
4 minute read
UEM + REESTRUTURAÇÃO
Ações efetivas impulsionaram políticas de planejamento e manutenção da infraestrutura
Novas instalações da PEN: garantia de melhores condições de trabalho
Advertisement
ESPAÇO E INFRAESTRUTURA
Em 2020, a Pró-Reitoria de Ensino foi transferida para o Bloco B-33. A mudança foi radical. Dos 210 m² que a PEN ocupava no antigo bloco, no chamado câmpus pioneiro, a equipe instalou-se em uma área de 850 m², com salas no térreo e no piso superior.
O novo espaço garantiu não apenas melhores condições de trabalho e de atendimento aos alunos e docentes, mas também ampliou as perspectivas de crescimento e de desenvolvimento de novos projetos.

Em junho de 2019, o Conselho Universitário aprovou a criação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD). Estruturada em torno de três diretorias, a nova Pró-Reitoria responde pela elaboração, acompanhamento e avaliação dos processos de planejamento, desenvolvimento institucional e organizacional, bem como a modernização da estrutura organizacional e processos administrativos da Universidade, envolvendo também o assessoramento aos demais órgãos da UEM em assuntos relacionados a projetos e convênios, além da elaboração da proposta orçamentária anual e a supervisão de sua execução financeira. Destaque para algumas das ações desenvolvidas no âmbito da PLD.
Planejamento institucional - Implantação da Política de Planejamento Institucional aprovada pelo Conselho Universitário, em setembro de 2021, tendo a PLD como órgão responsável para o acompanhamento e avaliação das propostas de planejamento em seus diversos níveis.
LGU - Estudos e discussões, internas e em nível estadual, referentes a adequação dos instrumentos legais e estruturais às novas diretrizes da Lei Geral das Universidades, aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná em dezembro de 2021.
HUM - Participação na definição e proposta de regulamentação do Hospital Universitário.
Quantitativo de cargos - Revisão da estrutura organizacional da UEM em função da aprovação da Lei Ordinária nº 20.225, de 26 de maio de 2020, que estabelece, entre outras providências, o quantitativo para regularização dos cargos nas Instituições Estaduais de Ensino Superior.
SGA - Elaboração do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), com toda a estruturação hierárquica contemplando as atribuições e atividades a serem desenvolvidas em cada setor envolvido.
Eprotocolo - Participação na comissão para implantação definitiva e uso do sistema eProtocolo na UEM (Veja item em UEM + Digital).
Fundações - Participação na estruturação da nova Lei das Fundações, elaborada pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em conjunto com as IEES, que moderniza as relações entre as universidades estaduais do Paraná, hospitais universitários e Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica com suas Fundações de Apoio e Amparo à Pesquisa.
Gescomp - Acompanhamento e subsídio dos ajustes ao sistema Gescomp e sua interação com o novo Sistema Integrado de Finanças Públicas do Estado do Paraná (SIAF).
PIN - Aprimoramento do sistema Painel de Indicadores UEM (PIN), para atendimento das necessidades de informação estratégica das diversas áreas da instituição.
CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO
Em 2021, foi aprovada as diretrizes da UEM para inclusão da extensão na integralização curricular dos cursos de graduação e de pós-graduação. Um dos pontos abordados diz respeito à recomendação de que essas atividades façam parte da matriz curricular dos cursos, compondo pelo menos 10% do total da carga horária.
NOVOS VEÍCULOS

Frota Renovada – Priorizando a segurança e a dignidade no transporte de pessoas, optamos pela renovação da frota de veículos da universidade com a aquisição de três camionetes, um automóvel comercial Fiorino, treze veículos de passeio de diferentes marcas e um ônibus tipo circular para atender os alunos da Fazenda Experimental em Iguatemi.

Unidade Móvel - Graças a um convênio assinado com o Ministério da Saúde, a UEM recebeu um ônibus adaptado para funcionar como unidade móvel de coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea do Hemocentro Regional de Maringá. O veículo foi projetado por uma empresa especializada e conta com os mais modernos recursos e equipamentos, além de mobiliário personalizado, construído segundo critérios funcionais de ergonomia, com adaptação aos portadores de necessidades especiais.

Doações - Em julho de 2020, a universidade recebeu 14 veículos e 78 pneus, avaliados em quase 750 mil reais, considerando os preços de mercado. A doação foi feita pela Receita Federal e os produtos provenientes de apreensões.
Outro lote de mercadorias apreendidas pela Receita foi repassado para a UEM em fevereiro de 2020. Na lista de itens estão inclusos equipamentos hospitalares e odontológicos, insumos médicos, aparelhos eletrônicos e outros materiais avaliados em mais de 800 mil reais.
Barco reformado – A embarcação que serve de suporte para expedições de coleta científica, a partir da infraestrutura da Base Avançada de Porto Rico, passou por uma grande reforma estrutural. O barco, que tem mais de 30 anos, precisava de várias adequações para atender às normas vigentes para operação de transportes aquaviários. Com o aporte de, aproximadamente, R$ 130 mil, foram feitas readequações na estrutura geral, inclusive casco. Além de reformas na cozinha e no banheiro da embarcação, instalação de corrimão, iluminação em LED e reforma do mastro. Também foram adquiridos novos botes infláveis, para maior segurança dos pesquisadores e tripulação.
O trabalho contou com o esforço conjunto das Prós-Reitorias de Pesquisa e de Administração (que atuaram não só na liberação de recursos, mas no processo licitatório), do Nupélia, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais e do Centro de Ciências Biológicas.
O barco, que antes estava proibido de navegar, agora voltará a dar suporte às coletas para pesquisa, atendendo os projetos de graduação e de extensão que são desenvolvidos a partir da base avançada de pesquisa em Porto Rico. Representando também redução de custos no desenvolvimento das atividades.

