1 minute read

TÍTULO IV - DAS DIRETRIZES SETORIAIS DO PPCUB

CAPÍTULO I - DA MOBILIDADE NO CUB

Art. 23. As diretrizes gerais para a mobilidade no CUB visam estabelecer um padrão de desenvolvimento que possibilite reduzir a circulação de veículos de transporte motorizado individual, em observância com a política setorial de mobilidade, viabilizando padrões sustentáveis de deslocamento, e consistem no seguinte:

Advertisement

(...)

II - priorização, no tratamento do espaço público, dos modos não motorizados de transporte, em especial às infraestruturas destinadas aos pedestres e ciclistas, observado o desenho universal;

(...)

VI - redução da velocidade nas vias de trânsito rápido e arteriais, de forma a priorizar a segurança viária e permitir o deslocamento seguro dos pedestres e ciclistas;

A relação entre a mobilidade e a segurança das mulheres foi anteriormente explorada no texto do PDOT e também PDTU, deixando evidente a necessidade de se ouvir as demandas apresentadas por mulheres, preferencialmente o mais diversas possível, das adolescentes às idosas, mães, lésbicas, mulheres com deficiência... A partir dos problemas apresentados, assim como os possíveis elogios, é possível planejar soluções que aumentem a segurança e liberdade de todas.

DEPOIMENTOS - usuárias Metrô - DF

“(...) eu descia na estação 102 me sentia insegura ao atravessar a SQS 202, pela calçada que acompanha o eixinho de baixo, pois até chegar na área comercial (CLS 201/202) é uma trajetória envolta somente por residências, que em alguns horários fica muito vazia e onde já ocorreram diversos assaltos.”

“O terminal asa sul em certos horários é mais vazio e eu sinto insegurança. E também o trajeto que faço da estação 102 até a 902, boa parte desse trajeto é pouco movimentado e fico com medo de algo acontecer, costumo andar bem rápido.”

“Evito lugares mal iluminados no geral, terrenos baldios principalmente com mato alto (vários próximos a UnB), passagens subterrâneas (exceto as das estações que são um pouco mais seguras devido à presença de iluminação).”

This article is from: