Revista Borracha Atual n°88

Page 10

Momento econômico gera negócios e oportunidades

O frenesi dos negócios e das oportunidades foram as marcas deixadas pela 9ª Expobor 2010, realizada em São Paulo, juntamente com a Recaufair-PneuShow e o Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha. Tantos eventos importantes juntos tornaram o Brasil o centro mundial da borracha neste período do ano, atraindo investidores, empresas e técnicos de todos os cantos do planeta.

10- BORRACHA Atual

A tônica dos negócios obedeceu a uma regra básica: oferta e demanda. Havia oportunidades para todos os bolsos e necessidades. A procura por novos equipamentos de mistura de borracha, bem como de equipamentos de laboratório para análises físico-químicas mostraram o interesse dos industriais em aprimorar seu parque fabril com equipamentos melhores e mais produtivos, ao mesmo tempo em que dedicavam especial importância à qualidade de seus produtos finais e às matérias-primas usadas para fabricá-los. A presença de inúmeras empresas chinesas surpreendeu a todos os presentes, fossem eles expositores ou visitantes. Essa invasão asiática mostrou o interesse da China por tudo que acontece no mundo.

Porém, quantidade não representa necessariamente qualidade e o que estava exposto precisava ser analisado com critério técnico, já que no quesito preço não havia comparação. Os equipamentos chineses foram os que mais geraram comentários e atraíram os visitantes pelo baixo preço. Nunca se viu antes, tantos representantes de máquinas chinesas como desta vez, que disputavam os clientes de todas as maneiras imagináveis, tanto dentro como fora da exposição. Os tradicionais fabricantes nacionais de equipamentos pesados como Bonfanti e Copé, entre outros, também marcaram forte presença e garantiram bons negócios. Entre as empresas menores mereceu destaque o

misturador compacto Alawik da Veiga e os equipamentos de laboratórios da Polimate. Outro ponto de destaque foi a presença maciça de distribuidores de produtos químicos que em certos momentos chegavam a rivalizar em destaque com os próprios fabricantes de matérias-primas. Segundo declarações de um diretor de multinacional presente em seu próprio estande, ele ficou surpreso com a dimensão e a visitação dos estandes dos distribuidores e revendedores brasileiros, muito maiores que seus similares europeus e americanos. Ainda de acordo com este empresário, nas exposições europeias o destaque maior é sempre para os fabricantes de matérias-primas. O Brasil é realmente um país surpreendente.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.