
1 minute read
Introdução à Carta
from DISTRITO FEDERAL PARA MULHERES:proposta de revisão dos planos diretores para uma capital mais iguali
O produto deste projeto, nomeado Carta ao Distrito Federal pelo Direito das Mulheres à Cidade possui um formato de cartilha através do qual buscou-se fazer um deslizamento coerente e fluido entre diferentes discursos: o texto das leis selecionadas, passíveis de revisão; o texto das demandas, diretrizes e legislações apresentadas nas referências; o texto que compõe a carta em si; e diversos gráficos, mapas, tabelas e imagens.
A intenção desta carta consiste não apenas em colaborar com a construção de um Distrito Federal mais igualitário, como também pretende levar o debate da crítica feminista ao urbanismo para um diverso perfil de leitoras, como estudantes, militantes e ativistas, trabalhadoras, políticas, de forma que seja compreensível a todas. As estratégias para realização desse objetivo consistiram na busca por uma linguagem acessível e no uso de recursos de diagramação como diferentes cores para diferentes tipos de textos ou alinhamentos específicos que distinguem os diferentes elementos.
Advertisement
As legislações e documentos apresentados são amplos e complexos, e assim também o é o patriarcado. Em seu livro Feminist City: Claiming Space in a Man-made World (Em tradução livre: Cidade Feminista: Clamando Espaço em um Mundo Feito por Homens), de 2020, Leslie Kern apresenta a afirmação: “qualquer construção é uma inscrição no espaço das relações sociais da sociedade que a construiu... Nossas cidades são o patriarcado inscrito em pedra, tijolos, vidro e concreto”. Para que a cidade passe a ser inclusiva e segura também a nós mulheres de forma equânime, é preciso revisar as normas e diretrizes que ditam sua construção, crescimento e transformações.
Uma vez que o almejado é uma cartilha independente deste caderno, algumas informações aparecerão de forma repetida pois estão baseadas nas análises iniciais apresentadas. Elementos como sumário e lista de siglas aparecem duplicados. A bibliografia deste Caderno e da Carta são coincidentes, e está apresentada apenas uma vez, ao final. O que será apresentado a seguir, compõe na forma integral que se pretende reproduzir como a carta, com ressalva para numeração das páginas, que seguirá a continuidade deste trabalho e a bibliografia, que é a mesma para caderno e carta. Em função da grande quantidade de elementos textuais, e também considerando esse formato e público alvo, não há notas de rodapé. As indicações numéricas reaparecem na bibliografia em frente à referência utilizada.
Os principais eixos temáticos abordados, além de desigualdades sociais e econômicas, são segurança, mobilidade, equipamentos públicos e habitação de interesse social.
CARTA AO DISTRI TO FEDE RAL
PE LO DIREI TO DAS MULHERES À CIDADE
Sara Zampronha
AMAR.É.LINHA Observatório
Universidade de Brasília
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Carta Ao Distrito Federal Pelo Direito Das Mulheres Cidade
Autora: Sara Cristina de Carvalho Zampronha
Orientadora: Profª. Drª. Maribel Del Carmen Aliaga Fuentes
Co-orientadora: Profª. Drª. Carolina Pescatori
Observatório Amar.é.linha
01 de novembro de 2021