
5 minute read
UEM + SUSTENTÁVEL
Por meio de pesquisas e ações, a UEM avança na fomentação de uma cultura de sustentabilidade dentro e fora da instituição
RELATÓRIO
Advertisement
Desde 2019, a UEM publica o Relatório de Sustentabilidade, que é uma coletânea das principais ações realizadas pela universidade. Visto de uma maneira mais ampla, é uma prestação de contas à sociedade, à medida que dá visibilidade e organiza, em um só espaço, as práticas adotadas pela instituição. Ao mesmo tempo, as ações positivas podem servir de exemplo e fomentar novos projetos e parcerias, além de sensibilizar as comunidades universitária e externa para a causa do desenvolvimento sustentável.
ODS
Em 2019, a universidade se alinhou, formalmente, à agenda de desenvolvimento sustentável que a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs aos países signatários, com metas para serem alcançadas até 2030. Foi feito um levantamento detalhado de todos os serviços, projetos e políticas inclusivas que a UEM já desenvolvia, estabelecendo resultados, alcance e impactos causados.
No inventário também foi relacionada cada ação aos correspondentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos no Pacto Global (são 17 ao todo), criando os demonstrativos que apontam as contribuições da UEM para as metas da ONU. Desde então, a universidade vem se ocupando cada vez mais em impulsionar a política de sustentabilidade indicada pelos ODS.
1ª INSTITUIÇÃO AMBIENTALMENTE RESPONSÁVEL NO PARANÁ
O comprometimento com o desenvolvimento socioambiental rendeu à UEM a primeira posição no estado do Paraná dentre as instituições ambientalmente responsáveis em um ranking elaborado pela Universidade da Indonésia. Foram avaliadas 956 universidades e a UEM ocupou a posição de 505 em todo o mundo; a 66ª dentre 118 universidades da América Latina; a 22ª posição no Brasil. O ranking é de 2022, sendo que em 2019 e 2020 a Universidade também aparecia em destaque no mesmo ranking.
Ainda em relação ao desenvolvimento sustentável, a UEM é citada entre as principais instituições de ensino superior do mundo no Impact Rankings 2022 da Times Higher Education (THE), revista vinculada ao jornal britânico The Times. O ranking avalia universidades de diferentes continentes em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Entre as 48 brasileiras analisadas, o ranking posiciona a UEM como a quinta nacional e primeira da Região Sul.

SITE
Em 2022, a UEM lançou um site (www.cpr.uem.br/ ambiental) que trata exclusivamente da política ambiental, marcando mais um avanço nesta área. Na página é possível encontrar um rol de informações que vão de orientações sobre consumo sustentável à divulgação dos trabalhos realizados. O site reúne também regulamentos, campanhas ambientais, coletas seletivas e diversas outras informações.
POPULAÇÃO ANIMAL
Além da obtenção de licenciamentos ambientais e ações de manutenção como a gestão de resíduos, a redução do consumo energético e de água, a UEM implantou uma normativa que dispõe sobre a gestão da população animal dentro dos câmpus. De caráter mais educativo do que punitivo, o documento prevê normas para a circulação temporária de animais domésticos, além de instruir sobre a conduta em relação aos animais em flagrante situação de abandono, que circulam nos espaços dentro da universidade.


RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
O Projeto RU Sustentável visa uma série de ações e mudanças que buscam menor impacto ao meio ambiente, incluindo a diminuição no custo com a coleta de resíduos inorgânicos e no desperdício de alimentos.
Também merece destaque uma iniciativa inédita que é a compra direta de alimentos da agricultura familiar para as refeições do RU.

ENERGIA FOTOVOLTAICA E TROCA DE LÂMPADAS
A usina de minigeração fotovoltaica de energia entrou em funcionamento em fevereiro 2020. O sistema foi ativado a partir da instalação de módulos em nove edifícios do câmpus sede. A capacidade de produção de energia das placas é equivalente ao abastecimento de 1,1 mil residências familiares, com consumo médio de 150 kW/mês. Representa uma economia anual de, aproximadamente, R$ 700 mil para a UEM.
Paralelamente, houve substituição de 28.435 lâmpadas tubulares fluorescentes por lâmpadas Led. A troca impactou 95% das instalações prediais do câmpus sede.

NOVO PROJETO DE ILUMINAÇÃO
Além de usar a eficiência energética como premissa, o novo sistema de iluminação dos estacionamentos e áreas externas ao redor do Hospital Universitário valorizou os espaços do hospital e garantiu um ambiente muito mais seguro aos servidores e pacientes.
Na implantação do sistema foram utilizadas 70 luminárias de Led 50w para iluminar uma área com cerca de 45 mil m2 .

Visão geral do novo sistema de iluminação externa do HUM

PRAÇA SOLAR

Quem entra no câmpus sede pelo Portão 2, no final da Rua Lauro Werneck, logo vê a Praça Solar. O espaço é uma “vitrine” da usina de minigeração fotovoltaica de energia (pg. 48), uma das ações do projeto de eficiência energética aprovado em chamada pública da Copel e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além de servir como local de descanso e de convivência, a praça é uma alternativa para quem precisa carregar celular e outros equipamentos. As várias tomadas disponíveis no local são “abastecidas” com energia solar.

CAMPANHA
Com a campanha Adote uma Caneca, o Comitê Gestor Ambiental (CGA) espera reduzir o consumo de plásticos na UEM. Como parte da iniciativa, foram confeccionadas 3 mil canecas para serem distribuídas, gratuitamente, entre os novos alunos, inclusive dos câmpus regionais, no início do ano letivo de 2022. A ação faz parte do programa ‘UEM Recicla’, que tem como propósito a gestão dos resíduos sólidos recicláveis e a implementação de uma cultura de sustentabilidade em toda a instituição.
