20
Hydro • Janeiro/Fevereiro 2024
Especial
Bombeamento solar de água Sandra Mogami, da Redação da Hydro
A
Localidades isoladas ou de difícil acesso, sem infraestrutura elétrica ou hídrica, podem contar com as facilidades das bombas solares para captação de água. Os kits destinam-se a diversos segmentos, como reservatórios e armazenamento de água, dessalinização, agricultura e pecuária, em sistemas off grid (autônomos) ou on grid (conectados à rede da distribuidora).
pesar da importância do agronegócio na economia brasileira, muitas localidades remotas não são atendidas pela rede de energia ou têm dificuldades para aumento de potência junto à concessionária, impossibilitando o bombeamento de água para consumo humano, irrigação de plantações e pastos. Diante desse cenário, uma solução que vem conquistando um interesse cada vez maior é o bombeamento solar, que utiliza a energia fotovoltaica para recalcar a água de uma fonte, como um poço, um lago ou um rio. Além das propriedades rurais, o bombeamento solar de água também é adotado por prefeituras e companhias de saneamento para o abastecimento de comunidades isoladas ou de difícil acesso, onde não há infraestrutura elétrica ou hídrica. Além de ser uma fonte de energia renovável, limpa e sustentável, que não emite gases poluentes nem contribui para o aquecimento global, o bombeamento solar é econômico, pois não depende de combustíveis fósseis nem da rede elétrica, reduzindo os custos de operação e manutenção, e eficiente, uma vez que aproveita a radiação solar disponível ao longo do dia, podendo armazenar o excesso de água em tanques ou cisternas para uso posterior.
Uma bomba solar não requer energia elétrica da rede e dispensa o uso de baterias para captar água do poço, reservatório, cisternas e até mesmo aquíferos e enviar para um local desejado. Mesmo nos centros urbanos, as bombas solares vêm sendo bastante procuradas para reutilização da água da chuva, abastecimento de caixas d’água e irrigação em jardins e açude de chácaras, sítios e fazendas. Nos meses mais frios e secos, podem garantir o abastecimento hídrico com a captação de lençóis freáticos, mantendo a produtividade constante durante o ano todo.
Funcionamento A bomba solar é alimentada por um painel fotovoltaico, que faz a conversão da energia solar em elétrica e alimenta a bomba de água com energia elétrica em corrente contínua. As bombas solares de corrente contínua (CC), também chamadas de bombas de ímã permanente, são as mais comuns nos sistemas isolados (off grid) e usadas nas aplicações de pequeno porte, de até 10 HP. São fáceis de instalar, exigem pouca manutenção e mantêm sinal elétrico estável mesmo em longas distâncias ou submersas em grandes profundidades.