setembro –dezembro
Cir cuito Serviço Educativ o Braga Media Art s
2022 Agenda
Enquanto domínio artístico, as media arts sempre foram terreno de difícil classificação. Ancoradas numa relação direta com os avanços tecnológicos, vivem num amplo espaço de contaminação com outros domínios, onde os limites de uma coisa e outra são, muitas vezes, inexistentes.
É neste meio fértil de ideias e possibilidades que o Circuito opera, com a missão de contribuir para encurtar distâncias entre a comunidade e as diferentes facetas das artes media.
Assim, e continuando um trabalho de chamada à população que vem sendo feito desde a sua génese, nesta temporada o Circuito apresenta quatro projetos de cariz participativo. O Youth 4 Bauhaus, projeto internacional de longa duração inserido no programa Erasmus+, irá desafiar jovens de quatro cidades europeias a pensar o espaço público e a sua acessibilidade. Também alicerçado na ideia do espaço comum e de que forma este pode ter novas leituras, o projeto AcustiCidade, lançado em 2021, irá agora debruçar-se sobre uma nova freguesia da cidade de Braga. A ODE – Orquestra de Dispositivos Eletrónicos, que tem estado em desenvolvimento desde o início deste ano – irá continuar as suas sessões de criação, contando com uma última apresentação a 3 de dezembro, no gnration. Ainda no contexto musical, o Clube de Inverno avançará para a sua sexta edição e contará com a direção artística de Moullinex, no som, e Sofia Arriscado, na componente visual.
A oferta performativa desta temporada pretende ser um espaço para refletir e questionar. O Estado do Mundo (quando acordas), espetáculo da Formiga Atómica para crianças a partir dos 6 anos, explora a relação entre as nossas ações individuais e o impacto que elas podem ter no mundo. A performance /
concerto Soundcheck do Teatro da Didascália leva-nos numa viagem às origens do rock enquanto motor de liberdade e contestação social. Numa proposta programática do Cineclube Aurélio da Paz dos Reis, a sessão de cinema de curtas de animação, Sonho aumentado e outras estórias propõe um olhar sobre as diferentes dimensões das relações sociais e de poder.
Entre setembro e dezembro, o Circuito continuará também a promover visitas orientadas às exposições do gnration. Estas visitas, orientadas pela artista e mediadora Joana Patrão, são pensadas para escolas, grupos organizados ou público em geral. Os WE! Workshops de Experimentação, destinados ao público escolar, terão duas sessões dedicadas ao trabalho da artista bracarense Ana Guedes, no contexto da sua exposição na galeria INL do gnration. Adicionalmente, a artista irá desenvolver um workshop no ciclo BMA lab, onde irá explorar algumas das ferramentas utilizadas na sua prática artística.
Os alunos do 1.º ciclo do ensino básico têm agora um novo projeto. O Diários de Bordo, mediado pelo ilustrador Carlo Giovani, pretende partir do imaginário abstrato dos sonhos, construindo novas realidades que misturam desenho, colagens, stop motion e captação sonora. Também em contexto escolar, o Mini Mapa Sonoro continuará a sua viagem pelas cidades parceiras da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, num processo de criação colaborativa entre alunos bracarenses e estudantes de outras partes do mundo.
Tudo isto – e mais – para descobrir nas páginas que se seguem.
Programação contínua
set
p.44
nov
p.46
Mini Mapa Sonoro #workshop @Escolas do Concelho de Braga p.47 Diários de Bordo #workshop #projeto @Escolas do Concelho de Braga
p.48 Perto #opencall #workshop @Instituições do Concelho de Braga
AcustiCidade
ODE – Orquestra de Dispositivos Eletrónicos #opencall #projeto @gnration p.49
#projeto @Merelim (São Paio) p.50
FAIaS - Fostering Artificial Intelligence at Schools #projeto @Escolas do Concelho de Braga p.52 Youth 4 Bauhaus #projeto @Escolas do Concelho de Braga
02 + 03 p.7 qua e qui Link: Visitas orientadas às exposições do gnration #visita @gnration
05 p.26 sáb Robótica para Crianças #workshop @gnration
05 p.27 sáb Formação de Professores: Integrar Tecnologias XR em Contexto Educativo #ação curtaduração @gnration
03 p.10 sáb Circuito na Noite Branca! #workshop @Praça Conde Agrolongo
03 p.7 sáb Link: Visitas orientadas às exposições do gnration #workshop @gnration p.13
17 p.12 sáb Rock and Roll com Lego Mindstorms! #workshop @gnration
08 p.28 ter WE! Workshops de Experimentação: Pi PII PIIIIIII!!! So(m)-Soni-Sonificação
#workshop @gnration
12 p.7 sáb Link: Visitas orientadas às exposições do gnration #visita @gnration
12 + 13 p.29 ter e qua BMA lab: Construção de Aparelhos Sonoros com Inês Castanheira #workshop @gnration
14 + 15 p.7 seg e ter Link: Visitas orientadas às exposições do gnration #visita @gnration
14 a 18 p.30 seg a sex Um, dois… Som! #workshop @escolas @gnration
18*+ 19** p.32 #espetáculo @gnration sex e sáb Soundcheck *escolas **público geral
29 p.34 #workshop @gnration ter WE! Workshops de Experimentação: Contar histórias sem palavras!
29 + 30* p.14 qui e sex Sonho aumentado e outras estórias *escolas
#cinema @gnration
24 sáb BMA lab: Tape Looping workshop por Ana Guedes #workshop @gnration out
01** p.14 #cinema @gnration sáb Sonho aumentado e outras estórias **público geral
07*+ 08** p.18 #espetáculo @gnration sex e sáb O Estado do Mundo (Quando Acordas) *escolas **público geral
15 p.7 sáb Link: Visitas orientadas às exposições do gnration #visita @gnration
18 p.20 ter WE! Workshops de Experimentação: Vamos fazer música concreta! #workshop @gnration
18 a 21 p.7 ter a sex Link: Visitas orientadas às exposições do gnration #visita @gnration
22 p.22 sáb Formação de Professores: Uma Aventura Criativa- Inteligência Artificial #ação curtaduração @gnration
dez
03 p.38
#espetáculo @gnration sáb ODE apresenta Idio
13 a 15 p.40 #workshop @gnration ter a qui Clube de Inverno: sessões de exploração e improvisação
16 p.41 #espetáculo @gnration sex Clube de Inverno no Ocupa
17 p.7 #visita @gnration sáb Link: Visitas orientadas às exposições do gnration
20 + 21 p.42 ter e qua Código Criativo: programação de jogos de vídeo #workshop @gnration
Calendário Circuito
Mini Circuito
Atividades e espetáculos para crianças, acompanhadas por familiares
Circuito Escolar
Atividades para a comunidade escolar
Circuito Avançado
Atividades e formação para públicos jovem, adulto e iniciado
Circuito Para Todos
Atividadades e espetáculos para todos os públicos
Fora de Circuito
Projetos especiais
Visitas orientadas às exposições do gnration
Sabia que a galeria INL está dedicada desde 2016 a unir a ciência, a arte e a tecnologia?
E que os artistas, convidados pelo gnration, partem do trabalho realizado no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, sediado em Braga, para criarem uma obra específica para esta galeria? E que a galeria gnration acolhe trabalhos de artistas mundialmente reconhecidos? E sabia que também apresenta exposições pensadas de raiz para o local?
Sob orientação da artista e mediadora Joana Patrão, vamos focar-nos nas peças apresentadas na galeria INL e galeria gnration para expandir a nossa visão sobre a arte e os muitos mundos que ela contém.
NILKNIL
Mediação: Joana Patrão
Público-geral: 03 setembro, 15 outubro, 12 novembro, 17 dezembro Escolas: 18, 19, 20, 21 outubro 02, 03, 14 e 15 novembro
LINK
LINK é um projeto de mediação que parte do programa expositivo do gnration para construir um diálogo entre comunidade, arte e tecnologia. Com o objetivo de aproximar audiências de artistas e criações, link propõe uma série de atividades direcionadas a públicos diversos e em diferentes momentos durante o ano.
Duração: 50 min aprox. Horários para público geral: Horários 03 set: 14:30, 15:30, 16:30, 17:30 Horários 15 out, 12 nov, 17 dez: 10:00, 11:00, 12:00 Horários para escolas sob consulta. Contactenos através de circuito@ bragamediaarts.com para conhecer os horários disponíveis.
Público-alvo: público geral, famílias com crianças pequenas são bem-vindas. Nota: Caso necessite de intérprete de Língua Gestual Portuguesa, por favor indique-nos no momento da marcação.
#visita @gnration Gratuito, mediante inscrição através de circuito@ bragamediaarts.com
Glossário Circuito
LINK L I KNILKN
K LINKLINK
6 7
set setembro
setembro setembro
setembro setembro
Circuito na Noite Branca!
O Circuito vai estar na Noite Branca com duas estações de experimentação.
De manhã, vamos aprender sobre a magia da pixilação e fazer filmes em stop motion, uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento.
De tarde, é a vez do som! Vamos recolher os sons que estão à nossa volta e transformá-los em música!
10:00 às 13:00
Formadoras: Carmen Costa e
Patrícia Rodrigues
Explorar e aprender Pixilação - Animação com o corpo
A prática do cinema de animação coloca os participantes em contato com um novo processo criativo que tem um número ínfimo de possibilidades. Nesta oficina vamos explorar livremente a animação stop motion, mais concretamente a pixilação, que consiste em fotografar cada instante de uma ação sequencial, seja pessoa e/ou objeto, de forma a criar a ilusão de movimento contínuo. Será uma oficina prática, onde os participantes são convidados a aprender os conceitos base para realizar a animação e posteriormente experimentar animar. Os exercícios serão realizados com recurso a câmara fotográfica e/ ou telemóvel e toda a comunidade é convidada a participar.
14:00 às 19:00
Formadoras: Inês Luzio e Beatriz Rola
Puzzles sonoros
Que sons existem à nossa volta? Será que podemos fazer música com o som do trânsito ou com o “barulho” do vento? E se for uma máquina de café ou o sino da igreja?
Nesta atividade, vamos escutar os sons que nos rodeiam e captá-los com recurso à tecnologia! Depois, vamos combiná-los como peças de puzzle para criarmos composições sonoras únicas e irrepetíveis!
03 set
sáb | 10:00 às 19:00 #workshop @Praça Conde Agrolongo Gratuito
10 11
© Lais Pereira
#workshop @gnration
Preço: 4€ bilhete adulto / 3€ bilhete criança
Formadores: CTEM Academy
Público-alvo: Crianças e jovens dos 6 aos 14 anos, acompanhadas por um adulto
Duração: 2h30min
Rock and Roll com Lego Mindstorms!
Ana Guedes
Preparado para produzir os solos de guitarra mais incríveis? Neste workshop vamos construir e programar uma guitarra LEGO e que pode ser tocada quase como uma guitarra real.
Combinando a versatilidade do sistema de construção LEGO® com a tecnologia mais avançada, os participantes vão construir e programar robôs e completar uma série de missões desafiantes, utilizando os kits Lego Mindstorms. Para programar os robôs será usado o ambiente gráfico de programação EV3, muito intuitivo e baseado em ícones.
Ana Guedes, nascida em Braga, desenvolve a sua prática artística entre Portugal e os Países Baixos. A sua prática artística explora plasticidades sonoras em formatos como a performance e instalação, interligando temporalidades e narrativas, noções de arquivo e perspetivas históricas explorando estruturas sociais e políticas. Formada em escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, obteve um Mestrado em Investigação Artística pela Academia Real de Arte e o Conservatório Real de Haia, nos Países Baixos. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2015 e 2016 e artista selecionada para o prémio EDP Novos Artistas 2017, tendo-lhe sido atribuída uma Menção Honrosa pelo trabalho apresentado. Entre 2018 e 2019 participou nas residências artísticas da Jan Van Eyck Academie, em Maastricht, Países Baixos. Em 2018, foi congratulada com o prémio Piedra de Sal pela Bienal de Cuenca, Equador.
BMA lab: Tape Looping workshop por Ana Guedes
#workshop @gnration
Preço: 5€
Formadora: Ana Guedes Público-alvo: artistas, músicos, programadores, professores e outros profissionais ou estudantes interessados nas artes media
Duração: 3 horas aprox.
A repetição de motivos e frases sonoras, movimentos cíclicos, o recurso a discos de vinil ou loops de fita magnética são alguns dos recursos criativos recorrentes nas instalações sonoras da artista Ana Guedes. Neste workshop, que decorre no seguimento da apresentação do novo projeto da artista inserido no programa Scale Travels, os participantes são convidados ao diálogo coletivo no contexto de um workshop experimental, utilizando os dispositivos adaptados pela artista, numa partilha de processos de criação e experimentação.
17 set sáb |
10:00
24 set sáb
| 14:30
© Emil Safarov
12 13
© Lais Pereira
Escolas: 29 e 30 set qui e sex | 10:30 / 14:30 Público-geral: 01 out sáb | 15:00
#cinema
@gnration
Preço: 1,50€
Duração: 51 min. Classificação etária: m/6
Nota: Na sessão para escolas, professores acompanhantes têm entrada gratuita Colaboração: Goethe-Institut Portugal, WoMin – núcleo feminista e anticolonial, Agradecimentos: Batalha–Centro de Cinema, David Vicente Roque, Joana Canas Marques, José Eduardo Rios, Steve Cutts e Zero em Comportamento
A programação 2022 do Cineclube Aurélio da Paz dos Reis é apoiada pelo Município de Braga
Sonho aumentado e outras estórias
Vamos ao cinema? E que tal assistir a curtasmetragens de animação? Programadas pelo Cineclube Aurélio da Paz dos Reis, as curtasmetragens chegam ao Circuito e apresentam várias histórias que não vais querer perder: um casal de viajantes um pouco choné, que anseia ver tudo através da lente da sua câmara; o Manuel que procura a felicidade nos likes e nas selfies, tal qual os ratinhos naquela cidade superpovoada; a Mia que gosta mesmo muito da mamã e que até fez um desenho para ela; o Rising Hope tem de voltar a ser o cavalo mais rápido do mundo... e uma vaca cor-de-rosa de verdade que deseja passar para o outro lado do móbile. Esta é uma sessão cheia de tecnologia, com muita procura pela felicidade e imensas questões sobre uma e outra.
Cineclube Aurélio da Paz dos Reis
Cineclube Aurélio da Paz dos Reis é um clube de cinema em Braga que iniciou a sua a atividade a 18 de novembro de 2011. Entre a fundação e 2015, manteve uma programação regular com sede no Auditório da Casa do Professor. Desde Janeiro de 2016 que direciona o seu lavouro para a pesquisa em torno das imagens em movimento sobre Braga, mantendo desde esse momento um projeto de recuperação e salvaguarda de espólio fílmico sobre a cidade e a região. Programa anualmente o Ciclo de Cinema “A Gosto de Verão” e, em colaboração com vários amiguinhos, programa e acolhe sessões e ciclos de Cinema, coproduz cineconcertos e até dá uma perninha em vídeo para Teatro.
14 15
out
outubro outubro outubro outubro outubro
#espetáculo
@gnration
Preço: 2,50€
Preço para escolas: 2,50€ por aluno. Professores acompanhantes têm entrada gratuita
Encenação: Miguel Fragata
Texto: Inês Barahona e Miguel Fragata
Interpretação: Edi Gaspar
Cenografia: Eric da Costa Figurinos: José António Tenente
Música original: Fernando Mota
Desenho de luz: José Álvaro Correia
Vídeo: João Gambino
Adereços: Eric da Costa, José Pedro Sousa, Mariana Fonseca e Rita Vieira (design gráfico)
Maker: Guilherme Martins
Construção de cenografia: Gate7
Direção técnica: Renato Marinho
Consultoria: Henrique Frazão
O Estado do Mundo (Quando Acordas)
Produção executiva: Ana Lobato e Luna Rebelo Produção: Formiga Atómica Coprodução: LU.CA – Teatro Luís de Camões, Comédias do Minho, Materiais Diversos e Théâtre de la Ville
Agradecimentos: Ana Pereira, Andreia Luís, Beatriz Castanheira, Carlos Félix/Decolab, Carlos Miguel/IMPERSOL, Dalila Romão, David Palma, Dina Mendonça, Elisabete Pinto, Joana Ascensão, João Ribeiro, Lara Soares, Maria Mestre, Mónica Talina, Paulo Teixeira/Fablab EDP, Raquel Castro, Rita Conduto, Susana Gaspar
A Formiga Atómica é uma estrutura apoiada pelo Ministério da Cultura | Direcção-Geral das Artes
Público-alvo: para todos os públicos Classificação etária: m/6 Duração: 55 min.
Até que ponto objetos do nosso quotidiano podem ser responsáveis por grandes catástrofes naturais? Qual o impacto das nossas ações no outro lado do planeta? O Estado do Mundo (Quando Acordas) coloca em cena relações de causa-efeito entre pequenos gestos e grandes consequências.
Edi é um rapaz de 8 anos com uma vida muito preenchida. Todos os dias consome e descarta muitas coisas, até que recebe um brinquedo convite inesperado. Nesse momento, inicia uma viagem por um mundo invisível aos seus olhos, marcado pela crise climática. Num mundo desacertado, é preciso olhar para o passado e fazer com que tudo bata certo no futuro. O tempo está sempre a contar.
O Estado do Mundo (Quando Acordas) é o primeiro espetáculo de um díptico que se destina a pensar o estado do mundo – natural, político, geográfico, social, histórico, económico e humano.
Escolas: 07 out sex | 15:00
Público-geral: 08 out sáb | 15:00
18 19
© Guilherme Martins
WE! Workshops de Experimentação: Vamos fazer música concreta!
Há cerca de 70 anos, em Paris, Pierre Schaeffer criou uma nova forma de compor música chamou-lhe música concreta. Pierre e os seus companheiros escutavam os sons concretos (os sons que existem à nossa volta) e gravavam, manipulavam, distorciam e combinavam-nos de maneira a criar novas composições musicais.
Tudo era feito à mão: cortavam pedaços de fita, colavam a pedaços de outras fitas, trocavam a ordem de tocar, faziam-nas tocar mais rápido! Hoje, com a tecnologia, podemos compor música como a de Pierre Schaeffer usando apenas um telemóvel, um tablet ou um computador. Neste workshop vamos tornar-nos compositores de música concreta e os sons à nossa volta vão transformar-se em peças incríveis!
#workshop @gnration
Gratuito, mediante inscrição em circuito@ bragamediaarts.com
Formadoras: Inês Luzio e Beatriz Rola
Público-alvo: alunos do 3.º ciclo e secundário Duração: 2h
WORKSHOPS DE EXPERIMENTAÇÃO
Destinados ao público escolar, os WE! Workshops de Experimentação são o lugar para arregaçarmos as mangas! Aqui construímos robôs ou máscaras virtuais, somos músicos e capturamos sons, fazemos experiências com a luz ou com a voz.
18 out
ter | 10:00 e 14:00
WE!
© Lais Pereira
20 21
© Lais Pereira
#ação de curta duração @gnration
Gratuito mediante inscrição
Formador: Filipe Lopes
Material necessário: Computador portátil, com Wekinator e Handpose-OSC instalados Público-alvo: Docentes das áreas de multimédia, informática e artes ou outros interessados.
Duração: 6h
Nota: Formação acreditada por Centro de Formação
Formação de Professores: Uma aventura criativaInteligência Artificial
Filipe Lopes (PhD) é
Nesta ação de formação será criada uma aplicação digital que permita disparar vídeos e/ou sons através de gestos com as mãos. Com base nessa aplicação serão discutidos alguns princípios sobre inteligência artificial, o protocolo de comunicação Open Sound Control, de que forma artistas e educadores os podem usar na sua prática, além da divulgação e explicação de ferramentas gratuitas e acessíveis que hoje existem disponíveis na internet.
Professor Adjunto na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Politécnico do Porto (P. Porto), investigador integrado no Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM) e investigador integrado na Unidade de Investigação em Media Artes e Design (uniMAD). É compositor e performer com fortes afinidades com música eletrónica e sistemas digitais interativos, tendo recebido diversas encomendas ao longo da sua carreira. Já compôs música para instalações multimédia, cinema, teatro, performances, além de ter um trabalho extenso que combina pedagogia musical e tecnologias digitais. Atualmente tem-se dedicado a investigar a relação entre música e plantas, a relação entre reverberação e performance musical e o papel da musicalidade no ensino do som para cinema.
©
Lais Pereira
22 out sáb | 09:30 às
17:00
Filipe Lopes
22 23
nov novembro novembro novembro novembro novembro
#workshop @gnration
Preço: 4€ bilhete adulto / 3€ bilhete criança
Formadores: CTEM Academy
Público-alvo: Crianças e jovens dos 6 aos 14 anos, acompanhadas por um adulto Duração: 2h30min.
Robótica para crianças
Formação de Professores: Integrar tecnologias XR em contexto educativo
Bárbara Cleto
Robôs, arte e matemática: será que se podem misturar? Vamos construir e programar robôs e descobrir as obras de arte fantásticas que podemos criar partindo de formas geométricas simples.
Esta ACD pretende proporcionar ao professor a aquisição de competências essenciais para a sua atividade profissional de modo que, no final, possua conhecimentos, que lhe permita incluir e utilizar tecnologias Extended Reality (XR) na sua prática letiva. O termo XR engloba tecnologias de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista.
Esta ACD pretende possibilitar que professores e alunos utilizem estes conhecimentos na elaboração de projetos que promovam a interligação de conteúdos numa perspetiva interdisciplinar e multidisciplinar.
Bárbara Cleto é licenciada em Ensino de Eletrónica e Informática pela Universidade de Aveiro. Tem uma pós-graduação em Comunicação Multimédia da Universidade de Aveiro (ramos de Multimédia Interativo e Audiovisuais) e Mestrado e Especialização em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. É aluna do Programa Doutoral em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro, dinamizadora e formadora do projeto Pequenos Makers e professora do quadro de escola do grupo 550 (informática). É ainda assistente convidada na Escola Superior De Media Artes E Design (ESMAD/ IPP), onde leciona Unidades Curriculares na área da Multimédia e Realidade Aumentada e membro colaborador da uniMAD.
#ação
de curta duração @gnration Gratuito mediante inscrição
Formadora: Bárbara Cleto Material necessário: os participantes deverão fazer-se acompanhar do seu telemóvel e de um computador portátil (idealmente, se possível, do kit escolar portátil + hotspot). Antes da formação, será enviada a listagem de software / apps a instalar Público-alvo: Docentes do ensino básico e secundário Duração: 6h Nota: Formação acreditada por Centro de Formação
05 nov sáb |
10:00
05 nov sáb | 09:30 às
17:00
26 27
© Lais Pereira
#workshop @gnration
Gratuito mediante inscrição em circuito@ bragamediaarts.com
Formadoras: Inês Luzio e Beatriz Rola
Público-alvo: alunos do 3.º ciclo e ensino secundário
Duração: 2h30min.
WE! Workshops de Experimentação: Pi PII PIIIIIII!!! So(m)Soni-Sonificação
WE! WORKSHOPS DE EXPERIMENTAÇÃO
Destinados ao público escolar, os WE! Workshops de Experimentação são o lugar para arregaçarmos as mangas! Aqui construímos robôs, somos músicos e capturamos sons, fazemos experiências com a luz ou com a voz.
BMA lab: Construção de aparelhos sonoros por Inês Castanheira
10:30 às 18:00 dom 14:30 às 17:30
#workshop @gnration
20€
Formadora: Inês Castanheira Horário: sábado, das 10:30 às 18:00, e domingo, das 14:30 às 17:30
Encontramos cada vez mais exemplos, no nosso dia-a-dia, da conversão de dados, isto é, da transformação de informação quantitativa em som. Os carros mais recentes, por exemplo, têm sensores que nos avisam quando estamos quase a bater no vizinho da frente ou de trás. Mas esta técnica também nos pode ajudar a alertar o mundo à nossa volta de outros dados importantes que temos em mãos: secas, cheias, extinção de espécies (e tantos outros!). É isso que vamos experimentar neste workshop: vamos converter dados e gráficos em diferentes tipos de sons, enquanto aprendemos sobre duração, intensidade, timbre e frequência.
Neste BMA lab serão apresentados alguns dos principais conceitos e técnicas básicas de eletrónica utilizadas na construção DIY de instrumentos eletrónicos sonoros. Ao longo do workshop, cada participante terá contacto com diferentes tipos de ferramentas e componentes de eletrónica através da montagem e experimentação criativa de circuitos eletrónicos, construindo e personalizando o seu próprio instrumento sonoro, que levará consigo no final.
Inês Castanheira
Inês Castanheira é uma artista transdisciplinar e investigadora. O seu trabalho é um diálogo contínuo entre arte e tecnologia, explorando e combinando imagem, som, eletrónica, programação e interatividade. Desenvolve projetos em múltiplos domínios e ambientes colaborativos, na forma de vídeo, instalações, objetos eletrónicos, performances audiovisuais, concertos e workshops. Nos últimos anos, tem investigado e experimentado estratégias DIY, hardware hacking e a reciclagem criativa de aparatos eletrónicos obsoletos ou descartados.
Público-alvo: artistas, músicos, programadores, professores e outros profissionais ou estudantes interessados
Duração: 9 horas Material necessário: Os participantes devem trazer consigo uma pilha de 9V e uma caixa de plástico ou madeira para montagem do seu instrumento
Nota: o valor inclui o restante material necessário para a construção de um instrumento, que os participantes poderão levar consigo no final da sessão
08 nov ter | 10:00 e 14:00
12 + 13 nov
sáb
© Lais Pereira
© Lais Pereira
28 29
LINK L I KNILKN NILKNIL K LINKLINK
Um, dois… Som! Braga
Programa de mediação do espetáculo “Soundcheck”
Oficina associada ao espetáculo Soundcheck, desafiando um grupo de participantes a juntar-se ao elenco, subindo ao palco numa apresentação especial na sua cidade ou simplesmente a checar a sua escuta. Um, dois… Som! enuncia um teste de som (soundcheck) e é a proposta que fazemos a um grupo local: preparar o som que o público vai ouvir. A cultura Rock é o pano de fundo desta oficina sobre identidade e atitude que pretende também promover o contato com os bastidores e linguagem de cena do espetáculo.
O Teatro da Didascália é uma estrutura artística fundada em 2008 e sediada em Joane, Vila Nova de Famalicão. A sua atividade desdobra-se entre a criação de projetos artísticos transdisciplinares e a programação e acolhimento de outros projetos artísticos: no seu espaço de criação e programação, o fAUNA, no encontro Territórios Dramáticos, e no Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous, que decorre nas cidades de Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. A sua intervenção transdisciplinar é desenhada para se desenvolver entre o espaço público e o espaço convencional, numa lógica de profunda relação com as dinâmicas socioculturais particulares dos territórios onde intervém, com especial foco na região do Vale do Ave, visando contribuir para o desenvolvimento de públicos na região e, simultaneamente, para o fortalecimento da coesão desse território.
O Teatro da Didascália é uma entidade financiada pela Direção-Geral das Artes –Ministério da Cultura e tem como principal autarquia parceira, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
seg a sex | horário a definir com a escola #workshop #espetáculo @gnration e espaço escolar
Gratuito mediante inscrição para circuito@ bragamediaarts.com
Público-alvo: Adolescentes a partir dos 13, agrupados em turma ou não; aficionados da cultura Rock; músicos ou amadores de música. Número de participantes: máximo de uma turma, mínimo de 5. Mediação: Teatro da Didascália
14 a 18
Teatro da Didascália
© Paulo Pimenta
30 31
© Paulo Pimenta
Escolas: 18 nov sex | 10:30
Público geral: 19 nov sáb | 15:00
#espetáculo @gnration
Preço: 2,50€
Preço para escolas: 2,50€ por alunos. Professores acompanhantes têm entrada gratuita
Dramaturgia, Encenação e Interpretação: Bruno Martins Olhar Externo e Assistência De Encenação: Cláudia Berkeley
Direção Musical: Pedro ‘peixe’ Cardoso
Interpretação Musical: Pedro ‘peixe’ Cardoso/Pedro Souza E Susie Filipe Cenografia e Figurinos: Catarina Barros
Direção Técnica e Desenho de Luz: Valter Alves Operação de Som: Mariana Guedelha
Programa de Mediação: Vera Santos
Produção: Raquel Passos Comunicação: Anaïs Proença Fotografia de Cena: Paulo Pimenta
Registo de Vídeo e Parceria: Os Fredericos
Design Gráfico: Rui Verde
Soundcheck
Não sabemos quem nasceu primeiro, se o Rock and Roll ou a brilhantina, mas sabemos que ambos contribuíram, cada um à sua maneira, para uma revolução musical no século XX. Se por um lado o Rock and Roll fazia abanar o capacete, a brilhantina assegurava que os penteados se mantinham intactos durante toda a dança extravagante de alguns dos músicos dos anos 50.
Soundcheck é um espetáculo que reivindica o lugar da resistência para o centro do palco. Que assume a escuta como forma central de protesto. Que existe para lá da pressa da vida veloz, que resiste através da empatia, da solidariedade, da ação coletiva. É um abanar de anca em direção ao futuro, um rastilho em jeito de inquietação para as novas gerações.
Coprodução: Teatro Da Didascália, A Oficina, Casa Das Artes De V.N.Famalicão, Teatro Aveirense, Circuito - Serviço Educativo Braga Media Arts, Cineteatro Louletano.
O Teatro da Didascália é uma estrutura financiada pela Direção-Geral Das Artes –Ministério Da Cultura
Classificação etária: m/12 Duração: 60 min.
Uma das grandes riquezas do Rock é a sua diversidade de estilos. O Rock foi uma espécie de tubo de ensaio onde, ao longo de todo o século XX até à atualidade, se experimentaram novas formas de liberdade. Muitas vezes apelidada de rebelde, a música Rock ganhou forma na voz dos jovens que ao longo dos anos começaram a desafiar os versos na garagem de casa dos pais, escrevendo letras e melodias com uma forte expressão popular entre os adolescentes. Esses seres, de uma metamorfose longa entre a infância e a fase adulta, para se transformarem precisam de largar a pele que carregam com as velhas convenções dos seus antepassados e que já não lhes servem. Foi assim com as letras do Kurt Cobain, onde purgava a sua relação instável com a família. Terá sido assim com os Sex Pistols, ao tentarem libertar-se das amarras de uma sociedade conservadora e a reivindicarem justiça social nas suas canções. A música God Save the Queen abalou a Inglaterra.
© Paulo Pimenta
32 33
© Paulo Pimenta
#workshop @gnration
Gratuito mediante inscrição em circuito@ bragamediaarts.com
Formadoras: Inês Luzio e Beatriz Rola
Público-alvo: alunos do 1.º e 2.º ciclo
Duração: 2h30min.
© Lais Pereira
WE! WORKSHOPS DE EXPERIMENTAÇÃO
Destinados ao público escolar, os WE! Workshops de Experimentação são o lugar para arregaçarmos as mangas! Aqui construímos robôs, somos músicos e capturamos sons, fazemos experiências com a luz ou com a voz.
Já conheceram alguém que não gostasse de ouvir histórias? Nós nunca conhecemos ninguém! E vocês, gostam de ouvir histórias? E de contar? Neste workshop, inspiramo-nos na instalação da artista Ana Guedes, uma grande contadora de histórias sem palavras, para contar histórias (reais e imaginárias) de objetos que conhecemos bem do nosso dia-adia. Vamos aprender a moldar sons, de agora e de outros tempos, para, com eles, contarmos as histórias e memórias dos nossos objetos. E, no final, a nossa sala de trabalho transformar-se-á numa verdadeira galeria de arte sonora, feita de objetos que ganham vida e histórias sonoras que se misturam.
WE! Workshops de Experimentação: Contar histórias sem palavras!
29 nov ter | 10:00 e 14:00
LINK
© Lais Pereira
L I KNILKN NILKNIL K LINKLINK
34 35
dez
dezembro dezembro dezembro dezembro dezembro
O Circuito convida todos os músicos amadores, residentes ou naturais de Braga a fazer parte desta Orquestra. Envie-nos um e-mail para circuito@ bragamediaarts.com.
ODE: Orquestra de Dispositivos Eletrónicos apresenta “Idio”
@gnration gratuito
Direção artística: Pedro Augusto
Vídeo: Sérgio Couto
Pedro Augusto
Licenciado pela FBAUP (2007), trabalha como artista e compositor musical para as áreas da Dança, Teatro, Performance e Cinema.
Tem um vasto percurso fonográfico como músico, produtor e editor em diversos álbuns de música portuguesa da última década. Realiza formações, desde 2011, em diversas vertentes sonoras: da teoria à síntese.
É responsável pelo arquivo Found Tapes Porto e pelo projeto musical Live Low.
A ODE: Orquestra de Dispositivos Eletrónicos é um projeto do Circuito que tem vindo a renovarse a cada ano, com novos formadores e novos participantes. É um grupo regular de exploração sonora, de partilha e aprendizagem. Aberto a todos, sem limites de idade ou conhecimentos. Em 2022, a direção artística da ODE está a cargo do músico e artista Pedro Augusto. Até ao momento, a ODE teve já duas apresentações públicas: um ensaio aberto no gnration Open Day e um espetáculo na sala principal do Theatro Circo, inserido no IndexBienal de Arte e Tecnologia. Esta data marca a última das três apresentações públicas previstas para 2022.
03 dez sáb | 18:00 #espetáculo
© Lais Pereira
OPEN CALL
38 39
sex 18:30 às 21:30
#projeto #espetáculo @gnration
Gratuito, mediante inscrição para circuito@ bragamediaarts.com
Parceiro: OCUPA – Perspetiva sobre música eletrónica e arte digital em Braga, gnration e AUAUFEIOMAU
Nota: Os músicos e artistas visuais interessados em participar devem enviar portfólio e/ou descrição do instrumento para circuito@ bragamediaarts.com até 04 de dezembro
Sessões de Criação: 13 a 15 dezembro, das 18:30 às 21:30
Apresentação pública: 16 dezembro, horário a confirmar
Apresentação inserida na programação do OCUPAPerspetiva sobre música eletrónica e arte digital em Braga.
Clube de Inverno: sessões de exploração e improvisação com Moullinex e Sofia Arriscado
Sofia Arriscado
O Clube de Inverno pretende ser um espaço informal de encontro, para exploração e improvisação nos domínios sonoro, musical e visual. De jam session acústicodigital a laboratório de experimentação as possibilidades são imensas. Nesta sexta edição, a direção artística estará a cargo de Moullinex, na área da música, e Sofia Arriscado, na componente visual.
O resultado será apresentado ao público no contexto do OCUPA #7.
Sofia Arriscado (1984) estudou Realização na ETIC, Pós-produção Audiovisual na Restart em Lisboa e Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Trabalha nas áreas de registo documental, videoarte e cinema experimental. Colabora desde 2006 com artistas ligados às artes do espetáculo. Foi operadora de câmara e co-montadora do filme Jovens de Atenas de Pauliana V. Pimentel e operadora de câmara nos filmes After the law e Eco da Víscera de Jonathan Uliel Saldanha. Integrou o comité de seleção para a Competição Internacional do festival de cinema Porto/Post/Doc (20162018). Do seu trabalho autoral destacam-se “Ou-topos” (2013), “Fasma” (2017), “Lapso” (2021), corealizado com Costanza Givone, vencedor do Prémio Aquisição Fundação EDP/Maat na 13a edição do festival FUSO, e “Água Ardente” (2022), videoinstalação em coautoria com Laetitia Morais e Mónica Baptista. É cofundadora da cooperativa cultural Laia, dedicada à investigação e produção de cinema experimental.
Moullinex é o alter ego do produtor, DJ e multiinstrumentista português, Luís Clara Gomes. Desde contemplações melancólicas da eletrónica à house e disco mais exuberantes, o seu trabalho tem colhido largos elogios tanto de público como da crítica. Foi a olhar para as estrelas que Luís Clara Gomes desenvolveu a sua paixão pela astronomia. Em criança desenhava mapas galácticos e naves espaciais imaginárias que, mais tarde, o levaram à investigação em astronomia e neurologia. A sua paixão pela ciência abriu caminho até à música eletrónica, onde Vangelis, Giorgio Moroder, Air, Stevie Wonder e MPB se tornaram as suas principais referências. Com Xinobi criou, em 2007, a Discotexas, um coletivo que começou como uma residência mensal no Lux Frágil em Lisboa e, mais tarde, se tornou numa editora que rapidamente se estabeleceu como referência nacional e internacional. Depois de “Flora” (2012), “Elsewhere” (2015) e “Hypersex” (2017), o novo álbum “Requiem for Empathy” (2021) vem confirmar a sua enorme versatilidade e subtileza como produtor multifacetado.
13 a 16 ter a
Moullinex
40 41
Código criativo: programação de jogos de vídeo
Obsolete Studio
Obsolete Studio é um projeto de arte digital e educação. Através da arte e da cultura, valorizam a criatividade, a cooperação e a partilha de conhecimentos para que cada indivíduo possa desenvolver o seu potencial e contribuir para uma sociedade resiliente e inclusiva. Os seus cursos de código criativo permitem que crianças e adolescentes desenvolvam capacidades de programação e de resolução de problemas, a fim de se tornarem criadores digitais do seu tempo enquanto se divertem.
ter e qua 20 ter | 10:30 às 12:30 e 14:30 às 17:00 21 qua | 14:30 às 17:00 #workshop @gnration 12€
Formador: Obsolete Studio Público-alvo: crianças e jovens entre os 10 e os 14 anos
Durante este workshop, vamos criar um jogo de vídeo no browser que poderás partilhar com os teus amigos e família. Primeiro, vamos aprender os fundamentos da programação e explorar como podemos utilizar o código para criar imagens em tempo real e animações interativas que reagem ao movimento do rato e do teclado. Depois, trabalharemos na jogabilidade e no desenvolvimento do nosso jogo como o nosso projeto final. Não é necessária qualquer experiência prévia em programação.
Lotação: 15 participantes Requisitos: Os participantes deverão fazer-se acompanhar dos seus computadores portáteis. Antes do workshop, os participantes deverão criar uma conta em https://editor. p5js.org/ e trazer os seus logins para a atividade.
20 e 21
42 43
Programação
O Circuito convida todos os músicos amadores, residentes ou naturais de Braga a fazer parte desta Orquestra. Envie-nos um e-mail para circuito@ bragamediaarts.com.
Pedro Augusto
licenciado pela FBAUP (2007), trabalha como artista e compositor musical para as áreas da Dança, Teatro, Performance e Cinema. Tem um vasto percurso fonográfico como músico, produtor e editor em diversos álbuns de música portuguesa da última década. Realiza formações, desde 2011, em diversas vertentes sonoras: da teoria à síntese. É responsável pelo arquivo Found Tapes Porto e pelo projeto musical Live Low.
A ODE - Orquestra de Dispositivos Eletrónicos é um projeto do Circuito que tem vindo a renovarse a cada ano, com novos formadores e novos participantes. Em 2022, queremos que a ODE se torne uma casa para quem dela quiser fazer parte. Um grupo regular de exploração sonora, de partilha e aprendizagem. Aberto a todos, sem limites de idades ou de conhecimentos. Em 2022, a direção artística do projeto estará a cargo do artista Pedro Augusto. A ODE contará com a sua última apresentação pública do ano a 3 de dezembro, no gnration.
Sessões de Criação: 13 + 27 set, 11 + 18 out, 08 + 22 nov Horário: 18:30 às 21:00 Ensaios para espetáculo: 29 ou 30 nov + 02 dez, horário a confirmar Espetáculo: 03 dezembro, sáb, 18:00 #opencall #projeto Gratuito
44 45
OPEN CALL
ODE - Orquestra de Dispositivos Eletrónicos Contínua
© Lais Pereira
setembro a dezembro
2022 #workshop
Mini Mapa Sonoro
Diários de Bordo
setembro a dezembro 2022
#workshop #projeto
@Escolas
Básicas do Concelho de Braga Gratuito
Público-alvo: alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico Formadoras: Marta Pombeiro e Inês Malheiro
Parceiro: Município de Braga
Quer receber o Mini Mapa Sonoro na sua escola?
Contacte o Circuito através de circuito@bragamediaarts. com
O Mini Mapa Sonoro convida uma turma a fazer a sua própria viagem pelo património da sua cidade. Partindo das suas referências sonoras, no recinto escolar ou à volta deste, a aventura passa por criar um mapa visual e sonoro recorrendo à ilustração e gravação de sons. No final, estes mapas ficam disponíveis online em formato interativo, para exploração visual e sonora. Consulte www.minimapasonoro.com e fique a conhecer os mapas realizados até ao momento!
Diários de Bordo é um projeto dedicado ao 1.º ciclo do ensino básico que parte de técnicas plásticas e digitais para estimular a criatividade e sensibilidade artísticas, ao mesmo tempo que cria espaço para a promoção da inteligência emocional junto dos mais pequenos.
@Escolas Básicas do Concelho de Braga
Gratuito
Público-alvo: alunos do 1.º ciclo do ensino básico Formador: Carlo Giovani Consultora de Psicologia: Graça Carvalho
Quer receber o Diários de Bordo na sua escola?
Contacte o Circuito através de circuito@bragamediaarts. com
Programação Contínua
© Lais Pereira
46 47
© Lais Pereira
CALL
setembro a dezembro
2022 #open call
#projeto
@Instituições do Concelho de Braga Gratuito
Gostava de receber este projeto na sua instituição? Contacte-nos através de circuito@bragamediaarts. com Propostas até 30 de setembro
Perto
Perto é um ciclo de sessões de exploração sonora para comunidades institucionalizadas, proporcionando uma vivência artística ativa para aqueles que não se podem deslocar até aos agentes culturais. Este “serviço ao domicílio” faz-se de experiências artísticas estimulantes, quer para quem já tenha conhecimentos na área musical, quer para aqueles que não tenham qualquer tipo de experiência nas áreas criativas.
AcustiCidade
setembro a novembro
2022
#projeto @Merelim (São Paio) Gratuito
Em 2021, em conjunto com o coletivo de artistas bracarense Space Transcribers, o Circuito lançava o projeto AcustiCidade - uma proposta de olhar para os espaços da cidade sob outra perspectiva, e em colaboração direta com as comunidades. Deste processo, resultou uma caminhada sonora georreferenciada sobre a Urbanização das Parretas.
Em 2022, o projeto expande-se para um novo local da cidade de Braga. O objetivo é o de construir novas narrativas em torno dos espaços que habitamos. Para esta nova edição, a Direção Artística do projeto estará entregue ao coletivo ondamarela e a sonoplastia ao músico bracarense Pedro Lima.
ondamarela
A ondamarela é um coletivo que encontra nas pessoas e nos lugares a inspiração para o desenvolvimento de projetos artísticos, sociais e educativos. Em atividade desde Setembro 2015, esta entidade foi galardoada com o Prémio Acesso Cultura 2019 – Acesso Social e Intelectual.
Direção Artística: ondamarela Sonoplastia: Pedro Lima
OPEN
Programação Contínua
Ana Dinis
©
48 49
© Lais Pereira
FAIaS –Fostering Artificial Intelligence at Schools
Acredita-se que a Inteligência Artificial (IA) seja um motor chave da 4.ª revolução industrial que transformará a economia e reinventará a natureza do nosso trabalho. Seremos cada vez mais apoiados por e interagiremos com a tecnologia que é alimentada pela Inteligência Artificial. Isto exige uma educação que nos prepare para este futuro.
O FAIaS pretende aperfeiçoar as competências necessárias para compreender, construir ou interagir com a Inteligência Artificial. Assim, consideramos a IA, não no sentido restrito, puramente tecnológico, mas no sentido lato, uma vez que ela tem impacto em muitas partes diferentes das nossas vidas. Por conseguinte, optamos decisivamente por uma abordagem interdisciplinar e inclusiva que se centra não só nas atividades STEM, mas envolve todas as disciplinas escolares e abrange uma vasta gama de aspetos, incluindo os éticos, filosóficos, económicos, jurídicos e históricos. Acreditamos que a abordagem de uma matéria de diferentes perspetivas aprofunda a compreensão, e cria coesão entre os alunos num campo intrinsecamente interdisciplinar como a Inteligência Artificial.
projeto de longa duração
#projeto @Escolas Básicas
e Secundárias
do Concelho de Braga Gratuito
Destinatários: Professores do 3.º ciclo e secundário de todas as áreas de ensino Parceiros: Universidade Rey Juan Carlos (Espanha), CollectiveUp (Bélgica), Vrije Universiteit Brussel (Bélgica)
Projeto financiado no âmbito do programa Erasmus+ da União Europeia
Programação Contínua © Ana Dinis 50 51
projeto de longa duração
#projeto @Escolas Básicas e Secundárias do Concelho de Braga Gratuito
Youth 4 Bauhaus
Destinatários: Alunos do ensino secundário Parceiros: Creative Industry Košice (Eslováquia), CollectiveUp (Bélgica) e GEYC Association (Roménia)
Projeto financiado no âmbito do programa Erasmus+ da União Europeia
Youth 4 Bauhaus é um projeto alicerçado na iniciativa New European Bauhaus (NEB), lançada pela Comissão Europeia em outubro de 2020. Inspirada pela criatividade, arte e cultura, a iniciativa vem acrescentar ao Pacto Ecológico Europeu (Green Deal) uma nova dimensão, assumindo como missão aproximá-lo de todos os cidadãos e das suas vidas comuns. É um esforço coletivo de boas práticas sobre a construção de um futuro sustentável, inclusivo e belo, com novas formas de vida, enfatizando a necessidade de conectar o mundo da arte, cultura e inclusão social, com o domínio da ciência e da tecnologia.
O projeto Youth 4 Bauhaus visa capacitar os jovens para as mudanças que ocorrem nas cidades onde vivem, dando-lhes voz e motivando-os para questões sobre desenvolvimento sustentável, arquitetura, urbanismo, negócios, sociologia, ecologia e cultura. Importa envolvê-los ativa e criticamente nos diferentes modos de uso do espaço público urbano – de forma sustentável, mais verde e inclusiva -, de acordo com os princípios da abordagem verde da New European Bauhaus.
80 estudantes, entre os quais jovens com mobilidade reduzida, surdos e jovens com perturbações do espectro de autismo, serão desafiados a pensar e debater em conjunto in loco e em tempo real, questões concretas do foro urbano, ambiental, político, social e cultural das quatro cidades envolvidas. Para tal, usarão ferramentas digitais piloto que lhes permitirão formular e apresentar as suas opiniões. Terão ainda a oportunidade de apresentar e defender publicamente as opções finais, aquando da sua presença nessas cidades.
Programação Contínua
52 53
Informações
Bilheteira
Os bilhetes podem ser adquiridos em https://circuitobma.bol.pt, locais habituais e balcões / bilheteiras online dos locais onde as atividades e espetáculos se vão realizar.
Descontos
50% - Cartão Quadrilátero (superior a 5 eur).
20% - Maiores de 65 anos; Cartão Municipal de famílias numerosas; Pessoas com deficiência e acompanhante; Cartão Jovem e Cartão de Estudante; Grupos de dez ou mais pessoas. Os descontos serão efetuados no ato da venda dos bilhetes, tornando-se obrigatória a apresentação de documentos de identidade aquando da admissão às atividades.
Newsletter
Se desejar receber o programa do Circuito e outras novidades da Braga Media Arts, subscreva a nossa newsletter em www.bragamediaarts.com.
Alterações à programação A programação apresentada nesta agenda poderá estar sujeita a alterações.
Ficha técnica
Direção Geral Cláudia Leite
Coordenação Geral e Executiva Joana Miranda
Direção Artística e Coordenação de Programação Luís Fernandes
Assistência de Programação Sara Borges
Produção Maria Tavares e Tiago Lopes
Comunicação Ilídio Marques (coordenação) e Ana Maria Dinis Design united by
Contactos
www.bragamediaarts.com/circuito circuito@bragamediaarts.com 253 142 200
Praça Conde de Agrolongo, 123 4700-312 Braga
Siga o Circuito no Instagram em www.instagram.com/circuitobma ou no Facebook em www.facebook.com/circuitobma
Youth for Bauhaus
Apoio Institucional e financiamento
Mecenas do Programa
Parceiros de Programa
FAIaS – Fostering Artificial Intelligence at Schools
bragamediaarts.com/circuito