
6 minute read
UEM + SAÚDE
Cuidar da assistência sem perder o foco no ensino e na pesquisa para garantir qualidade na formação de pessoas
Presidente da comissão eleitoral, Paulo Roberto Donadio, faz entrega do resultado final da eleição no HUM ao reitor e ao vice-reitor, com presença da superintendente eleita, Elisabete Mitiko Kobayashi. ELEIÇÕES DIRETAS
Advertisement
Gestão democrática e eleições para os cargos de direção do Hospital Universitário estavam entre os compromissos de campanha da Chapa Avançar e Inovar. Cumprindo a promessa, em março de 2019, a nova diretoria do HUM assumiu a administração do hospital depois de passar por um processo eletivo que contou com duas chapas inscritas.

CHOQUE DE GESTÃO
A primeira grande demanda da nova diretoria foi adequar a rotina hospitalar para resolver os problemas que levaram o Conselho Regional de Medicina a solicitar, no final de 2018, a interdição ética do Serviço de Urgência e Emergência (PA) do Hospital Universitário (HUM). A principal questão levantada foi o número insuficiente de profissionais médicos e de enfermagem, e a consequente sobrecarga de trabalho. Atuando em diferentes frentes, conseguimos reverter o quadro e o CRM retirou, em maio de 2019, o indicativo de interdição por entender que houve melhora significativa nas condições de atendimento do hospital. A estrutura de atendimento também passou por mudanças que resultaram, especialmente, no fim da fila de pacientes nos corredores do Pronto-Atendimento. Deste modo, o fluxo interno do PA teve a gestão aprimorada, beneficiando o funcionamento do hospital como um todo.
AÇÕES
• Adequações das escalas médicas do PA, com apoio das chefi as de cada área. • Implantação de novos fl uxos internos e desenvolvimento de processos entre PA e o setor de internação.
• Redimensionamento das especialidades de retaguarda e estruturação de fl uxos e rotinas com estabelecimento de treinamentos e protocolos para os plantonistas do atendimento inicial.
• Integração do ensino à assistência visando melhoria da residência médica e internato.
• Busca de apoio da gestão municipal na revisão no fl uxo de encaminhamento de pacientes ao Serviço de Urgência e Emergência do HUM, respeitando os protocolos de referência previstos na organização da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). • Implantação de exames laboratoriais mais especializados de forma a atender de maneira mais efetiva o diagnóstico ambulatorial.
• Reforço da comunicação no nível de hierarquização e agilização de processos.
RESULTADOS
• Diminuição em 50% nos exames de alto custo desnecessários no PA.
• Retiradas das macas fi xas no PA e reorganização dos leitos hospitalares.
• Aumento em 10% nas taxas de ocupação das Clínicas Médica e Cirúrgica e também em cirurgias gerais e no atendimento no PA.
• Diminuição de queixas na ouvidoria, aumentando os casos concluídos com respostas em menor tempo.

No período mais crítico da pandemia foram abertos 60 leitos exclusivos para pacientes infectados ou suspeitos de infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2 NOVA ALA
O Hospital Universitário desempenhou um papel decisivo no enfrentamento da pandemia pela Covid-19 na região de Maringá. Um plano de contingência envolveu um repertório de medidas como a reorganização do atendimento, ampliação de leitos, inclusive de unidade de terapia intensiva, contratação de pessoal, abastecimento de equipamentos de ventilação e de proteção individual, entre outros.
A ativação da recém-construída clínica de adultos como ala exclusiva para tratamento dos pacientes suspeitos ou acometidos pela covid-19 fez total diferença. No período mais crítico foram abertos 60 leitos destinados a este fim, sendo 20 de terapia intensiva e 40 de enfermaria.
O mobiliário e equipamentos foram adquiridos com recursos da Secretaria Estadual de Saúde, do Ministério da Saúde e através de doações da sociedade civil organizada.
Com o fim da pandemia, a estrutura e os equipamentos ficarão de maneira definitiva no hospital, viabilizando a abertura da clínica de adultos, com capacidade para 108 leitos, praticamente dobrando a capacidade de atendimento do HUM.

OBRAS DE APOIO
Para ativação da nova ala foi necessário fazer a instalação das caixas de água e as ligações em rede dos gases medicinais, bem como a adequação da entrada de energia, entre outras.
Com a parceria de empresas voluntárias, foi feita a pavimentação do entorno do bloco com adequação do sistema de drenagem de águas e esgoto. Além do plantio de grama nos taludes, sinalização, cercamento e instalação de postes de iluminação com lâmpadas de LED.

HOMENAGEM
A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, por meio do deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Casa, Dr. Batista (DEM), concedeu uma menção honrosa em virtude do engajamento e empenho dos dirigentes da UEM na ativação da ala dos 108 leitos, incluindo as obras de pavimentação e acesso do bloco.
CUIDADOS PALIATIVOS
A partir de setembro de 2021 o Hospital Universitário passou a integrar o Programa de Cuidados Paliativos no SUS, sendo, na época, o único hospital do Paraná selecionado para participar do programa, que estende a prática de cuidados paliativos em toda a rede de atenção à saúde para pacientes (e famílias) do SUS. O processo vem sendo executado em fases, alternando entre atividades e treinamentos.
REUMATOLOGIA
Em maio de 2021, o HUM passou a prestar atendimento em reumatologia pediátrica no ambulatório de especialidades. O serviço é o primeiro e único da cidade e atende pacientes de 0 a 18 anos encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde de Maringá e região. A especialidade se dedica ao diagnóstico e tratamento de um amplo conjunto de doenças crônicas e inflamatórias que ocorrem em crianças e adolescentes.
Paralelamente entrou em atividade o Centro de Infusão da Reumatologia, alocado, inicialmente, no prédio da Oncopediatria. Com a implantação do novo setor, o HUM, que já fazia infusões no ambulatório, assumiu infusões de alguns medicamentos que só eram feitos no Hospital do Câncer. NÚCLEO DE APOIO
O HUM inaugurou o Núcleo de Apoio aos Familiares de Doadores de Órgãos. Em funcionamento na unidade de Pronto-Atendimento, o espaço foi idealizado para atender, de forma acolhedora e humanizada, as famílias que passam pelo processo de luto.
PROJETO ECHO
Por meio da colaboração científica entre a UEM, a Universidade do Novo México (Estados Unidos), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Secretaria de Saúde de Maringá, médicos da área de reumatologia estão recebendo capacitação para atuar nas Unidades Básicas de Saúde do município. A iniciativa integra o Projeto Echo, implantado em 2019 com a ajuda do Hospital Universitário, pioneiro na América Latina nessa atividade. O objetivo é formar profissionais mais assertivos em diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças reumáticas, segunda causa mundial de incapacitação de pessoas.
CONQUISTAS
Outros avanços alcançados pelo HUM
• Renovação e ampliação do Parque Tecnológico.
• Habilitação e qualificação de 27 novos leitos clínicos e 12 pré-existentes.
• Liberação integral da Licença Sanitária em 2019, com renovação em 2022. A licença, que estava em aberto e na condição de provisória desde 2014, foi conquistada pelo cumprimento de exigências da Vigilância Sanitária.
• Criação do Núcleo da Câmara Técnica para equipamentos. Trabalhando em conjunto com a engenharia clínica, o objetivo do núcleo é promover melhorias na manutenção dos equipamentos, bem como estabelecer quais os modelos mais adequados à realidade dos serviços prestados pelo HUM.
• Pavimentação e criação de novas vagas de estacionamento
• Construção do Heliponto.
• Aquisição de um tomógrafo computadorizado que além de garantir agilidade no atendimento à população, oferece melhores condições no aprendizado dos estudantes de Medicina e de outras áreas da saúde.





