
4 minute read
UEM + PESQUISA
Estímulo à produção científica com políticas acadêmicas sólidas PATENTES
A escalada na redução orçamentária para a pesquisa e a pós-graduação é uma preocupação geral e o fato da UEM ter conseguido manter o quantitativo de bolsas e a garantia de financiamentos para compra e manutenção de equipamentos por si só já representou avanços no setor.
Advertisement
Já no quesito de inovação tecnológica, os últimos quatro anos foram bastante produtivos para a universidade. Na atual gestão, praticamente triplicamos o número de patentes concedidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Atualmente são 49 patentes concedidas.
A UEM também registrou, em 2020, o maior número de pedidos de patente registrados em um ano, com a marca de 17 solicitações ao INPI.
LABORATÓRIO DE BIOSSEGURANÇA
Em janeiro de 2022, foi assinada a ordem de serviço para o início da implantação do Laboratório de Nível de Biossegurança 3 (NB-3), o primeiro com esta classe no interior do Paraná e que servirá para a realização de pesquisas com agentes patogênicos altamente contaminantes e de elevado risco biológico. O laboratório terá duas áreas, uma destinada a pesquisas in vitro e Convênio para construção do laboratório foi assinado em janeiro de 2022 a outra para in vivo. Toda esta estrutura deve propiciar estudos de ponta nas áreas de biotecnologia e saúde, podendo gerar o desenvolvimento de imunizantes e fármacos para doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e protozoários. Os investimentos somam mais de R$ 2.5 milhões em recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
PITE
Atualmente, a UEM dispõe de um novo canal on-line para divulgação da estrutura de tecnologia, inovação e empreendedorismo. Trata-se da plataforma Pite, disponível na página www.cpr.uem.br/pite/. O sistema agrega o Portfólio de Tecnologias (disponível também na versão impressa), que compila toda a produção científica da instituição com propriedade intelectual reconhecida, destacando as patentes que estão disponíveis para transferência de conhecimento.

O usuário ainda encontra a relação dos laboratórios e equipamentos para a prestação de serviços tecnológicos, especificando o tipo de atividade de cada um. O canal é um importante instrumento para empresas e instituições interessadas no desenvolvimento de novos produtos ou processos, na medida que dá visibilidade e facilita o acesso às estruturas que a universidade oferece em diferentes áreas.
PARQUE DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO
O Bloco B-07 (em execução) será sede do Parque de Ciência e Inovação, projeto que busca melhoria da infraestrutura para o desenvolvimento de pesquisa na universidade, reunindo todos os equipamentos de inovação da UEM em um único local. O Parque será um espaço de referência para a interação da universidade com a comunidade externa, especialmente com as empresas. A ideia é promover a inovação e o empreendedorismo através da prestação dos serviços e desenvolvimento de produtos de base tecnológica, a partir das reais demandas do empresariado local (veja informações sobre o Bloco em UEM + Obras).

CHANCELA CAPES
A UEM ratificou sua condição de excelência na pesquisa na última avaliação quadrienal, feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado divulgado revela o melhor desempenho da história da universidade: 19 dos 56 programas de pós-graduação subiram de nota, apontando 34% de crescimento. Merece destaque o primeiro registro de um programa de pós-graduação com nota máxima. O Programa de Ecologia em Ambientes Aquáticos Continentais (PEA) recebeu nota 7. Nos últimos quatro anos a UEM ainda recebeu a aprovação para a oferta de três novos cursos de doutorado e cinco de mestrado, que juntos resultaram em oferta de 80 novas vagas na pós-graduação em 2022.

PÓS-GRADUAÇÃO
O site internacional e o Catálogo dos Programas de Pós-Graduação (disponível nas versões impressa e on-line) são duas novas ferramentas criadas para que a universidade possa se mostrar, sobretudo para a comunidade externa.
MestradoProfissional eInovaçãoem Urg em Gestão , Tecnologi a ência eEmergência
MESTRADO PROFISSIONAL
A universidade hoje oferece o curso de mestrado profissional em Gestão, Tecnologia e
Inovação em Urgência e Emergência, vinculado ao Departamento de Medicina. É o único mestrado profissional com esse perfil no país. A primeira turma teve início em março de 2019. RESIDÊNCIA TÉCNICA
A UEM foi escolhida para abrigar o curso de especialização EAD e o Programa de Residência Técnica (Restec) em Ciências Forenses, lançados em maio de 2022. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Seti e a Sesp.
A universidade também participará de outro programa Restec, desta vez em Gestão em Saúde Pública, com a oferta do curso de especialização EAD (Veja item UEM + Parcerias).

Luiz Grochocki, diretor da Polícia Científica do Paraná, marcou presença no lançamento da Restec em Ciências Forenses
