo e do ensino pré-escolar concelhios.
Um gesto simbólico mediante o qual se pretende fomentar, não só a inclusão social, bem como o gosto pelas tradições e costumes da sociedade onde estamos inseridos.
Um gesto simbólico mediante o qual se pretende fomentar, não só a inclusão social, bem como o gosto pelas tradições e costumes da sociedade onde estamos inseridos.
35 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
DESPORTO
Aulas de relaxamento e mobilidade!
Aulas de Relaxamento e Mobilidade no CISC. As aulas de relaxamento e mobilidade são benéficas para o equilíbrio físico e mental. O relaxamento ajuda a reduzir o stress, a ansiedade e a tensão muscular, promovendo uma sensação de calma e tranquilidade. Por sua vez, a mobilidade melhora a flexibilidade, a amplitude de movimento e a postura, prevenindo lesões e promovendo a saúde das articulações.
Juntas, essas práticas beneficiam não apenas o corpo, mas também a mente, proporcionando uma sensação de bem-estar geral. O relaxamento ajuda a liberar emoções negativas e a promover um estado de relaxamento profundo, enquanto a mobilidade aumenta a consciência corporal e a eficiência dos movimentos do dia a dia.
Os praticantes podem beneficiar de uma melhoria significativa na qualidade do sono, obter uma maior
capacidade de lidar com o stress do dia a dia e reforçar a prevenção de lesões relacionadas com a falta de flexibilidade e mobilidade. Em última análise, investir tempo nessas práticas é investir na saúde e no bem-estar a longo prazo.
NAP Campeões Regionais
2023/2024
Os Sub-16 Masculinos carimbaram no passado dia 03 de março o título de Campeões Regionais da Associação de Andebol de Viseu! Trabalho árduo, empenho, dedicação, união e acima de tudo, honrar
a camisola que vestem é o caminho do sucesso.
Estes miúdos/jovens atletas merecem este título.
O Município de Penedono parabeniza o Núcleo de Andebol de Penedono pelo título alcançado!
36 Revista Municipal
Rede de Percursos Pedestres de Penedono TURISMO
ACâmara Municipal de Penedono, procurando ir de encontro às necessidades dos praticantes e amantes do pedestrianismo, apresenta a Rede de Percursos Pedestres de Penedono uma rede composta por três percursos, PR1 – Rota do Sirigo (19,4 Km), PR2 – Trilhos do Ouriço e da Castanha (14,7Km) e PR3 –Rota do Azeite (12,6 Km). Os percursos, que integram esta rede, estão devidamente sinalizados e obedecem ás normas necessárias para a prática do pedestrianismo. Penedono é um concelho detentor de características únicas, situado nos confins da beira, debruça-se, serenamente sob a região durien-
A Câmara Municipal de Penedono convida todos os amantes da natureza, da história e das tradições, a encontrar este concelho
se mantendo, com a mesma, uma afinidade que se dilui na memória dos tempos. Neste território onde, o granito e o xisto se imiscuem numa cumplicidade fraterna, encontramos a história e estórias de um povo, escritas no agreste das serranias e na calmaria dos campos, um relato de vida e experiências que permite o coexistir da ancestralidade com o progresso.
Percorrendo os diversos trilhos que compõem esta rede, o caminhante é convidado a respirar o ar puro das serranias, a apreciar os odores e consistência de seculares soutos e olivais, fiéis guardiães do tempo, a descobrir aldeias e lugares onde impera a simpatia e o bem receber das suas gentes.
Ao longo dos diversos percursos, poderão ainda ser testemunhas da história, uma história com reminiscências no megalítico que, se prolonga até ao despontar da nacionalidade, uma história que exorta a fé
de um povo, patente nos inúmeros monumentos religiosos. No entanto e, como é necessário alimentar o corpo para manter o vigor da caminhada, descubra uma gastronomia tradicional, típica, capaz de satisfazer o palato mais exigente, transportando-nos, em alguns casos, para um saudosismo saudável.
Enfim convidamo-lo a tomar contacto com a flora e fauna presentes em paisagens quase que imaculadas, aprecie as cores e sons de uma natureza quase que intocada pela mão humana.
A Câmara Municipal de Penedono convida todos os amantes da natureza, da história e das tradições, a encontrar este concelho, um concelho que se orgulha do seu passado e do seu património, preservando-os como testemunho e pedra angular no despontar do seu futuro. Penedono espera por si! Acredite é um gosto recebê-lo.
37 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
Bolsa de Turismo de Lisboa O
turismo é um dos setores mais importantes nas sociedades contemporâneas sendo, sem qualquer sombra de dúvida, um dos responsáveis pela vitalidade económico-financeira de Portugal, do qual faz parte o concelho de Penedono.
Sendo um setor dinâmico, em constante mutação, é necessário desenvolver iniciativas que levem a um acompanhamento dessa mesma evolução e, permitam a promoção e divulgação dos atributos turísticos deste concelho.
Neste sentido, O Município de Penedono, marcou presença, dia 03 de março, no espaço da CIMDOURO, na Bolsa de Turismo de Lisboa, fazendo aí, mostra das potencialidades turísticas deste território, apresentando a edição da Feira Medieval de Penedono 2024 e proporcionando, aos visitantes, o contacto com os produtos endógenos locais, com diversa doçaria tradicional e culinária vanguardista, com a cultura e artesanato, com a presença de artesãos a trabalhar ao vivo e novos conceitos comerciais.
A divulgação da Feira Medieval e do evento ENTRUDONO esteve a cargo da Associação de Recriação Histórica Hoste do Magriço.
A todos quantos integraram a comitiva que se deslocou à BTL e mui dignamente representaram o Concelho de Penedono, o Município de Penedono expressa o seu reconhecimento pela entrega em prol de um bem maior, Penedono.
Se não conhece Penedono, venha descobrir os seus encantos e as suas virtudes, se já nos conhece, será um prazer reencontrá-lo.
38 Revista Municipal
Turismo
39 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
40 Revista Municipal
41 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
Benção da obra de Ampliação do Cemitério de Penedono
Ampliação e execução das Infraestruturas (estacionamentos, águas pluviais e passeios)
Cemitério de Penedono
Obra Concluída
42 Revista Municipal
URBANISMO E AMBIENTE
Reabilitação da estrada de Sto. Aleixo - Pavimento Betuminoso
Póvoa de Penela
Obra Concluída
Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais
Zona Este da Vila de Penedono
Obra em execução
43 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
Circuito Rural de Antas / Ourozinho
Ecovia Antas / Ourozinho
Obra Concluída
44 Revista Municipal
e Ambiente
Urbanismo
Trabalhos de Requalificação
Loja da Praça 25 de abril e Clínica Santa Eufémia Penedono
Obra concluída
Reabilitação do Edifício
Arranjos exteriores no Largo do Santo Aleixo
Póvoa de Penela
Obra em execução
45 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
Obras de requalificação
Casa do Artesanato
Ourozinho
Obra Concluída
Fornos do Rei
Obras de melhoramento
Obra Concluída
46 Revista Municipal
Urbanismo e Ambiente
Arranjos Urbanísticos
Telhal, Antas, Penedono e Beselga
Obras em execução
47 CM Penedono Fazer, Viver e Sentir Penedono
Telhal
Antas
Penedono
Penedono
Beselga
Execução da faixa de gestão de combustível (10 metros para cada lado da estrada)
Estrada Souto - Bebeses
Requalificação e Embelezamento
Largo das Oliveiras - Penedono
Obra em Execução
48 Revista Municipal
Urbanismo e Ambiente