
3 minute read
UEM + APOIO E PERMANÊNCIA ESTUDANTIL
Um dos objetivos da Política de Apoio e Permanência dos Estudantes é coordenar os diversos setores no esforço institucional para contribuir com a qualidade de vida dos estudantes
RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
Advertisement
O Restaurante Universitário é uma ferramenta importante para assegurar a permanência do estudante na universidade, por isso foram empreendidos vários esforços para reabrir o RU, no câmpus de Maringá, logo após a retomada das aulas presenciais, em janeiro de 2022. O corte orçamentário e a falta de reposição de pessoal, sem a correspondente liberação de recursos para contratação externa, impossibilitou o retorno imediato. O mesmo se deu em maio, junto com a decisão de estabelecer um preço acessível para os acadêmicos, que hoje pagam R$ 5 por refeição, igual valor cobrado dos servidores que recebem até três salários mínimos.
SACODI
Visando a promoção da saúde entre a comunidade universitária, inclusive na perspectiva da atenção psicossocial, foi instituído o projeto Sacodi (Estratégia de Promoção à Saúde, à Convivência e a Diversidade da Comunidade Universitária). Por meio da integração de ações e da atuação interprofi ssional de diferentes setores e áreas dentro da universidade - como serviço social, psicologia, educação física, medicina e enfermagem - acadêmicos, docentes e servidores técnicos podem se benefi ciar das atividades. Mudanças para um estilo de vida mais saudável são incentivadas pela equipe do projeto, em ações que englobam orientações, refl exões, vivências e diálogos, com base em discussões, alertas, desafi os, orientações, engajamento e interações. Um site próprio divulga informações sobre as ações em andamento e possibilidades de atendimento. A comunicação da estratégia Sacodi também está presente nas redes sociais.

ACOLHIMENTO PSICOSSOCIAL
Foi oferecido aos estudantes, especialmente durante a pandemia, um espaço para acolhimento, escuta e fortalecimento de recursos individuais e coletivos no enfrentamento de difi culdades emocionais e psíquicas geradas com as situações de isolamento.
Ao longo dos anos letivos de 2020 e 2021, 573 discentes receberam acolhimento psicossocial individual on-line. Os atendimentos foram realizados por estagiários do 5º ano do curso de Psicologia e equipe profi ssional formada por assistentes sociais, psicólogos e residentes técnicos da Psicologia e do Serviço Social.

REFEIÇÕES GRATUITAS
Para garantir a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a gestão empenhou-se na implantação do auxílio alimentação, com distribuição gratuita de marmitas. A medida, que vem benefi ciando mais de 200 estudantes nestas condições, foi mantida, inclusive, durante a pandemia e o ensino remoto. Com o retorno às aulas presenciais, os estudantes do câmpus sede, com direito ao auxílio alimentação, têm garantida a gratuidade nas refeições no Restaurante Universitário.
ESTÁGIO REMUNERADO


A universidade mantém convênio com a Central de Estágios, programa do governo estadual que disponibiliza vagas para acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação e distribuídas, gradualmente, pelos diferentes setores da UEM. Nos últimos quatro anos foram contratados 515 estagiários, atendendo a 77 departamentos e totalizando pouco mais de 4 milhões de reais pagos em bolsas.


BOLSA PERMANÊNCIA
O Programa Bolsa Permanência tem sido um instrumento importante para os alunos em situação de vulnerabilidade econômica que, além do recebimento de bolsas, têm a possibilidade de aprendizado por meio de atividades extensionistas ou de ensino. Nos últimos quatro anos foram pagos mais de 614 mil reais em bolsas pelo Programa, com a contratação de 344 bolsistas.
