34
Hydro • Janeiro/Fevereiro 2022
Água industrial
Reúso em torres de resfriamento Henrique Sonobe, Consultor Técnico Industrial da Nalco Water; Paulo Bohrer, Consultor Técnico Industrial e Líder do time de consultores da Nalco Water, uma empresa da Ecolab
O O reúso é uma excelente alternativa em torres de resfriamento, especialmente em um cenário de escassez hídrica. Mas o aumento na concentração de sólidos suspensos e sais dissolvidos na água de reposição pode levar à redução dos ciclos de descarga para adequação da quantidade de íons. Por isso, o programa de tratamento de água demanda mais atenção para evitar problemas como deposição, incrustação e corrosão.
cenário de escassez hídrica tem gerado constante preocupação e levado o setor industrial a buscar alternativas para reduzir o consumo de água e investir em tecnologias para sua reutilização, com destaque para a reposição de torres de resfriamento. Segundo Puckorius et al. [9], sistemas de resfriamento representam o terceiro maior consumo de água de reúso nos Estados Unidos, e o índice vem crescendo a cada ano. Contudo, o reúso em torres de resfriamento não deve ser banalizado. Deposições, incrustações e fouling biológico são agravados quando a água de reposição não tem boa qualidade e o programa de tratamento é ineficiente. Este artigo faz uma revisão dos principais problemas nesses sistemas e estabelece diretrizes para o reúso de forma segura.
Sistemas de resfriamento As torres são sistemas de resfriamento evaporativo que usam a água para absorver o calor do processo que, em seguida, é transferido por evaporação (figura 1). Conforme a água de resfriamento é recirculada, é preciso repor as perdas no volume.
Sólidos suspensos e sais dissolvidos permanecem na água recirculada, que sofre um processo de concentração. Esses materiais devem ser removidos ou tratados para evitar o acúmulo no equipamento. A remoção é realizada descarregando uma porção preestabelecida da água de resfriamento (purga ou vazão de descarga). A vazão de água de reposição dividida pela vazão de descarga é denominada ciclo de concentração, que também é a razão da concentração de uma substância específica na água de recirculação (descarga) pela concentração da mesma substância na água de reposição.
Principais problemas em torres de resfriamento Deposição (fouling) Ocorre quando materiais em suspensão se acumulam em sistemas de resfriamento. Materiais sedimentáveis podem vir de fontes externas, tais como poeira ao redor de uma torre e turbidez da água de reposição, ou internas, como produtos de corrosão, precipitação de espécies dissolvidas, vazamentos do processo ou criados por microrganismos (lodo biológico).