
12 minute read
UEM + OBRAS
A atual gestão iniciou com 33 obras paradas, herança de quase uma década. Destas, 15 foram concluídas, somando cerca de 20 mil m2 de construção e, aproximadamente, R$ 32 milhões em investimentos AS 15 OBRAS ENTREGUES
Clínica Odontológica - Com 3.500 m², o Bloco S-08 foi projetado para receber as novas instalações da Clínica Odontológica e demais setores do Departamento de Odontologia (DOD). O amplo espaço permitiu aumentar o número de atendimentos realizados pelas sete residências oferecidas pelo DOD, de modo a agregar as práticas da pós-graduação aos serviços para a população.
Advertisement



Ciências Contábeis - Destinado às atividades de graduação e pós-graduação do curso de Ciências Contábeis, o Bloco B-12 totaliza 3.815,29 m², distribuídos em três pavimentos ocupados com salas de aula, laboratórios de informática, salas de professores e setores administrativos do Departamento de Ciências Contábeis e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, além de um auditório localizado no subsolo.



Centro de Excelência de Handebol - O Bloco M-15 abriga o Centro de Excelência Regional de Handebol. São quase 3 mil m² de área construída, com quadra, arquibancadas, banheiros, vestiários e alojamentos amplos. Comporta salas multiuso, além de laboratórios para pesquisa. Sustentável, o prédio capta e armazena água da chuva e conta com iluminação pública toda em LED. A quadra é revestida com moderno piso em resina de poliuretano, que reduz o impacto para o atleta e contribui para o desempenho esportivo.



Bloco Didático/Administrativo do CRV - Primeiro bloco da UEM no Câmpus do Vale do Ivaí, o I-01 tornou-se a sede própria do CRV, que até então funcionava no Colégio Estadual Barão do Cerro Azul, em Ivaiporã. Com ambientes climatizados e estrutura de multimídia, esse espaço didático-administrativo totaliza uma área de, aproximadamente, 1,2 mil m², onde funcionam uma biblioteca setorial, oito salas de aulas, salas administrativas e de professores.

CerAup - Com área total de 519,36 m², o Bloco B-34, hoje, abriga o braço extensionista do Departamento de Agronomia. É a sede do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (CerAUP), da Rede de Dinamização das Feiras da Agricultura Familiar e do núcleo local do Programa Paraná Mais Orgânico, que orienta agricultores familiares interessados em produzir alimentos orgânicos.

108 novos leitos hospitalares - Embora a estrutura geral do Bloco S-05 já estivesse quase finalizada, o prédio ainda não estava em funcionamento e demandava uma série de adequações para a finalização da obra. Feitos os ajustes, o bloco serviu para tratamento exclusivo dos pacientes suspeitos ou acometidos pela covid-19 (outras informações em UEM + Saúde)



Central de Agropecuária e Agronegócio - O Bloco Z-113 está instalado na Fazenda Experimental de Iguatemi, com área de 391,72 m². Ele abriga a expansão da Central de Agropecuária e Agronegócio, com vários laboratórios que dão suporte às atividades de pesquisa relacionadas às Ciências Agrárias e demais áreas do conhecimento.



Lepac - As reformas do Bloco J-90, onde estão instalados quatro setores do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac), impactaram uma área de cerca de mil m². Foram feitas compatibilidades e remodelações na parte elétrica, calçada, cobertura, sistema de drenagem, laboratórios e banheiros, com adequações para atendimento às normas vigentes de acessibilidade em diversos espaços.



Refeitório em Umuarama - Facilitando a permanência dos estudantes no câmpus, o Refeitório Universitário de Umuarama agora é uma realidade, fornecendo refeições nutricionalmente equilibradas e seguras do ponto de vista higiênico-sanitário. Com cerca de 450 m², o espaço comporta até 230 pessoas e possui instalações completas de segurança (extintores, sinalização, iluminação, saída de emergência).

Clínica de Oncopediatria - O S-36, que abriga o setor de Oncopediatria, demandou obras de adequação no sistema de ar-condicionado e nas redes elétrica, hidráulica e de gazes, atendendo às exigências para manipulação de quimioterápicos. Com as referidas etapas encerradas a obra civil está pronta para uso. Falta ainda a liberação de verbas para compra de cabines de manipulação de medicamentos.

Ampliação do DEF - As obras do Bloco M-06 incluíram a ampliação de sala de aula, em cerca de 60 m², além de reforma dos banheiros, em aproximadamente 17 m². Assim, o bloco didático utilizado pelo Departamento de Educação Física ganhou maior funcionalidade e conforto. Ampliação do DPI - As obras do Bloco 07 garantiram 220 m² de ampliação. O novo ambiente contempla sala de professores, laboratório e espaços para o setor administrativo, beneficiando o Departamento de Psicologia.


Estação Climatológica - O espaço que abriga a Estação Climatológica (Bloco O-01) possuía instalações inacabadas e, consequentemente, problemas construtivos. A obra, de pequeno porte, desenvolveu-se com pessoal interno da UEM, possibilitando a adequação da edificação às atividades lá desenvolvidas. Laboratório Interdisciplinar para Desenvolvimento Regional Sustentável - Com o desencadeamento de uma licitação para a conclusão do Bloco B-59 foi possível terminar a obra que estava paralisada há anos. O espaço é destinado ao Laboratório Interdisciplinar para Desenvolvimento Regional Sustentável, pertencente ao Programa de PósGraduação em Ciências Econômicas.

Laboratório de Experimentação Animal - Com pouco mais de 203m2, o Bloco T-27 é destinado ao Laboratório de Experimentação Animal em Doenças Infecciosas e pertence a Central de Tecnologia em Saúde, da Central do Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa. O laboratório conta com uma estrutura de biotério de caráter multiusuário para albergar roedores.

NOVAS OBRAS
Além de priorizar a conclusão das obras paradas, a gestão também garantiu recursos para novas construções. Duas delas já foram entregues e outras estão em execução.

Auditório - Com 166 assentos e palco de 48 m², o Auditório da Biblioteca Central foi entregue à comunidade universitária em maio de 2021. São 197 m² de área construída em conformidade com as normas técnicas vigentes. O auditório também dispõe de poltronas para pessoas com mobilidade reduzida e obesas.



Unati - Desde que foi criada, em 2010, como órgão suplementar ligado à Reitoria, a Unati, Universidade Aberta à Terceira Idade, não tinha um espaço próprio. Com a entrega do Bloco A-38 isso mudou. Com quase 610 m² de área, o prédio fica ao lado da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com uma praça de convivência projetada entre os espaços. O bloco tem auditório, salas de aulas, laboratório de computação, copa, banheiros e um amplo hall. No local ainda funciona a Coordenadoria de Apoio à Educação (CAE).
EM EXECUÇÃO
Novo prédio administrativo e agência bancária - Quando estiver concluído, o Bloco Q-07 irá abrigar a Diretoria de Material e Patrimônio e a nova agência da Caixa Econômica Federal. A obra, que começou a ser construída no final de 2021, conta com recursos provenientes de convênio entre a UEM e a Caixa, com valor contratual de R$ 4.648.049,34. A previsão é de que a obra, com área de 1.639 m², esteja concluída em fevereiro de 2023.








Unidade de Saúde Física e Mental - Está em execução a obra do Bloco S-40, onde será instalada a Unidade de Saúde Física e Mental. São 368,56 m² de área em construção, por meio de recursos financeiros advindos de convênio entre a UEM e o Ministério da Saúde.





Comcap e Parque de Ciência e Inovação - Até maio de 2023, deverá estar pronto o Bloco B-07, no câmpus sede, que engloba uma ampliação do Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (Comcap) e futuras instalações do Parque de Ciência e Inovação. Com 1.745 m², distribuídos em dois pavimentos, a construção irá dobrar a área do complexo e permitirá a alocação dos equipamentos em único local. Serão 30 salas, copa, banheiros, depósito de materiais de limpeza, central de refrigeração e pátio de serviços. Os recursos são provenientes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).



Biblioteca Central - Está em execução o projeto de remodelagem da Biblioteca Central, que prevê um grande salão equipado com mesas, que poderão servir para reuniões de grupos de estudo. O projeto também contempla adequações para acessibilidade, mais pontos de elétrica, lógica e iluminação eficiente, além da reorganização de fluxos e funções, com a racionalização da área administrativa da BCE, a instalação da livraria da EDUEM e o estabelecimento de um saguão para o auditório, inclusive com o controle ao acervo assegurado.


Artes Cênicas e Artes Visuais - O Bloco O-07, onde funcionava a gráfica da UEM, servirá aos cursos de Artes Cênicas e Artes Visuais. A partir de um projeto de arquitetura, basicamente de remodelação dos espaços interiores, o bloco irá contemplar três salas/laboratórios práticos, mais salas para coordenação e setor administrativo dos cursos, copa e sanitários. Foi uma decisão assertiva pela proximidade com o projeto de extensão do Teatro Universitário e a Oficina de Teatro, onde ocorrem atividades complementares e afins. A reforma está em andamento e atende às exigências de acessibilidade e à integração entre os blocos, com incrementos e melhorias no entorno, inclusive previsão de uma praça de convivência.


Praças e mobiliário urbano - Em diferentes pontos e áreas de lazer do câmpus, está prevista a instalação de 19 praças e espaços abertos com bancos e soluções com acessibilidade. Oito destas praças já estão prontas. Paralelamente, serão instalados 60 novos bancos, distribuídos por todo o câmpus sede, visando maior conforto aos usuários. Parte deste mobiliário já está disponível.


Obras para acessibilidade - Atualmente, todas as obras em construção na UEM são executadas dentro das exigências e critérios estabelecidos pelas normativas de acessibilidade, entretanto foi necessário um olhar para os espaços já existentes afim de adequá-los neste sentido. Um levantamento realizado elencou 50 ações a serem executadas. Os trabalhos tiveram início em 2020, seguindo um cronograma de obras cuidadosamente construído, com etapas a serem cumpridas até 2024.
As intervenções incluem construção de rampas, calçadas, instalações de corrimãos, pisos táteis, guias rebaixadas e demarcações de vagas nos espaços externos, colocação de botoeiras em braile nos elevadores, instalação de elevadores em alguns blocos, adequações nos auditórios e sanitários e várias outras ações.
PROJETOS
Os projetos constituem o passo inicial (porém não menos importante) das obras. Neste campo, a atual gestão deixa como legado projetos detalhados de espaços importantes para a universidade. O Teatro e Centro de Eventos (1) é um bom exemplo. A obra já estava iniciada, mas foram necessárias várias adequações que resultaram em um novo layout, com reconfi gurações das áreas. Na lista também estão projetos da Central de Acadêmicos (2), no câmpus de Goioerê, os novos blocos didáticos em Umuarama (3) e Ivaiporã (4), entre outros.

1 2


3 4

5

Praça Central - Destaque para o Centro de Convivência ou Praça Central (5), cujo projeto foi encaminhado para licitação no início de agosto de 2022. Com mais de 7 mil m2 de construção, a Praça será instalada entre a Biblioteca Central e o Restaurante Universitário, no câmpus sede, com a proposta de ser um espaço de convivência para a comunidade universitária.
